Vila Maria FM

NEGÓCIOS: Tecnotri completa 25 de história e é referência em seu segmento

A Tecnotri iniciou suas atividades no ano de 2001, em Marau-RS, em um área de aproximadamente 750 m², produzindo peças plásticas rotomoldadas para um número muito reduzido de clientes. De forma inovadora e crescente, desenvolveu produtos próprios e ampliou seu mercado de atuação com soluções eficientes de embalagens voltadas para atender operações de logísticas internas, externas e reversas. Em 2013, a empresa iniciou suas operações em uma nova planta industrial na cidade vizinha de Vila Maria-RS, com sua sede própria em uma área de 142.000 m², na qual se torna uma das maiores fabricantes de pallets plásticos rotomoldados da América Latina e referência em soluções para operações de logísticas, industriais, no agronegócio, no saneamento e diversos outros segmentos que atende com projetos exclusivos. Outro marco importante em 2023 foi a consolidação de um novo investimento do Fundo Private Equity do Quadrivio Group, na qual a Rototech Group, da Itália, adquire o controle acionário da Tecnotri, iniciando uma nova fase de internacionalização, e desde então, como um multinacional italiana, ampliando o acesso a tecnologias, padrões globais de gestão e novas oportunidades de mercado do segmento plástico rotomoldado de alta complexidade. Com essa evolução, a empresa fortaleceu ainda mais seus processos internos, adotando padrões internacionais de qualidade, gestão ambiental e atendimento ao mercado automotivo OEM, com certificações como ISO 9001, ISO 14001 e IATF 16949. Hoje, com presença em mais de 15 países, a Tecnotri reúne mais de 120 produtos em seu portfólio e conta com um centro de distribuição em São Paulo, ampliando sua capacidade de atendimento e aproximando suas soluções dos principais polos industriais do Brasil. Nesse ano de 2026, a Tecnotri completa 25 anos, em uma planta industrial com mais de 10.000 m² de área construída, alinhada ao compromisso contínuo de desenvolver soluções plásticas inovadoras, sustentáveis e alinhadas às necessidades de seus clientes, colaboradores, parceiros e comunidades onde está presente.

Brigada Militar flagra aterro irregular em Camargo

Na segunda-feira, 18 de maio, a Brigada Militar flagrou um aterro irregular no município de Camargo. Após o recebimento de denúncia, policiais militares constataram, às margens da RST-132, o descarte irregular de resíduos sólidos. Com o uso de drone, a guarnição verificou que os materiais estavam dispersos em uma área aproximada de 2.400 metros quadrados. No local, foram identificados resíduos diversos, como roupas e entulhos da construção civil, incluindo telhas de amianto e materiais metálicos, entre outros. Em contato com a administração municipal, foi informado que a área vinha sendo utilizada como depósito para o recebimento de materiais provenientes de desassoreamento de rios, além de cascalho e resíduos minerais. Contudo, a licença ambiental referente à atividade encontrava-se vencida desde 31 de dezembro de 2025. Diante da irregularidade constatada, foi lavrado Boletim de Ocorrência Policial, bem como expedida notificação determinando a retirada dos resíduos no prazo de 60 dias. *A ocorrência contou com a atuação de policiais militares do 3º Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar (3º BPAmb BM). Brigada MilitarA Força da Comunidade Comunicação Social 3º BPAmb

FUTEBOL: Neymar é convocado e vai disputar a Copa do Mundo pela Seleção Brasileira

Acabou o mistério: Neymar vai, sim, para a Copa do Mundo. O nome do atacante foi a grande novidade na relação dos convocados pelo técnico Carlo Ancelotti que vão defender a Seleção Brasileira no Mundial de 2026, que será disputado nos Estados Unidos, México e Canadá. O anúncio dos escolhidos foi feito nessa segunda-feira, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, em um evento com a presença de mais de 700 jornalistas de 14 países. O goleiro Weverton, do Grêmio, também está na relação. Com receio de que a lista dos convocados vazasse antes da hora, a CBF armou um esquema diferenciado de segurança. Ao contrário de outras ocasiões, desta vez nenhuma lista foi impressa, restringindo a relação apenas ao técnico Carlo Ancelotti e ao coordenador executivo geral das Seleções Masculinas, Rodrigo Caetano. Só instantes antes da divulgação, os nomes foram repassados a um responsável pela exibição dos nomes nos telões. “É uma lista que pode desenvolver o futebol brasileiro. Não é uma lista perfeita, mas tenho que dizer que não vai ganhar a Copa uma equipe perfeita. Não existe uma equipe perfeita. Queremos ser a mais resiliente, essa que vai ganhar a Copa. Não tenho medo de dizer que podemos ganhar o Mundial”, afirmou Ancelotti. Em um ano, treinador testou 58 atletasCom apenas um ano no comando da Seleção Brasileira, Ancelotti testou 58 jogadores: cinco goleiros, 11 laterais, 11 zagueiros, 14 meio-campistas e 17 atacantes. Na semana passada, a CBF antecipou-se e já anunciou a renovação do contrato com o italiano até a Copa de 2030. A apresentação dos jogadores será na próxima quarta-feira, dia 27. Quatro dias depois, no Maracanã, o Brasil faz um amistoso com o Panamá, às 18h30min. No dia seguinte, a delegação embarca para os Estados Unidos. “Confiem e acreditem no nosso trabalho. É um trabalho muito técnico e a comissão técnica está viajando com toda a estrutura necessária para representar o Brasil de forma ímpar. O hexa vem”, afirmou o presidente da CBF, Samir Xaud. CONFIRA A RELAÇÃO DOS CONVOCADOS DO BRASIL: GOLEIROS Alisson (Liverpool)Ederson (Fenerbahçe)Weverton (Grêmio) DEFENSORES Alex Sandro (Flamengo)Bremer (Juventus)Danilo (Flamengo)Douglas Santos (Zenit)Gabriel Magalhães (Arsenal)Ibañez (Al-Ahli)Leo Pereira (Flamengo)Marquinhos (PSG)Wesley (Roma) MEIO-CAMPO Bruno Guimarães (Newcastle)Casemiro (Manchester United)Danilo (Botafogo)Fabinho (Al-Ittihad)Lucas Paquetá (Flamengo) ATACANTES Endrick (Lyon)Gabriel Martinelli (Arsenal)Igor Thiago (Brentford)Luiz Henrique (Zenit)Matheus Cunha (Manchester United)Neymar (Santos)Raphinha (Barcelona)Rayan (Bournemouth)Vini Jr (Real Madrid)

CLIMA: Massa de ar frio trará geada e temperaturas negativas ao RS

A massa de ar frio que começou avançar sobre o Rio Grande do Sul nas primeiras horas desta segunda-feira, 18, derrubou a temperatura. A previsão da MetSul Meteorologia indica que o frio vai aumentar nas próximas noites, com tempo mais aberto e a chegada de um reforço de ar polar. As próximas madrugadas devem ser gélidas em todas as regiões do estado, principalmente entre a terça, 19, e a sexta-feira, 22. São previstas mínimas entre 0ºC e 5ºC em grande parte do interior. Em várias cidades, especialmente em áreas de maior altitude, os termômetros devem marcar temperaturas negativas. O frio mais intenso deve atingir os Campos de Cima da Serra, o Planalto Médio e o Planalto Sul Catarinense, onde as mínimas podem cair a -2ºC a -4ºC. Marcas negativas também são esperadas na Campanha e na Serra do Sudeste, no Sul do Rio Grande do Sul. Porto Alegre e Região Metropolitana também terão uma sequência de madrugadas frias durante a semana. A nova incursão de ar polar ainda deve provocar geada nos três estados do Sul com o fenômeno alcançando maior número de cidades no Rio Grande do Sul. As madrugadas com maior ocorrência do fenômeno devem ser as de terça, quarta e quinta-feira, quando muitas cidades terão amanhecer gelado sob tempo aberto e vento calmo. Um reforço de ar polar que vai ingressar entre quarta e quinta vai chegar com aumento de nebulosidade. Em razão disso, a temperatura sobe menos durante o dia na quinta e na sexta com máximas baixas, o que fará com que faça frio o dia todo. A massa de ar frio, pela sua trajetória continental, ainda traz queda de temperatura nesta semana em São Paulo, Mato Grosso do Sul, extremo Sul de Goiás, Oeste do Mato Grosso, Rondônia, Acre e áreas mais ao Sul do estado do Amazonas.

MUNDO: Depois do Irã, o próximo alvo de Trump deve estar no Caribe

Nos últimos meses, Trump tem indicado que os EUA poderiam assumir Cuba “quase imediatamente”, afirmando que seria uma “honra tomar ou libertar Cuba” assim que a guerra contra o Irã terminasse. Só que o interesse sobre a ilha caribenha cresceu ainda mais recentemente. O motivo se deve a um relatório confidencial de inteligência americana que revelou a compra de +300 drones russos e iranianos por Havana desde 2023. A preocupação em Washington é que esses equipamentos possam ser usados contra a base americana de Guantánamo, embarcações militares ou até regiões da Flórida, como Key West. Nos bastidores, integrantes do governo Trump já enxergam isso como possível justificativa para ampliar pressão ou até considerar ações mais agressivas contra o regime cubano. Na semana passada, o diretor da CIA, John Ratcliffe, pousou em Havana com um ultimato: ou o regime se democratiza e afasta os inimigos dos EUA, ou as sanções vão paralisar o país de vez. Os EUA sabem que Cuba vive uma situação extremamente delicada, com apagões de 19 horas por dia e com a população mais vulnerável sem ter acesso a alimentos. Mas não vai parar por aí O Departamento de Justiça dos EUA planeja anunciar nesta quarta-feira um processo criminal contra Raúl Castro, irmão de Fidel Castro. Aos 94 anos, ele será acusado de ter ordenado o abate de dois aviões de uma organização de ajuda humanitária de Miami em 1996. Para Washington, enfraquecer Havana significa reduzir a influência de China, Rússia e Irã na região. Além disso, uma intervenção no país alimentaria o eleitorado cubano-americano na Flórida, reduto eleitoral histórico do secretário de Estado Marco Rubio. 

ECONOMIA: El Niño volta ao radar e preocupa o agro brasileiro

Lembra daquela aula de geografia da 7ª série em que o professor explicava o que era o El Niño? Caso não se lembre, esse fenômeno acontece quando as águas do Oceano Pacífico ficam mais quentes do que o normal, alterando correntes de vento e provocando um efeito cascata no clima ao redor do planeta. “Tá, mas por que vocês estão falando disso?” O motivo é que esse fenômeno está cada vez mais próximo de voltar — o que tem preocupado o agronegócio brasileiro. Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica dos EUA, as chances de formação do El Niño no 2° semestre de 2026 já passam de 90%. Além disso, existe cerca de 25% de chance do fenômeno se transformar em um evento historicamente forte. Por aqui, os impactos costumam seguir um roteiro conhecido: mais chuva no Sul, seca na Amazônia e no Nordeste, além de ondas de calor mais frequentes no Centro-Oeste, afetando a semeadura de soja e milho na região. Por que isso importa: O alerta climático chega justamente em um momento delicado para o agro brasileiro. Nos últimos anos, produtores rurais passaram a lidar com margens mais apertadas, insumos mais caros, aumento do endividamento e maior dificuldade de acesso a crédito. Com um clima mais extremo e instável, o risco de perdas nas safras aumenta. Isso pode pressionar novamente os preços dos alimentos, justamente quando a inflação começava a dar sinais de alívio, além de testar ainda mais a infraestrutura logística brasileira, que já opera perto do limite. 

BRASIL: As principais notícias deste começo de semana no país

A partir das 17h. Em evento no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, o técnico Carlo Ancelotti convocará os 26 jogadores da seleção brasileira para a disputa da Copa do Mundo, que terá início no dia 11/06. A maior dúvida fica por conta da presença ou não de Neymar, que disputou as três últimas edições. Lula aconselhando Vorcaro? Em reunião em dezembro de 2024, o presidente aconselhou Daniel Vorcaro a não vender o banco ao BTG por um valor simbólico. O plano previa que o BTG assumisse apenas a gestão dos ativos mediante o pagamento de uma taxa anual, recebendo até R$ 544 milhões por ano em taxas — sem se tornar dono da instituição. Novo integrante na disputa. O Democracia Cristã anunciou a pré-candidatura do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa à Presidência no lugar de Aldo Rebelo, até então nome escolhido pelo partido para disputar a eleição. Primeiro negro a presidir a Corte, Barbosa já havia ensaiado disputar o Planalto em 2018, mas desistiu meses antes da eleição. Benchimol nos EUA? De acordo com informações divulgadas pelo jornalista Lauro Jardim, a XP decidiu entrar no mercado financeiro americano. Contudo, a fintech ainda não sabe se comprará um pequeno banco americano ou pedirá uma licença ao FED para abrir uma instituição do zero. Ainda tem jogo para Messias. Lula informou seus aliados que pretende reenviar ao Senado a indicação de Jorge Messias ao STF, mesmo após a rejeição histórica. A ideia é que o presidente atue pessoalmente em articulações com senadores da oposição. Ainda sem data definida, a expectativa é que Lula indique novamente o chefe da AGU antes das eleições. 

BRASIL: Flávio Bolsonaro a Vorcaro: “Irmão, estou e estarei contigo sempre”

O portal The Intercept Brasil balançou os bastidores de Brasília ontem ao divulgar prints de conversas entre Daniel Vorcaro e o senador e pré-candidato Flávio Bolsonaro. O dólar subiu e fechou acima de R$ 5 com a repercussão da notícia. Segundo mensagens e documentos obtidos pelo veículo, Vorcaro teria se comprometido a repassar US$ 24 milhões para a produção de “Dark Horse”, filme sobre a biografia de Jair Bolsonaro, que deve ser lançado ainda neste ano. De acordo com o portal, pelo menos US$ 10,6 milhões teriam sido pagos entre fevereiro e maio de 2025. A linha do tempo As conversas mostram Flávio atuando diretamente na articulação do projeto, inclusive em datas bem próximas da prisão de Vorcaro e da liquidação do Master. 08/09/2025: Flávio manda áudio a Vorcaro cobrando pagamento para produção do filme — “fico sem graça de ficar te cobrando”. 10/11/2025: Flávio envia mensagem a Vorcaro afirmando que “tudo isso só está sendo possível por causa de vc”. 16/11/2025: Flávio escreve a Vorcaro dizendo “Irmão, estou e estarei contigo sempre, não tem meia conversa entre a gente. Só preciso que me dê uma luz! Abs!” 17/11/2025: Daniel Vorcaro é preso pela Polícia Federal enquanto tentava fugir do país. 18/11/2025: O Banco Central anuncia a liquidação do Banco Master após fraudes de R$ 47 bilhões.(Imagem: The Intercept Brasil) Ao ser questionado antes da reportagem sair, Flávio disse: “É mentira. De onde você tirou isso?”. Mais tarde, em nota, ele confirmou o pagamento, negou haver irregularidade e defendeu a instalação da CPI do Master. Essa é a principal descoberta que aproxima a família Bolsonaro ao escândalo do banco. Até então, a principal relação era a doação de R$ 3 milhões do cunhado de Vorcaro, Fabiano Zettel, à campanha de Jair Bolsonaro em 2022. O impacto na corrida eleitoral O caso Master é uma “arma” que todos os lados querem usar contra seus adversários nas eleições. Tanto que, agora, o PT já planeja abordar o fato usando o termo “BolsoMaster”. A pesquisa Quaest divulgada ontem apontou o senador abaixo de Lula em um eventual 2° turno, mas ainda em um empate técnico. É bem provável que próximas pesquisas apontem o impacto dessa notícia. Enquanto isso……As plataformas de previsão já dão um spoiler. Na Kalshi, Flávio saiu de 49% para 35% de chance de vencer. Enquanto isso, Lula subiu de 39% para 45%, e Zema subiu de 4% para 8%. Inclusive, outros pré-candidatos se manifestaram. Zema disse que “isso é imperdoável”, Caiado disse que Flávio deve “responder aos questionamentos”, enquanto Renan Santos disse que “Flávio e Moraes deveriam ser presos agora”. Veja aqui a repercussão. Agora, a pergunta em Brasília é: “Ele segue no jogo?” O PL soltou uma nota defendendo Flávio. Ainda assim, alguns aliados chegaram a cogitar alternativas, incluindo Michelle Bolsonaro. O Tarcísio já não pode mais concorrer ao Planalto. Nota de rodapé: Poucas horas depois, o jornalista Lauro Jardim afirmou que Vorcaro também financiou filmes sobre Lula e Temer, mas dizendo que “não se sabe ainda em que condições esses recursos foram dados”.

EDUCAÇÃO: Faculdade CESURG Marau conquista nota máxima no MEC

A Faculdade CESURG Marau alcançou um importante marco na sua história: a instituição recebeu nota 5, conceito máximo, no processo de Recredenciamento Institucional realizado pelo Ministério da Educação (MEC). A visita da comissão avaliadora ocorreu entre os dias 4 e 6 de maio, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado refere-se ao Conceito Institucional, um dos principais indicadores de qualidade do ensino superior. A avaliação analisa diferentes aspectos e, em uma escala de 1 a 5, a nota máxima obtida confirma a qualidade de ensino vivenciada pelos acadêmicos da instituição. Para alcançar o conceito 5, a faculdade passou por uma análise criteriosa conduzida por avaliadores do Inep, que consideraram cinco grandes eixos: planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura. De acordo com o diretor-geral da instituição, Leandro Paludo, a conquista representa o compromisso coletivo da comunidade acadêmica com a excelência. “Receber a nota máxima do MEC é motivo de muito orgulho para toda a nossa comunidade acadêmica. Esse reconhecimento reforça o compromisso da CESURG Marau com a qualidade do ensino, com a inovação e com a formação de profissionais preparados para transformar a sociedade. Essa conquista é resultado do trabalho conjunto de professores, colaboradores, estudantes e parceiros da instituição”, destaca Paludo. Além da conquista histórica, a Faculdade CESURG Marau também está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2026. Com o mote “Decidir muda tudo”, a instituição oferece vagas para os cursos de Agronomia, Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Mais informações podem ser acessadas no site http://cesurgmarau.com.br .

TRADICIONALISMO: Prendinhas de Vila Maria participam do XXIX Baile da Prenda Jovem em Marau

Neste sábado, dia 16 de maio, o CTG Sentinelas do Pago será palco do XXIX Baile da Prenda Jovem. O evento tem como objetivo manter viva a tradição gaúcha, apresentando oficialmente as jovens tradicionalistas à sociedade. Ao todo, onze jovens debutaram na noite, e duas são de Vila Maria, representando o CTG Francisco Vitor Maroni: Maria Cristina Matiasso Bressan e Camile Siota. Também irão participar representando o CTG Sentinelas do Pago de Marau Valentina Esposito, Joanna Clara Cansi Santos, Maria Valentina Meyer e Isabelly Sabino da Silva. Do CTG Três Coqueiros de Soledade, estarão presentes as jovens Geovana Delavy Tagliari, Yasmin dos Santos Lupatini, Kauany Mannde Morais e Joana Nunes dos Santos, e de Ibirapuitã, participa Isabela Manica Marin representando o Grupo Nativo Tropeiro Velho. O baile contará com animação do Grupo Poncho Velho, que sobe ao palco logo após o jantar. O cardápio será variado, com carnes de gado e frango, linguiça, lasanha, arroz à grega, maionese, saladas diversas e sobremesas. Os ingressos estão disponíveis com as debutantes e com a patronagem do CTG. Reservas de mesas podem ser feitas via WhatsApp, pelo número (54) 9 9423-8736.

TRABALHO: Debate sobre redução da jornada de trabalho acontece em Porto Alegre nesta semana

A Câmara dos Deputados vai discutir as propostas de redução da jornada de trabalho em São Paulo (SP) nesta quinta-feira (14). Na sexta (15), parlamentares levam o debate a Porto alegre (RS) e, no sábado (16), a São Luís (MA). A iniciativa faz parte do programa Câmara pelo Brasil e integra o cronograma de trabalho da Comissão Especial sobre o Fim da Escala 6×1 (PEC 221/19). O objetivo é ouvir autoridades estaduais, sociedade civil e setor produtivo sobre a proposta. São Paulo Em São Paulo, o seminário será nesta quinta (14) às 9h30, no Palácio do Trabalhador. Estão confirmados o ministro do Trabalho, Luiz Marinho; o presidente da Força Sindical, Miguel Torres; o coordenador do programa Câmara pelo Brasil, deputado Da Vitoria; o presidente da Comissão Especial sobre o Fim da Escala 6X1, deputado Alencar Santana; o relator da matéria, deputado Leo Prates; e outros dois integrantes da comissão, deputados Carlos Zarattini e Alfredinho. Porto Alegre O seminário em Porto Alegre será sexta (15) às 9h30, na Superintendência Regional de Administração. Estarão presentes o presidente da Comissão Especial sobre o Fim da Escala 6X1, deputado Alencar Santana; o relator da matéria, deputado Leo Prates; a 1ª vice-presidente da comissão, deputada Daiana Santos; duas integrantes da comissão, deputadas Fernanda Melchionna e Maria do Rosário; e o líder do governo na Câmara, deputado Paulo Pimenta. São Luís Em São Luís, o seminário será sábado (16), às 10h, na Câmara Municipal da cidade, com a presença do presidente da Comissão Especial sobre o Fim da Escala 6X1, deputado Alencar Santana; do relator da matéria, deputado Leo Prates; do coordenador do seminário e integrante da comissão, deputado Rubens Pereira Junior; e do deputado Duarte Jr., também integrante da comissão. Propostas em análise As propostas de mudanças na jornada do trabalhador brasileiro estão sendo analisadas por uma comissão especial na Câmara. A PEC 221/19 reduz a jornada semanal de 44 para 36 horas, com transição ao longo de dez anos. Já a PEC 8/2025, que tramita em conjunto com a PEC 221/19, prevê uma escala de quatro dias de trabalho por semana, também com limite de 36 horas. As duas propostas estão sendo analisadas pelo relator, que poderá acatar uma das propostas ou apresentar um texto alternativo. A previsão é que a matéria seja votada na Câmara até o fim de maio. Próxima semana Após os seminários em São Paulo, Porto Alegre e São Luís, o Câmara pelo Brasil levará o debate sobre a redução da jornada de trabalho para Belo Horizonte, no dia 21/05, às 10h, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais; e para Manaus, no dia 22/05, às 10h, na Assembleia Legislativa do Amazonas. Serviço Credenciamento de Imprensa – será realizado no local respectivo, uma hora antes do início do seminário São Paulo – Palácio do trabalhador – Força Sindical – R. Galvão Bueno, 782 – Liberdade Porto Alegre – Auditório da Superintendência Regional de Administração no Estado (SRA/RS) – Avenida Loureiro da Silva, nº 445 – Cidade Baixa São Luís – Câmara Municipal de São Luís. R. da Estrela, 257 – Centro Fonte: Assessoria de Imprensa – Câmara dos Deputados

Vila Maria: Visitação ao Morro do Cristo tem novo horário definido

O Morro do Cristo é um dos principais cartões-postais e pontos turísticos do município de Vila Maria, no Rio Grande do Sul. No topo deste mirante natural está a estátua do Cristo Redentor, monumento com cerca de 6 metros de altura inaugurado originalmente em 1947. O local simboliza a forte religiosidade e a cultura da comunidade. No ano de 2024, o espaço recebeu um investimento de modernização da iluminação púlibca,  contando com refletores em LED que valorizam a estátua e a paisagem durante a noite.  De fácila acesso, fica localizado a apenas 900 metros do centro da cidade. A subida final a pé a partir da base possui uma caminhada íngreme de aproximadamente 250 metros até o monumento. O acesso de carros é possível, mas exige cuidado por ser bastante inclinado. Infelizmente, ações de vandalismo foraçaram a admistração municipal à tomar medidas para preservar este patrimônio público e histórico de Vila Maria. As mudanças no horário de visitação entram em funcionamento nesta sexta-feira, dia 15 de maio. Confira a Nota Oficial emitida pela Prefeitura de Vila Maria: ⚠️ Comunicado Importante ⚠️ A Administração Municipal de Vila Maria informa que, a partir de sexta-feira, dia 15 de maio, o Morro do Cristo passará a ter novo horário para visitação. O local estará aberto diariamente das 7h30 às 19h30, não sendo permitida a permanência ou visitação no período noturno. A medida tem como objetivo preservar este importante ponto turístico do município, garantindo mais segurança aos visitantes e auxiliando na conservação do espaço, após registros de atos de vandalismo no local. Contamos com a compreensão e colaboração de toda a comunidade para cuidar e preservar um patrimônio que pertence a todos os vilamarienses.

É neste sábado: jantar/baile de lançamento da XXXIV Ronda Fandangueira, no CTG Felipe Portinho, em Marau

Uma noite para celebrar, reviver e manter acesa a chama da tradição gaúcha – neste sábado, dia 16 de maio, acontece o Baile de Lançamento da XXXIV Ronda Fandangueira, no CTG Felipe Portinho, em Marau. A animação ficará por conta do Grupo Sem Fronteiras. No cardápio: galeto, carne suína, maionese, arroz branco, macarrão e saladas diversas. A pilcha não é obrigatória, mas é sempre muito bem-vinda. Mais do que um baile, esta é uma verdadeira celebração da cultura gaúcha. É o momento de manter viva a chama do tradicionalismo, de honrar aqueles que vieram antes e que, com esforço, orgulho e amor às raízes, construíram a história da Ronda Fandangueira e do CTG Felipe Portinho. A tradição não se faz apenas no palco ou na dança — ela vive no respeito, na união, na amizade e no sentimento de pertencimento que atravessa gerações. É esse legado que os Posteiros da XXXIV querem preservar e fortalecer: o de um povo que valoriza suas origens, que ensina seus filhos a amar a sua cultura e que encontra, no galpão, um lugar de encontro e identidade. Nesta edição, de forma muito especial, os ex-posteiros estão sendo convidados para reviver memórias, reencontrar amigos e engrandecer ainda mais essa noite que promete ser histórica. São eles que ajudaram a construir esse caminho, e sua presença simboliza a continuidade e a força da nossa tradição. Durante o evento também acontecerá o sorteio da Ação Entre Amigos promovida pelos Posteiros da XXXIV Ronda Fandangueira, com premiações especiais: 1º prêmio: R$ 3.000,002º prêmio: R$ 2.000,003º prêmio: R$ 1.000,004º prêmio: R$ 500,005º prêmio: R$ 500,00 Juntos para lançar a XXXIV Ronda Fandangueira! Adulto: R$ 50,00Infantil (06 a 11 anos): R$ 25,00. Vendas de ingressos e reservas de mesas com os posteiros: Flávio Bombonato / Carla Santin Ebone 54 99707-4294Jean Pierre Soranso / Ana Luísa Ferreira 54 98427-8454Joel Perin / Soriana Timbola Perin 54 99205-1133Laércio Maculan e Leila Dal Moro 54 999957604Paulo Avila / Catiane de Almeida Avila 54 99607-5633Paulo Henrique Pasqualotto / Andréia Pecim 54 99115-6034 Venha viver essa noite especial. Traga sua família, sua alegria e seu orgulho de ser gaúcho.

ECONOMIA: Quase dois anos depois, Lula volta atrás e zera taxa das blusinhas

Na noite de ontem, o presidente Lula anunciou uma Medida Provisória zerando o imposto de 20% sobre compras internacionais de até 50 dólares — a chamada taxa das blusinhas. O imposto foi uma proposta do próprio governo em 2024 (1) para aumentar arrecadação, buscando equilíbrio fiscal e (2) para fomentar o setor nacional com o aumento da concorrência com comércios internacionais. Na época, o Ministério da Fazenda mandou a proposta para o Congresso Nacional, que aprovou a medida. Na sequência, Lula sancionou a lei, apesar de ter classificado a decisão como “irracional”. O que está por trás desse vai e volta? Na prática, a medida impactou diretamente o bolso de muitas pessoas. Parte do Planalto avalia que essa foi uma das medidas que mais impactaram negativamente a popularidade do presidente. Só para ter ideia, em 2025, o governo arrecadou um total de R$ 5 bilhões através da taxa das blusinhas — ou seja, pagas por pessoas comprando em sites lá de fora. Neste ano, de janeiro a abril, o valor já soma R$ 1,78 bi. De um lado: Críticos apontaram que o próprio Lula criou a medida e agora, em ano eleitoral, está revertendo apenas para “jogar para a plateia”. Do outro lado: Apoiadores apontaram que o presidente sempre foi contra a medida e que empresários bolsonaristas é que eram a favor da medida. A medida já vale a partir de hoje, mas tem validade de até 120 dias até ser votada pelo Congresso. Se não for votada, ela caduca e o imposto volta exatamente como estava até então.

BRASIL: Um giro pelas principais manchetes do nosso país

Lula e Flávio no mesmo ambiente. A noite de ontem foi de evento em Brasília, com a posse do ministro do STF, Kássio Nunes Marques, como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Pela primeira vez na corrida pré eleições, Lula e Flávio Bolsonaro — líderes nas pesquisas — estiveram no mesmo ambiente. Palanque aberto em Minas. A cinco meses da eleição, Lula e Flávio Bolsonaro ainda tentam destravar seus palanques em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país e estado chave na disputa presidencial. PL e PT ainda não definiram o representante da candidatura para governador do estado. Inflação continua no radar. O IPCA desacelerou para 0,67% em abril, mas ainda registrou a maior alta para o mês desde 2022. O número foi puxado principalmente pela alta dos preços de combustíveis, alimentos e remédios. No acumulado em 12 meses, a inflação subiu de 4,14% para 4,39%. Hexa primeiro, boleto depois. Mesmo com o endividamento em alta, 20% dos brasileiros dizem que se endividariam pelo título mundial e 56% consideram entrar em bolões ou bets durante a Copa. Para completar, no placar, deu Brasil: 39% dos entrevistados acham o hexa mais provável do que fechar o ano no azul. Evento em Brasília. Lula disse que pediu a Trump a entrega de criminosos brasileiros que vivem em Miami. Durante o lançamento do programa Brasil Contra o Crime Organizado, o presidente também afirmou que pretende recriar o Ministério da Segurança Pública. Brasil abaixo de zero. Ontem, a Serra Catarinense acordou abaixo de zero, com São Joaquim marcando -4,61°C — a menor temperatura registrada no país neste ano. O frio foi suficiente para congelar uma camiseta e deixar a paisagem branca. Fechou a porteira. A União Europeia excluiu o Brasil da lista de países autorizados a exportar carnes ao bloco a partir de setembro, o que pode afetar quase US$ 2 bilhões em vendas. O motivo é a falta de garantias sobre o uso de antimicrobianos na pecuária.

MUNDO: Trump e Xi Jinping vão falar a mesma língua?

Donald Trump chega hoje à China para encontros com o presidente Xi Jinping na quinta e sexta-feira. Apesar da reunião já estar marcada desde o final do ano passado, ela acontece em um momento decisivo. Em meio à guerra no Oriente Médio, Trump enfrenta desaprovação recorde de quase 60% e dificuldades para encerrar o conflito. Uma das pautas da reunião deve ser a utilização da influência chinesa sobre o Irã justamente para destravar o acordo de paz com os EUA. A China é o principal parceiro comercial do país e responsável por 90% das exportações de petróleo iraniano. Para além da guerra… Os presidentes também devem tratar de outros temas, entre eles: Taiwan: A China considera a ilha parte do próprio território, enquanto os EUA atuam pela autonomia da região. Os americanos têm fornecido armas para a ilha, o que desagradou a China. Comércio: Prorrogação do tratado que interrompeu a guerra comercial, assim como a criação de fóruns para facilitar o investimento entre os dois países. CEOs de grandes empresas, como Elon Musk e Tim Cook, viajarão na comissão americana. Para os EUA, o encontro pode aproximar o país do fim da guerra e aumentar a aprovação de Trump — que já tem em vista as eleições de meio de mandato, no Congresso. Para a China, a reunião pode beneficiar sua economia e demonstrar força geopolítica pelo fato de atuar como possível mediadora do conflito.

Acidente na ERS 324 deixa motociclista ferido

Nesta sexta-feira, dia 08 de maio, por volta das 07h40min, ocorreu uma colisão frontal, com lesões, na ERS 324, km 248, no acesso à ERS 129, no município de Casca. O sinistro envolveu os veículos: motocicleta Honda/NXR160 Bros, emplacada em Casca/RS, conduzida por um homem de 61 anos; e uma caminhonete Chevrolet/Montana, emplacada em Bento Gonçalves/RS, conduzida por um homem de 56 anos. Conforme informações apuradas no local e divulgadas pela Polícia Rodoviária, a caminhonete Chevrolet/Montana transitava pela ERS 129 e, ao acessar a ERS 324 no sentido Casca, não teria visualizado a motocicleta que trafegava pela rodovia no sentido Casca x Paraí, vindo a obstruir sua frente e ocasionando a colisão frontal. O condutor da motocicleta ficou ferido, sendo socorrido pelo serviço de bombeiros civis de Casca e encaminhado ao Hospital, de Casca, com escoriações.

Morango tem bom desenvolvimento no RS

A predominância de dias ensolarados favoreceu a boa sanidade do morango, que está em plena produção nas principais regiões produtoras do Rio Grande do Sul. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar na quinta-feira (07/05), a baixa temperatura e a geada registrada no dia 28 de abril não comprometeram a emissão de flores, o pegamento e o amadurecimento de frutos. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, o pequeno volume de frutas colhidas provém principalmente de lavouras de um ano, e já estão sendo colhidos os primeiros frutos das plantas inseridas em fevereiro e março, oriundas da Espanha. O volume de frutos nesta época do ano está menor, devido à genética das plantas e ao período de renovação de plantas nos ambientes de cultivo. Na região de Pelotas, os produtores de morango estão em fase de implantação das primeiras mudas recebidas, que apresentam ótimo desenvolvimento. Continua a limpeza das mudas de anos anteriores e as reformas das estruturas das estufas, além dos preparos das novas estufas para o recebimento de mudas. O preparo dos canteiros, tanto para o cultivo a campo quanto em bancada, também é realizado pelos produtores de morango na região de Santa Maria. Muitos encomendam mudas do comércio local, e oriundas do Chile. Na região de Santa Rosa, a cultura do morango se encontra na fase de transplantio de mudas novas, as quais, em sua maioria, são importadas da Patagônia Argentina ou da Espanha. As plantas remanescentes da safra anterior apresentam baixa produtividade. Já na região de Soledade, as chuvas e a alta nebulosidade prejudicaram o crescimento de mudas recém-transplantadas, bem como de plantas de segunda safra (em fase vegetativa/reprodutiva). Os produtores ainda estão implantando novas áreas. Banana – Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, a única área cultivada com bananas, com aproximado 1,5 hectare, apresenta boa oferta de frutos. No entanto, o abastecimento do mercado local segue sendo realizado por fruteiros de outras regiões, limitando a participação da produção municipal. Caqui – Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, a colheita do caqui está em fase final, e os pomares apresentam bom desempenho produtivo e frutos de calibre e qualidade satisfatórios. A geada ocorrida no final de abril causou danos pontuais em pomares cultivados em locais mais frios, com queimaduras de folhas e de frutos. Apesar do aumento da umidade, não houve maiores problemas relacionados à doença antracnose. As próximas semanas ainda serão marcadas pela comercialização de frutos armazenados em câmaras frias do município e região. Na região de Soledade, está em fase final a colheita do caqui Fuyu. Pêssego e Ameixa – Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Pelotas, o período é de planejamento e preparação de novas áreas a serem plantadas neste ano. É realizada aplicação dos corretivos indicados pelas análises de solos e a implantação de plantas de cobertura de solo. Os viveiristas relatam que não há mais mudas disponíveis para este ano, e que as encomendas se concentram especialmente nas cultivares Jaspe e Eldorado. Uva – Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Erechim, os produtores estão realizando a implantação de cobertura de solo, controle de cochonilhas e a limpeza de ramos afetados por doenças fúngicas. GRÃOS DE VERÃO Soja – A cultura está em final de colheita, alcançando 85% dos 6.624.988 hectares cultivados nesta Safra 2025/2026. Houve celeridade nas operações, favorecida pelo tempo seco e pela baixa umidade relativa do ar, que ampliaram a capacidade operacional diária, inclusive com extensão das jornadas. Restam por colher parcelas tardias e cultivos de safrinha, que ainda estão em maturação (14%) ou final de enchimento de grãos (1%). As produtividades médias regionais se situam em patamar moderado, e a variabilidade produtiva ainda é uma característica marcante da safra, como reflexo da distribuição irregular de chuvas ao longo do ciclo, de períodos de estiagem em fases críticas e de boas precipitações, que favoreceram o enchimento de grãos em lavouras tardias. Esse comportamento resultou em amplitudes expressivas de rendimento, tanto entre regiões quanto entre lavouras próximas. A produtividade média estimada pela Emater/RS-Ascar está em 2.871 kg/ha. Milho – A colheita da cultura evoluiu de forma lenta e atinge 93% da área cultivada no RS nesta safra, que é de 803.019 hectares, condicionada principalmente ao ciclo das lavouras de safrinha, ainda em fases de enchimento de grãos e maturação fisiológica. A priorização operacional de culturas mais suscetíveis às precipitações do período também contribuiu para a menor intensidade das operações. Restam parcelas conduzidas em sistemas de menor escala, com colheita manual ou mecanização de menor capacidade. A sanidade das lavouras em safrinha, de modo geral, continua adequada. A Emater/RS-Ascar estima uma produtividade média estadual de 7.424 kg/ha. Milho silagem – A colheita de milho para silagem atinge 92% dos 345.299 hectares cultivados no Estado, avançando de forma gradual em função do escalonamento das épocas de semeadura e da recorrência de chuvas, que têm provocado interrupções pontuais, limitando a trafegabilidade e as operações de corte, transporte e compactação da forragem. As lavouras remanescentes apresentam, em geral, bom desenvolvimento, adequada formação de espigas e elevado acúmulo de biomassa. Parte das áreas de segunda safra ainda se encontra em enchimento de grãos e início de maturação. Apesar de perdas localizadas associadas a restrições hídricas em fases críticas, a produtividade continua em nível satisfatório, embora esteja pouco inferior às estimativas iniciais. A estimativa da Emater/RS-Ascar indica uma produtividade média de 37.840 kg/ha. Feijão – Com a colheita do Feijão 1ª safra finalizada, as lavouras do Feijão 2ª safra se encontram em estágios reprodutivos, com avanço para maturação fisiológica e incremento da área colhida, que supera 20%. Contudo, as operações evoluem de forma gradual, limitadas pelo teor de umidade dos grãos e pela predominância de lavouras ainda em enchimento de grãos. O potencial produtivo está satisfatório na maior parte das áreas, sustentado pelo bom estado fitossanitário e desenvolvimento das plantas. A Emater/RS-Ascar projeta área de 11.690 hectares, e produtividade média de 1.401 kg/ha. Arroz – A colheita se encontra em fase final no Estado, com avanço favorecido por

BRASIL: A delação está saindo do forno

“Segue o pdf em anexo”. A defesa de Daniel Vorcaro entregou oficialmente à Polícia Federal e à PGR uma proposta de delação premiada com relatos sobre reuniões, viagens, festas e encontros com políticos e integrantes do Judiciário. Explicando: A delação premiada é um acordo em que o investigado admite participação em crimes e entrega informações sobre outros envolvidos. O “prêmio” de fazer isso é receber benefícios, como redução de pena, mudança de regime ou até prisão domiciliar. Vorcaro acabou de realizar a primeira etapa, apresentando um “mapa” do que pretende revelar. Agora, as autoridades devem levar cerca de 2 meses para analisar e aprovar, ou não, o acordo. O principal interesse dos investigadores é entender conexões do esquema do Master com políticos e integrantes do Judiciário. As autoridades já avisaram que não basta “falar mais do mesmo” — leia-se: repetir conteúdos já encontrados nos celulares. Segundo fontes, os documentos foram divididos por temas e personagens, com menções a nomes de políticos de direita, de esquerda e do Centrão — sem menção a nenhum dos atuais pré-candidatos à Presidência. Olhando para frente: Se a negociação avançar, Vorcaro passa a prestar depoimentos formais e apresentar provas. O acordo ainda precisará do aval do ministro André Mendonça, relator do caso no STF, que só deve aceitar o pedido caso Vorcaro devolva integralmente o dinheiro desviado.

MUNDO: A tal “química” será colocada à prova?

Lula e Trump se encontram hoje em Washington em busca de uma reaproximação, mas em um momento delicado, já que ambos chegam enfraquecidos politicamente. O presidente brasileiro enfrenta queda de popularidade — 44% aprovam enquanto 53% desaprovam — e derrotas recentes no Congresso. Já o líder americano vive seu momento mais impopular, pressionado pela guerra no Irã e risco de perder o controle do Congresso nas eleições em novembro. O que será colocado em pautaO encontro, marcado de última hora na sexta-feira passada após ligação de 40 minutos entre os presidentes, deve tratar de temas como: Tarifas e avanço do PIX: Os EUA seguem investigando o Brasil por supostas práticas comerciais desleais, além de enxergarem o PIX como ameaça às bandeiras de cartão. Lula deve tentar blindar qualquer possibilidade de um novo tarifaço; Minerais críticos e terras raras: Os EUA têm interesse em firmar um acordo com o governo brasileiro para exploração, já que o Brasil possui as maiores reservas de terras raras do mundo depois da China e também depósitos significativos de outros minerais essenciais para o setor de tecnologia; Cooperação contra o crime organizado: O governo brasileiro teme que os EUA classifiquem facções criminosas brasileiras como organizações terroristas — algo visto por Lula como risco à soberania nacional. O encontro é visto por aliados de Lula como uma oportunidade de demonstrar força diplomática ao tentar evitar novos atritos comerciais e políticos com os EUA. Por outro lado, o Planalto teme que Trump possa constranger Lula — como ele já fez com outros líderes de Estado — confrontando publicamente críticas do presidente brasileiro à guerra no Irã.

BRASIL: Carne bovina brasileira deve ganhar novos destinos daqui para frente

Maior exportador de carne bovina do mundo, o Brasil está prestes a esbarrar no limite de importação imposto pela China. O que está acontecendo: No início do ano, o governo chinês impôs cotas de importação para proteger seus produtores domésticos. Qualquer volume além do teto definido será taxado em 55% — tornando a negociação quase inviável. O problema é que o Brasil já está chegando ao limite da cota. Nos primeiros três meses do ano, foram embarcadas mais de 510 mil toneladas, o equivalente a 46% do permitido. Estima-se que esse número já passou de 65%. Na prática, o esgotamento da cota anual deve paralisar o comércio entre os dois países e forçar uma reorganização drástica do mercado global. Por que isso importa: A China é o maior parceiro comercial do Brasil com relação a carne bovina. Só no passado, foram 1,68 milhão de toneladas exportadas para lá. O esgotamento da cota anual deve redirecionar o excedente para outros mercados, especialmente os EUA. Com o principal comprador fora de cena, a indústria prevê uma desaceleração no ritmo de abates, o que pode diminuir o crescimento do setor pecuário, que movimenta quase 9% do nosso PIB.

MUNDO: A guerra está saindo cara demais para Trump?

Relatórios de inteligência dos EUA revelam um cenário frustrante para a Casa Branca: após dois meses de guerra, o prazo para o Irã chegar no volume de urânio enriquecido a ponto de construir uma arma nuclear permanece praticamente igual. Mesmo com bombardeios intensos, o estoque de urânio enriquecido de Teerã continua protegido, sinalizando que o poderio iraniano não foi aniquilado como esperavam os americanos. Em outras palavras… Trump, que lançou o conflito para impedir a bomba iraniana e forçar uma mudança de regime, pelo menos até agora, não conquistou seus objetivos centrais. Isso pode custar caro demais para o presidente americano. Com a gasolina acima de US$ 4 por galão, a sua aprovação já está em uma mínima histórica de 34%. Tendo menos força política, Trump corre o risco de perder o controle do Congresso nas eleições de novembro — o que dificultaria passar propostas e poderia abrir espaço até para processos de impeachment. Muito por conta disso, Teerã não parece ter pressa para firmar um acordo. Os iranianos apostam que o tempo desgastará o presidente antes que a economia iraniana colapse.

PF combate abuso sexual infantojuvenil no Rio Grande do Sul

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (5/5), a Operação Harpócrates, para reprimir o abuso sexual infantojuvenil no Rio Grande do Sul. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva nos municípios gaúchos de Passo Fundo, Erechim, Barracão e Rodeio Bonito.  As investigações tiveram início a partir de diligências de monitoramento virtual realizadas por policiais federais e através de Reports encaminhados pelo National Center for Missing and Exploited Children (NCMEC). As apurações indicam que os suspeitos estariam vendendo e/ou compartilhando, por meio da internet, arquivos contendo material de abuso sexual infantojuvenil.  Os investigados poderão responder pelo crime de venda, armazenamento e compartilhamento de arquivos contendo material de exploração sexual infantojuvenil.  Nomenclatura e alerta Embora o termo “pornografia” ainda conste no Estatuto da Criança e do Adolescente, a comunidade internacional adota, preferencialmente, as expressões “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por refletirem com maior precisão a gravidade desses crimes. A Polícia Federal reforça a importância da prevenção e orienta pais e responsáveis a acompanharem o uso da internet por crianças e por adolescentes, como forma de reduzir riscos e de proteger possíveis vítimas. O diálogo aberto sobre segurança no ambiente digital e a orientação para que crianças e adolescentes comuniquem situações suspeitas também são medidas importantes de proteção. Comunicação Social da Polícia Federal em Passo Fundo

Vila Maria: briga generalizada termina com depredação do patrimônio público

Uma briga envolvendo dezenas de pessoas terminou em vandalismo e danos ao patrimônio público na noite do domingo, dia 3 de maio, em Vila Maria. Segundo informações, um grupo entre 60 e 80 pessoas — em sua maioria adolescentes — estava reunido em frente ao Ginásio Municipal, na Rua Getúlio Vargas, quando iniciou uma discussão. Muitos portavam garrafas de bebidas, e a situação rapidamente evoluiu para agressões físicas. Durante a confusão, parte dos envolvidos arrombou o portão de acesso ao corredor que leva a importantes órgãos públicos, como a Delegacia de Polícia, a Câmara de Vereadores, a ACIVI e o Conselho Tutelar. A briga seguiu para o interior do espaço, onde foram registrados mais atos de vandalismo e depredação. Além disso, houve ainda disparo de arma de fogo na Av. Farroupilha. De acordo com o Comissário de Polícia, Ivan Bernardi, as imagens das câmeras de segurança já estão sendo analisadas. A intenção é identificar os autores e responsabilizá-los tanto pela invasão quanto pelos danos causados ao patrimônio público. Redação: Rádio Vila Maria FM / contribuição: Comissário de Polícia, Ivan Bernardi

Fechamento do cadastro eleitoral: de 4 a 6 de maio o horário de atendimento será ampliado no Cartório Eleitoral de Marau

O Cartório Eleitoral de Marau teve atendimento especial nos dias 1º (26 atendimentos), 02 (com 56 atendimentos) e 03 de maio (com 38 atendimentos). A ação antecede o fechamento do cadastro eleitoral, previsto para 6 de maio. A iniciativa busca ampliar o acesso da população aos serviços eleitorais, evitando filas comuns em anos de eleição e atendendo especialmente eleitores que não conseguem comparecer ao Cartório em horário comercial, além de incentivar o cadastramento biométrico. Anteriormente, nos dias 28 de março e também 25 de abril também ocorreram esses mutirões. Nesta segunda-feira, dia 04 até a quarta-feira, dia 06 de maio, o horário do Cartório Eleitoral de Marau será ampliado, das 09h às 17h, sem fechar ao meio dia. Para os eleitores que já tem biometria cadastrada na Justiça Eleitoral, os serviços da Justiça Eleitoral podem ser acessados por meio da plataforma de atendimento virtual do TRE-RS, local no qual os eleitores poderão solicitar serviços como: troca de local de votação, atualização de dados cadastrais, regularização de inscrições eleitorais canceladas, transferência de domicílio eleitoral, certidão de quitação eleitoral, multa eleitoral, entre outros. O serviço pode ser acessado na página do TRE-RS na internet > Atendimento, ou, também, diretamente pelo seguinte link: https://jedigital.tre-rs.jus.br/. Há, ainda, possibilidade de acesso por meio da página do “Autoatendimento Eleitoral” do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no seguinte link: https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/ Há uma série de serviços da Justiça Eleitoral que poderão igualmente ser acessados por meio do whatsapp (51)2312-2015 ou por meio do aplicativo E-título (que pode ser baixado gratuitamente pelo eleitor na sua loja de app). A situação irregular do título eleitoral pode acarretar restrições relevantes, como impedimentos para emissão de passaporte, matrícula em instituições de ensino e posse em cargos públicos, além do rebaixamento da conta GOV.BR, o que prejudica o acesso a benefícios governamentais e a serviços do INSS. Para o atendimento, é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado.

MUNDO: Petróleo dispara em meio a ceticismo pelo fim da guerra

O 2° mêsversário da guerra no Irã trouxe um desagradável presente aos EUA e à economia global. Ontem, o preço do barril do petróleo chegou a bater a marca de US$ 126, o nível mais alto desde o início do conflito. (Imagem: New York Times) A disparada reflete o pessimismo dos investidores após o fracasso nas negociações entre Washington e Teerã para a reabertura do Estreito de Ormuz. Com um custo que já chega a US$ 25 bilhões e vendo sua aprovação chegar ao menor nível do mandato, Trump sabe que precisa fazer algo para sair de um buraco que ele mesmo se colocou. Ontem, o presidente americano recebeu do Pentágono opções de novas operações militares no Oriente Médio, que incluiriam uma onda de ataques “curta e poderosa”. O objetivo de uma possível nova incursão é claro: Forçar o regime iraniano a pedir a paz e abandonar suas ambições nucleares. Contudo, Trump tem indicado a pessoas próximas que prefere apostar na eficácia do bloqueio naval ao bombardeio, acreditando que a “dor econômica máxima” levará o Irã à mesa de negociações. Além disso, os EUA buscam formar uma coalizão internacional para tentar escoltar navios e retomar o fluxo comercial. O conflito, que começou com bombardeios e a morte do líder supremo iraniano, agora mais se assemelha a uma queda de braço econômica, em que cada lado aposta na maior fragilidade do adversário para decretar vitória.

BRASIL: Confira as principais notícias no início do feriado

Nova derrota de Lula no Congresso. Após rejeitar a candidatura de Messias ao STF, Câmara e Senado derrubaram ontem o veto de Lula ao PL da Dosimetria, abrindo caminho para redução de penas de condenados pelo 08/01. A medida pode beneficiar cerca de 190 pessoas, incluindo Jair Bolsonaro — que pode ter sua pena diminuída em ao menos 5 anos. Alívio no bolso. Lula anunciou que o governo lançará um pacote para reduzir o endividamento dos brasileiros, com descontos de até 90% nas dívidas e juros limitados ao máximo de 1,99% ao mês. O programa inclui crédito, Fies e cheque especial — além de liberar até 20% do FGTS para quitar débitos. Wall Street de olho em nós. O Brasil foi o 3º maior destino de investimento estrangeiro em 2025, com US$ 77 bilhões — alta de 22% YoY. Atrás apenas de EUA e China, o país recebeu US$ 40 bilhões para a construção de um datacenter de inteligência artificial movido a energia eólica no período. Vaga no STF em disputa. Lula sinalizou a interlocutores que pretende indicar um novo nome nas próximas semanas para a vaga em aberto no STF. Aliados do presidente aconselham que a escolha seja de uma mulher com o objetivo de pressionar Alcolumbre e o Centrão às vésperas das eleições. Supermercado virou protagonista. Em meio ao consumo pressionado, o varejo alimentar faturou mais de R$ 1,1 trilhão no ano passado, chegando a representar 9% do PIB. O setor segue como motor de emprego no país, reunindo 9 milhões de trabalhadores. Trocas de favores. Reportagem da Folha de S. Paulo afirma que Davi Alcolumbre teria sinalizado à oposição que pode pautar impeachments de ministros do STF em troca de apoio à sua reeleição. O político teme a possibilidade de perder a presidência da Casa no ano que vem para o senador Rogério Marinho (PL-RN), coordenador da pré-campanha de Flávio Bolsonaro.

Alerta: Copa do Mundo acontece nos três países com surto ativo de Sarampo

O Governo do Rio Grande do Sul emitiu recomendações para viajantes e setor de turismo do Estado frente ao cenário epidemiológico do sarampo no contexto da Copa Mundo 2026, que será realizada de 11 junho a 19 de julho em três países sede: México, Canadá e Estados Unidos, todos com surto ativo de Sarampo e responsáveis pelos maiores números de casos confirmados das Américas. O continente americano perdeu a certificação de eliminação da transmissão endêmica do sarampo (obtida em 2016) em novembro de 2025, após aumento expressivo do número de casos: 14.767 (32 óbitos), número 32 vezes maior que os registrados em 2024. Até 11 de abril de 2026 já foram confirmados 16.696 casos de sarampo (11 óbitos) em 13 países nas Américas. Diante desse cenário e, considerando o quantitativo de casos confirmados de sarampo nos países sede da Copa do Mundo 2026 (Estados Unidos da América- 1.738 casos, México – 9.207 e Canadá – 871), assim como o alto fluxo de viajantes no período do evento, existe o alerta de alto risco de importação de casos para áreas onde não estão ocorrendo surtos, como o Brasil. Estimativas da Federação Internacional de Futebol (FIFA), em relação às últimas copas do mundo, calculam média de 50.000 torcedores por partida e movimentação de cerca de 01 milhão de turistas de mais de 200 países. Deste modo, recomenda-se revisão da situação vacinal contra o sarampo para todos os viajantes e, em especial, aos que se deslocarão para os jogos da Copa do Mundo 2026. Em caso de viagem a vacina deve ser aplicada no mínimo 15 dias antes do embarque. A ação mais importante para a proteção de todos contra a doença é a vacinação. O Esquema vacinal preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações é o seguinte: 12 meses: primeira dose; 15 meses: segunda dose; 12 meses a 29 anos: duas doses da vacina tríplice viral; 30 anos a 59 anos: uma dose da vacina tríplice viral pessoas com 60 anos e mais: em situações de surtos da doença ou viagens para locais de risco, aplicar uma dose de tríplice viral quando não tiver comprovante de vacinação anterior, avaliando-se riscos e benefícios; trabalhador da saúde, independentemente da idade: duas doses intervalo mínimo de 30 dias entre as doses, da vacina tríplice viral; A vacina é contraindicada para gestantes, imunodeprimidos e pessoas com sinais e sintomas de sarampo/rubéola. As pessoas são consideradas não vacinadas quando não possuem esquema completo ou registro físico (carteira de vacinação) ou eletrônico das doses de vacina anteriormente realizadas. Para regularizar a situação, a Unidade Básica de Saúde mais próxima do domicílio deve ser procurada para realizar a vacinação. E tem Sarampo no Brasil? Sim, em 2026, até o momento, foram confirmados um caso importado (SP) e outro relacionado à importação (RJ). Em 2025 foram confirmados 38 casos de sarampo no Brasil: 11 importados (01 RS – proveniente EUA), 24 relacionados à importação e 03 de fonte desconhecida. Em 2024 foram registrados cinco casos, sendo quatro importados (01 RS – proveniente Paquistão). Neste mesmo ano, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)/Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiram ao Brasil recertificação de eliminação da circulação do vírus do sarampo, pois o país comprovou que durante 2 anos, não houve casos confirmados de pessoas que adquiriram o sarampo no país.

Uma em cada 10 crianças de 4 e 5 anos não vai à escola em 876 cidades. Ensino nessa idade é obrigatório

Apesar de a matrícula em unidades de educação infantil a partir dos 4 anos de idade ser obrigatória no país, ainda há crianças fora da escola. Em 16% dos municípios, ou seja, 876 cidades brasileiras, pelo menos uma em cada dez crianças de 4 e 5 anos não frequenta creches ou pré-escolas. As desigualdades são ainda maiores quando é levado em consideração onde esses municípios estão localizados. Na Região Norte, 29%, o que corresponde a 130 municípios, têm menos de 90% das crianças matriculadas na educação infantil. O menor percentual é no sul do país, com 11% dos municípios com menos de 90% das crianças de 4 a 5 anos fora da escola. Na Região Centro-Oeste são 21% dos municípios, ou 99; no Nordeste são 17% (304) e, no Sudeste, 13% (213). Os dados são referentes a 2025. Matrículas em creches O Brasil tem como meta estabelecida em lei, no Plano Nacional de Educação (PNE), ter pelo menos 60% das crianças de até 3 anos matriculadas em creches até 2036, além de atender a pelo menos 50% dessas crianças entre as populações indígenas, quilombolas e do campo. Pelo novo indicador proposto, a maior parte dos municípios brasileiros, 81%, ou 4.485, registra taxas inferiores a 60% de crianças nessa faixa etária em unidades de educação infantil. Na Região Norte, está também o maior percentual – são 94% dos municípios com índices inferiores a 60%, ou 424 cidades.  Nas demais regiões os índices são: 90% no Centro-Oeste; 83% no Sudeste; 81% no Nordeste e, 66% no Sul, com atendimentos inferiores a 60% das crianças de até 3 anos em creches.  Educação infantil nas capitais Entre as capitais brasileiras, aquelas que já conseguiram universalizar o atendimento de crianças de 4 e 5 anos em unidades de educação infantil, ou seja, atendem 100% dessas crianças são Vitória, Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte. Aquelas com os índices mais baixos de atendimento são Maceió, com 64,8%; Macapá, com 71,4% e, João Pessoa, com 73,4%. As capitais com os maiores percentuais de atendimento de bebês e crianças com até 3 anos de idade são São Paulo, com 72,9% matriculadas em unidades de educação infantil, Vitória, com 66,7%, e Belo Horizonte, com 63%. Todas com atendimento acima da meta de 60% estabelecida no PNE para essa etapa nos próximos dez anos. Os piores índices de atendimento estão em Macapá, com 9,1% das crianças atendidas; Manaus, com 12,8% e Porto Velho, com 16,9%. Saber quantas crianças estão fora da escola é importante até mesmo para que se possa fazer uma busca ativa, encontrá-las e garantir que tenham acesso a esse direito, diz o diretor executivo do Iede, Ernesto Martins Faria. “Como a gente está falando de educação infantil, que é de responsabilidade dos municípios, precisamos dar uma resposta, para eles verem o cenário e fazer busca ativa de crianças que deveriam estar na escola e não estão. Então, precisam de um dado. Mesmo que possa ter alguma imprecisão, necessitam de um norte. Especialmente no cenário em que possivelmente muitos municípios brasileiros têm taxa de atendimento muito abaixo da desejada”, acrescenta. O Censo Demográfico cobre todos os municípios, mas é realizado apenas a cada dez anos. Já a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc) produz dados anuais, mas limitados aos níveis nacional, de estados, regiões metropolitanas e capitais. O novo indicador utiliza dados do Censo Escolar e projeções populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas pelo Datasus, para estimar a cobertura anual em creches e pré-escolas em todos os municípios brasileiros. Ele também busca maior precisão quanto à idade das crianças. Oficialmente, os dados do IBGE divulgados em dezembro de 2025, referentes a 2024, mostram que 39,7% das crianças de 0 a 3 anos estavam matriculadas em escolas, e 93,5% daquelas de 4 a 5 anos. Ter dados mais precisos em nível municipal mostra que a cobertura escolar pode estar ainda mais crítica em algumas localidades, que precisam de atenção. Fonte: Agência Brasil

Sicredi Aliança RS/SC/ES retorna R$ 41,2 milhões aos associados

Os mais de 185 mil associados da Sicredi Aliança RS/SC/ES nas três áreas de atuação, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo, devem receber R$ 41,2 milhões referentes à distribuição de resultados da cooperativa no exercício fiscal de 2025. Desse montante, R$ 19.889.329,28 serão creditados diretamente nas contas dos associados, nesta quinta-feira (30), sendo 50% destinados ao capital social e 50% à conta poupança. Esse repasse complementa a primeira etapa da distribuição, realizada em dezembro de 2025, quando a cooperativa creditou R$ 21.388.828,35 em juros ao capital social. Com a soma dos dois pagamentos, a Sicredi Aliança consolida um volume recorde de retorno financeiro aos associados, a cooperativa registrou um crescimento de 50% nos resultados distribuídos aos associados em relação a 2025, passando de R$ 27,5 milhões para R$ 41,2 milhões em um ano. A distribuição deste valor acontece anualmente por meio do resultado operacional da cooperativa, com a representação dos resultados entre as receitas e as despesas durante o período. A destinação dos resultados foi aprovada pelo conselho administrativo e pelos associados em assembleia, realizada no dia 7 de abril. De acordo com o diretor-executivo da Sicredi Aliança RS/SC/ES, Cristiano Piano, o resultado se deve a diversos fatores que concretizaram, na prática, o crescimento da cooperativa. Segundo ele, a base de associados aumentou em 24% em relação ao ano anterior; o volume de negócios também foi maior, com crescimento de 16,7% da carteira de crédito; além disso, a cooperativa expandiu no seu território atual, já que passou a atender em novos municípios e inaugurou quatro novas agências. “Esses dados demonstram um crescimento expressivo que consolida a fortaleza do modelo de negócios do Sicredi, onde ao mesmo tempo que a Cooperativa cresce, de forma sustentável, com resultados consistentes, amplia cada vez mais a capacidade de atendimento das necessidades financeiras de seus associados, contribuindo de forma significativa no desenvolvimento das regiões onde atua. Foram diversas melhorias contínuas em processos, avanços em digitalização, capacitação de pessoas e uma busca constante por eficiência e gestão rigorosa de custos”, pontua. Círculo virtuoso que beneficia as comunidades Mais do que beneficiar os associados, a distribuição de resultados da Sicredi Aliança RS/SC/ES também impacta as comunidades da área de abrangência da cooperativa. Todas as operações feitas na cooperativa devem beneficiar de forma direta ou indireta o associado e suas respectivas empresas neste ciclo. “No cooperativismo, a distribuição de resultados reforça um ciclo virtuoso, pois os recursos gerados coletivamente retornam aos próprios associados, fortalecendo a cooperativa, incentivando a continuidade do relacionamento econômico e promovendo o desenvolvimento das comunidades onde atua. Trata-se de um mecanismo estratégico que alia sustentabilidade econômica, fortalecimento do quadro social e impacto positivo no território”, destaca o diretor-executivo Cristiano Piano. Como fazer parte da distribuição de resultados Toda pessoa ou empresa que se tornar associado da Sicredi Aliança RS/SC/ES deve realizar a integralização de um valor mínimo de entrada de capital para se tornar sócio da cooperativa. A partir da integralização, o associado possui o direito de fazer parte da distribuição de resultados, a depender da movimentação e do volume de negócios realizados em conjunto com a cooperativa. Sobre o Sicredi O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 10 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Cadastre o seu aniversário

Cadastre-se no formulário e comemore o seu aniversário com a gente!


Isso vai fechar em 0 segundos