Vila Maria: Campanha Multivacinação encerra com mais de 300 doses de vacinas aplicadas

A campanha multivacinação 2025 aconteceu durante o mês de outubro em todo o Brasil. O principal objetivo foi a atualização das carteirinhas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). De acordo com a Técnica em Enfermagem, Sidônia Zabot, neste período, houve a verificação de 283 carteirinhas, foram feitas 311 vacinas em 252 pessoas, além da confecção de 221 atestados. Entre as vacinas aplicadas estão: dengue; tétano dT; DTPa (difteria, tétano e coqueluche); hepatite B; HPV; ACWY (meningite); pentavalente; rota vírus; tríplice viral; febre amarela; VIP (paralisia infantil); pneumocócica 10; meningocócica C; A verificação da situação vacinal é importante o ano todo. A Sala de Vacinas de Vila Maria está localizada na Unidade Básica de Saúde Central e funciona de segunda a sexta-feira, das 07h30min às 11h e das 13h às 16h30min. Leve sempre documento pessoal, cartão do SUS e carteirinha de vacinação.
Já estão em vigor novas regras do saque-aniversário do FGTS

As novas regras que limitam a antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) entraram em vigor no sábado (1º). A mudança, aprovada pelo Conselho Curador do FGTS e implementada pela Caixa Econômica Federal, altera o funcionamento dos empréstimos que permitem ao trabalhador antecipar valores futuros do fundo. Segundo o Ministério do Trabalho, o objetivo é evitar que trabalhadores fiquem desamparados em caso de demissão e reduzir o impacto da modalidade sobre os recursos do FGTS, que também financiam programas habitacionais e obras de infraestrutura. Atualmente, 21,5 milhões de trabalhadores, o equivalente a 51% das contas ativas do FGTS, aderiram ao saque-aniversário, e cerca de 70% deles já fizeram operações de antecipação junto a bancos. O que é o saque-aniversário? Criada em 2019, a modalidade permite ao trabalhador sacar uma parte do saldo do FGTS todos os anos, no mês do seu aniversário. A adesão é opcional e pode ser feita pelo aplicativo FGTS, no site da Caixa ou nas agências. Ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador abre mão de sacar o saldo total do fundo em caso de demissão sem justa causa – mantendo apenas o direito à multa rescisória de 40%. Como funciona a antecipação? A antecipação do saque-aniversário funciona como um empréstimo bancário: o trabalhador pede ao banco o adiantamento dos valores que teria direito a sacar nos próximos anos; Em troca, o banco cobra juros e usa o saldo do FGTS como garantia da operação; Até agora, não havia limite de parcelas, valor ou número de operações. Era possível antecipar até 10 anos de saques e contratar mais de uma operação ao mesmo tempo. O que muda a partir de agora? Com a nova regra, o governo impõe limites de valor, número de parcelas e prazo de contratação. Veja as principais mudanças: Regras antigas Regras novas Sem limite de parcelas ou valor antecipado Máximo de cinco parcelas no primeiro ano e três parcelas a partir de 2026 Sem valor máximo por saque Cada parcela deve ser entre R$ 100 e R$ 500 Possibilidade de várias operações simultâneas Apenas uma antecipação por ano Sem prazo mínimo após adesão Prazo mínimo de 90 dias (carência) entre a adesão ao saque-aniversário e a contratação do empréstimo No primeiro ano, o trabalhador poderá antecipar até R$ 2,5 mil (cinco parcelas de R$ 500). Depois, o limite cai para R$ 1,5 mil (três parcelas de R$ 500). Por que o governo fez a mudança? O Ministério do Trabalho explica que a antecipação tem causado prejuízo a muitos trabalhadores demitidos, que ficam sem acesso ao saldo do FGTS por tê-lo dado como garantia do empréstimo. “O trabalhador, ao ser demitido, muitas vezes se vê sem recursos, porque o saldo da conta está bloqueado pelo banco”, disse o ministro Luiz Marinho, acrescentando que “além disso, a prática enfraquece o FGTS como fundo de investimento em habitação e infraestrutura”. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também elogiou as restrições, classificando a antiga prática como “uma das maiores injustiças contra o trabalhador”. Como ficará a adesão ao saque-aniversário com novas regras? O trabalhador pode consultar seu saldo, optar ou cancelar a adesão ao saque-aniversário pelo aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS). Quem quiser aderir à modalidade deve aguardar 90 dias antes de poder pedir a antecipação em um banco. Caso o trabalhador seja demitido durante o período de antecipação, não poderá sacar o saldo bloqueado — apenas a multa de 40%. Fonte: Agência Brasil
Faculdade CESURG Marau lança programa de crédito estudantil CESURG +10

A Faculdade CESURG Marau completa 10 anos de história neste ano e, para celebrar essa trajetória de ensino de qualidade e compromisso com o desenvolvimento regional, lança o programa CESURG +10, voltado aos cursos de Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção da instituição. Em parceria com a Fundacred, o programa oferece 100% de financiamento estudantil durante todo o curso, com uma taxa administrativa de apenas 0,25% ao mês. Além disso, o valor da mensalidade permanece fixo até a conclusão da graduação, sem reajustes, uma condição única e acessível para quem sonha em construir uma carreira sólida na área da engenharia. Além disso, o estudante terá 10 anos para pagar o financiamento após a conclusão do curso, tornando o projeto CESURG +10 a melhor oportunidade da região para quem deseja investir no futuro com tranquilidade e segurança financeira. “Mais do que celebrar uma década de conquistas, queremos oferecer aos futuros agrônomos e engenheiros uma chance real de transformar suas vidas por meio da educação. Esse programa reflete nosso compromisso com a acessibilidade e a excelência no ensino”, destaca o diretor da Faculdade CESURG Marau, Leandro Paludo. Na Faculdade CESURG, o aprendizado vai muito além da sala de aula. Os alunos aprendem na prática, desenvolvendo projetos reais, com laboratórios modernos e estrutura completa. As aulas são ministradas por professores mestres e doutores, com ampla experiência de mercado e atuação em empresas de destaque na região. Para facilitar ainda mais o acesso, a instituição oferece transporte gratuito para estudantes da região, reafirmando seu compromisso com a inclusão e o desenvolvimento local. Acesse www.cesurgmarau.com.br ou entre em contato pelo WhatsApp (54) 9 9968-3746 e garanta sua vaga para construir o futuro que você merece na Faculdade CESURG Marau. Texto e foto: Alessandra Formagini/Assessoria de Imprensa Faculdade CESURG Marau
Bloco 1e 2: oposição reage à proposta do governo de conceder rodovias no RS

Já era esperado. Após o governador Eduardo Leite (PSD) anunciar o início da concessão do bloco 1 de rodovias e o edital de concessão do bloco 2, os deputados de oposição tanto à direita quanto à esquerda já começaram suas investidas contra. Nesta terça-feira, em coletiva de imprensa onde as concessões foram detalhadas, o governo defendeu o repasse como a única maneira de garantir que as rodovias estaduais recebam os investimentos no montante previsto (cerca de R$ 6 bi cada bloco). Sobre o uso de recursos do Fundo de Reconstrução (Funrigs) nas concessões, Leite argumentou que as estradas de ambos os blocos precisam de obras de resiliência e reconstrução. Ao longo da quarta-feira, parlamentares aproveitaram para abordar o assunto durante a sessão da comissão de Economia, visto que, à tarde, a pauta foi tomada pela megaoperação policial no Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho (CV), que resultou em mais de 120 mortos. Em fala, Halley Lino (PT) relembrou a análise do Tribunal de Contas (TCE-RS) sobre o bloco 2. “A gente precisa se dar conta do que está acontecendo. O TCE apontou mais de 50 ilegalidades, o governo rebateu 15. E ainda há mais de 30 itens a serem desconstituídos”, disse. Segundo o deputado, o problema não é a concessão em si, mas a forma como o processo está sendo conduzido. “O problema é que está caro. É muito dinheiro público, a forma de remuneração está errada e as pessoas vão pagar caro.” Na mesma oportunidade, o deputado Rodrigo Lorenzoni (PP) reforçou a tese de que o problema não é o repasse à iniciativa privada, mas os moldes em que está sendo feito. “O que estamos vendo é algo imposto, truculento, sem diálogo e sem transparência. Não sabemos qual é o verdadeiro objetivo por trás dessas concessões, mas temos certeza de que o interesse público não é o foco”, criticou. “A base de uma concessão é o investimento privado para viabilizar um serviço que o governo não consegue prestar. O empresário aplica seus recursos, assume o risco e, ao longo do tempo, recupera o investimento por meio da cobrança de pedágio. No caso dos blocos 1 e 2, o governo está entregando dinheiro público a uma empresa privada que terá três anos para iniciar as obras, contará com recursos de pedágio e não assumirá risco algum. É um modelo completamente distorcido”, reforçou Lorenzoni. As discussões continuaram nesta quinta-feira, desta vez na tribuna. Para o líder da bancada do PT, Miguel Rossetto, a concessão, da forma como está proposta, resultará em problemas econômicos para o Estado, visto que os pedágios devem encarecer o custo logístico. “Inviabiliza aquilo que mais queremos para o Rio Grande, que é o crescimento econômico”, afirmou, após classificar Leite como o “rei dos pedágios”. “Se o governador Antônio Britto entrou para a história como o governador dos pedágios, com 31 pedágios, Eduardo Leite, com 58, assume o reinado. É o rei dos pedágios. Pedágios caros e injustificáveis”, destacou. Em seguida, o deputado do Podemos, Cláudio Branchieri, que já está de malas prontas para migrar para o PL, deu gás a parte das acusações feitas por Rossetto. “Não concordamos 100% no assunto, mas concordamos 90%”, disse o deputado, que normalmente é frontalmente contrário aos parlamentares de esquerda. Após uma série de críticas diretas ao secretário de Reconstrução, Pedro Capeluppi, ele retomou a discussão sobre a análise feita pelo TCE-RS. Segundo Branchieri, o governador não explicou por que o custo do quilômetro é de R$ 0,19 e não R$ 0,17, como recomendou a Corte. Ao retornar à tribuna em outra oportunidade, aproveitou para criticar o valor que será aportado pelo Piratini nas concessões (R$ 1,5 bi em cada, totalizando R$ 3 bilhões). Em um movimento que foge à regra, o presidente da Assembleia, Pepe Vargas (PT), também foi à tribuna para falar da proposta. Para ele, o repasse à iniciativa privada, como está proposto, deve prejudicar a economia gaúcha, que já paga pela sua distância dos grandes centros do país. “Na esteira do que o deputado Rossetto e o deputado Branchieri levantaram, o problema da modelagem feita aqui no Rio Grande do Sul é que a empresa de advocacia que faz o assessoramento dessa modelagem e a empresa de engenharia que a executa são prestadoras de serviço das concessionárias de rodovias. Então, a visão não é de interesse público. A visão é da maximização do lucro excessivo das concessionárias. Por isso, o pedágio é caro e há pouco investimento”, classificou. Além do discursoEm busca de uma tentativa de reação que vai além do discurso, os deputados de oposição ensaiam, nos bastidores, a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as concessões. A pauta une partidos de ambos os campos ideológicos: do PL ao PT. Em agosto deste ano, movimento semelhante resultou na instalação, após um ano de sua proposição, da CPI das Concessionárias de Energia. Outra alternativa pleiteada é a aprovação de um pedido de convocação para Capeluppi na comissão de Economia, presidida pelo deputado Gustavo Victorino (Republicanos). Sem aval LegislativoO repasse de rodovias à iniciativa privada não depende de aval Legislativo desde 2015, quando a Assembleia Legislativa aprovou a proposta que retirou essa prerrogativa do Parlamento. Isso não impede, contudo, que os deputados contrários à medida tentem se mobilizar para barrar as concessões. E a pressão, por vezes, funciona: foi o que aconteceu com o bloco 2, quando aliados do governador começaram a se manifestar contra o modelo planejado pelo Estado de forma pública. Esse foi um dos fatores que levou o Executivo a rever a proposta de concessão e apresentar uma nova alternativa, com um maior aporte público (R$ 1,5 bilhão) e uma tarifa reduzida (R$ 0,19 por km).
Inicia a colheita de cevada com bom rendimento e grãos de alta qualidade industrial

As lavouras de cevada apresentam desempenho apropriado na etapa final do ciclo. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado na quinta-feira (30/10), a maior parte das áreas estão em maturação fisiológica. A Emater/RS-Ascar estima área cultivada em 31.613 hectares e produtividade em 3.458 kg/ha. O tempo seco das últimas semanas favoreceu a redução da umidade dos grãos e as operações de colheita, especialmente nas áreas de semeadura precoce. As produtividades médias se mantêm dentro das expectativas iniciais, variando entre 3.400 e 4.000 kg/ha, com bom padrão de qualidade industrial. De modo geral, as condições climáticas dos últimos períodos e o bom estado fitossanitário indicam perspectiva de safra satisfatória tanto em produtividade quanto em qualidade para malte. Os grãos apresentam tamanho e germinação adequados e poucos defeitos de origem microbiana. A proteína está aquém do ideal, mas o fato é compatível a situação de elevadas produtividades. No entanto, a manutenção desse quadro favorável depende da continuidade de períodos com tempo seco, pois apenas pequena parcela da área cultivada foi colhida e a maior parte das lavouras encontra-se madura, a campo, suscetível a intempéries. Em áreas destinadas ao consumo animal, a colheita está mais adiantada, apresentando rendimento médio semelhante ao observado nos cultivos conduzidos para uso cervejeiro, resultado considerado atípico, uma vez que essas áreas geralmente diferem em manejo e potencial genético. Trigo A colheita do trigo avançou, de forma acelerada, em todas as regiões produtoras, beneficiada pela predominância de condições meteorológicas secas e ventos constantes, que favorecem a redução da umidade dos grãos, a trilha e o desempenho das máquinas no campo. Estima-se que cerca de 27% da área cultivada tenha sido colhida; 42% encontram-se em maturação; 28% em enchimento de grãos; e 3% em floração. As produtividades registradas até o momento variam amplamente, entre 2.100 e 4.200 kg/ha, conforme o regime de chuvas, o nível tecnológico e o manejo empregado. A Emater/RS-Ascar estima a área cultivada de trigo no Estado em 1.141.224 hectares. A produtividade está em 3.261 kg/ha. Aveia Branca A cultura da aveia-branca encontra-se em fase final de ciclo, com a colheita amplamente avançada e com índices elevados de maturação fisiológica nas lavouras remanescentes. A Emater/RS-Ascar indica que estão cultivados 393.252 hectares de aveia-branca. A estimativa atual de produtividade está em 2.445 kg/ha. De forma geral, as produtividades continuam dentro das expectativas iniciais, variando entre 2.100 e 2.400 kg/ha, o que reflete o bom desempenho dos cultivos. O desenvolvimento das plantas foi favorecido pelas condições climáticas predominantes de tempo seco durante o enchimento de grãos e a colheita, o que contribuiu para a adequada sanidade das espigas e peso hectolitro. Canola As condições climáticas das últimas semanas, como predomínio de tempo seco e boa insolação, favoreceram o avanço das operações de colheita e a adequada maturação das áreas remanescentes. As produtividades apresentam ampla variabilidade, refletindo as diferenças no regime de chuvas durante o estabelecimento das lavouras e na disponibilidade de radiação solar nas fases de florescimento e enchimento de grãos. De modo geral, as médias regionais situam-se entre 1.300 e 1.700 kg/ha. Em termos de qualidade, o produto apresenta bom padrão de granulação e teor de óleo, favorecendo a comercialização para a indústria de extração. Em termos econômicos, mesmo com a redução estimada de 4,5% na produtividade média nesta safra, a cultura mantém atratividade e potencial de expansão nos próximos ciclos. A Emater/RS-Ascar, projeta o cultivo de 176.076 hectares. A produtividade está estimada em 1.659 kg/ha. Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Jornalista Taline Schneider
BRASIL: Tour pelas principais manchetes ao redor do país

“O Palmeiras é o time da virada…”. Depois de perder por 3 a 0 no jogo de ida, o time de Abel Ferreira goleou a LDU por 4 a 0 em casa e garantiu vaga à final da Libertadores. O confronto será contra o Flamengo, uma reedição da decisão de 2021. Quem vencer, vai virar o clube brasileiro com mais títulos na competição. Resposta à crise. Após a operação no Rio que deixou mais de 120 mortos, o governo federal deve enviar hoje ao Congresso o PL Antifacção, que endurece penas para integrantes de facções e cria um banco nacional de dados de investigados. Isenção sem prazo. O Congresso aprovou proposta que permite duração indeterminada para a nova faixa de isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil. A medida elimina a regra que limitava esse tipo de benefício a cinco anos e dá ao governo margem para tornar a isenção permanente. Menor nível. O Brasil registrou 5.796 km² de desmatamento entre agosto de 2024 e julho de 2025 — queda de 11% e o menor índice desde 2014. O dado chega a duas semanas da COP30. Força local. Os supermercados regionais já concentram 70% do faturamento entre as 20 maiores redes do país. O avanço de grupos como Supermercados BH e Grupo Mateus estão redesenhando o varejo alimentar e pressionando gigantes como Carrefour e Assaí. Recorde batido. A Globo fechou a arrecadação de R$ 3 bilhões para as cotas de publicidade do futebol de 2026. A emissora fechou 16 contratos para transmissões do Brasileirão e da Copa do Brasil. O valor supera 2025 em meio bilhão, impulsionado por uma audiência de 50M de torcedores.
EEVIMA Bike Tour – Conhecendo Vila Maria sobre duas rodas realiza primeiro roteiro

Na tarde desta quarta-feira, dia 29 de outubro, os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio da Escola EEVIMA participaram do Projeto EEVIMA Bike Tour, uma atividade que uniu esporte, integração e contato com a natureza. O percurso teve início na escola e seguiu até a comunidade Linha 24-Sagrada Família no município de Vila Maria, proporcionando momentos de descontração, trabalho em equipe e superação. Sobre o projeto Coordenado pelo professor Evandro Consaltér, o projeto EEVIMA Bike Tour consiste na realização de passeios ciclísticos guiados, em horários extraclasse (ou turno inverso), sempre saindo da escola, percorrendo as comunidades do interior do município e pontos turísticos. Para cada passeio, haverá preparação prévia do roteiro, com estudo do tempo de descolamento, distância que será percorrida, previsão do tempo para o dia e elaboração textual sobre a história da comunidade ou ponto turístico, curiosidades e principais características do local. O texto, será lido pelos alunos ao chegarem ao destino. Servirá com prática de leitura e escrita e de apropriação de conhecimentos sobre o local. Após esta atividade, os alunos terão algum tempo para descanso e visitação ao local e, em seguida, retornarão ao ponto de saída, a Escola. O passeio sempre será guiado e acompanhado pelos professores organizadores do projeto.
FAMURS: Entidades articulam próximos passos por socorro a agricultores endividados no RS

Entidades do setor primário, parlamentares e produtores rurais se reuniram, na segunda-feira (27), no auditório da Famurs, em Porto Alegre, para alinhar os próximos passos do movimento apartidário que busca soluções para o elevado endividamento dos agricultores gaúchos após sucessivas perdas de safra. A mobilização também pressiona pela aplicação integral da Política Nacional de Crédito Rural, uma vez que produtores de todo o estado vêm relatando restrições ao crédito e descumprimento de normas legais pelas instituições financeiras, que deveriam prorrogar débitos em caso de frustração de colheita por fatores climáticos. Ao final do encontro, ficou definido que o grupo marcará uma nova reunião com o governador Eduardo Leite para tratar do tema nos próximos dias. Junto ao governo do Estado, os principais objetivos são pleitear a ampliação do Programa Operação Terra Forte para contemplar os produtores atendidos pelo Pronamp e o reforço da mobilização do Rio Grande do Sul em Brasília na defesa dos agricultores. No Congresso, a expectativa é de que a bancada gaúcha articule uma reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para pressionar pela votação do Projeto de Lei 5122/2023, que autoriza o uso de recursos do Fundo Social do Pré-Sal para criar uma linha especial de financiamento aos produtores rurais afetados por eventos climáticos. A proposta passou pela Câmara dos Deputados em julho e, desde agosto, está pendente de análise no Senado. Outro encaminhamento dado pelas entidades é a proposição de uma agenda com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul para demandar a criação de uma instância de mediação. A intenção é evitar execuções, buscas e apreensões que vêm ocorrendo em propriedades de produtores rurais que não conseguiram honrar as dívidas, mas desejam renegociar os débitos com as instituições financeiras. “Os prefeitos e as prefeitas do Rio Grande do Sul são solidários, enxergam e sentem diariamente o sofrimento que o agricultor gaúcho vem passando. O impacto também é percebido nas receitas dos municípios, que dependem da produção de alimentos para sustentar o desenvolvimento e a prestação de serviços às comunidades. Nos últimos meses, nos mobilizamos, cobramos, estivemos em Brasília, mas a verdade é que ainda não tivemos uma resposta à altura da crise no campo. Vivemos um período de grandes incertezas, mas a Famurs seguirá sempre ao lado dos produtores rurais, em busca de diálogo e alternativas”, enfatiza a presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira. Mobilização Nos discursos, os representantes da Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande (Aprosoja-RS), da Associação dos Produtores e Empresários Rurais (APER) e da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) concordaram que a Medida Provisória que libera R$ 12 bilhões para socorrer o setor, anunciada pelo governo federal em setembro, é insuficiente para o tamanho do passivo acumulado. Os dirigentes ressaltaram que é preciso manter a mobilização para alcançar uma proposta abrangente, que contemple os agricultores gaúchos e de outros estados afetados por intempéries. “Estamos caminhando para um colapso financeiro geral da agricultura do RS. O que nós estamos pedindo é parcelamento com juro adequado, ninguém pede perdão de dívida. Temos muitos produtores que ainda não têm fertilizante para plantar. O pessoal não está plantando, todo mundo está preocupado”, afirmou o prefeito de Júlio de Castilhos, Bernardo Dalla Corte, que é produtor rural há mais de três décadas. “A Farsul tem uma posição muito forte e clara em favor da securitização. O nosso foco está no Senado Federal, na expectativa pela aprovação do PL 5122. Esse é o caminho”, argumentou Domingos Velho Lopes, presidente eleito da Farsul. “A Medida Provisória 1314 é insuficiente. Precisamos encontrar uma forma de forçar o presidente (Davi) Alcolumbre a pautar (o PL 5122/2023)”, destacou o presidente da Aprosoja-RS, Ireneu Orth. “Temos alternativas, só precisamos que isso seja analisado jurídica e tecnicamente. Nós já temos várias famílias destruídas em razão dessa situação. Nesses últimos meses, temos discursado bastante. Agora, precisamos de ações concretas, que dêem resultado. Essa é uma pauta de todo o Rio Grande do Sul. Não estamos falando de ideologia ou partido políticos. Atendendo a agricultores, vamos atender indústria, comércio e toda a economia gaúcha”, complementou o presidente da APER, Arlei Romeiro.
BRASIL: A cidade maravilhosa virou palco de guerra

O Rio de Janeiro viveu um dia de Gaza. Ontem, 2.500 agentes das forças de segurança do RJ realizaram uma operação contra integrantes do Comando Vermelho nos complexos do Alemão e da Penha. O CV é uma organização criminosa que atualmente atua em 25 estados num formado semelhante ao de franquias. Essas facções locais agem de forma mais independente umas das outras, numa espécie de joint venture para compra de armas e drogas. Como resposta, criminosos reagiram a tiros, incendiaram barricadas e até lançaram bombas com drones, cenas que facilmente poderíamos confundir com as de Tropa de Elite 2. A ofensiva terminou com 64 mortos (4 deles policiais), 81 presos — incluindo o braço direito do líder do CV — e 90 fuzis apreendidos. A operação policial planejada ao longo do ano já é considerada a mais letal da história do estado. O caos pode ser sentido por grande parte da população carioca. Escolas e universidades suspenderam aulas, comércios foram fechados mais cedo devido a casos de saques pela cidade e as ruas ficaram praticamente vazias já às 19h. O confronto ainda serviu para conturbar a política O governador Cláudio Castro aproveitou o episódio para criticar o governo federal. Ele afirmou que o RJ atua sozinho no combate ao crime e que o governo Lula negou três pedidos anteriores de ajuda das Forças Armadas para a segurança do estado. O Ministério da Justiça rebateu, afirmando que atendeu a todos os 11 pedidos de renovação feitos pelo Rio.m Aliados de Lula veem em Castro uma tentativa de transferir responsabilidades e politizar o assunto. Agora, o governo federal deve acelerar junto ao Congresso a votação da PEC da Segurança Pública, que sofre críticas de governadores de direita, incluindo Castro. Segundo eles, a proposta centralizaria o controle da segurança nas mãos da União, tirando a autonomia dos estados, além de não atacar questões como a reincidência criminal. Tudo isso acontece às vésperas de um ano eleitoral, em que cada político entende que a questão da segurança pública é uma pauta de extremo interesse da sociedade. Ainda vai dar muito o que falar. O que mais você precisa saber:1 –RJ envia a governo americano relatório de atuação do Comando Vermelho nos EUA2 – Castro pede, e governo autoriza transferência de dez presos do Rio para presídios federais3 – MC Oruam chama operação de maior chacina da história do Rio e diz que “se tirar o fuzil da mão, existe o ser humano”4 – Disque Denúncia oferece R$ 100 mil por Doca, chefe do Comando Vermelho. Essa é a maior recompensa desde Fernandinho Beira-Mar, em 2001
Brasileiro recebe prêmio internacional considerado o Oscar da saúde mental

O professor do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre Luis Augusto Rohde foi o primeiro pesquisador baseado na América Latina a receber o Ruane Child Psychiatry Award na categoria de Psiquiatria da Infância e Adolescência. O reconhecimento internacional concedido pela Brain & Behavior Research Foundation (BBRF), dos Estados Unidos, é considerado o “Oscar” da saúde mental. Criado há mais de 25 anos, o prêmio é dividido em quatro áreas de destaque: Esquizofrenia, Transtornos de Humor, Psiquiatria da Infância e Adolescência e Neurociência Cognitiva. Desde então, nenhum latino-americano havia sido selecionado em nenhuma dessas categorias. Os premiados são convidados a apresentar, em um seminário, um resumo de sua trajetória de pesquisa. A cerimônia de entrega ocorre no International Awards Dinner, em Nova York. “O reconhecimento mostra que a pesquisa desenvolvida no Brasil tem impacto global, especialmente em um campo tão sensível e fundamental como a saúde mental de crianças e adolescentes”, destaca Rohde. O professor desenvolve suas pesquisas e atua no ensino de novos profissionais no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, apontado no ranking da IntelLat (Investigación de Mercados e Inteligencia de Negocios) como melhor Hospital Público da América Latina, e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A Brain & Behavior Research Foundation é referência mundial no incentivo a avanços científicos na área da psiquiatria e já apoiou mais de 5 mil pesquisadores em diversos países. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 24 de outubro. Fotos: Divulgação/HCPA
Operação Cibermadilha: GAECO/MPRS investiga grupo criminoso que aplicava golpe dos nudes

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GAECO/MPRS) deflagrou nesta terça-feira, 28 de outubro, a Operação Cibermadilha, voltada ao combate de um grupo criminoso investigado por extorsão por meio do chamado “golpe dos nudes”. Com apoio da Brigada Militar (BM), os agentes cumpriram quatro mandados de busca e apreensão, sendo dois em residências nos municípios de Igrejinha e Parobé, e dois na Penitenciária Estadual de Jacuí (PEJ), em Charqueadas. A investigação e a operação são conduzidas pela promotora de Justiça Maristela Schneider, coordenadora do 2º Núcleo Regional do GAECO – Metropolitana. Até o momento, duas vítimas já foram identificadas: um servidor público e uma autoridade que atua na área criminal do Estado. Segundo a promotora, o caso teve início no começo de outubro, após denúncia de uma das vítimas, que foi abordada por uma mulher em aplicativo de relacionamentos. Após a troca de mensagens íntimas e envio de fotos, o homem passou a ser extorquido, inclusive com o envio de imagens de seus familiares, obtidas em redes sociais. Os criminosos mencionaram nomes e enviaram fotografias de parentes, em uma tentativa de intimidação. Diferentemente de outras quadrilhas que aplicam o mesmo golpe, o grupo investigado não se passou por autoridades nem exigiu valores específicos, mas manteve pressão psicológica constante sobre as vítimas. Além dos mandados de busca, o MPRS obteve na Justiça o bloqueio de contas bancárias e chaves PIX, além do afastamento de sigilos bancário e telemático dos investigados. A operação também contou com a presença do coordenador estadual do GAECO, promotor de Justiça André Dal Molin. Fonte: MPRS
BRASIL: Contas externas voltam a acender alerta na economia

O Brasil está mandando mais dinheiro para fora do que recebendo — e isso preocupa o mercado. O motivo principal tem nome complicado, mas o efeito é simples: menos dólares no país. Esse “extrato” que mostra quanto o Brasil paga e recebe do resto do mundo se chama transações correntes. E, nos últimos 12 meses até setembro, ele ficou no vermelho em US$ 79 bilhões, o equivalente a 3,6% de tudo o que o país produz (PIB). O maior motivo são as remessas de lucros e dividendos — ou seja, o dinheiro que empresas estrangeiras lucram aqui e mandam de volta para seus países. Entre janeiro e setembro, US$ 39 bilhões saíram do Brasil só com isso — mais do que no mesmo período de 2024. Os brasileiros também estão gastando mais com serviços internacionais, como streamings, jogos, nuvem e apostas online. Cada assinatura, clique ou aposta também faz com que mais dólares saiam do país. Apesar da preocupação, o Banco Central diz que o Brasil ainda consegue equilibrar as contas porque está recebendo muitos investimentos estrangeiros diretos — foram US$ 10,7 bilhões em setembro e US$ 75,8 bilhões em 12 meses. Mesmo assim, analistas de bancos privados alertam: se essa tendência continuar, em 2025 o dinheiro que sai pode ser maior do que o que entra, algo que não acontece há 10 anos — e isso deixaria o Brasil mais vulnerável nas suas contas com o mundo.
POLÍCIA: Brigada Militar de Vila Maria atende ocorrência de Dano Consumado

A guarnição da Brigada Militar de Vila Maria, composta pelo Sargento Ferreira e pela Soldado Carline, atendeu nesta segunda-feira (27/10), ocorrência de fogo intencional em veículo, na comunidade da Linha São João, interior do município. Ao chegar no local, localizou o veículo VW Fusca em chamas, e acionou a equipe da Prefeitura Municipal, que apagou o fogo. O incendiário aguardava próximo ao local e informou à guarnição que estava com raiva da companheira, que estava se separando dele, e por isso incendiou ou veículo. Em contato com a ex-companheira, ela relatou que ele não aceitava o término, e em represália incendiou o fusca, além de outras ações contra a mesma. Ela desejou representar criminalmente e solicitou medidas protetivas de urgência.
POLÍTICA: O aperto de mãos que pode mudar a relação Brasil X EUA

A tão aguardada conversa. O encontro de 50 minutos na Malásia entre Lula e Trump teve como tema principal as tarifas impostas pelos EUA às exportações brasileiras. Segundo o Itamaraty, Lula pediu a suspensão temporária das tarifas até o fim das negociações — além de se colocar à disposição para intermediar uma negociação entre EUA e Venezuela. O presidente americano respondeu que iria orientar sua equipe a abrir um canal de negociação bilateral com o Brasil. Os representantes dos dois governos devem se reunir para discutir detalhes técnicos sobre o tema. A conversa terminou com promessas de visitas recíprocas ao Brasil e Washington. Nas redes sociais, Trump afirmou ser uma grande honra estar com o presidente do Brasil e que acredita conseguir fazer acordos muito bons para os dois países. Lula classificou a conversa como “ótima”. As reações em BrasíliaAliados de Lula, como Lindbergh Farias e Humberto Costa, celebraram o encontro como “uma vitória do diálogo” e um símbolo da volta “de um Brasil que fala de igual para igual com o mundo”. Já opositores do presidente ironizaram a sua postura. Eduardo Bolsonaro e outros deputados destacaram o elogio de Trump a Bolsonaro e afirmaram que Lula “não saiu com o que esperava”. O que poucos veem: Se recentemente o Centrão vinha flertando com a direita de olho em 2026, a fala de Ciro Nogueira de que “Lula é um avião voando sozinho” acendeu um alerta de possível reaproximação do principal grupo da política brasileira à esquerda. Nos bastidores, as eleições já começaram…
ESPORTE: Vila Maria vai realizar sua 1ª Corrida de Carrinho de Lomba

No dia 07 de dezembro, acontecerá pela primeira vez na história do município de Vila Maria, a Corrida de Carrinho de Lomba. O evento, que fará parte da programação natalina do município, está sendo organizado pela Coordenadoria de Esportes, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores. A 1ª Corrida de Carrinho de Lomba de Vila Maria, terá como palco a Rua Irmãos Busato, em frente à Prefeitura Municipal, com início às 14 horas. As disputas serão realizadas em 03 categorias: Pais e Filhos Juvenil (12 a 18 anos) Força Livre (a partir de 18 anos) As inscrições podem ser realizadas de 03 a 28 de novembro, na Coordenadoria de Esportes, junto ao Ginásio Municipal. Haverá troféus para o 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria. Haverá mateada no local, com erva mate e água quente distribuídas pela Ervateira Bernardon. Importante: • Menores de idade deverão apresentar termo de responsabilidade assinado pelos responsáveis; • É obrigatório o uso de equipamentos de segurança (capacete, joelheira, cotoveleira e calçado fechado); • Os carrinhos devem ser artesanais, feitos de rolimã ou pneu, e obrigatoriamente possuir freio. Realização: Administração Municipal de Vila Maria, por meio da Coordenadoria de Esportes. Apoio: Velharia Car Clube, Jeep Club Piratas do Tarimba, Motoclube Quebra Biela e Grupo de Gaioleiros e Embarados Off-Road de Vila Maria.
BRASIL: Quem escreve as leis que nos governam?

Nos bastidores de Brasília, nem toda proposta de lei nasce da cabeça de um deputado ou senador. Muitas vezes, o primeiro rascunho vem de fora do Congresso. Um levantamento analisou 345 mil documentos do Congresso e descobriu que pelo menos 2 mil propostas desde 2019 — entre projetos, emendas e requerimentos — foram escritas por lobistas, sem qualquer menção à origem. Em outras palavras, isso significa que alguns textos de lei redigidos por empresas e entidades privadas chegam ao plenário com a assinatura de deputados e senadores. Eis alguns exemplos: ♦ Uma emenda que reduziu impostos das apostas esportivas foi escrita por uma advogada ligada ao setor; ♦ Outra, que zerava tributos sobre remédios, partiu de um funcionário do sindicato da indústria farmacêutica; ♦ Até o fim de um programa de alimentação saudável nas escolas foi proposto com base em um texto elaborado pela associação das grandes fabricantes de alimentos. No Brasil, o lobby é uma atividade legalizada, mas sem regulamentação clara. Diferente do que acontece, por exemplo, nos EUA, onde a atuação é regulada e transparente — ficando claro quem está tentando influenciar o quê. Esse levantamento mostrou pela primeira vez em larga escala os rastros digitais deixados pela participação ativa de lobistas em Brasília. No fim, ele revelou que muitas das leis são literalmente escritas por grandes empresas e sindicatos, só recebendo um carimbo com o CPF de algum parlamentar — que esperamos que pelo menos tenha lido o texto.
MUNDO: O preço do petróleo voltou a subir — e o motivo vem de Washington

O preço do barril de petróleo disparou 5% depois que os EUA anunciaram novas sanções contra duas gigantes russas, a Rosneft e a Lukoil, chegando a US$ 66 o barril — revertendo a mínima de 5 meses. A medida, que marca a primeira ação direta do governo Trump contra Moscou, é uma resposta à guerra na Ucrânia. Na prática, essas sanções devem complicar a vida de China e Índia, que compram boa parte do petróleo russo. Somente em 2024, os chineses compraram um recorde de +100 milhões de toneladas de petróleo bruto russo, o que representa quase 20% de suas importações totais de energia. As refinarias desses países agora precisam buscar novos fornecedores para evitar punições financeiras do Ocidente. Nas últimas semanas, o Reino Unido já havia sancionado as mesmas empresas; Além disso, a União Europeia aprovou um novo pacote de restrições, incluindo a proibição da importação de gás natural liquefeito russo. Com isso, cresce a incerteza sobre o abastecimento global e o risco de novas altas no petróleo — o que pode se refletir com preços mais altos nas bombas de combustível.
Vila Maria: primeira aplicação de BTI está programada para este sábado (25)

Aplicadores das 25 comunidades do interior e mais 21 da área urbana já receberam os 190 litros de BTI, além de mais uma quantidade excedente da última aquisição, para controle do mosquito borrachudo. A primeira aplicação acontece neste sábado, dia 25 de outubro. Todos já foram orientados sobre os pontos de aplicação e diluição do larvicida. Confira o calendário de aplicação (sujeito a alteração por razões climáticas): Em 2025: 25 de outubro; 08 e 22 de novembro; Em 2026: 03 de janeiro 14 de fevereiro Mais informações na Emater, pelo 54 3359 1101 ou na Secretaria da Agricultura, pelo 54 3359 1200.
Colheita do trigo avança no RS

O tempo seco e ensolarado favorece a colheita do trigo, que atinge 10% dos 1.141.224 hectares cultivados no Rio Grande do Sul. A cultura encontra-se nas fases de enchimento de grãos (50%) e maturação (40%). De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar na quinta-feira (23/10), as condições meteorológicas do período, como temperaturas amenas, boa luminosidade e redução da umidade excessiva, favoreceram tanto a maturação quanto o início da colheita, em especial nas áreas de semeadura mais precoce. De modo geral, as lavouras de trigo apresentam elevado potencial produtivo, sobretudo nos cultivos conduzidos sob manejo adequado de adubação e controle fitossanitário. A pressão de doenças fúngicas, como giberela, brusone e ferrugens, é observada em diversas regiões, exigindo atenção e aplicação de fungicidas em áreas não colhidas. Já o estado sanitário geral está satisfatório. Os índices de PH dos grãos colhidos permanecem, em sua maioria, acima de 78, indicando boa qualidade industrial. As produtividades variam entre 2.400 e 4.200 kg/ha, de acordo com a região, a tecnologia empregada e a intensidade de ocorrência de doenças. Conforme a reestimativa da Safra 2025, realizada pela Emater/RS-Ascar, a produtividade revista, considerando o bom desempenho das lavouras, está em 3.261 kg/ha, sendo 8,81% superior à estimada no momento do plantio. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Soledade, as lavouras de trigo seguem em excelente condição fisiológica e sanitária, com 80% em enchimento de grãos, 15% em maturação e 5% em espigamento/floração. As chuvas do período foram benéficas à manutenção da umidade do solo, assegurando produtividades superiores a 3.900 kg/ha em áreas de alta tecnologia. O controle de doenças fúngicas está em finalização, com foco na giberela, ferrugens e oídio. Aveia-branca – A cultura está em colheita, com bom desempenho produtivo, com produtividades de 2.300 a 2.900 kg/ha, conforme o nível tecnológico empregado. A qualidade de grãos e o peso hectolitro estão satisfatórios, dentro do padrão industrial. De forma pontual, registrou-se acamamento em lavouras de maturação avançada e danos localizados por granizo, sem impacto expressivo sobre a produtividade estadual. A reestimativa da Emater/RS-Ascar indica que estão cultivados 393.252 hectares de aveia-branca, com estimativa atual de produtividade de 2.445 kg/ha, representando elevação de 8,48% com a projetada no início do plantio. Canola – A cultura da canola encontra-se entre as fases de maturação e colheita. As produtividades variam entre 1.500 e 2.100 kg/ha, conforme o nível tecnológico e as condições locais de cultivo. A qualidade dos grãos está satisfatória, mas, em parte das regiões, observam-se descontos por umidade e impurezas nos pontos de recebimento, o que reduz a rentabilidade. A dessecação pré-colheita tem sido adotada para uniformizar a maturação e otimizar o cronograma de colheita. Em linhas gerais, o ciclo da cultura caminha para o encerramento, com resultados dentro do esperado, ainda que abaixo do potencial em algumas áreas, devido à redução do estande de plantas na emergência e à irregularidade hídrica no início do ciclo. De acordo com a nova estimativa da safra realizada pela Emater/RS-Ascar, a área cultivada com canola totalizou 176.076 hectares. A reavaliação aponta produtividade de 1.659 kg/ha, representando redução de 4,49% em relação a 1.737 kg/ha projetados no início do plantio. Cevada – As lavouras estão nas fases de enchimento de grãos e maturação, com elevado potencial produtivo e condições fitossanitárias satisfatórias. A disponibilidade de radiação solar e a umidade do solo adequadas favorecem a maturação uniforme das espigas e o acúmulo de amido nos grãos, aspectos determinantes para a qualidade industrial do produto. As lavouras de cevada implantadas mais precocemente estão em colheita, e as produtividades médias projetadas situam-se entre 3.800 e 4.000 kg/ha, índice considerado promissor e compatível com o padrão tecnológico empregado no cultivo. Se o tempo continuar firme, a qualidade dos grãos deve atender de forma plena às exigências da indústria cervejeira, especialmente quanto à capacidade germinativa e ao baixo percentual de impurezas. Na reestimativa da safra de cevada, a área cultivada é de 31.613 hectares. A estimativa atual de produtividade é de 3.458 kg/ha, representando elevação de 8,14% em comparação a 3.198 kg/ha projetados inicialmente pela Emater/RS-Ascar. CULTURAS DE VERÃO Soja – A semeadura encontra-se em fase inicial no Estado, limitada a áreas com condições adequadas de umidade. O avanço reduzido resulta da combinação entre fatores econômicos e físicos, como a estratégia de produtores de postergar o plantio, minimizando riscos de redução da disponibilidade hídrica em novembro e dezembro; a priorização da colheita dos cereais de inverno; as baixas temperaturas e a diminuição da umidade nos solos, em parte do Estado. Nas áreas de implantação da soja, é realizada a dessecação das coberturas vegetais e ajustes nas condições do solo para facilitar a semeadura. Em meio ao preparo, os produtores também têm encaminhado laudos para os agentes financeiros a fim de acessar a linha de crédito recentemente criada pelo Governo Federal, que busca auxiliar produtores rurais afetados por sucessivas frustrações de safra. Contudo, ainda se observa a possibilidade de redução no uso de fertilizantes, bem como maior emprego de sementes próprias, devido aos custos elevados de produção e às restrições de crédito. Nos cultivos implantados, as sementes se encontram em fase de embebição e germinação. O avanço mais expressivo da semeadura da soja deve ocorrer a partir do final de outubro. Para a Safra 2025/2026, no Rio Grande do Sul, a projeção da Emater/RS-Ascar indica o cultivo de 6.742.236 hectares e produtividade média de 3.180 kg/ha. Milho – A cultura de milho segue em ritmos distintos de semeadura no Estado e se desenvolve conforme as condições regionais de umidade e temperatura. Nas principais áreas produtoras, a semeadura está praticamente concluída, e as lavouras estão em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo. A boa disponibilidade hídrica e as temperaturas adequadas têm beneficiado a cultura, exceto em pontos isolados onde a falta de chuvas ou o excesso de umidade impuseram ajustes no calendário de plantio. Na Safra 2025/2026, a área total alcançará 785.030 hectares, segundo projeção da Emater/RS-Ascar, e a produtividade estimada é de 7.376 kg/ha. As plantas apresentam estado vegetativo, vigor e arquitetura satisfatórios. A adubação
Passo Fundo: PF e PC combatem organização criminosa de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro

Com apoio da Brigada Militar, são cumpridos 16 mandados de prisão e 41 de busca e apreensão, além de bloqueio de contas bancárias de 30 pessoas físicas e jurídicas A Polícia Federal, em atuação conjunta com a Polícia Civil e com apoio da Brigada Militar, deflagrou nesta sexta-feira (24/10) a Operação Área 51, que investiga organização criminosa, sediada em Passo Fundo/RS, atuante no tráfico transnacional de drogas e na lavagem de dinheiro. A ação desta manhã contou com 69 medidas judiciais expedidas pela Justiça Federal (23 busca e apreensão, sete de prisão preventiva, nove de prisão temporária e bloqueio de contas bancárias de 30 pessoas físicas e jurídicas), além de 18 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Estadual. O cumprimento das ordens judiciais foi realizado nas cidades de Passo Fundo/RS, Lajeado/RS, Balneário Gaivotas/SC e Cascavel/PR. Foi decretada, também, pela Justiça Federal a interdição de três empreendimentos construídos em área federal, com o propósito de interromper o fluxo da lavagem de dinheiro, bem como possibilitar a retomada dos imóveis pela União. O inquérito policial teve início a partir da apreensão de 100 kg de drogas (cocaína, crack e maconha), realizada no posto fiscal de Goio-Em em Nonoai/RS, no ano de 2023, quando foi abordado um veículo de transportadora em fiscalização de rotina por autoridades estaduais. A carga, proveniente de Cascavel/PR, era amparada em nota fiscal adulterada e tinha como destino a cidade de Passo Fundo/RS. Ainda no ano de 2023, foi realizada outra apreensão de 83 kg de cocaína em Passo Fundo/RS, que tinha como destino o mesmo grupo investigado. No transcurso da investigação, foi identificado que um grupo criminoso, comandado por um homem recolhido no Presídio Regional de Passo Fundo, teria adquirido drogas na fronteira e efetuado a distribuição na região. O principal investigado e seu grupo criminoso invadiram área federal em Passo Fundo, onde construíram três empreendimentos comerciais (um restaurante, uma lavagem de veículos e uma revendedora de bebidas), onde era investido e lavado o dinheiro do tráfico de drogas. Participam da operação 100 policiais federais, 80 policiais civis, com o apoio de 12 policiais do 3º Batalhão de Choque de Passo Fundo/RS. São investigados os crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e lavagem de dinheiro. Fonte e fotos: Comunicação Social da Polícia Federal em Passo Fundo
Sem cortes, sem anestesia e sem internação: Hospital do Amanhã do Clínicas apresenta técnica inovadora para tratar câncer de fígado

Uma técnica cirúrgica para tratar câncer no fígado sem a necessidade de internação foi demonstrada na quarta-feira, dia 22 de outubro, no stand do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) na feira Health Summit. A ablação por radiofrequência é uma punção feita por uma agulha que emite raios de alta frequência, cauterizando a área onde está o nódulo canceroso. “É como colocar uma maçã no forno. Ela vai secando e murchando”, compara o coordenador da Unidade de Radiologia Intervencionista do HCPA, Leandro Scaffaro, que demonstrou o procedimento em um fígado de boi. A técnica é indicada casos de câncer de fígado primário (ligados à cirrose) ou câncer de intestino, mama ou pâncreas que fazem metástase no fígado. O procedimento não exige anestesia nem cortes, dispensando a necessidade de internação e diminuindo as complicações. Estudos já mostraram que os resultados são similares à cirurgia convencional. Fonte: HCPA
Brigada Militar flagra poluição em Ernestina

A Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental (BABM), flagrou, na quarta-feira (22/10), poluição no solo, em uma propriedade no município de Ernestina. Através de denúncia, os policiais militares flagraram duas valas escavadas no solo, utilizadas para descarte ilegal de efluentes domésticos e outros rejeitos. As valas não possuíam qualquer tipo de impermeabilização, cobertura ou sistema de tratamento, desta forma contaminando o solo e trazendo riscos à saúde pública. Em uma das valas, a equipe do 3º BABM encontrou aves mortas. Diante do crime ambiental, foi lavrado um Boletim de Ocorrência Policial que será encaminhado ao Ministério Público do Rio Grande do Sul. Também foi emitida a notificação para que o responsável pela área corrija imediatamente a situação no local. Edição: Comunicação Social 3º BABM Imagens: 3°BABM | Passo Fundo
Projeto CESURG Carreiras recebe mais de 1.300 alunos de toda a região

O projeto CESURG Carreiras está trazendo a experiência do ensino superior aos estudantes do Ensino Médio de toda a região. Entre setembro e outubro, a Faculdade CESURG Marau recebeu mais de 1.300 alunos com o objetivo de apresentar a Instituição, sua estrutura moderna e os diferenciais que a tornam referência regional em educação. Ao todo, 72 turmas de 25 municípios da região puderam conhecer os cursos oferecidos, tirar dúvidas sobre a faculdade e entender melhor as possibilidades de formação e atuação no mercado de trabalho. Atualmente, a Faculdade CESURG Marau oferece oito cursos: Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica, além dos cursos técnicos em Enfermagem e Desenvolvimento de Sistemas. Para o Diretor Geral da Faculdade, Leandro Paludo, o projeto tem um papel essencial na formação de escolhas conscientes e inspiradoras: “O CESURG Carreiras é uma oportunidade única para os alunos entenderem como funciona o ensino superior. É um bate-papo positivo que visa incentivar os jovens a seguirem seus estudos e buscarem um futuro promissor”, destaca. A Faculdade CESURG Marau está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2026. Acesse o www.cesurgmarau.com.br e saiba mais sobre todos os diferenciais que a Faculdade CESURG Marau pode oferecer. Informações também pelo WhatsApp 54 9 9968 3746. Alessandra FormaginiAssessoria de Imprensa Faculdade CESURG Marau
CTG Francisco Vitor Maroni de Vila Maria é interditado

De acordo com laudo emitido, no dia 15 de outubro, pela Prefeitura Municipal e assinado pelo Engenheiro Civil, Jacson Furlani e pelo Coordenador da Defesa Civil de Vila Maria, Luciano Dors, foi recomendada a interdição da edificação onde funciona o Centro de Tradições Gaúchas Francisco Vitor Maroni, localizada na estrada de acesso para a Comunidade de Ponta Grossa. O documento reforça que há presença de cupins em diversos pontos da estrutura do telhado, feita de madeira; há deslocamentos de mais de 20cm, em pontos de apoio de vigas, pilares e tesouras; a madeira está degradada e em vários pontos, tanto estruturais, quando nas paredes, apodreceu. A situação foi agravada após o vendaval ocorrido no dia 12 de outubro. Para garantir a segurança e a integridade física de quem exerce atividades culturais, como aulas de dança, jantares, almoços, bailes e outros eventos sociais, a Prefeitura recomendou a interdição da edificação para reforma da estrutura, em função dos riscos de colapso estrutural. Em agosto foi realizada a cerimônia de posse da nova patronagem do CTG Francisco Vitor Maroni, de Vila Maria, que tem mais de 35 anos. Em contato com o atual Patrão, Gelso Matiasso, ele informou que nesse primeiro momento os esforços estão concentrados na busca por um local para que as invernadas possam ensaiar. Ele também confirmou que há um projeto para a construção de um novo CTG e agora a ideia é ir em busca de recursos para a execução da obra que está avaliada em 2 milhões de reais. Ele reforça que a prioridade é a segurança e bem estar de todos os membros da entidade. Texto: Rádio Vila Maria FM
Operação Consortium: grupo criminoso oferecia consórcios contemplados que nunca eram entregues ás vítimas

Nesta manhã de terça-feira, dia 21 de outubro, na cidade de Passo Fundo, a Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de São Francisco de Assis, deflagrou a Operação Consortium. A investigação teve início na cidade de São Francisco de Assis, a partir de quatro vítimas que relataram terem adquirido cartas de consórcio supostamente contempladas junto à investigada, residente em Passo Fundo. Cinco pessoas foram presas durante a ação, sendo duas mulheres e dois homens presos temporariamente, além de uma mulher presa de forma preventiva. Foram apreendidos diversos aparelhos celulares, um veículo, diversas bolsas de luxo, aparelhos eletrônicos, R$ 41.000,00 (quarenta mil reais) em espécie e uma pistola calibre 380. As diligências revelaram um esquema articulado de estelionatos, com atuação em diversos municípios do Estado, possuindo vítimas até de fora do Estado do Rio Grande do Sul. O grupo de estelionatários lucrou valores superiores a dois milhões de reais com inúmeras vítimas. Os criminosos ofereciam consórcios contemplados para as vítimas que, por sua vez, realizavam depósitos financeiros em contas designadas pela organização. As supostas cartas de crédito contempladas nunca eram entregues para as vítimas. Após a identificação dos estelionatários, foram representadas pelas prisões preventivas e temporárias dos principais integrantes do grupo criminoso. Também foi realizado o cumprimento de mandados de busca e apreensão em diversos endereços, todos na cidade de Passo Fundo, assim como foi representado ao Poder Judiciário pelo bloqueio de mais de R$ 2.800.000,00 (dois milhões e oitocentos mil reais), além do sequestro de veículos do grupo criminoso. A deflagração da operação contou com mais de 30 policiais civis e oito viaturas, das cidades de São Francisco de Assis, Santiago, Jaguari, São Vicente do Sul e Passo Fundo, além do efetivo da Operação Protetor das Fronteiras e Divisas. Fonte: www.pc.rs.gov.br
ECONOMIA: O banco do governo quer criar sua própria bet

A Caixa Econômica Federal vai lançar a sua própria casa de apostas, a “Bet da Caixa”, que deve começar a operar até o fim de novembro e já vai estrear com uma meta ambiciosa: arrecadar entre R$ 2 bilhões e R$ 2,5 bilhões já em 2026. O banco, que gira em torno da arrecadação de apostas da Mega-Sena e de outras loterias, tem sentido na pele — leia-se, nos números — as consequências do boom das apostas on-line. * No 1º trimestre de 2025, as loterias tradicionais registraram R$ 5,5 bilhões de receita, uma queda de quase 30% em relação ao último trimestre de 2024 e 10% vs. o mesmo período do ano passado. * Enquanto isso, o mercado de apostas esportivas segue cada vez mais no hype. Só no primeiro semestre deste ano, o setor movimentou R$ 17 bilhões, com quase 18 milhões de apostadores ativos. A diferença entre as loterias tradicionais e as apostas on-line também se reflete na tributação. A Receita Federal arrecadou 24% a mais (R$ 500 milhões) da taxação das bets do que das loterias nos 7 primeiros meses de 2025. Em meio à discussão sobre um possível aumento das alíquotas pagas pelas casas de apostas, o banco federal decide jogar o jogo que dá mais dinheiro — e mais lucro..
BRASIL: A empresa que prometia salvar o planeta agora tenta se salvar

Do ESG ao SOS. A Ambipar, gigante brasileira de gestão ambiental, acaba de entrar com pedido de recuperação judicial, tanto no Brasil quanto nos EUA. Caso não lembre, a empresa — que era uma das mais valiosas da B3 em 2024 — esteve envolvida em uma polêmica nas últimas semanas. Investidores de COEs ligados à Ambipar perderam até 93% do valor investido. Um pedido de RJ nada mais é do que uma manobra usada por grandes empresas para evitar a falência. O processo congela as cobranças por 180 dias enquanto a empresa tenta renegociar seus compromissos e manter as operações. No caso da Ambipar, ela enfrenta dívidas de mais de R$ 10 bilhões e acusações de irregularidades financeiras na antiga diretoria. De acordo com a companhia, o que tem ameaçado a sua operação é que locadoras têm bloqueado remotamente veículos e equipamentos alugados, interrompendo serviços e cadeias produtivas inteiras. Como 70% da frota da empresa é alugada, qualquer cancelamento pode travar a cadeia produtiva da companhia. Curiosidade: Nos últimos 10 anos, mais de 30 mil empresas brasileiras entraram com pedidos de recuperação judicial.
PF combate organização criminosa envolvida com fraudes contra a Caixa Econômica Federal

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (21/10), a Operação Digitus Fraus, que visa desarticular organização criminosa especializada na prática de fraudes contra a Caixa Econômica Federal (CEF). Foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Porto Alegre/RS, Brasília/DF, Itajaí/SC, Camboriú/SC e Balneário Camboriú/SC. As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Federal de Santa Maria. Também foram sequestrados 17 veículos e um imóvel, bem como foi realizado o bloqueio de valores nas contas investigadas, cujo montante aproximado é de R$ 42 milhões, para garantir o futuro ressarcimento dos prejuízos causados às vítimas. O inquérito policial teve início a partir da prisão em flagrante de três indivíduos na cidade de Rio Grande/RS, que foram surpreendidos por policiais federais após terem sacado valores de contas de clientes da CEF por meio da utilização de documento falso e cadastramento de biometria irregular. Durante as investigações, apurou-se que os indivíduos integravam uma organização criminosa no estado de Santa Catarina, de onde eram comandados os executores das fraudes junto às agências de diversos estados da federação, incluindo o Rio Grande do Sul. O esquema consistia na utilização de dados das vítimas para fabricação de documentos falsos e acesso às respectivas contas mantidas na CEF. Outra modalidade de fraude se dava pelo cancelamento de cartões via telefone, com solicitação de segunda via, cujo envio era direcionado para membros do grupo criminoso. De posse do novo cartão, os valores das contas eram depositados ou transferidos para pessoas interpostas, com o fim de ocultar a origem ilícita. Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato majorado, falsidades documentais, além de lavagem de dinheiro e outros delitos. Setor de Comunicação Social da Polícia Federal em Rio Grande/RS
Brigada Militar flagra destruição de vegetação no interior de Itapuca

A Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental (BABM), flagrou, na segunda-feira (20/10), a destruição de vegetação, no interior do município de Itapuca. Após receber uma denúncia, a equipe do 3º BABM deslocou-se a divisa dos municípios de Nova Alvorada e Itapuca e constatou em uma propriedade a atividade de silvicultura (atividade que envolve o cultivo de árvores para fins comerciais, como a produção de madeira e celulose). Em inspeção ao local, constatou-se a supressão de vegetação, atingindo uma área aproximada de 22,5 hectares. Foram destruídas árvores de eucalipto (Eucalyptus sp.). O responsável pela área não possuía licença ou autorização ambiental e tampouco acompanhamento técnico habilitado para o manejo da vegetação. Conforme consulta ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), verificou-se que a área afetada se encontra inserida em Área de Reserva Legal, o que agrava a infração ambiental. A intervenção provocou a destruição de floresta ombrófila mista e do sub-bosque nativo, provocando significativo dano ambiental à flora e à fauna locais. Estima-se que foram retirados aproximadamente 4.000 metros estéreos de madeira e toras de eucalipto. Diante do crime ambiental, foi lavrado um Boletim de Ocorrência Policial. Comunicação Social 3° BABM Imagens: 3º BABM | Passo Fundo
Anvisa restringe venda de azeite, sal do himalaia e chá; confira

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, na segunda-feira (20), a apreensão do azeite extra virgem Ouro Negro, proibindo a comercialização, distribuição, fabricação, importação, divulgação e o consumo do produto. O azeite foi denunciado por ter origem desconhecida e desclassificado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O rótulo indica importação pela Intralogística Distribuidora Concept Ltda., cujo Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) está suspenso na Receita Federal. Em outra medida, a Anvisa suspendeu 13 lotes do sal do himalaia moído 500g, da marca Kinino, com validade até março de 2027. A determinação segue recolhimento voluntário da própria fabricante, H.L. do Brasil Indústria e Comércio, após análises do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, apontarem teor de iodo abaixo do permitido. A iodação do sal é uma medida de saúde pública obrigatória no Brasil para prevenir distúrbios por deficiência de iodo, como tireoide e complicações no desenvolvimento fetal. Outro item que sofreu ação de fiscalização da Anvisa e deve ser retirado de circulação é o chá do milagre (Pó do Milagre ou Pozinho do Milagre). A proibição ocorreu porque a composição e a classificação do produto são desconhecidas. Outra irregularidade constatada pela Anvisa foi a divulgação do chá nas redes sociais Facebook e Instagram, indicando o produto com finalidade medicinal, associando o uso a benefícios terapêuticos, como emagrecimento, tratamento da ansiedade e da insônia, prevenção de câncer, estimulante sexual, entre outros. Esta prática não é permitida para alimentos e chás. Fonte: Agência Brasil
