Vila Maria FM

Título de eleitor cancelado pode ser regularizado sem sair de casa. Vila Maria tem 35 cancelados

Eleitores ausentes nas últimas três eleições podem regularizar a situação eleitoral com tranquilidade pela internet. Fazer a regularização do título de eleitor é prático e seguro, por meio do sistema de Autoatendimento Eleitoral, acessível tanto no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto nas páginas dos tribunais regionais eleitorais (TREs), com redirecionamento unificado ao Portal do TSE. O atendimento também pode ser feito presencialmente nos cartórios eleitorais.   A Justiça Eleitoral reforça a importância do eleitor manter a situação eleitoral em dia para, além de poder votar nas próximas eleições, poder assumir cargos públicos, renovar documentos e obter passaporte, entre outros.   Pela internet   A consulta à situação do título pode ser feita no Autoatendimento Eleitoral. Para isso, é necessário informar o número do CPF ou do título. O eleitor poderá verificar se seu documento está regular, cancelado ou suspenso e, assim, dar início à regularização, se necessário.   Confira o passo a passo para requerer a regularização pela internet:       Acesse oAutoatendimento Eleitoral, no Portal do TSE.    Clique em “Título Eleitoral”.    Vá até a opção “Regularize seu título eleitoral cancelado”.      Preencha o formulário e envie os documentos solicitados.    Pague as multas.   Anote o número do protocolo e acompanhe o andamento do pedido também pelo Autoatendimento Eleitoral, na opção “Acompanhe uma solicitação”.     Caso o eleitor ainda não tenha dados biométricos cadastrados, o sistema informará a necessidade de comparecer ao cartório eleitoral em até 30 dias após o pedido para realizar a coleta. Se a biometria já estiver registrada e válida, o processo pode ser concluído integralmente pela internet.   Conforme a Resolução TSE nº 23.737/2024, será exigida nova coleta biométrica nos casos em que os dados tenham sido capturados há mais de dez anos e não tenham sido utilizados para validar a identidade do eleitor no mesmo intervalo.   Cancelamentos De 30 de maio a 2 de junho de 2025, a Justiça Eleitoral cancelou 5 milhões de títulos de eleitor em todo o país por ausência não justificada em três eleições consecutivas — incluindo cada turno e as eleições suplementares. O número representa cerca de 3,17% do total de eleitoras e eleitores brasileiros aptos naquele período.   Os cancelamentos atingiram eleitores que não votaram, não justificaram a ausência nem regularizaram a situação por meio do pagamento de multa no prazo legal, que venceu no dia 19 de maio. Ao todo, foram identificados 5.308.871 eleitores faltosos, dos quais 223.211 (4,2%) acertaram a situação dentro do prazo. Em Vila Maria são 35 títulos cancelados.

BRASIL: Por que os Correios estão “quebrados”?

Os Correios sempre foram considerados um elo de integração nacional, levando cartas, remédios e documento para todo o país. Só que esse símbolo de conectividade está vivendo a pior crise da sua história. A estatal vai precisar de um empréstimo de R$ 20 bilhões para equilibrar suas contas, após 12 trimestres seguidos de prejuízo. Apenas no primeiro semestre deste ano, ela registrou um déficit de R$ 4,36 bilhões.  Qual a razão para tanto prejuízo?O rombo pode ser considerado resultado de uma combinação de fatores, dentre os principais:1 – Despesas com pessoal, que aumentaram cerca de 30% (quase R$ 4 bilhões) em apenas 2 anos;2 – Taxação de 20% sobre compras internacionais de até US$ 50. A “taxa das blusinhas” reduziu drasticamente o volume de entregas de importações. Com isso, o caixa despencou de R$ 3,2 bilhões em 2023 para apenas R$ 249 milhões em 2024.3 – A digitalização, que transformou os Correios em coadjuvantes do próprio negócio. Hoje, as cartas e documentos impressos representam só 14% do faturamento da estatal. Mas o principal golpe foi a concorrência… Empresas privadas, incluindo gigantes como Mercado Livre e Amazon, entraram (e dominaram) o mercado de encomendas e serviços de logística. Se quiser polarizar a discussão… Essa matéria da Gazeta do Povo argumenta por que o rombo é culpa do governo Lula; Enquanto essa da Carta Capital afirma por que é uma herança do governo Bolsonaro.

Campanha Multivacinação: Dia “D” contou com atrações, em Vila Maria

A campanha multivacinação 2025 segue até 31 de outubro. O principal objetivo é atualizar as carteirinhas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). O dia “D” de vacinação foi no sábado, 18 de outubro, quando os postos de saúde ficaram abertos o dia todo facilitando o acesso da população. Para as crianças teve algodão doce e passeio de jeep, em parceria com o Jeep Clube Piratas do Tarimba. Para os adultos teve massagem relaxante, Reiki e Barra de Access. De acordo com a Técnica em Enfermagem, Sidônia Zabot, durante o sábado, houve a verificação de 85 carteirinhas e foram feitas 53 vacinas, além da confecção de 38 atestados. Entre as vacinas aplicadas estão: dengue; tétano dT; DTPa (difteria, tétano e coqueluche); hepatite B; HPV; ACWY (meningite); pentavalente; rota vírus; tríplice viral; febre amarela; VIP (paralisia infantil); pneumocócica 10; meningocócica C; O público que mais compareceu foi crianças e adolescentes de 5 a 15 anos e adultos de 20 a 45 anos. Agradecimento especial as agentes de saúde, Jeep Clube Piratas do Tarimba, Moto Clube Quebra Biela, Velharia Car Clube, Leuvanir Tedesco (massagem), Tainá Della Vechia (massagem), Roseli Bertozzo (massagem), Isolete Dalchiavon (reiki), Roberta Franklin (Barra de Access); equipe de enfermagem. Ainda dá tempo de verificar a situação vacinal. Importante levar documento pessoal, cartão do SUS e carteirinha de vacinação. A Sala de Vacinas, localizada na Unidade Básica de Saúde Central, funciona, de segunda a sexta-feira, das 07h30min às 11h e das 13h às 16h30min.

Programa Operação Terra Forte: 68 inscritos em Vila Maria

O Programa de Recuperação Socioprodutiva, Ambiental e de Incremento da Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha — Operação Terra Forte, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural encerrou as inscrições no dia 18 de outubro. Durante um mês, agricultores e pecuaristas familiares puderam demonstrar interesse, indo até os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar em todo o RS. Em Vila Maria, de acordo com o Chefe do Escritório Municipal da Emater, Ivan Pasa, foram 68 inscrições. Até final deste mês, haverá a definição de quem serão os 27 beneficiados e os 6 suplentes. O Terra Forte foi criado em resposta aos impactos recorrentes de eventos climáticos extremos sobre o meio rural gaúcho, como estiagens prolongadas, chuvas intensas e inundações que afetaram milhares de propriedades nos últimos anos. A proposta é fortalecer a agricultura familiar, promover a recuperação dos solos e aumentar a resiliência climática das propriedades rurais. O programa prevê o diagnóstico das propriedades, a elaboração de planos individuais de recuperação, assistência técnica continuada, a estruturação de patrulhas agrícolas mecanizadas e a divulgação de tecnologias sustentáveis de baixa emissão de carbono. As ações serão executadas pela Emater/RS-Ascar, vinculada à SDR, e devem beneficiar diretamente 15 mil famílias de agricultores familiares, com impacto potencial em até 150 mil unidades produtivas em todo o Estado.

TSE lança página na internet sobre acessibilidade nas eleições

Com o objetivo de tornar o processo eleitoral ainda mais inclusivo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, na internet, a Página da Acessibilidade (Votar é meu direito. Garantir meu acesso ao voto é dever da Justiça Eleitoral). O site, hospedado no Portal da JE, traz informações para que todas as pessoas – incluindo as com deficiência e/ou mobilidade reduzida – possam exercer seu papel na democracia com autonomia, segurança e dignidade. A nova página é uma iniciativa para reforçar a campanha homônima lançada pelo TSE no dia 30 de setembro, com exibição nas emissoras de rádio e TV de todo o país. O objetivo é incentivar eleitoras e eleitores com deficiência e/ou mobilidade reduzida a informarem sua condição nos sites da Justiça Eleitoral ou diretamente nos cartórios eleitorais. Dessa forma, nas Eleições 2026, a JE poderá direcioná-los para locais de votação mais acessíveis e adequados às suas necessidades, a fim de garantir o pleno exercício da cidadania. Recursos na urna eletrônica A página lista os recursos de acessibilidade existentes nas urnas eletrônicas. Cada equipamento tem teclado numérico grande, com sequenciamento de números, igual ao utilizado nos telefones, e teclas com sensibilidade tátil (braile) e audível (clique). As urnas dispõem de saída de áudio para fone de ouvido, cadastro de nome fonético das candidaturas, sintetizador de voz para leitura das teclas digitadas e dos nomes de candidaturas, vices e suplentes e apresentação com intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na tela para indicar os cargos em votação. Além do atendimento prioritário às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, às com idade igual ou superior a 60 anos, às gestantes, às lactantes e àquelas pessoas com crianças de colo, a Justiça Eleitoral (JE) tem diversos mecanismos para garantir acessibilidade no local de votação. Como informar a condição de acessibilidade O site também destaca que o eleitorado com deficiência ou mobilidade reduzida pode solicitar, antecipadamente, transferência de seção eleitoral para uma com acessibilidade que atenda melhor às suas necessidades, como, por exemplo, uma instalada em local com rampas ou elevadores. O pedido pode ser feito até 151 dias antes das eleições pelo Autoatendimento Eleitoral, no site do TSE e dos tribunais regionais eleitorais (TREs) ou no cartório eleitoral. Pelo Autoatendimento Eleitoral, basta acessar o campo “Título Eleitoral” e, em seguida, clicar na opção “4. Informe seus dados complementares”. Além de indicar a deficiência, é possível cadastrar a identidade de gênero, a raça ou a cor e comunicar se pertence a comunidades quilombolas ou indígenas.  Para acessar o serviço, é preciso informar o número do título de eleitor ou do CPF, a data de nascimento, o nome da mãe e do pai. O tipo de deficiência e qualquer condição que, por dificultar ou impedir o exercício do voto, deva ser considerada nas políticas de governança eleitoral para promover a ampliação do exercício da cidadania podem ser preenchidos conforme a autodeclaração, ou seja, não é preciso anexar nenhum documento que comprove a situação. Seção com acessibilidade A página reforça ainda que, no momento da votação, mesmo que a pessoa não tenha apresentado nenhum requerimento à Justiça Eleitoral, é possível informar sua condição à mesária ou ao mesário, a fim de que a JE providencie possíveis soluções para garantir acessibilidade. Está na lei A página também traz uma lista de normas alusivas ao assunto, como: o Código Eleitoral, que estabelece os direitos e deveres do eleitorado; a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que garante o direito à participação política em igualdade de condições; e a Resolução TSE nº 21.008, de 5 de março de 2002, que dispõe sobre o alistamento e a transferência de pessoas com deficiência, permitindo o atendimento prioritário e facilitado nos cartórios eleitorais. Linha do tempo A Página da Acessibilidade ainda apresenta uma linha do tempo dos direitos das pessoas com deficiência na Justiça Eleitoral, que começou em 1932, com a promulgação do primeiro Código Eleitoral. Em seu artigo 131, a norma menciona o voto de pessoas cegas alfabetizadas, com apoio na seção eleitoral. Já em 2005, o TSE lançou programa para promover a acessibilidade plena no processo eleitoral, bem como deu início ao cadastramento do eleitorado com deficiência para planejamento de seções acessíveis. Confira a Página da Acessibilidade: https://www.justicaeleitoral.jus.br/acessibilidade-e-inclusao-na-democracia/. Fonte: TSE

MUNDO: Um roubo de cinema no Louvre (7 minutos)

Com mais de 33 mil obras em acervo e 9 milhões de visitantes todos os anos, o Louvre é o principal museu do mundo. Mas, ontem, a casa da Mona Lisa precisou ser fechada depois de um dos roubos mais audaciosos da história recente. Em apenas 7 minutos, quatro ladrões levaram oito joias de valores considerados inestimáveis da Galeria de Apolo, onde ficam peças que pertenceram a Napoleão e suas imperatrizes. A execução foi coisa de filmeOs criminosos usaram um guindaste acoplado a um caminhão para acessar o museu pela ala próxima ao rio Sena, fingindo trabalharem em uma obra do museu, subiram por um elevador de carga e chegaram até a galeria. Armados e com pequenas motosserras, fugiram em seguida em scooters. Uma coroa cravejada com 1.354 diamantes e 56 esmeraldas foi deixada para trás no meio do caminho, encontrada horas depois em uma rua próxima. O crime aconteceu num momento de alerta para o patrimônio francês. Nos últimos meses, outros museus do país também sofreram furtos milionários, incluindo o roubo de ouro nativo do Museu Nacional de História Natural e porcelanas avaliadas em € 6,5 milhões. Curiosidade: Estima-se que se você parasse 30s em cada obra do Louvre, levaria cerca de 100 dias para ver tudo. Se quiser chegar ainda mais preparado para o assunto do almoço de hoje, clique aqui.

Operação Sossego: BM e PATRAM realizam fiscalizações para combater poluição sonora

Na noite do sábado (19), a Brigada Militar de Marau, em ação conjunta entre o 3º Esquadrão e a PATRAM, realizou nova etapa da Operação Sossego, com fiscalizações voltadas ao combate à poluição sonora na cidade. Durante a ação, um veículo VW Gol, de cor vermelha, foi flagrado no pátio de um posto de combustíveis na Rua João Posser, bairro Cidade Alta, emitindo som em volume de 82,6 decibéis, quando o limite legal permitido é de até 60 decibéis. A constatação da infração contou com medição técnica realizada pela PATRAM, através de sonômetro, além de registros em vídeo feitos pelos policiais militares. O responsável pelo automóvel foi autuado pelo crime de poluição sonora, previsto no artigo 54 da Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). Os equipamentos de som foram apreendidos, sendo uma caixa com dois alto-falantes de 12 polegadas e outra contendo duas cornetas e dois supertweeters, capazes de gerar forte perturbação à comunidade. A Brigada Militar reforça que a Operação Sossego terá continuidade, visando garantir a tranquilidade pública e coibir práticas que causem incômodo ou risco à saúde da população. Fonte e foto: BM Marau

Últimos dias de inscrição no Vestibular de Verão 2026 da Faculdade CESURG Marau

A Faculdade CESURG Marau entra na reta final das inscrições para o Vestibular de Verão 2026. Os interessados têm até o dia 28 de outubro para se inscrever e garantir seu lugar na prova de redação online ou presencial. As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site. A prova de redação pode ser feita de forma online nos dias 28, 30 ou 31 de outubro, às 19h30, ou presencialmente na faculdade no dia 1º de novembro, às 9h. Candidatos que participaram do ENEM entre 2020 e 2024 podem utilizar a nota para ingressar, sem necessidade de fazer a redação. A instituição também aceita ingresso por transferência ou como portador de diploma. Neste processo seletivo, são oferecidas 200 vagas distribuídas entre seis cursos de graduação: Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. Também estão abertas vagas para os cursos técnicos em Enfermagem e Desenvolvimento de Sistemas. Com aulas presenciais no turno da noite, a Faculdade CESURG Marau oferece uma infraestrutura moderna com mais de 30 salas de aula, 14 laboratórios equipados com tecnologia de ponta e um corpo docente com forte atuação no mercado. A faculdade mantém parceria com mais de 200 empresas da região, promovendo conexão direta com o mundo profissional. Entre os diferenciais da Faculdade CESURG Marau estão as mensalidades sem reajuste, possibilidade de o aluno escolher a melhor data para pagamento, e programas de incentivo como o Convênio Empresa (com 18% de desconto para trabalhadores formais, estagiários e empreendedores familiares) e o Programa de Acesso Estudantil do CESURG (PAEC), que permite ao aluno pagar apenas 50% da mensalidade durante o curso, quitando o restante após a formatura, sem juros ou correções. A instituição ainda oferece apoio no transporte universitário, com rotas que atendem 25 municípios da região. Acesse e saiba mais sobre todos os diferenciais que a Faculdade CESURG Marau pode oferecer para você e faça sua inscrição no Vestibular de Verão 2026. Informações também pelo WhatsApp 54 9 9968 3746.  

Legislativo Mariense antecipa devolução de recurso para investimento em segurança

Nesta sexta-feira, dia 17 de outubro, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Vila Maria – Wagner Ferro, entregou ofício ao Prefeito Adroaldo Sebben, antecipando a devolução de R$ 85 mil, do orçamento da Câmara, com o objetivo de que o recurso seja investido na área de segurança pública, na aquisição de equipamentos especialmente no setor de vídeo monitoramento. Em recente reunião com o CONSEPRO e o Comandante da Brigada Militar de Vila Maria, foi exposta a necessidade de um servidor com maior capacidade, para poder gerir todas as câmeras de videomonitoramento já instaladas, e também capaz de suportar mais equipamentos. O repasse foi recebido pelo prefeito Adroaldo Seben, acompanhado do secretário de Governo, Delonei Carlos Perin, e do presidente do CONSEPRO, Venícius Risson. O Regimento Interno compreende que o valor seja devolvido ao município no final de cada ano, porém entendendo a necessidade imediata deste investimento em segurança, o Poder Legislativo optou por fazer a devolução antecipada do recurso.

Brigada Militar flagra rinha de galos em Ernestina

Em uma ação conjunta, a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), 3º Regimento de Polícia Montada (RPMon) e 3º Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), desmantelou uma rinha de galos no município de Ernestina, na noite da quinta-feira (16/10). A operação foi desencadeada após denúncias da prática criminosa no interior do município. Ao chegar ao local, os policiais militares encontraram 54 pessoas e 163 galos (Gallus domesticus) em condições de maus-tratos, com lesões graves. Os animais estavam confinados em celas artesanais sem ventilação, luz solar ou espaço para se locomover, caracterizando uma situação de crueldade e abuso. Muitos animais apresentavam dificuldades para se manter em pé, devido a gravidade dos ferimentos. Além disso, foram encontrados medicamentos, seringas, lixas e tesouras utilizados para preparar os animais para as lutas. Um tambor, conhecido como rinhadeiro, foi encontrado no centro do galpão, onde os galos eram colocados para lutar. Os responsáveis pela rinha foram autuados em flagrante e responderão pelo crime ambiental. Os galos foram apreendidos e o rinhadeiro foi destruído. Comando Ambiental“O Braço Verde da Brigada Militar”. Brigada Militar,A Força da Comunidade. Edição: Comunicação Social 3º BABM. Imagens: 3º BABM | Passo Fundo.

BRASIL x EUA: A reunião de pontapé inicial na reaproximação

“Cordial e produtiva”. Foi assim que o governo brasileiro resumiu a reunião em Washington entre o chanceler Mauro Vieira e o secretário de Estado americano Marco Rubio. Ela durou pouco mais de uma hora na Casa Branca e foi o primeiro gesto concreto de reaproximação entre Brasil e EUA. A relação dos dois países vinha de meses de tensões diplomáticas e comerciais, principalmente pelas tarifas de 50% impostas por Trump à nossa economia. E o que foi discutido nessa 1h? Assim como o telefonema de Lula e Trump na semana passada, não houve conversas sobre temas específicos. Foi como aquela reunião de início de projeto na empresa. Os dois países saíram com o dever de casa de mapear o que enxergam como prioridades para as negociações. Elas devem acontecer diretamente entre os presidentes, talvez ainda neste ano. O governo brasileiro tenta reverter as tarifas e ampliar o diálogo comercial. Enquanto isso…Os EUA pressionam por maior acesso ao mercado de etanol, às chamadas terras raras e a dados financeiros, especialmente relacionados ao PIX.

ECONOMIA: Mesmo com preço do petróleo em queda, preço da gasolina segue nas alturas

Talvez você nem saiba, mas o preço do barril de petróleo caiu cerca de 40% nos últimos 3 anos, chegando a pouco mais de US$ 60 nos dias atuais — o menor preço desta década. Enquanto isso, o valor médio da gasolina pelo Brasil subiu mais de 20% no mesmo período.  Confira no grafico.  Qual a razão disso?A verdade é que a alta não tem relação com custos de produção, mas com questões fiscais. Isso porque, em 2022, o governo reduziu o ICMS para conter a escalada dos combustíveis. No entanto, dois anos depois, os estados elevaram o imposto para uma taxa fixa de R$ 1,37 por litro. Agora, em 2025, o preço aumentou mais 10 centavos (R$ 1,47). Somado a isso, o governo federal voltou a cobrar PIS/Cofins sobre os combustíveis em 2023, tributos que foram zerados durante a pandemia. O resultado é uma gasolina 8% acima do preço internacional de referência, mesmo com a Petrobras mantendo seus preços estáveis desde junho. Atualmente, o preço médio da gasolina no país é de R$ 6,21 — sendo mais de 1/3 desse valor referente a imposto.

Emater/RS-Ascar estima aumento de produtividade na Safra de Inverno 2025

A colheita da Safra de Inverno de 2025 no Rio Grande do Sul começa com boas perspectivas. De acordo com a Segunda Estimativa divulgada pela Emater/RS-Ascar, na quinta-feira (16/10), as condições climáticas favoreceram o desenvolvimento das principais culturas e devem resultar em aumento de produtividade em todas elas. Entre os grãos de destaque estão o trigo, a canola, a aveia-branca e a cevada, que avançaram em qualidade e rendimento ao longo do ciclo produtivo. “Foi uma safra que transcorreu bem em todos os estágios, desde a semeadura até o enchimento de grãos, o que favoreceu as produtividades projetadas”, destaca o diretor técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera. De acordo com o levantamento, o trigo, cultura de maior área entre as de inverno, apresentou redução de 14,26% na área plantada em relação ao ano passado — passando de 1,33 milhão de hectares, segundo dados do IBGE, para os cerca de 1,14 milhão de hectares cultivados em 2025 que apontam os dados da Emater/RS-Ascar. Apesar disso, o clima favorável e o manejo adequado devem compensar a queda de área. A produtividade média projetada é de 3.261 quilos por hectare, o que representa aumento de mais de 17% em comparação à safra anterior (2.781 kg/ha). “O resultado é uma produção total muito semelhante à do ano passado, porém com melhor qualidade de grão, um dos principais diferenciais desta safra”, avalia Baldissera.  A canola também segue em expansão no Estado, com crescimento de 19,07% na área plantada e produtividade superior à registrada em 2024. A aveia branca ocupa cerca de 393.252 mil hectares, o que representa aumento de 6,73% sobre a área do ano anterior, enquanto a cevada, embora tenha reduzido sua área em 9,77%, deve manter o mesmo volume de produção, com grãos de alta qualidade destinados principalmente à indústria cervejeira. Os levantamentos da Emater/RS-Ascar são realizados com apoio de ferramentas virtuais e da presença dos extensionistas rurais em todos os municípios do Estado, garantindo dados atualizados e consistentes sobre a realidade das lavouras. Os dados completos da safra de inverno estão disponíveis no site www.emater.tche.br, nas seções Informativo Conjuntural e Acompanhamento das Safras. Foto: José Schäfer Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Jornalista Taline Schneider 

Brigada Militar flagra desmatamentos em Nova Alvorada

Na quinta-feira, dia 16 de outubro, a Brigada Militar, através do 3° Batalhão Ambiental (BABM), flagrou a destruição de vegetação nativa, em três áreas distintas, no interior do município de Nova Alvorada. Após receber denúncias referentes a desmatamentos no município, os policiais militares, utilizando o drone, constataram, em três propriedades, a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, totalizando uma área de 45.900 metros quadrados. Em duas propriedades as intervenções atingiram áreas de preservação permanente (APP). Os responsáveis pelas áreas não possuíam licença ou autorização do órgão ambiental competente, logo, diante dos crimes ambientais, foram lavrados os, respectivos, Boletins de Ocorrências Policiais. ▪️O uso de aeronaves remotamente pilotadas (RPA) ou drones permite o monitoramento, em tempo real, de grandes áreas, detectando atividades ilegais como, desmatamento, extração mineral, poluição, caça e pesca predatória. Através das imagens e vídeos, os drones fornecem evidências legais do dano ou crime. Além disso, os drones são uma ferramenta tecnológica importante para a proteção e preservação do meio ambiente. Comando Ambiental“O Braço Verde da Brigada Militar” Brigada Militar,A Força da Comunidade Edição : Comunicação Social 3º BABM Imagens: 3º BABM | Passo Fundo

Campanha Multivacinação: dia “D” é neste sábado (18). Confira a programação, em Vila Maria

A campanha multivacinação 2025 começou no dia 06 de outubro e segue até 31 de outubro. A ação tem como objetivo principal atualizar as carteirinhas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11meses e 29 dias). O dia “D” de vacinação será neste sábado, 18 de outubro, quando os postos de saúde ficarão abertos o dia todo facilitando o acesso da população. Em Vila Maria o atendimento será das 08h ás 12h e das 13h ás 17h. Adultos até 59 anos também terão a possibilidade de verificar suas carteirinhas e fazer vacinas que estão atrasadas. Importante levar documento pessoal, cartão do SUS e carteirinha de vacinação. Para as crianças haverá algodão doce e passeio de jeep, em parceria com o Jeep Clube Piratas do Tarimba. Para os adultos haverá massagem relaxante, Reiki e Barra de Access. A Rádio Vila Maria FM recebeu nesta manhã de quinta-feira (16), as Técnicas em Enfermagem, Sidônia Zabot e Roseli Dalmoro. Lembrando que durante a semana a Sala de Vacinas, localizada na Unidade Básica de Saúde Central funciona das 07h30min às 11h e das 13h às 16h30min.

Brasil pode enfrentar ‘apagão de professores’ em 2040, diz pesquisa

Desinteresse dos jovens pelas carreiras de licenciatura, envelhecimento do corpo docente e abandono da profissão contribuem para que, daqui a menos de duas décadas, faltem 235 mil professores na educação básica, prevê Instituto Semesp. Em 2040, haverá o risco de o Brasil enfrentar um “apagão” de professores na educação básica: faltarão 235 mil docentes nas escolas do país, segundo uma projeção divulgada pelo Instituto Semesp. Esse déficit pode ser atribuído ao: * desinteresse dos mais jovens – de 2010 a 2020, diminuiu a participação de alunos de até 29 anos entre os calouros dos cursos de licenciatura (queda de 9,8 pontos percentuais, de 62,8% para 53%); * envelhecimento dos profissionais da categoria – o número de docentes com mais de 50 anos, que provavelmente se aposentarão em breve, aumentou 109% de 2009 a 2021 (a maioria já exercia o magistério, mas sem o diploma); * abandono precoce da carreira, devido aos baixos salários e às condições precárias de trabalho; * avanço do ensino à distância na faculdade – nessa modalidade, predominante desde 2016, as taxas de evasão são mais altas (de cada 3 alunos de EAD, um desiste no meio do caminho). As informações acima tomam como base os números divulgados anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Áreas mais prejudicadasSegundo o Inep, as especialidades com maior queda no número de concluintes na graduação, entre 2016 e 2020, foram: biologia (-21,3%);química (-12,8%);ciências sociais (-11,7%);letras (-10,1%);história (-7,5%);geografia (-6%).Em pedagogia, houve um aumento de 9,8%, motivado provavelmente pela ampliação do mercado de trabalho: desde 2009, a educação infantil passou a ser obrigatória para crianças de 4 anos. Baixa remuneração De acordo com dados de 2020 da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), um professor do ensino médio ganhava, em média, R$ 5,4 mil. É um salário mais baixo do que o recebido por profissionais graduados e empregados no Brasil (R$ 6,5 mil). Veja abaixo as remunerações médias em cada etapa da educação básica: Professor de educação infantil (creche): R$ 2.489; Professor de educação infantil (pré-escola): R$ 3.777; Professor de ensino fundamental I: R$ 3.810; Professor de ensino fundamental II: R$ 3.835; Professor de ensino médio: R$ 5.418;

ECONOMIA: Dívida do Brasil deve alcançar 98,1% do PIB em cinco anos

De acordo com o relatório do FMI, a dívida pública brasileira deve subir de 87,3% do PIB em 2024 para 91,4% neste ano, chegando a 98% em 2030. Ok, e o que isso significa?Não é necessariamente um problema o governo ter dívida — quase todos os países têm. O problema é o quanto essa dívida cresce em relação à capacidade de geração de riqueza do país. Se o Brasil produz R$ 10 trilhões em um ano (PIB), o governo deve R$ 9,1 trilhões. Isso pressiona o nosso país em três frentes:Juros altos: Quanto mais o governo deve, mais caro fica para pedir mais dinheiro emprestado — o gasto com juros já supera saúde e educação juntos;Perda de confiança: Investidores saem do país, o que tende a elevar dólar e inflação;Menor investimento = Menor a arrecadação: Sobra menos dinheiro público para infraestrutura e crescimento econômico. Como comparativo, esse é um dos índices mais altos entre as economias emergentes — atrás apenas de Bahrein (142%), Ucrânia (108%) e China (96%). O FMI faz o cálculo diferente do governo brasileiro, que não inclui títulos do Tesouro Nacional e estimou a dívida bruta em 77,5% do PIB em agosto. Fazendo um paralelo, esse foi um caminho visto pela Argentina, que teve sua dívida batendo nesse mesmo patamar (90%).  

Passo Fundo: DRACO deflagra Operação BAD INK

Na manhã desta quinta-feira, dia 16 de outubro, a Polícia Civil, por meio da DRACO de Passo Fundo, sob coordenação do Delegado Venicios Demartini, deflagrou a operação BAD INK visando combater o tráfico de entorpecentes. Foi executado um mandado de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão em Passo Fundo, resultando na apreensão de MACONHA, ECSTASY, HAXIXE, uma pistola calibre 9mm e munição. A investigação apurou que um grupo de pessoas estava associado para o tráfico de drogas, o que ocorria nas formas de tele-entrega e por meio da venda direta em estúdio de tatuagem e em bares, popularmente conhecidos como DRINKERIAS, em Passo Fundo. Um homem foi preso preventivamente e outro indivíduo foi preso em flagrante, pois tinha em sua posse 94 comprimidos de ecstasy, uma pistola calibre 9mm, 50 cartuchos de mesmo calibre, 2 cartuchos calibre 12, entre outros petrechos para o tráfico de drogas. A ação policial contou com o apoio da 1ª e 2ª DPs e DPPA. Após os trâmites legais, os presos foram conduzidos ao sistema prisional. Fonte: DRACO

Estudo revela que a medição da circunferência da panturrilha auxilia na avaliação de riscos clínicos em pacientes hospitalizados

Uma pesquisa desenvolvida no Hospital de Clínicas de Porto Alegre apresentou resultados relevantes sobre a utilização da circunferência da panturrilha (CP) como indicador clínico em pacientes hospitalizados. O estudo demonstra a importância dessa medida na identificação precoce de complicações clínicas. Foram avaliados 453 indivíduos, com idades entre 46 e 58 anos, considerando o índice de massa corporal (IMC) e a circunferência da panturrilha que foi analisada de duas formas: na forma bruta, ou seja, o valor direto da medida sem nenhum tipo de correção; e na forma ajustada, em que a CP foi analisada levando em conta a influência do IMC, para tornar a comparação mais precisa entre pessoas com diferentes tipos físicos. Os resultados mostraram que a redução da espessura, em ambas as maneiras de análise, está associada a um maior risco de complicações clínicas, como tempo prolongado de internação e aumento da mortalidade hospitalar. Segundo a pesquisadora Larissa Maffini, “o ideal é que faça a circunferência de panturrilha tanto corrigida (pelo IMC) quanto não corrigida. As duas estão relacionadas a desfechos negativos como óbito intra-hospitalar e tempo de internação prolongado”. Pacientes com valores reduzidos apresentaram maior probabilidade de permanecer internados por mais de cinco dias e de evoluírem para óbito durante a hospitalização. Entre as formas de avaliação analisadas, a medida bruta apresentou a melhor exatidão para prever a mortalidade hospitalar. O impacto dos resultados: De acordo com a pesquisadora, a medição da CP já vem sendo estudada e utilizada em alguns contextos clínicos. No entanto, ainda não havia pesquisas específicas à saúde de pacientes hospitalizados. Em indivíduos com sobrepeso ou obesidade, a medida se mostra especialmente útil diante das limitações de outros exames. A identificação precoce da perda de massa muscular por meio da circunferência da panturrilha pode orientar intervenções nutricionais e de reabilitação, contribuindo para melhorar o prognóstico e reduzir complicações clínicas. A pesquisa Calf circumference is a useful muscle mass marker for predicting length of stay and mortality: A secondary analysis of a cohort study in hospitalized individuals, de autoria de Larissa Farinha Maffini, Tatiana Pedroso de Paula, Gabrielle Maganha Viegas, Gabriela Correa Souza e Thais Steemburgo foi publicada na edição de outubro na revista Nutrition. Foto: Ana Carolina Rosa do Nascimento/HCPA

Vestibular de Verão 2026: Cesurg Marau está com inscrições abertas

A Faculdade CESURG de Marau está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2026. No total 200 vagas estão abertas para seis cursos de graduação: Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica, além de dos cursos técnicos em Enfermagem e Desenvolvimento de Sistemas. As inscrições podem ser realizadas exclusivamente pelo site da Faculdade CESURG (cesurgmarau.com.br).  A prova de redação pode ser realizada de forma online nos dias 28, 30 ou 31 de outubro, às 19h30 ou de forma presencial na Faculdade CESURG Marau, dia 1º de novembro, às 9 horas. Os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), entre os anos de 2020 e 2024, também podem realizar o aproveitamento da nota, não necessitando, realizar a prova de redação da instituição. Ainda, é possível o ingresso por transferência ou como portador de diploma.Com aulas 100% presenciais e noturnas, a Faculdade CESURG Marau conta com uma ampla estrutura, que alia teoria e prática. Ao todo, são mais de 30 salas de aula modernas e 14 laboratórios que dispõem de materiais e equipamentos de alta tecnologia para que os alunos desenvolvam habilidades e experienciem o ambiente profissional. Ainda, o corpo docente atua nas mais diversas empresas da região, levando para sala de aula todo conhecimento prático e a parceria com mais de 200 empresas da região. Entre os diferenciais da Faculdade CESURG Marau, as mensalidades não sofrem reajuste e o aluno pode escolher o melhor dia para pagamento. Também estão disponíveis incentivos estudantis, como o Convênio Empresa, que oferece desconto de 18% para sócios de empresas com CNPJ ativo, empregados com CLT, estagiários ou empreendedores familiares, com bloco do produtor modelo 15. Já com o Programa de Acesso Estudantil do CESURG (PAEC), os alunos conseguem realizar o seu curso pagando somente 50% da mensalidade e o valor restante é pago após a conclusão do curso, sem nenhum tipo e juros ou correções. Ainda, a Faculdade CESURG Marau também auxilia nas linhas de transporte universitário, com rotas que interligam os 25 municípios de abrangência. Acesse o www.cesurgmarau.com.br e saiba mais sobre todos os diferenciais que a  Faculdade CESURG Marau pode oferecer para você e faça sua inscrição no Vestibular de Verão 2026. Informações também pelo WhatsApp 54 9 9968 3746.

Controle da mosca-das-frutas exige atenção dos produtores rurais

A presença da mosca-das-frutas nos pomares é uma das principais causas de perdas na fruticultura gaúcha. O inseto, que ocorre em todas as regiões do Rio Grande do Sul, é capaz de atacar mais de 150 espécies de frutas, comprometendo a qualidade e a comercialização da produção. Conforme o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Felipe Pereira Dias, o controle da praga apresenta dificuldades em razão do seu ciclo de vida. “A mosca adulta coloca os ovos no interior do fruto, onde ocorre o desenvolvimento da larva. Após alimentar-se, essa larva cai no solo e forma a pupa, da qual surgirá uma nova mosca adulta. Por isso, o controle deve considerar tanto o inseto adulto quanto a fase pupal, que permanece no solo”, explica. O ciclo biológico da mosca-das-frutas está diretamente relacionado às condições climáticas e à disponibilidade de frutos hospedeiros. Em períodos de temperaturas mais elevadas, o desenvolvimento do inseto é acelerado, aumentando o número de gerações ao longo do ano. Além disso, a ampla variedade de espécies frutíferas suscetíveis favorece a sobrevivência contínua da praga. Por essa razão, o monitoramento deve ser realizado de forma sistemática, inclusive fora dos períodos de colheita, evitando a multiplicação e disseminação do inseto entre diferentes culturas e propriedades. CONTROLE E MANEJO De acordo com o extensionista, o controle pode ser realizado por meio de armadilhas comerciais ou artesanais, confeccionadas com garrafas PET. “Essas armadilhas devem conter dois orifícios laterais, com tamanho adequado para permitir a entrada das moscas e evitar a captura de abelhas. O atrativo indicado é a proteína hidrolisada, que apresenta seletividade, atraindo as moscas-das-frutas e reduzindo o impacto sobre insetos benéficos”, orienta. O uso de armadilhas permite o monitoramento da população da praga e contribui para o manejo preventivo, sem necessidade de aplicação de inseticidas diretamente sobre as frutas. Essa prática é recomendada por sua eficiência, baixo custo e caráter sustentável, alinhando-se às diretrizes da agricultura de base ecológica. Dias ressalta que o manejo deve ser contínuo e realizado ao longo de todo o ano. “A mosca-das-frutas exige atenção permanente. A adoção de medidas preventivas, o monitoramento e o correto destino dos frutos atacados são fundamentais para reduzir a infestação e garantir a sanidade dos pomares”, afirma. Outro ponto importante é o manejo adequado dos frutos infestados, aqueles que apresentam sinais de ataque devem ser recolhidos e enterrados a uma profundidade mínima de 20 centímetros, evitando que as larvas completem seu ciclo e retornem ao ambiente. Essa prática, associada à manutenção da limpeza dos pomares e à eliminação de frutos remanescentes após a colheita, é essencial para interromper o desenvolvimento da praga e evitar novas infestações. Produtores interessados em orientações sobre o monitoramento e o controle da praga podem procurar os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar em todo o Rio Grande do Sul para obter informações técnicas e apoio nas ações de manejo. Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar  Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar  Mateus de Oliveira Estagiária Giovana Rodrigues 

ECONOMIA: Conta de luz deve aumentar 8% em 2026

Os brasileiros estão pagando cada vez mais caro na conta de luz — e o cenário deve continuar pressionando o bolso dos consumidores em 2026. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as tarifas residenciais de energia elétrica acumulam alta de 16,42% entre janeiro e setembro de 2025, tornando-se um dos principais itens de impacto na inflação do país. Agora, um estudo da TR Soluções, empresa especializada em cálculos tarifários, projeta um reajuste médio adicional de 8% nas contas de luz em 2026, considerando a média ponderada das 51 distribuidoras de energia elétrica do país — sem incluir impostos nem bandeiras tarifárias. Segundo a consultoria, as maiores altas devem ocorrer nas regiões Sul e Sudeste, com cerca de 9,5%, enquanto o Nordeste deve registrar aumento mais moderado, de 4,4%. Entre os principais fatores de pressão estão os efeitos da Lei nº 15.235/2025, que foi sancionada na última quarta-feira (8) e ampliou o alcance da TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica), elevando os custos da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) ao garantir gratuidade no consumo de até 80 kWh por mês para famílias em situação de vulnerabilidade. O benefício passou a ser concedido automaticamente para famílias inscritas no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo por pessoa, beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), além de comunidades indígenas e quilombolas. Outro ponto de atenção é o aumento da TUSD (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição), que deve subir cerca de R$ 10/MWh devido à mudança no tratamento da energia proveniente das usinas Angra 1 e 2 — custo que, a partir de agora, será rateado entre todos os consumidores.  

Bloco 2: TCE-RS aponta falhas e sugere redução na tarifa de pedágios estaduais

A análise técnica do Tribunal de Contas (TCE-RS) sobre o projeto de concessão do bloco 2 apontou para uma série de inconsistências na proposta encaminhada pelo governo do Estado. Sanadas, as mudanças podem resultar na redução das tarifas propostas. Encaminhado à Corte em 18 de junho, a proposta de concessão do bloco 2 trata do repasse para iniciativa privada a responsabilidade por um trecho de 414 km de extensão, que passa por 32 municípios e seis rodovias. O projeto do governo prevê a instalação de 24 pórticos de pedágio no estilo free-flow, modalidade que consiste em um sistema de cobrança de pedágio sem as praças físicas. Na prática, o usuário paga pelo trecho percorrido, de forma automática e digital. O custo tarifário previsto é de R$ 0,19 por km. Além da manutenção, a empresa vencedora do certame também ficará encarregada de realizar uma série de obras necessárias nos trechos. Para viabilizar a medida e manter um valor de tarifa reduzido, o Executivo deverá aportar R$ 1,5 bi do Fundo de Reconstrução (Funrigs). No entanto, a análise da equipe de auditoria identificou falhas no modelo econômico-financeiro escolhido pelo governo, por meio da utilização de metodologias ou fórmulas defasadas. Se corrigidas, as simulações da Corte indicam duas alternativas: ou a redução na tarifa, para R$ 0,17 por km. Ou, ainda, a diminuição do aporte de capital exigido dos investidores. Apesar da redução tímida no custo tarifário, os auditores avaliam que a economia seria de aproximadamente 8% na tarifa final. “Essa diferença equivale a uma economia de R$ 1,50 a cada 100 km percorridos e se traduz em impacto expressivo no agregado: a receita total projetada da concessão cairia de R$ 15,13 bilhões para R$ 13,98 bilhões, o que equivale a cerca de R$ 1 bilhão a menos recolhido dos usuários ao longo do contrato”, detalha o documento de 110 páginas, enviado ao governo do Estado em 1 de outubro e ao qual o Correio do Povo teve acesso. Quando apresentado pelo governo, em junho, o custo de R$ 0,18 por km apareceu enquanto alternativa mediante a isenção de Imposto Sobre Serviços (ISS) por parte dos municípios. A proposta (de isenção) não avançou nos municípios, mas consta no documento entregue à Corte. Agora, caso a redução não seja revertida em benefício direto ao usuário por meio da tarifa, a análise sugere que o governo diminua o aporte previsto de R$ 1,5 bilhão, oriundos do Fundo de Reconstrução (Furings) para R$ 1,27 bilhão. Resultando em uma economia de R$ 224 milhões. “Isso significa que o Estado precisará aportar menos recursos próprios, liberando espaço fiscal que pode ser direcionado para outras áreas prioritárias, como saúde, educação e segurança pública”, aconselha o documento. Os técnicos ainda apontam outros elementos que podem ser alterados com o objetivo de aprimorar o edital e, possivelmente, reduzir o custo para o usuário. A exemplo da revisão nos estudos de demanda; na instalação de alguns dos pórticos de free-flow e na aplicação de melhorias em investimentos nas obras rodoviárias. Esta é uma segunda análise do tribunal na proposta de concessão do bloco 2. Considerando os itens elencados pela auditoria na primeira versão e os outros apontados nesta, são 50 elementos passíveis de mudança. Destes, 16 já foram resolvidos pelo governo, sendo quatro de forma parcial. As mudanças, contudo, não são obrigatórias. Apesar disso, o Piratini informou que algumas alterações estão sendo feitas. Assim que finalizadas, o documento será enviado para a análise e aprovação do Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas, Cage (Contadoria e Auditoria-Geral do Estado) e Procuradoria-geral do Estado. Após esta etapa, que deve demorar cerca de três semanas, o governo lançará o edital com a data do leilão. A previsão do Piratini era que o lançamento fosse ainda em outubro, mas deve ficar para novembro ou dezembro de 2026. Risco jurídico Os técnicos também apontam um risco jurídico no molde em que a concessão é prevista, abrindo brechas para possíveis questionamentos. “Ainda que se registre a existência de contrato de concessão celebrado em 2022 com modelo de delegação semelhante ao ora examinado, permanece a possibilidade de ajuizamento de ações que, independentemente da decisão de mérito, podem atrasar, ou onerar, a execução do projeto e afastar possíveis interessados”. Cumprimento de metas e aportes do governoO tribunal recomenda ainda uma nova análise dos marcos e critérios que orientam o repasse das parcelas do aporte público. “Isso porque as soluções previstas na modelagem não vinculam a concessionária, que pode optar por soluções paliativas para garantir o cumprimento dos parâmetros de desempenho no curto prazo ou, por exemplo, postergar as intervenções mais robustas no pavimento para que coincidam com as obras de ampliação de capacidades previstas até o ano 6 (2031) da concessão”, diz o documento. Contraponto Procurado, o governo do Estado informou que não deve se manifestar. Fonte: Correio do Povo

Inscrições para o Programa Operação Terra Forte seguem abertas até 17 de outubro

Está se aproximando a data que marca o final do período de inscrições para o Programa de Recuperação Socioprodutiva, Ambiental e de Incremento da Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha — Operação Terra Forte, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, em junho deste ano. As inscrições iniciaram em 17 de setembro e os agricultores e pecuaristas familiares interessados podem fazer a inscrição junto aos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar em todo o RS até a sexta-feira (17/10). Em Vila Maria até esta terça-feira, dia 14 de outubro, de acordo com o Chefe do Escritório Municipal da Emater, Ivan Pasa, 50 inscrições já foram feitas. O Terra Forte foi criado em resposta aos impactos recorrentes de eventos climáticos extremos sobre o meio rural gaúcho, como estiagens prolongadas, chuvas intensas e inundações que afetaram milhares de propriedades nos últimos anos. A proposta é fortalecer a agricultura familiar, promover a recuperação dos solos e aumentar a resiliência climática das propriedades rurais. Com investimento inicial de R$ 300 milhões e previsão de alcançar R$ 903 milhões nas fases seguintes, recurso proveniente do Fundo de Reconstrução do Rio Grande do Sul (Funrigs), o programa integra o Plano Rio Grande, que busca reconstruir o Estado com mais sustentabilidade e preparo para os desafios do futuro. Voltado a agricultores e pecuaristas familiares, conforme as definições da legislação federal e estadual, o programa prevê o diagnóstico das propriedades, a elaboração de planos individuais de recuperação, assistência técnica continuada, a estruturação de patrulhas agrícolas mecanizadas e a divulgação de tecnologias sustentáveis de baixa emissão de carbono. As ações são executadas pela Emater/RS-Ascar, vinculada à SDR, e devem beneficiar diretamente 15 mil famílias de agricultores familiares, com impacto potencial em até 150 mil unidades produtivas em todo o Estado. O secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, destaca que o Operação Terra Forte “é o maior programa já realizado no Estado voltado à recuperação dos solos e à resiliência climática. Mais do que um investimento financeiro, é uma mudança de cultura no uso e manejo do solo, valorizando práticas que ajudam a reter água e equilibrar o ciclo hidrológico, fortalecendo a agricultura familiar como base da produção de alimentos”. Já o presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, reforça que “a Extensão Rural e Social tem papel decisivo nesse processo de adaptação às mudanças climáticas. O solo é a chave para reter mais água, melhorar o desenvolvimento das plantas e tornar a agricultura parte da solução. Com diálogo, orientação técnica e presença constante no campo, construiremos juntos a resiliência necessária para o futuro”, projeta o dirigente. Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Mateus de Oliveira

MUNDO: Trump é ovacionado em Israel e assina cessar-fogo no Egito

Dia histórico. Na madrugada de ontem, os 20 últimos reféns israelenses ainda mantidos pelo Hamas foram libertos após mais de 2 anos de cativeiro, marcando o primeiro passo do acordo de cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos. A entrega, realizada pela Cruz Vermelha, foi acompanhada de um discurso do Trump no Parlamento israelense. Ovacionado por parlamentares e cidadãos, o POTUS foi recebido como “herói da paz”.Em sua fala, ele disse que “a era do terror no Oriente Médio acabou”, enquanto Netanyahu o chamou de “o maior amigo que Israel já teve na Casa Branca”. Horas depois, Trump viajou ao Egito para formalizar o acordo de cessar-fogo, assinado pelos mediadores Egito, Catar, Turquia e os próprios EUA. Nem Israel, nem o Hamas, estavam presentes. O pacto — que começou a ser desenhado nos bastidores da final do US Open — prevê a criação de um conselho internacional para administrar Gaza no período de transição. Ainda não se sabe como isso se dará na prática.* Analistas veem o acordo como uma grande vitória política de Trump.*Críticos contestam o fim do conflito enquanto não há um plano concreto para desmilitarizar o Hamas e criar o Estado da Palestina. Trump parece desejar ser lembrado como um homem que parou guerras. Seu próximo “alvo” deve ser o leste europeu. Nesta sexta-feira, Trump deve se encontrar com Zelensky na Casa Branca para discutir quais armas os EUA devem fornecer a Ucrânia.

BRASIL: Lula emite decreto que aumenta poderes da primeira-dama, Janja

Um decreto assinado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em agosto e detalhado neste domingo (12) ampliou oficialmente a estrutura de apoio à primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja. A medida inclui seu nome na estrutura do Gabinete Pessoal da Presidência da República, permitindo que o órgão ofereça suporte “no exercício das atividades de interesse público” da esposa do presidente. O texto, também assinado por Rui Costa (Casa Civil) e Esther Dweck (Gestão e Inovação), altera regras de 2023 e formaliza o acesso de Janja aos serviços de cerimonial, agenda, correspondência e manutenção das residências oficiais. A estrutura é chefiada por Marco Aurélio Santana Ribeiro, o Marcola, e conta com 189 cargos comissionados, o que gerou críticas de opositores e discussões sobre o papel da primeira-dama. Governo fala em transparência, mas decreto causa controvérsiaA Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) afirmou que o decreto apenas consolidou diretrizes já publicadas pela Advocacia-Geral da União (AGU) em abril, que estabeleceram as bases legais para a atuação da primeira-dama. “As regras contribuem para a transparência no exercício das atividades de Janja”, declarou o órgão. A AGU autoriza o cônjuge do presidente a representar o governo em eventos culturais e sociais, desde que sem remuneração e com prestação de contas. VIAGENS E DESPESAS O decreto também altera o artigo 4º do regulamento anterior e estabelece que o Gabinete Pessoal passa a “coordenar os assuntos relacionados às diárias e passagens dos servidores do Gabinete Pessoal e da Assessoria Especial do Presidente da República”. Isso significa que as viagens oficiais do Presidente, de sua equipe e agora da primeira-dama em atividades públicas serão geridas diretamente pela estrutura do Planalto, sem depender de outros ministérios. Antes, as diárias e passagens eram autorizadas e pagas por setores administrativos externos à Presidência, como a Secretaria de Administração e o Ministério da Gestão e da Inovação. Com a nova regra, as despesas e a logística passam a ser controladas internamente, dando mais autonomia à gestão das agendas oficiais de Lula. Janja reage e diz que críticas são motivadas por machismoDesde 2023, Janja defende a criação de um gabinete próprio, alegando que primeiras-damas de outros países contam com estrutura semelhante. Em entrevistas ao O Globo e à CNN Brasil, ela afirmou que a resistência à proposta vem de “misoginia e machismo”. A oficialização de sua presença na estrutura do Planalto reacende o debate sobre os limites da influência política e institucional da primeira-dama no governo.

Primavera é o momento ideal para realizar o manejo estratégico e proteger o rebanho dos parasitas

Com a chegada da primavera, os cuidados com a infestação parasitária em bovinos devem ser redobrados. A orientação é da médica veterinária e extensionista rural da Emater/RS-Ascar Ana Eliza Fonseca, que alerta os pecuaristas para a importância de observar o rebanho e identificar possíveis sinais de infestação, que se manifestam através de sintomas como diminuição na ingestão de alimentos, desconforto, tristeza, irritação ou lesões no couro. O Rhipicephalus Microplus, conhecido como carrapato-do-boi, é um dos principais vilões da bovinocultura no Rio Grande do Sul. O parasita pode se reproduzir em até três gerações por ano: a primeira surge na primavera, a segunda no verão e a terceira no outono, período em que há maior número de infestações e, consequentemente, maior incidência da chamada tristeza parasitária. Segundo Ana Eliza, a primavera é o momento mais indicado para realizar o controle, já que o número de parasitas é menor e eles se encontram em uma fase de maior vulnerabilidade aos produtos químicos. Outra estratégia recomendada é o pastejo alternado com outras espécies, como equinos e ovinos, no mesmo piquete, o que ajuda a interferir no desenvolvimento do carrapato. Os dados mostram que apenas 5% são encontrados nos animais, enquanto 95% permanecem no ambiente. Por isso, a importância de adotar a quarentena, que isola e monitora animais novos, prevenindo a propagação de doenças e parasitas resistentes. Além disso, o manejo sanitário e a nutrição adequada são auxiliares no combate a parasitas internos e externos, fortalecendo o sistema imunológico e refletindo no cuidado que o produtor tem com os animais, o que influencia diretamente nos resultados finais para a comercialização. O biocarrapaticidograma é um método estratégico que avalia o nível de resistência e a sensibilidade do carrapato a diferentes princípios ativos e suas especificidades, auxiliando o produtor na escolha dos produtos mais eficazes e na otimização dos investimentos. Ana Eliza ainda destaca que o uso de homeopatia pode ser uma alternativa em pequenas propriedades. “O uso de homeopatia para controle parasitário resulta no fortalecimento da imunidade dos animais, não gera resíduos na carne e no leite e contribui com a produção orgânica e sustentável”, afirma. Ela também recomenda alternar produtos com diferentes composições conforme a geração do rebanho e evitar tratamentos em terneiros muito jovens, que ainda estão em fase de desenvolvimento de resistências. Estas e outras orientações podem ser buscadas pelos pecuaristas familiares nos escritórios da Emater/RS-Ascar em todo o Rio Grande do Sul. Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Bagé Mateus de Oliveira Estagiária Fernanda Furtado Garcia

ECONOMIA: Como as terras raras viraram o novo petróleo do século XXI?

Os últimos dias têm sido de tensão no mercado. Na sexta-feira, as bolsas americanas perderam US$ 2 trilhões em valor após Trump anunciar tarifas de 100% contra a China, reacendendo o temor de uma guerra comercial entre as duas maiores economias do planeta. A medida imposta pelo presidente americano foi uma resposta à decisão de Pequim de restringir a exportação de terras raras — conjunto de 17 elementos químicos fundamentais em tecnologias modernas. Mas por que isso é tão importante? A China domina 70% da mineração, 90% do processamento e 93% da produção de ímãs de terras raras — insumos essenciais em tudo, desde smartphones até caças avançados. Mesmo países que extraem essas matérias-primas primeiro geralmente dependem da China para o refino, o que gera vulnerabilidade estratégica. Para os EUA, isso é um risco direto à segurança nacional — afinal, boa parte da tecnologia usada em armas, satélites e sistemas de defesa depende desses materiais. Na prática, a disputa não é apenas comercial — é estratégica. Quem controla as terras raras controla parte importante do futuro tecnológico e militar global. Nesse contexto, quem pode se dar bem é o Brasil, que possui a 2ª maior reserva mineral de terras raras do mundo, embora não produza nem refine quase nada atualmente. O mercado agora aguarda com cautela os próximos passos desse embate. Ontem, o Ministério do Comércio chinês disse não temer uma briga com os americanos, enquanto Trump afirmou que os EUA “querem ajudar a China, não prejudicá-la”.

Governo abre canal para sugestões sobre uso de IA na educação

O governo federal quer ouvir sugestões da população brasileira sobre como usar a inteligência artificial (IA) na área da educação. Para isso, abriu uma consulta pública visando coletar contribuições e sugestões da sociedade civil que vão ajudar a construir um referencial para desenvolvimento e uso responsáveis da ferramenta no setor. A consulta foi aberta na sexta-feira (10) e ficará disponível na plataforma Brasil Participativo até o dia 29 de outubro. Todo cidadão que tenha interesse em ajudar as escolas a fazerem bom uso dessa tecnologia, podem contribuir pelo site Brasil Participativo. O aviso da consulta foi publicado esta semana no Diário Oficial da União. “Podem participar educadores, estudantes, famílias, gestores, pesquisadores, desenvolvedores e cidadãos interessados no tema”, informou o Ministério da Educação. Temas As contribuições serão agrupadas nos seguintes temas: proteção de dados; combate a vieses algorítmicos; direitos autorais e integridade acadêmica; critérios de transparência; protocolos de uso por faixa etária; formação docente; e acessibilidade e prioridades de infraestrutura.  Em nota, o MEC lembra que inteligência artificial já está presente no cotidiano escolar, “desde o planejamento de aulas à personalização das trajetórias de aprendizagem, especialmente no contexto da acessibilidade do ensino a estudantes com diferentes necessidades”. A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis) 2024, divulgada nesta semana pela OCDE, mostra que os professores no Brasil (56%) usam mais IA que a média (36%) dos países da OCDE. Fundamentos e salvaguardas Por meio do referencial a ser obtido com a ajuda da consulta pública, será possível definir “fundamentos e salvaguardas para que a tecnologia seja uma aliada da aprendizagem e não uma ameaça aos processos educacionais”. Ainda segundo o MEC, entre as diretrizes estarão a adoção de medidas como supervisão humana significativa em todas as etapas; alinhamento às finalidades pedagógicas; transparência e explicabilidade dos sistemas; governança e segurança de dados com avaliação de impacto algorítmico; compras públicas responsáveis; e formação continuada de professores e gestores. Fonte: Agência Brasil

BRASIL: Mais de 1 em cada 600 brasileiros vive nas ruas

Em 2023, o governo federal lançou o plano Ruas Visíveis, prometendo investir R$ 1 bilhão por ano em frentes como segurança alimentar e habitação — tudo com o objetivo de diminuir o número de moradores de rua do país. Mas parece que a estratégia não deu muito certo, pelo menos é isso que mostram os números. Dados do governo indicam que 350 mil pessoas vivem em situação de rua, mais do que o dobro dos 144 mil registrados em 2019. É o maior número desde o início da série histórica, em 2010; O perfil predominante é de homens (84%), negros (69%) e adultos entre 30 e 59 anos (70%). De acordo com especialistas da UFMG e do Ipea, a crise econômica, a inflação e o déficit habitacional são alguns dos principais fatores para o aumento de pessoas na rua. Outro ponto relevante é que a retirada dessas pessoas ficou mais difícil desde 2023, quando o STF proibiu remoções forçadas desses indivíduos. Em julho, a ONU retirou o Brasil do mapa da fome, e o país vive o menor nível da pobreza da série histórica, segundo dados do IBGE. Mas as ruas contam outra história.

Cadastre o seu aniversário

Cadastre-se no formulário e comemore o seu aniversário com a gente!


Isso vai fechar em 0 segundos