O Rio Grande do Sul enfrenta alerta contínuo para dengue, com focos do mosquito Aedes aegypti em mais de 90% dos municípios. Em 2024 foi o ano mais crítico no painel da dengue no Estado. foram mais de 317 mil notificações no RS. Mais de 93 mil casos confirmados e 281 óbitos.
Atualmente são 477 municípios infestados no RS. Mais de 7 mil notificações, 292 casos confirmados e nenhum óbito até o momento. Vila Maria já recebeu o primeiro lote de vacinas contra a dengue produzidas pelo Instituto Butantan. Essas doses estão sendo destinadas para os profissionais que atuam diretamente nas unidades básicas de saúde, englobando médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, odontólogos e integrantes das equipes multiprofissionais. A vacina tem dose única e protege contra os quatro sorotipos da doença. Até o momento Vila Maria vacinou 11 profissionais da área da saúde.
Também segue disponível a vacina para a faixa etária de 10 a 14 anos. Nesse caso o esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. Até o momento em Vila Maria foram vacinados com a primeira dose 146 pessoas e com a segunda, 118.
Em fevereiro foi realizado o 1º LIRAa do ano, em Vila Maria. Na oportunidade foi identificado um índice de 2,5% de infestação, colocando o município em situação de alerta. A Vigilância Ambiental em Saúde segue realizando as atividades de rotina para controle da incidência do Aedes, com visitas domiciliares e em pontos estratégicos, além da aplicação de inseticidas (BRI) em imóveis especiais e monitorando as estações disseminadoras de larvicida (EDL) e ovitrampas.
Nesse mês foi confirmado o primeiro caso de dengue no município de Vila Maria em 2026. Desde então, as equipes estão realizando pesquisa vetorial na região, com realização de borrifação intradomiciliar nas residências. A área em que o caso foi identificado fica nas imediações do Parque de Rodeio, local com vários terrenos baldios e depósito irregular de lixo. Por isso, o alerta é para que toda a comunidade redobre os cuidados, principalmente eliminando possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença.
É fundamental que cada morador faça a sua parte:
* Elimine água parada em vasos, pneus, garrafas e recipientes.
* Mantenha caixas d’água bem fechadas.
* Limpe calhas e ralos.
* Descarte corretamente lixo e materiais que possam acumular água.
O Brasil se tornou o primeiro país do mundo a disponibilizar vacinas contra a dengue no sistema público de saúde mas mesmo assim os cuidados básicos devem ser mantidos de forma permanente.

