Criado novo gel que imita pele humana e pode se regenerar

A pele humana se destaca por sua flexibilidade e por conseguir se regenerar após lesões. Na tentativa de recriar essas características em uma pele artificial, cientistas produziram um novo hidrogel rígido e auto-regenerativo, capaz de se reestruturar 24h após ser cortado. Anteriormente, os géis artificiais conseguiam imitar apenas uma das características da pele humana: a rigidez ou a regeneração. No entanto, pesquisadores da Universidade Aalto, na Finlândia, em conjunto com especialistas da Universidade de Bayreuth, na Alemanha, conseguiram superar as limitações com a criação do novo hidrogel. O estudo sobre a tecnologia foi publicado na Nature Materials. Os hidrogéis são polímeros muito utilizados na medicina para a cicatrização de lesões. O novo material, com propriedade macia e esponjosa, teve nanofolhas ultrafinas de argila acrescentados na sua composição. A cada milímetro de espessura, o polímero contém 10.000 camadas de nanofolhas, o que garante rigidez semelhante à da pele humana. Para demonstrar a eficácia da tecnologia, Chen Liang, pesquisador que assina o estudo, misturou água que continha nanofolhas com um pó de monômeros (partículas que se combinam para formar polímeros). Posteriormente, essa combinação foi exposta sob uma lâmpada UV. “A radiação UV da lâmpada faz com que as moléculas individuais se liguem para que tudo se torne um sólido elástico, ou seja, um gel”, afirma Liang, em comunicado. “Emaranhamento significa que as finas camadas de polímero começam a se enrolar umas nas outras como pequenos fios de lã, mas em uma ordem aleatória. Quando os polímeros estão completamente emaranhados, eles são indistinguíveis uns dos outros. Eles são muito dinâmicos e móveis no nível molecular, e quando você os corta, eles começam a se entrelaçar novamente”, explica o pesquisador Hang Zhang. Quando esses hidrogéis são cortados, a sua estrutura consegue uma taxa de auto-regeneração de 80 a 90% após 4 horas, e consegue se reestruturar 100% após 24 horas. “Hidrogéis rígidos, fortes e auto-regenerativos têm sido um desafio há muito tempo. Descobrimos um mecanismo para fortalecer os hidrogéis convencionalmente macios. Isso pode revolucionar o desenvolvimento de novos materiais com propriedades bioinspiradas”, afirma Zhang. “Este trabalho é um exemplo emocionante de como os materiais biológicos nos inspiram a procurar novas combinações de propriedades para materiais sintéticos. Imagine robôs com peles robustas e auto-curativas ou tecidos sintéticos que se reparam autonomamente. É o tipo de descoberta fundamental que pode renovar as regras do design de materiais”, finaliza Olli Ikkala, da Universidade Aalto. Fonte: Revista Galileu
NEGÓCIOS: Mercado Livre abre o próprio atacadão online

Meli quer mais. O maior player de e-commerce da América Latina acaba de lançar o Mercado Livre Negócios, um marketplace exclusivo para empresas com CNPJ — uma espécie de “atacadão virtual” dentro da plataforma. O anúncio mostra o peso da aposta. Só no 2º trimestre de 2025, o Mercado Livre teve receita de US$ 6 bilhões. O objetivo é claro, atacar um mercado que globalmente já movimenta 4x mais que o varejo online tradicional. No Brasil, o Meli mapeou 4 milhões de usuários aptos a comprar no atacado. Na nova plataforma, já são 1,3 milhão de produtos com preços diferenciados para negócios, de papelaria e tecnologia a alimentação, limpeza e peças automotivas. Além dos descontos, o programa prevê frete diferenciado, estratégia que ajuda empresas a reduzir custos e, ao mesmo tempo, fortalece a logística própria do Meli. A movimentação acontece em um cenário de disputa acirrada. A Amazon segue expandindo operações locais e o TikTok Shop aposta em social commerce para conquistar o consumidor final..
BRASIL: Principais manchetes desta terça-feira 23/09

STF já trucou a PEC da BlindagemEnquanto a oposição tenta aprovar a PEC da Blindagem para dificultar a Justiça de condenar parlamentares, o Supremo decidiu que apenas ele pode autorizar operações de busca em gabinetes do Congresso e nos apartamentos usados por parlamentares. Com isso, juízes de instâncias inferiores não podem mais emitir esse tipo de ordem, e também não será necessário pedir autorização ao presidente da Câmara ou do Senado. PGR denuncia Eduardo BolsonaroA Procuradoria-Geral da República denunciou ao STF o deputado Eduardo Bolsonaro e o jornalista Paulo Figueiredo por articulações para interferir em processos do Supremo e beneficiar Jair Bolsonaro, agora condenado. Na prática, a acusação é sobre tratativas nos EUA para a Casa Branca aplicar sanções a ministros do STF. A denúncia se baseia em declarações públicas e dados de celulares apreendidos. Falando em sanções… Sobrou para a Sra. MoraesO governo americano anunciou sanções contra Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes, e contra a empresa da família, a LEX – Instituto de Estudos Jurídicos. As medidas foram aplicadas sob a Lei Magnitsky — a mesma aplicada para Moraes em julho — que permite punições econômicas a estrangeiros acusados de violar direitos humanos.
Setembro Verde: um doador, até oito vidas salvas

No Brasil, mais de 50 mil pessoas aguardam ansiosamente por uma ligação que pode mudar suas vidas para sempre: a confirmação de que foi encontrado um doador. Essa espera, no entanto, pode durar mais de 18 meses, dependendo do órgão necessário. Por isso, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o tema, setembro é o mês da campanha Setembro Verde, que também inclui o Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro. Um doador pode salvar até oito vidas Você sabia que um único doador de órgãos pode salvar até oito pessoas e representar, no total, até 120 anos de vida? O cálculo é usado para ilustrar o impacto desse gesto, conforme explica o médico Cassiano Ughini Crusius, coordenador da Organização de Procura de Órgãos (OPO 4) do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo. “Se somar, um único doador pode representar até 120 anos. Por isso, trabalhamos diariamente para sensibilizar as pessoas a manifestarem, em vida, o desejo de doar. O impacto desse gesto é imensurável”, afirma. O diagnóstico de morte encefálica, condição necessária para a doação, segue um protocolo rigoroso. “Na primeira etapa, um médico avalia seis reflexos neurológicos. Uma hora depois, outro profissional repete o exame clínico. Por fim, um exame de imagem confirma a ausência de atividade cerebral. Ou seja, quando o diagnóstico é feito, não há possibilidade de reversão”, detalha o especialista. Apesar disso, o número de doações ainda poderia ser maior. Dr. Cassiano destaca que cerca de metade das famílias recusa a autorização para o procedimento. Na OPO 4, das 76 notificações de morte encefálica registradas entre janeiro e agosto deste ano, apenas 18 doações foram efetivadas. “Muitos pacientes têm condições de doar, mas a família nega, muitas vezes por medo ou por falta de informação. Hoje, as negativas chegam a 50%”, observa. Para ele, a comunicação com a família é fundamental. “A decisão precisa ser conversada em vida. Costumo dizer que a doação não faz bem apenas para quem recebe, mas também para os familiares que autorizam o gesto. Por isso, é essencial comunicar à família a sua vontade de ser doador”, conclui Dr. Cassiano. Centro Transplantador de Órgãos e Tecidos Com a Organização de Procura de Órgãos (OPO 4) e a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), o Hospital São Vicente de Paulo é certificado como Centro Transplantador de Órgãos e Tecidos. A Instituição realiza transplantes de rim, fígado, córnea e tecido musculoesquelético e presta assistência especializada aos pacientes, desde a avaliação inicial, passando pelo transplante até o acompanhamento pós-transplante. Além da busca de potenciais doadores, as equipes multiprofissionais acompanham as famílias, organizam as listas de espera e acompanham os pacientes transplantados. Fonte e foto: Arquivo Comunicação HSVP
BRASIL: Rombo nos Correios é de R$ 7 Bi

Em meio a uma crise financeira sem precedentes, os Correios calculam que precisarão de um aporte bilionário do Tesouro Nacional para manter as operações e recuperar a capacidade de pagamento. A previsão é de que sejam necessários R$ 2 bilhões ainda em 2025 e mais R$ 5 bilhões em 2026 para reequilibrar as contas e permitir que a empresa obtenha empréstimos no setor financeiro. As negociações sobre um plano de socorro ganharam força após a escolha de Emmanoel Schmidt Rondon para a presidência da estatal, em substituição a Fabiano Silva dos Santos, que havia pedido demissão no início de julho. O nome de Rondon foi aprovado pelo Conselho de Administração, e a expectativa é de que a mudança na liderança sensibilize a equipe econômica para uma solução. Resistência da Fazenda O Ministério da Fazenda admite a gravidade da crise, mas integrantes da equipe econômica resistem ao aporte bilionário. Se os recursos forem liberados, os Correios passariam a ser classificados como empresa dependente, o que obrigaria o governo a incluir todos os gastos da estatal — cerca de R$ 20 bilhões — no já apertado Orçamento da União, reduzindo espaço para outras políticas públicas. Aliados do ministro Fernando Haddad defendem que é preciso antes decidir se os Correios continuarão com a obrigação de universalizar o serviço postal. Esse modelo, apontam, é deficitário e consome grande parte das receitas da empresa. No cenário atual, a Fazenda avalia inclusive dividir essa obrigação com outros atores do mercado, mantendo os Correios apenas como mais um participante do setor. Prejuízos crescentes e mudanças internas A troca de comando é vista como etapa essencial antes de qualquer decisão. No primeiro semestre deste ano, o prejuízo da estatal mais do que triplicou em relação ao mesmo período de 2024, saltando de R$ 1,35 bilhão para R$ 4,37 bilhões. O governo anterior, de Jair Bolsonaro, trabalhava com a perspectiva de privatização, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abandonou a ideia. Com dificuldades para pagar fornecedores e até o fundo de pensão dos funcionários, a empresa tem conseguido manter os salários em dia apenas atrasando outros compromissos financeiros. Rondon, considerado um nome técnico, deve promover mudanças nas diretorias, hoje influenciadas pelo União Brasil — partido que deixou a base governista. Das cinco diretorias, três são ligadas à legenda. A reformulação deve atingir também o Postal Saúde e o Postalis, fundo de pensão dos empregados. Devem permanecer nos cargos Juliana Picoli Agatte, de Governança e Gestão, e Loiane Bezerra de Macedo, da área Financeira. Saída de Fabiano Silva Fabiano Silva, ligado ao grupo Prerrogativas e alinhado a Lula, deixou o cargo após críticas à sua gestão vindas da Fazenda e da Casa Civil. O fraco desempenho financeiro e a dificuldade em cortar despesas, principalmente com pessoal — que responde por 60% dos custos fixos —, pesaram na decisão. Em carta de despedida, Silva afirmou que encerrou um ciclo e destacou avanços como a criação de CEPs em 10 mil comunidades, investimentos de R$ 1,8 bilhão e prêmios recebidos pela estatal.
Nova diretoria da AGAS vai aumentar número de associados e fortalecer articulação política

A nova diretoria da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), presidida pelo empresário bageense Lindonor Peruzzo Junior, toma posse oficialmente em cerimônia no dia 16 de setembro, no Vistal Pontal, em Porto Alegre, com uma série de frentes de trabalho que pretendem atualizar, fortalecer e democratizar a entidade. Com mandato programado até o final de 2027, a nova nominata assume a Associação após um acordo resultante do empate histórico nas eleições da instituição, que tinha o ex-presidente Antônio Cesa Longo, há 22 anos no comando da AGAS, como concorrente. “Construímos um formato que manteve o ex-presidente Longo até a Expoagas, e nos entregou o comando a partir de setembro. Temos muito respeito pelas diretorias anteriores, mas entendemos que chegou o momento de oxigenar e trazer mais engajamento político e pertencimento aos associados”, explica Peruzzo Junior. A meta, segundo o novo presidente, é chegar a mil empresas supermercadistas associadas já no primeiro ano de gestão – hoje, são pouco mais de 200 –, através de um programa de mapeamento, inclusão e engajamento de novos supermercados nas atividades da AGAS. A palavra de ordem da nova gestão, segundo Peruzzo Junior, é justamente o “pertencimento”, congregando empresas de todos os tamanhos e das mais diferentes localidades gaúchas em uma agenda de eventos, capacitações e informativos periódicos que vão auxiliar os associados na tomada de decisões centrais aos seus negócios. “Alguns temas são de primeira ordem para o setor, como é o caso da Reforma Tributária, que está chegando em janeiro e para a qual a esmagadora maioria dos supermercados não está preparada. Além disso, a inflação acima da meta do Banco Central, o câmbio instável e totalmente suscetível a choques externos e questões políticas, e a Taxa Selic em um patamar estratosférico comprometendo os investimentos, todos estes fatores deverão desacelerar ainda mais o crescimento do País em 2026, o que nos traz um cenário desafiador”, sublinha o presidente. Segundo ele, uma prioridade das primeiras semanas será a contratação de uma assessoria econômica, que norteará a tomada de decisões e trará subsídios e tendências aos associados. Outro eixo central da nova gestão da AGAS será uma reorganização das articulações políticas da entidade, que, na opinião de Peruzzo Junior, precisa ser mais atuante em defesa do setor supermercadista. Para esta frente, a Associação contará com assessoria de relações governamentais dedicada. “Esta é a prioridade número um do nosso projeto, que é fortalecer o relacionamento com o executivo e o legislativo, com pautas propositivas, muito diálogo e respeito, buscando condições mais equânimes de competitividade e sobretudo a correção de desajustes fiscais que estão inviabilizando o crescimento de empresas do setor, principalmente as pequenas e médias”, antecipa o dirigente. Segundo Peruzzo Junior, além do apoio técnico de uma assessoria jurídica e governamental atuante, a ideia é descentralizar o trabalho de relacionamento, fazendo com que os supermercadistas associados sejam interlocutores da entidade em seus municípios e regiões. “Queremos construir uma AGAS mais forte politicamente, e ao mesmo tempo mais inclusiva e participativa. Uma das mudanças que definimos junto à diretoria antiga prevê, inclusive, que a partir de agora o estatuto da entidade só permita uma reeleição, democratizando o comando e possibilitando que novas lideranças tragam seus projetos para a Associação”, explica. Sucessão familiar – Oriundo do AGAS Jovem, núcleo que presidiu em 2005 e que tem por objetivo formar e congregar jovens sucessores dos supermercados gaúchos, Peruzzo Junior também deflagra, a partir da posse, um programa de sucessão familiar que pretende trazer os sucedidos das empresas supermercadistas para dialogarem com o grupo. “Com mais de 300 membros, o AGAS Jovem passa a ser presidido pela santamariense Isadora Stangherlin, que terá como missão central aproximar as gerações mais antigas e conservadoras dos supermercados, destes novos líderes que a AGAS já vem formando há muitos anos. Acreditamos que teremos muito êxito e que a entidade contribuirá decisivamente para a continuidade e o futuro de muitas empresas do nosso segmento”, avalia. Lideranças femininas – No AGAS Mulher, a nova presidente é Patrícia Machado, que também atuará como diretora-tesoureira da Associação. O núcleo feminino tem como objetivo central proporcionar capacitações e encontros entre as mulheres supermercadistas, cada vez mais presentes em cargos de gestão no setor, e irá capitanear uma pauta voltada a ações de sustentabilidade dentro da AGAS. “Queremos reorganizar o AGAS Mulher para que tenhamos mais projetos de caráter social, cultural e ambiental, além de promover a valorização e o fortalecimento das lideranças femininas que já vêm tendo muito destaque em nosso setor, que é majoritariamente familiar”, sublinha o presidente. O AGAS Mulher conta, hoje, com 90 membros. Primeiros passos – Após o evento de posse oficial, a nova diretoria da AGAS tem pelo menos outros dois grandes encontros do setor supermercadista já marcados para a reta final de 2025: a 62ª Convenção Regional de Supermercados, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de outubro em Tramandaí, e o Carrinho AGAS 2025, marcado para 18 de novembro, no Grêmio Náutico União, na Capítal. “Para a feira do Litoral, já estamos garantindo uma ampliação de 30% no número de expositores, além de franquear estadia para todos os diretores e compradores de supermercados associados à AGAS de todo o Estado. A intenção é tornar este evento efetivamente um encontro de negócios, garantindo às empresas regionais o abastecimento para a alta temporada de vendas, mas também levando as oportunidades da feira a supermercados de outros pontos do Rio Grande”, projeta Peruzzo Junior. Expoagas – Outra frente de trabalho já iniciada pela nova gestão da AGAS é a busca pela ampliação da Expoagas 2026. Segundo Peruzzo Junior, a Associação já iniciou tratativas com a Federação das Indústrias do RS (Fiergs) com vistas à expansão do pavilhão de exposição. “Estamos dispostos a adiantar algumas locações para que sejamos parceiros nesta reforma. Mas, caso não seja possível, certamente ampliaremos a feira com estruturas de lona ou criaremos outras alternativas”, prevê. A sede da AGAS, localizada no bairro Navegantes, na Capital, também será objeto da atenção da nova diretoria da entidade. Inundada nas enchentes de 2024, a estrutura será reformulada e revitalizada
BRASIL: Confira as principais manchetes do país

Protestos pelo Brasil. Manifestações em 14 capitais reuniram milhares de pessoas contra a PEC da Blindagem e a proposta de anistia. Em São Paulo, a Avenida Paulista registrou 42,4 mil participantes, segundo levantamento do Cebrap — embora os organizadores tenham falado em 200 mil. Também houve atos no Rio, Salvador e Brasília, com artistas e políticos reforçando as críticas às medidas. Ainda sobre a PEC… Após aprovação relâmpago na Câmara, a proposta enfrenta forte resistência de partidos de todos os espectros e deve ser rejeitada na CCJ e no plenário. O relator Alessandro Vieira já anunciou parecer contrário. Lula em Nova York. O presidente embarcou para sua primeira viagem aos EUA após o tarifaço. Na terça, Lula abre a Assembleia Geral da ONU com discurso sobre soberania, democracia, guerras e meio ambiente. Há expectativa de um encontro indireto com Trump, que fala logo após o Brasil na ONU. Tarifa zero pode custar R$ 57 bi. Estudo da estima que a proposta do governo para zerar tarifas de ônibus urbanos teria custo anual de até R$ 57 bilhões se adotada em todo o país. A medida, defendida por Lula, poderia ser parcial, o que reduziria o gasto para R$ 11,8 bi ou R$ 5,5 bi, respectivamente.
Faculdade CESURG de Marau abre inscrições para o Vestibular de Verão 2026

Com o tema “Construa o futuro que você merece”, a Faculdade CESURG de Marau está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2026. No total 200 vagas estão abertas para seis cursos de graduação: Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica, além de dos cursos técnicos em Enfermagem e Desenvolvimento de Sistemas. As inscrições já podem ser realizadas exclusivamente pelo site da Faculdade CESURG (cesurgmarau.com.br). A prova de redação pode ser realizada de forma online nos dias 28, 30 ou 31 de outubro, às 19h30 ou de forma presencial na Faculdade CESURG Marau, dia 1º de novembro, às 9 horas. Os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), entre os anos de 2020 e 2024, também podem realizar o aproveitamento da nota, não necessitando, realizar a prova de redação da instituição. Ainda, é possível o ingresso por transferência ou como portador de diploma.Com aulas 100% presenciais e noturnas, a Faculdade CESURG Marau conta com uma ampla estrutura, que alia teoria e prática. Ao todo, são mais de 30 salas de aula modernas e 14 laboratórios que dispõem de materiais e equipamentos de alta tecnologia para que os alunos desenvolvam habilidades e experienciem o ambiente profissional. Ainda, o corpo docente atua nas mais diversas empresas da região, levando para sala de aula todo conhecimento prático e a parceria com mais de 200 empresas da região. Entre os diferenciais da Faculdade CESURG Marau, as mensalidades não sofrem reajuste e o aluno pode escolher o melhor dia para pagamento. Também estão disponíveis incentivos estudantis, como o Convênio Empresa, que oferece desconto de 18% para sócios de empresas com CNPJ ativo, empregados com CLT, estagiários ou empreendedores familiares, com bloco do produtor modelo 15. Já com o Programa de Acesso Estudantil do CESURG (PAEC), os alunos conseguem realizar o seu curso pagando somente 50% da mensalidade e o valor restante é pago após a conclusão do curso, sem nenhum tipo e juros ou correções. Ainda, a Faculdade CESURG Marau também auxilia nas linhas de transporte universitário, com rotas que interligam os 25 municípios de abrangência. Acesse o www.cesurgmarau.com.br e saiba mais sobre todos os diferenciais que a Faculdade CESURG Marau pode oferecer para você e faça sua inscrição no Vestibular de Verão 2026. Informações também pelo WhatsApp 54 9 9968 3746. Alessandra FormaginiAssessoria de Imprensa Faculdade CESURG Marau
Clima favorece estabelecimento inicial do milho no RS

A semeadura de milho avançou em ritmo satisfatório, e a implantação da cultura está consolidada em grande parte do Rio Grande do Sul. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar na quinta-feira (18/09), as condições climáticas no início de setembro, com boa disponibilidade hídrica no solo e dias consecutivos de insolação e de temperaturas mais elevadas, favoreceram o estabelecimento das lavouras semeadas em agosto. Nessas áreas, observa-se emergência uniforme, adequado estande de plantas e desenvolvimento vegetativo vigoroso. As condições de cultivo apropriadas mantêm o potencial produtivo favorável em áreas de sequeiro e irrigadas. Contudo, persistem algumas lavouras em solos argilosos mal drenados, que foram afetadas pelo excesso de umidade, necessitando replantios. Também houve perdas em algumas lavouras atacadas por javalis. Também tem sido realizado o monitoramento da cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis), de percevejos e de grilos em áreas recém-emergidas. Em diversos municípios, as aplicações preventivas de inseticidas têm sido efetuadas de forma conjunta às operações de herbicidas para otimizar os custos operacionais e o uso de maquinário. Segundo dados preliminares da Emater/RS-Ascar, na Safra 2025/2026, a área de milho alcançará 785.030 hectares. A produtividade projetada é de 7.376 kg/ha. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí, 92% das áreas foram semeadas; em diversos municípios a operação foi concluída. As condições climáticas têm beneficiado o estabelecimento da cultura, que apresenta boa emergência e reduzidas falhas de estande. A coloração das plantas emergidas é verde intensa, sinalizando nutrição e desenvolvimento inicial apropriados. O cenário regional está favorável, pois as lavouras foram bem implantadas, e o ritmo de desenvolvimento segue dentro da janela recomendada pelo Zoneamento Agrícola. Feijão 1ª safra – A semeadura do feijão 1ª safra avança em ritmo variável, conforme as condições e a aptidão climática das diferentes regiões produtoras. A implantação encontra-se em fases distintas, desde a preparação do solo até a semeadura. No momento, predominam plantios para o autoconsumo e a comercialização local de excedentes. As lavouras em escala comercial ainda estão em fase de pré-cultivo. De forma geral, a emergência e o estande inicial dos cultivos de feijão 1ª safra estão apropriados, ainda que as baixas temperaturas no final do inverno tenham atrasado o início das operações em determinadas lavouras. A área projetada de feijão 1ª safra pela Emater/RS-Ascar é de 26.096 hectares, o que representa redução de 15,27% em relação ao ciclo anterior, quando foram cultivados 30.797 hectares (IBGE). A produtividade média está estimada em 1.779 kg/ha, o que deve resultar em produção de 46,4 mil toneladas. SAFRA DE INVERNO Trigo – O cultivo de trigo no Estado está em pleno desenvolvimento. As lavouras distribuem-se nos diferentes estádios fenológicos: 46% em desenvolvimento vegetativo, 32% em floração e 22% em enchimento de grãos. As condições climáticas do período, caracterizadas por alternância de dias ensolarados e elevada umidade, acompanhado por precipitações expressivas em algumas regiões, favoreceram o crescimento vegetativo e a progressão das plantas para fases reprodutivas. De forma geral, a cultura apresenta bom potencial produtivo, e as lavouras estão bem estabelecidas com perfilhamento adequado. No entanto, houve necessidade de atenção em relação à sanidade das plantas, especialmente onde os volumes de chuva foram elevados, intensificando a ocorrência de manchas foliares, ferrugem e oídio. A área cultivada no Estado está projetada pela Emater/RS-Ascar em 1.198.276 hectares, e a estimativa de produtividade em 2.997 kg/ha. Aveia-branca – A aveia-branca destinada à produção de grãos encontra-se em fases avançadas de desenvolvimento, distribuídas majoritariamente entre floração e enchimento de grãos. De forma geral, o desempenho da cultura está satisfatório, e as lavouras bem estabelecidas, com perfilhamento adequado e expectativa de produtividade elevada. As condições climáticas recentes, caracterizadas por dias de grande insolação intercalada com umidade e volumes de chuva significativos, têm favorecido a evolução da cultura. No entanto, sobretudo em áreas onde houve alta umidade, foi necessária atenção acerca da sanidade dos cultivos em função da incidência de ferrugem-da-folha, de manchas foliares e giberela. Canola – A cultura da canola encontra-se entre floração, enchimento de grãos, maturação e início de colheita, em algumas áreas mais precoces. De forma geral, o desempenho dos cultivos está apropriado, e há uniformidade no porte das plantas e adequado número de síliquas por haste. As condições climáticas durante o ciclo, como períodos chuvosos intercalados com longa insolação, favoreceram a evolução fenológica. Porém, as chuvas excessivas no momento da semeadura e as geadas durante a floração provocaram perdas e redução na produtividade projetada em algumas regiões. De modo geral, a expectativa de produtividade estadual, de 1.737 kg/ha, segue dentro de padrões satisfatórios. A Emater/RS-Ascar projeta área de 203.206 hectares cultivados com canola no Estado. Cevada – A cultura encontra-se em pleno desenvolvimento. Os cultivos estão em estágio de alongamento do colmo, de espigamento, de floração e em início de enchimento de grãos. De modo geral, o estabelecimento e o perfilhamento se encontram dentro do esperado, e há baixa incidência de doenças. As temperaturas amenas, a radiação solar e os bons níveis de umidade no solo têm favorecido a evolução do ciclo, proporcionando incremento na estatura das plantas e adequado aspecto visual nas lavouras, além de número condizente de espiguetas por espiga. A expectativa de produtividade permanece positiva. PASTAGENS E CRIAÇÕES Dias ensolarados e temperaturas elevadas, intercalados com chuvas leves, favoreceram o desenvolvimento das forrageiras cultivadas e a aplicação de adubação nitrogenada. O campo nativo apresenta estagnação vegetativa, motivo pelo qual diversos produtores retiraram os animais para estimular a ressemeadura natural. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, em São Vicente do Sul, verifica-se alta incidência de maria-mole (Senecio brasiliensis), o que demanda atenção no manejo devido a sua toxidade para o gado bovino. Também foram relatados prejuízos ocasionados por javalis, que atacaram criações e causaram danos em áreas de pastagens e em lavouras de grãos. Na região de Santa Rosa, nas áreas de integração lavoura-pecuária (ILP), as forrageiras de inverno estão em fase reprodutiva, reduzindo a disponibilidade de folhas. Nas áreas a serem implantadas com soja, os animais terminados começam a ser retirados, processo que deve se intensificar até o final de setembro. Já na região
SAÚDE: Ter celular antes dos 13 anos pode causar efeitos na saúde mental

O primeiro celular costuma ser lembrado como um marco da infância moderna. Mas um novo estudo mostra que, quanto mais cedo ele chega, maiores os riscos de complicações no futuro. Pesquisadores analisaram dados de 100 mil jovens adultos e encontraram um padrão: quem ganhou smartphone antes dos 13 anos apresentou piores indicadores de saúde mental. Entre meninas, quase metade das que receberam o aparelho aos 5 ou 6 anos relataram pensamentos suicidas anos depois, contra 28% das que só tiveram o primeiro celular após os 13. O estudo também mostrou que, a cada ano de uso precoce, crescia a chance de sintomas como ansiedade, distanciamento social e agressividade. Nos meninos, os efeitos apareceram em forma de impulsividade e dificuldade de manter relações. Em comum, está o ambiente criado pelo smartphone: redes sociais que estimulam comparação, noites mal dormidas, risco de cyberbullying e a ausência de limites claros entre vida online e offline. Para você ter uma ideia, aqui no país, o uso de internet por crianças de 0 a 2 anos saltou de 9% para 44% desde 2015, entre os 6-8 anos mais de 36% têm celular próprio.
BRASIL: Afinal, qual o impacto dos votos mais recentes do Congresso?

Em uma das semanas mais agitadas do ano em Brasília, a Câmara aprovou duas medidas que mudam o jogo entre Congresso e Judiciário: PEC da Blindagem e urgência à anistia aos envolvidos no 8 de janeiro. Primeiro, a PEC da Blindagem, que amplia a proteção de deputados e senadores contra processos. Depois, a urgência à anistia, projeto que pode reduzir ou perdoar penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro. A PEC da Blindagem Aprovada por 344 a 133, a PEC altera as regras de investigação e punição para deputados e senadores. A ideia central é criar novas camadas de proteção para os mandatos. Exemplo: O STF só poderá abrir um processo criminal contra um parlamentar se tiver antes a autorização da própria Câmara ou do Senado, em votação secreta. O pacote ainda amplia o foro privilegiado, presidentes de partidos com representação no Congresso passam a ser julgados diretamente no STF, assim como acontece com deputados, senadores e ministros. Ontem ao final do dia, o ministro do Supremo Dias Toffoli estabeleceu um prazo de 10 dias para que Câmara apresente informações sobre a tramitação da PEC. Ele é relator de uma ação que defende a suspensão da pauta. Após as explicações, o ministro deve decidir sobre o pedido de barrar a tramitação da proposta. A urgência da anistia Se uma busca blindar o presente e o futuro, a anistia mira no passado recente. O projeto, que pode reduzir ou até perdoar penas dos condenados pelos atos de 08/01 agora é oficialmente prioridade na Câmara. O grande ponto de discussão é onde entrará Bolsonaro nessa, agora condenado pelo STF como “líder da tentativa de golpe de Estado”. O texto original previa perdão amplo, mas, agora, deve vir uma versão “light”, com redução de penas. Nesse formato, o ex-presidente pode ficar de fora, embora a oposição siga pressionando por uma anistia total — que o inclua no pacote. Para o governo e seus aliados, tanto a blindagem quanto a anistia fazem parte de um movimento do Congresso para se proteger e enfraquecer o STF. A principal crítica é o fato de a decisão sobre prisão de parlamentares ser secreta — o que daria mais margem para impunidade. A oposição celebra as votações como uma resposta ao que chamam de “abusos” do Supremo. Para eles, a blindagem garante independência política e a anistia é o caminho para “pacificar o país”. Deputados do PL reforçam que ninguém deve ser preso por opinião. As duas votações, na semana após o julgamento, funcionam como um contra-ataque do Congresso ao STF. Um recado que deputados e senadores dão, de que não querem apenas assistir às decisões da Justiça.
RURAL: Entidades reclamam pelo atraso na MP de apoio aos agricultores

Duas entidades rurais gaúchas manifestaram preocupação pela Medida Provisória nº 1.314/2025, que concede R$ 12 bilhões para a renegociação de dívidas dos agricultores prejudicados pelo clima, sobretudo os gaúchos, e anunciada pelo Governo Federal durante a Expointer, ainda não teve implementação porque não ocorreu a publicação da resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) nem da Circular do BNDES. “Essa demora gera insegurança e dificulta o planejamento dos produtores para a safra de verão que se aproxima”, lamentou a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), por meio de nota assinada pelo presidente, Gedeão Pereira. “Os agricultores estão esperando. O plantio não espera. O agricultor espera, mas o plantio não espera. E está demorado demais para sair a resolução”, disse Carlos Joel da Silva, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag/RS). “É importante recordar que, já em 26 de fevereiro de 2025, a Farsul apresentou ao Ministério da Fazenda uma proposta completa de solução para o endividamento rural do Estado. A edição da Medida Provisória somente meses depois, na Expointer, acabou não sendo acompanhada da devida regulamentação, o que compromete a sua efetividade”, informou a Farsul.“Diante deste cenário, a Farsul recomenda que os produtores rurais procurem seus credores financeiros para avaliar todas as possibilidades de renegociação”, acrescentou. Conforme a entidade, essa medida preventiva “pode ser essencial para o já complicado acesso ao crédito à nova safra, mas também para evitar que a inadimplência causada pelo atraso das publicações do Governo não os exclua das regras previstas na própria MP”, acrescentou ainda a nota. E a entidade lembrou que a demora gera insegurança e dificulta o planejamento dos produtores para a safra de verão. “A Federação seguirá atuando, com firmeza e responsabilidade, para que os instrumentos necessários à recuperação da atividade cheguem ao campo gaúcho de forma rápida e eficaz”. “Descaso com os produtores” Silva, da Fetag, também menciona fevereiro como a época em que fez a solicitação do apoio. “A primeira pauta que a Fetag entregou para o Governo com este pedido foi em fevereiro, e estamos em setembro e não saiu. Saiu este anúncio, mas que não resolve o problema, tem que sair a resolução no CMN, as normas do BNDES para chegar aos agentes financeiros e aí sim começar a chegar ao produtor”, reclama o dirigente. “Muito demorado, um descaso com os produtores”. “A Fetag está preocupada, cobrando o Governo. Hoje mandei mensagem para o Ministério da Fazenda, ao Guilherme Mello (secretário de Política Econômica no Ministério), cobrando a resolução”, acrescentou Silva. “Vieram aqui na Expointer, fizeram este anúncio, os ministros vieram aqui, detalharam, fizeram reunião junto conosco, com as entidades e os bancos, o Presidente Lula anunciou lá em Brasília, mas até agora a resolução do Conselho Monetário não saiu e nem a nota técnica do BNDES. E precisa sair urgente”, esclareceu. Segundo ele, se não ocorrer a renegociação do endividamento há produtores que não poderão realizar a próxima safra de verão. “E parece que o Governo não está preocupado com isso”, mencionou. “Não adianta vir aqui fazer um anúncio político e depois as coisas não acontecerem”.
NEGÓCIOS: Pão, sabão em pó e aspirina no mesmo carrinho?

Supermercados sempre brigaram por espaço na prateleira. Mas a próxima batalha não será mais pelo café ou sabão em pó — mas, sim, pelos remédios. Uma proposta aprovada em comissão no Senado abre caminho para que grandes redes passem a operar farmácias dentro dos supermercados. Na prática, as farmácias vão poder ser próprias dos supermercados ou operadas por drogarias licenciadas, mas terão de seguir regras rígidas. Nos EUA, o movimento já é comum. Enquanto grandes mercados vendem medicamentos, redes farmacêuticas como CVS e Walgreens também comercializam produtos de mercados. Para o consumidor, a promessa é mais acesso e preços menores. Para farmácias independentes, o risco é perder espaço para redes com poder de barganha incomparável. Somente no ano passado, as redes movimentou mais de R$ 160 bilhões, valor bem inferior ao dos mercados, que faturaram R$ 1 trilhão no mesmo período — quase 10% do PIB nacional.
ECONOMIA: A notícia tão aguardada por Trump chegou

Sorriso de orelha a orelha. É assim que o presidente americano está com a notícia da redução da taxa de juros americana em 0,25 p.p., levando a taxa para a faixa de 4% a 4,25% ao ano — o primeiro corte em 9 meses. A decisão já era esperada após sinais de enfraquecimento do mercado de trabalho americano. Desde que assumiu pela 2ª vez o comando da Casa Branca, o presidente vinha fazendo fortes críticas ao Fed para que houvesse uma redução, já que juros menores poderiam turbinar a economia. E o que nós temos a ver com isso? Para o Brasil, a notícia é positiva. Quando os juros americanos caem, os títulos do Tesouro dos EUA passam a render menos, fazendo com que investidores busquem alternativas que paguem mais — como é o caso do Brasil, com juros historicamente altos. Na prática, isso significa mais dólares entrando, o que ajuda a valorizar o real e reduzir pressões inflacionárias. O resultado do movimento americano já pode ser sentido, com o Ibovespa batendo novo recorde, fechando em 145.594 pontos — alta de 1,06%. Por aqui, os juros ficaram no mesmo nível. Como já era previsto, o Banco Central manteve a taxa Selic em 15% ao ano — maior patamar em quase duas décadas.
ECONOMIA: Salário minimo em 2026 pode chegar a R$ 1.631

O salário mínimo nacional, que passa por reajustes anuais, está atualmente em R$ 1.518. O governo estima que em 2026 ele pode subir para R$ 1.631, segundo dados usados no PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual) de 2026, encaminhado ao Congresso Nacional no dia 29 de agosto. O valor representa um aumento de 7,45%. Para essa projeção, foi considerada a estimativa de inflação de 4,78%, segundo o Ministério do Planejamento e Orçamento. Para os anos seguintes, o governo prevê, nas projeções enviadas no PLOA, um salário mínimo de R$ 1.725 em 2027, R$ 1.823 em 2028 e R$ 1.908 em 2029. Os valores exatos, no entanto, vão depender da inflação que for efetivamente registrada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do crescimento do país. O reajuste do piso leva em conta a inflação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) no período de 12 meses até novembro do ano anterior, somada à variação do PIB de dois anos antes, limitada a 2,5%, devido à regra de ajuste fiscal do governo. O valor estimado para o piso de 2026 é R$ 1 maior do que a estimativa anterior, de R$ 1.630, enviada pelo Executivo com o PLDO (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias), em 15 de abril deste ano. Segundo o governo federal, a análise orçamentária mostra que cada um real de aumento no salário mínimo gera um incremento de R$ 429,3 milhões ao ano nas despesas do governo e um aumento de R$ 7,4 milhões na arrecadação previdenciária, resultando em redução líquida de R$ 422 milhões no resultado do governo central de 2026. O salário mínimo pressiona os gastos do governo por ser a referência para benefícios previdenciários e sociais, funcionando como baliza para uma série de despesas obrigatórias do Poder Executivo. Aposentadorias e pensões do INSS, por exemplo, não podem ficar abaixo do salário mínimo. Sempre que há reajuste, quem recebe um benefício pelo piso também passa a ganhar o novo valor. Outro benefício atrelado ao piso nacional é o BPC (Benefício de Prestação Continuada), pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. A previsão para o ano que vem ainda pode mudar ao longo deste ano, conforme variações na estimativa para a inflação e eventuais revisões do IBGE no desempenho do PIB de 2024. O ganho real (acima da inflação) será de até 2,5% do crescimento do PIB devido à limitação aprovada no fim do ano passado pelo Legislativo, no âmbito do pacote de medidas de contenção de gastos do ministro Fernando Haddad (Fazenda). QUAL É O SALÁRIO MÍNIMO LÍQUIDO? Para quem recebe um salário mínimo (em 2025, R$ 1.518), há o desconto do INSS, com a alíquota mínima para o piso, de 7,5% . O Imposto de Renda não será descontado, pois o salário mínimo está abaixo da faixa mensal de isenção. Com o desconto do INSS, o salário líquido seria de R$ 1.404,15. Pode haver outros descontos legais conforme convenções ou normas específicas, como vale-transporte, vale-refeição ou alimentação, planos de saúde, entre outros. QUAL É A ALÍQUOTA DE DESCONTO DO INSS? A alíquota do INSS para empregados CLT é progressiva, variando conforme faixas de salário de contribuição. Para 2025, as faixas e alíquotas são: Faixa de salário de contribuição – Alíquota aplicável Até R$ 1.518,00 – 7,5% De R$ 1.518,01 até R$ 2.793,88 – 9% De R$ 2.793,89 até R$ 4.190,83 – 12% De R$ 4.190,84 até R$ 8.157,41 – 14% “Há também um teto de contribuição: para quem ganha acima de R$ 8.157,41, a base de contribuição fica limitada a esse teto. Ou seja, não se contribui sobre salário superior a esse valor para fins de INSS”. QUE OUTROS DESCONTOS PODEM INCIDIR NO SALÁRIO? Alguns descontos podem incidir no valor do salário, dependendo do contrato, da empresa ou da convenção coletiva são os seguintes: – Vale-transporte: pode descontar até 6% do salário base, se fizer uso do transporte fornecido pela empresa, nos termos da lei – Vale-refeição/alimentação: se houver convênio ou acordo, nem sempre obrigatório, pode haver desconto proporcional ou fixo – Plano de saúde ou plano odontológico: muitas empresas oferecem dependentes ou planos coletivos com desconto em folha Também pode haver descontos de seguro de vida e de pensão alimentícia se houver determinação judicial ou acordo. E O SALÁRIO MÍNIMO REGIONAL? Além do salário mínimo nacional, que é o piso definido pelo governo federal e que vale para todo o Brasil, há também o salário mínimo regional, que pode ser aplicado em algumas regiões, estados ou categorias, desde que autorizado por lei estadual ou acordo. “A Constituição permite que estados ou regiões fixem salários mínimos locais superiores ao salário mínimo nacional, mas não inferiores”. O salário mínimo regional do Rio Grande do Sul para 2025 foi reajustado em 8% e, a partir de 11 de junho de 2025, ficou assim: Faixa 1: R$ 1.789,04; Faixa 2: R$ 1.878,43; Faixa 3: R$ 1.967,83; Faixa 4: R$ 2.057,22; e Faixa 5: R$ 2.267,21. Este piso se aplica a trabalhadores que não têm seu salário definido por convenções ou acordos coletivos, além dos informais. SALÁRIO IDEAL PARA VIVER Todos os meses, o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) calcula o salário mínimo ideal para uma família composta por dois adultos e duas crianças que consomem como adultos. Em agosto, esse valor foi de R$ 7.147,91. O cálculo parte do custo mensal da alimentação obtido na pesquisa da cesta básica. Patrícia Costa, economista do Dieese, explica que a metodologia considera a cesta básica de maior valor do país. Assume-se ainda que os gastos com alimentação correspondem a 35,78% do orçamento familiar, e a partir disso é estimado o salário que seria necessário para suprir as demais despesas.
Operação Terra Forte: inscrições vão até 17 de outubro

Começou nesta quarta-feira, dia 17 de setembro e encerra em 17 de outubro, as inscrições para o programa Operação Terra Forte. Trata-se do maior programa de recuperação de solos da história do RS. Em Vila Maria, 27 produtores rurais serão contemplados com o benefício. Os interessados devem procurar o escritório da Emater Municipal, com os seguintes documentos:– Documento de identificação;– Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ativo;– ou Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa;– ou Declaração de Pecuarista Familiar (DPF) assinada; No município, o programa é desenvolvido em parceria com a Administração Municipal de Vila Maria, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Emater, COMDEVIMA e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vila Maria. A Operação Terra Forte é um programa de recuperação de solos, com foco na recuperação socioprodutiva, ambiental e no incremento da resiliência climática da agricultura familiar gaúcha. A iniciativa promove práticas sustentáveis de produção, valorizando a agricultura familiar como eixo estratégico para a reconstrução do Estado. A Rádio Vila Maria FM abriu espaço nesta manhã de quarta-feira (17), para o Chefe do Escritório da Emater municipal, Ivan Pasa, que explicou sobre o programa, o processo de inscrição, seleção e execução.
Vila Maria continua vacinando crianças e adolescentes contra a dengue

Oitenta e três crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos, já receberam a primeira dose da vacina contra a dengue, em Vila Maria. Ainda estão disponíveis 14 doses do imunizante. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. Pais ou responsáveis de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos podem procurar a Sala de Vacinas, localizada na Unidade Básica de Saúde Central, em Vila Maria, munidos de documento pessoal, cartão do SUS e carteirinha de vacinação. O Brasil se tornou o primeiro país do mundo a disponibilizar vacinas contra a dengue no sistema público de saúde.
Marau: sancionada lei que garante piso nacional aos professores

Marau vive um marco na história da educação. Nesta terça-feira, 16 de setembro, a prefeita Naura Bordignon sancionou a lei que garante o pagamento do piso salarial nacional aos professores municipais. A assinatura aconteceu na sala da Secretária de Educação, Francinete Oneda, e garante que já no mês de setembro os profissionais recebam o novo valor em sua folha de pagamento. Com a lei aprovada, o salário-base dos professores da rede municipal passa a ser de R$ 2.433,88 para a carga horária de 20 horas semanais, representando um avanço significativo na valorização da categoria. A prefeita Naura Bordignon celebrou o momento como uma conquista coletiva: “Hoje assinamos muito mais que uma lei: assinamos um compromisso de respeito e valorização com cada professor que dedica sua vida a ensinar. É um passo histórico que reforça a nossa prioridade com a educação e com quem faz a diferença todos os dias dentro das salas de aula”, afirmou. Já a secretária de Educação, Francinete Oneda, destacou a importância da medida para a motivação e reconhecimento dos profissionais: “Este é um momento de grande significado para toda a rede municipal. O piso nacional valoriza o trabalho dos nossos professores, que são a base da construção do conhecimento e do futuro da nossa cidade. É um reconhecimento justo e necessário”, disse. A medida atende a uma antiga reivindicação da categoria e demonstra o compromisso do Governo Municipal de Marau com políticas públicas de valorização da educação e de seus profissionais. Fonte: PM Marau
MUNDO: Trump processa o NY Times, Israel inicia ofensiva terrestre em Gaza e mais

Trump vs. New York Times. O presidente americano abriu um processo de US$ 15 bilhões contra o New York Times, acusando o jornal de difamação. A ação cita artigos que diziam que ele não era apto ao cargo presidencial, além do livro Perdedor Sortudo, lançado em 2024. O jornal é avaliado em pouco menos de US$ 10 bi. Guerra no Oriente Médio. Israel iniciou uma ofensiva terrestre para ocupar a Cidade de Gaza, considerada por Benjamin Netanyahu o último reduto do Hamas no território. O ministro da Defesa, Israel Katz, afirmou que o Exército “ataca com punho de ferro”. Milhares de civis deixaram novamente a região. Morte de Charlie Kirk. Tyler Robinson foi acusado formalmente por homicídio qualificado pelo assassinato do líder conservador Charlie Kirk em uma universidade de Utah. A acusação abre a possibilidade de pena de morte. Robinson também deve responder por crimes de arma e obstrução da justiça. US$ 100 em 4 anos. O YouTube afirmou ter distribuído mais de US$ 100 bilhões a criadores, artistas e empresas de mídia nos últimos 4 anos, consolidando-se como um dos maiores polos de talentos da internet. FBI minimiza papel de Epstein. O diretor do FBI, Kash Patel, afirmou que “não há informações confiáveis” de que Jeffrey Epstein traficava mulheres. A declaração contraria as investigações que levaram à condenação do empresário.
Acidente de trânsito é registrado na ERS 324, entre Marau e Vila Maria

Na terça-feira, dia 16 de de setembro, por volta das 19h20min, aconteceu um acidente de trânsito, na ERS 324, km 220, na localidade de Anita Garibaldi, entre Marau e Vila Maria. Um caminhão Volvo FH 460, com placas de Jundiaí/SP, saiu da pista, tombando na curva. O motorista de 25 anos, foi parcialmente ejetado para fora do veículo. Ele foi encaminhado para atendimento no Hospital Cristo Redentor de Marau. Nesta quarta-feira, dia 17 de setembro, a partir das 13h30min, haverá o bloqueio da rodovia para retirada do caminhão. A previsão de término é ás 15h. Durante este período, o tráfego de veículos estará totalmente interrompido, sendo necessário utilizar as seguintes rotas alternativas: 🔹 ROTA 1 – Casca a Passo FundoERS-324 Casca ➝ ERS-458 Santo Antônio do Palma ➝ Gentil ➝ BR-285 ➝ Passo Fundo 🔹 ROTA 2 – Casca a Passo FundoERS-324 Casca ➝ ERS-458 Santo Antônio do Palma ➝ Comunidade Gramadinho ➝ Acesso ao perímetro urbano de Marau 🔹 ROTA 3 – Casca a Passo Fundo (somente veículos leves: automóveis e motocicletas)ERS-324 Vila Maria ➝ acesso em frente à Comunidade Anita Garibaldi ➝ saída na ERS-324 em frente à Confeitaria Madalena.
Dia Mundial da Segurança do Paciente

A Organização Mundial da Saúde estabelece seis metas globais para a segurança do paciente, considerando as áreas onde podem ocorrer maior quantidade de eventos adversos e impacto nos atendimentos. São elas: a identificação do paciente, a comunicação entre os profissionais de saúde, a segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, cirurgia segura, higienização das mãos e a prevenção de quedas e lesões por pressão. Esta definição permite que as equipes trabalhem com foco em áreas prioritárias. A transfusão segura de sangue e hemocomponentes é uma meta adicional incorporada pelo HCPF aos processos internos. Ela corresponde a 7ª meta de segurança do paciente vigente na instituição. O biólogo da Agência Transfusional da instituição, Vagner Albuquerque destaca a importância da atenção específica às transfusões sanguíneas. “A transfusão de sangue é o enxerto celular mais realizado no mundo. Contudo, apresenta em si o risco de compatibilidade (histológica/imunológica) e sanitária (sorológica). Esta meta tem o objetivo de diminuir o risco de transfusões incompatíveis e monitorar possíveis efeitos adversos.” pontuou. Todos os setores da instituição participam do fluxo que envolve a meta de segurança. “A transfusão é um processo multidisciplinar que inicia com a correta indicação do hemocomponente pelo médico, passa pelas análises clínicas e culmina com a instalação e acompanhamento da infusão pela equipe de enfermagem. É de vital importância que todos os envolvidos no processo conheçam, entendam e se engajem nos processos.” complementa Vagner. Para garantir a segurança do paciente, a transfusão de sangue e hemocomponentes passa por diversas etapas. “A identificação correta dos pacientes, realização de exames pré-transfusionais com alta sensibilidade, dupla checagem beira-leito pré-instalação do componente a ser instalado são as principais barreiras para diminuir os riscos relacionados à infusão de sangue e hemocomponentes.” O dia 17 de setembro é lembrado como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A campanha visa divulgar informações sobre a segurança do paciente no ambiente hospitalar, incentivando a conscientização de todos os envolvidos neste contexto: profissionais de saúde, pacientes, família ou cuidadores. Natieli BatistelaComunicação Social
Proteção dupla: vacina contra a bronquiolite chega no SUS

A partir de novembro, gestantes de todo o Brasil terão acesso á vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), que protege contra a bronquiolite. A estimativa é que com a introdução dessa vacina no SUS serão evitadas dessa forma, 28 mil internações relacionadas ao VSR, que é uma das principais causas de doenças infecciosas respiratórias no público até um ano de idade. A vacina que protege a mãe e o bebê nos primeiros meses de vida, é segura e inovadora, além de já ser usada em outros países. E a partir de novembro fará parte do calendário de vacinação do SUS, no Brasil. Ela será produzida no país, em parceria com o Instituto Butantan e a Pfizer. Serão distribuídas 1,8 milhão de doses ainda em 2025.
Brigada Militar frusta roubo em estabelecimento comercial

Na manhã da segunda-feira (15/09), às 08h40, a Brigada Militar através de uma equipe da ROCAM do 3º Esquadrão, frustrou um roubo a uma Distribuidora de Bebidas, no Centro de Guaporé. A Central de Operações (190), recebeu ligação informando de um roubo em andamento em uma Distribuidora de Bebidas na área central da cidade. Uma equipe da ROCAM e uma Guarnição do 4° Pelotão foram despachadas para o local. Na chegada, os policiais se depararam com 03 homens encapuzados saindo do estabelecimento, e ao receberem voz de abordagem, atiraram contra os policiais. Os policiais, por sua vez, revidaram a injusta agressão, atingindo os três homens. Socorro especializado foi chamado, tendo os três homens sido encaminhados aos Hospital pelo SAMU e Bombeiros Militares. Um jovem de 29 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu a caminho do hospital. Outro jovem de 29 anos passou por cirurgia e foi transferido para outro hospital, devido a gravidade dos ferimentos. O terceiro jovem de 28 anos, foi medicado e permanece sob custódia em estado estável. Apurou-se, que os três jovens haviam rendido um motorista de aplicativo de mobilidade urbana e o amarrado no porta malas do veículo, seguindo para cometer o roubo no estabelecimento comercial. Na Distribuidora de Bebidas, renderam dois homens e os amarraram no banheiro, subtraindo R$ 614,00 (seiscentos e quatorze reais) e ao saírem se depararam com os policiais. Foram aprendidos além do valor subtraído, 03 toucas ninja, corda e fitas plásticas, 02 revólveres, 05 munições intactas e 05 cápsulas deflagradas. Nenhuma das vítimas restou lesionada. Mais uma vez, a comunidade contribuiu com a rápida e eficaz ação da Brigada Militar. A ocorrência segue em andamemto, para que se apure as circunstâncias que deram início aos crimes. Brigada Militar, patrimônio do povo gaúcho, rumo aos 200 anos. Por: Comunicação Social do 3º RPMon
ECONOMIA: O Brasil está gastando mais do que arrecada

Todo mundo tem um amigo que adora “torrar” o cartão com festas dentro e fora de casa. Bom, a situação do governo federal é mais ou menos parecida. O país vive o “déficits gêmeos”, nome técnico que indica quando o governo gasta mais do que arrecada e manda mais dólares para fora do que recebe. Começando pelos dados internos, o déficit nominal — soma das despesas do governo, incluindo o que se gasta só para pagar juros — bateu 7% do PIB em 12 meses, puxado pela Selic em 15% ao ano. A dívida pública bruta já representa quase 80% da economia, 6 p.p. a mais desde o início do governo Lula III. Em termos mais práticos, isso significa que uma fatia crescente do orçamento vai só para manter a dívida em dia. Já em relação ao exterior, o rombo também se ampliou. O déficit em conta corrente — diferença entre o que o Brasil recebe e o que paga em comércio, serviços e transferências — saltou de 1,4% para 3,5% do PIB em um ano. Importações em alta, balança comercial abaixo do esperado e aumento das remessas de lucros para fora explicam parte dessa conta. O resultado dos déficits gêmeos é uma combinação indigesta: juros altos para segurar a inflação e financiar a dívida, menor espaço para investimentos públicos e um real mais vulnerável às pressões externas. O quadro tem sido comparado ao 2° mandato de Dilma, quando o Brasil entrou em recessão. Na prática, significa que o país vive no “cheque especial” — e com uma das taxas de juros mais altas do mundo.
Faculdade CESURG Marau abre inscrições para curso de extensão em Planejamento Financeiro para Negócios

A Faculdade CESURG Marau está com inscrições abertas para o curso de extensão Planejamento Financeiro para Negócios, que acontecerá nos dias 18 e 25 de outubro, das 8h às 12h, na sede da instituição. A capacitação é voltada a empreendedores, estudantes e profissionais que desejam fortalecer seus conhecimentos em gestão financeira e tomar decisões mais assertivas em seus negócios. Ministrado pelo Professor Mestre Rodrigo Ferneda, o curso abordará desde os conceitos básicos de finanças até a análise de demonstrações financeiras e o planejamento de longo prazo, com foco na prática e aplicabilidade imediata. O investimento é de R$ 387,00 para a comunidade em geral e R$ 279,00 para alunos CESURG. As vagas são limitadas, e as inscrições já estão abertas. Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (54) 99968-3746. Alessandra FormaginiAssessoria de Imprensa Faculdade CESURG Marau
Operação Rinha: uma pessoa foi presa e seis mandados de busca cumpridos

A equipe da Delegacia de Polícia de Marau deflagrou na manhã desta terça feira, dia 16 de de setembro, a OPERAÇÃO RINHA, com objetivo de coibir o tráfico de drogas na cidade. A operação localizou, no Bairro Santo Expedito, um indivíduo, foragido da justiça, de 28 anos, cumprindo mandado de prisão definitiva por tráfico. Além disso, seis mandados de busca foram realizados e foi localizado maconha. A operação contou com 20 policiais e 7 viaturas, com apoio da Delegacia de Homicídios e 2ª DP, ambas de Passo Fundo. Fonte: DP Marau / Delegado Norberto Rodrigues
POLÍCIA: Ação integrada da BM resulta em prisão e recuperação de objetos furtados na região

Uma ação integrada entre as guarnições da Brigada Militar de Passo Fundo, Marau, Vila Maria, Camargo e Casca, com o apoio fundamental do setor de inteligência 3º Regimento de Polícia Montada, resultou na prisão de dois homens e na apreensão de diversos objetos furtados em municípios da região. A ação ocorreu na tarde desta segunda-feira (15), após o monitoramento por cercamento eletrônico identificar um veículo suspeito de envolvimento em furtos em Vila Maria (na comunidade de Santo Isidoro). O carro foi abordado na área central de Passo Fundo, onde o condutor foi detido. Um segundo indivíduo, que estaria junto no momento da abordagem, conseguiu fugir. Durante a revista ao veículo, foi localizada uma serra elétrica da marca Makita, que havia sido furtada em um estabelecimento comercial, conforme boletim de ocorrência registrado na cidade de Casca. Questionado, o condutor revelou o endereço onde estariam armazenados outros objetos provenientes de furtos. As guarnições se deslocaram até o local indicado, onde um morador permitiu a entrada dos policiais e apresentou uma série de objetos que haviam sido deixados sob sua guarda. Os itens, segundo a Brigada Militar, podem estar relacionados a ocorrências de furto registradas recentemente em Vila Maria, Camargo, Casca e no interior de Marau. Todo o material foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Passo Fundo, juntamente com os dois indivíduos detidos. Foi necessário o uso de algemas para garantir a segurança durante a condução, conforme prevê a súmula vinculante nº 11 do Supremo Tribunal Federal. A ação bem-sucedida reforça a importância da integração entre os diferentes destacamentos da Brigada Militar e do uso estratégico de ferramentas de inteligência para combater a criminalidade e promover a recuperação de bens subtraídos das vítimas. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e devolver os objetos apreendidos aos seus legítimos proprietários. Fonte e foto: Comunicação Social Brigada Militar
Desinformação na campanha eleitoral é passível de multa, ratifica TSE

Na sessão do dia 09 de setembro, por unanimidade, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve o acórdão do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) que aplicou multa de R$ 5 mil a Renzo Vasconcelos (PSD) e Rogério da Silva Resende, eleitos prefeito e vice-prefeito de Colatina (ES) nas Eleições Municipais de 2024. Eles foram condenados por propaganda irregular com conteúdo desinformativo. De acordo com o processo, uma representação ajuizada por coligação adversária no pleito do ano passado apontou a suposta disseminação em rede social pelo candidato a prefeito de conteúdo desinformativo que teria distorcido fala de parlamentar estadual, com o intuito de prejudicar adversário político e beneficiar a própria candidatura. Durante a campanha eleitoral de 2024, a coligação de Renzo Vasconcelos foi acusada de distorcer o pronunciamento do deputado estadual Sérgio Meneguelli, que afirmou publicamente ter sido chantageado por aliados do então prefeito e candidato à reeleição, Guerino Balestrassi. O pronunciamento foi usado no perfil pessoal no Instagram do candidato eleito. O post dizia que “Meneguelli sofria ameaça por apoiar Renzo”. Ao analisar o caso, o TRE-ES reconheceu a configuração de propaganda eleitoral irregular e, por unanimidade, aplicou a multa com fundamento no artigo 57-D, parágrafo 2º, da Lei nº 9.504, a Lei das Eleições, e na atual jurisprudência do TSE. Segundo entendimento pacificado da Corte Eleitoral, é legítima a aplicação do dispositivo a condutas que ultrapassam os limites da liberdade de expressão, caracterizando propaganda eleitoral irregular mediante disseminação de desinformação, como houve no caso: distorção de fala pública de parlamentar para atingir a imagem de adversário político. “A decisão do [Tribunal] Regional está em conformidade com a legislação eleitoral vigente, uma vez que a publicação teve como objetivo macular a imagem do adversário político e influenciar negativamente o eleitorado. O uso de artifícios publicitários para induzir o eleitor a erro e distorcer a percepção dos candidatos compromete a transparência e a isonomia do processo eleitoral”, ressaltou o relator, ministro Antonio Carlos Ferreira. Nos termos do artigo 9º-C da Resolução TSE nº 23.610, é vedada a utilização, na propaganda eleitoral, qualquer que seja sua forma ou modalidade, de conteúdo fabricado ou manipulado para difundir fatos notoriamente inverídicos ou descontextualizados com potencial para causar danos ao equilíbrio do pleito ou à integridade do processo eleitoral. Fonte: TSE
MUNDO: As principais manchetes do início da semana

Sem definição. Trump afirmou que a negociação sobre a venda do TikTok “depende da China”. O presidente dos EUA já prorrogou o prazo da venda do app 3x e deve estender novamente nesta quarta-feira. O app tem 170 milhões de usuários americanos e segue ameaçado de banimento. Anti-imigração em Londres. Mais de 100 mil manifestantes saíram às ruas no centro da capital britânica para protestar contra o avanço no número de imigrantes no país, em ato organizado pelo ativista Tommy Robinson. Tensão no leste europeu. A Romênia afirmou que um drone russo violou seu espaço aéreo durante ataques à Ucrânia no sábado, tornando-se o segundo país da Otan a relatar o incidente nesta semana. O presidente ucraniano Zelensky chamou a ação de “expansão óbvia da guerra”. Explosão em Madrid. Uma pessoa morreu e 25 ficaram feridas após uma explosão causada por provável vazamento de gás na capital espanhola. A detonação danificou um café, uma loja e vários imóveis, levando à retirada de moradores das residências próximas. Mais processos. A Penske Media, dona da Rolling Stone, Billboard e Variety, processou o Google em Washington, acusando a empresa de usar seu jornalismo nos resumos de AI sem permissão. A editora afirma que o recurso desvia tráfego de seus sites e já reduziu em um terço sua receita de afiliados.
Cartola CESURG de Investimentos chega à 5ª edição com número recorde de participantes

A Faculdade CESURG Marau dá início à 5ª edição do Cartola CESURG de Investimentos, iniciativa que já se consolidou como um dos eventos mais aguardados pelos alunos interessados pelo mundo das finanças. Neste ano, o projeto bateu recorde de adesão: são 46 equipes formadas por 165 alunos inscritos, prontos para encarar o desafio de investir de forma simulada na bolsa de valores. A competição, que tem início oficial nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, contará com oito rodadas ao longo de quase dois meses. Os participantes terão a oportunidade de aplicar estratégias reais de investimento, utilizando um simulador de mercado que replica as condições da bolsa de valores, tornando a experiência educativa e envolvente. Antes do início da primeira rodada, os inscritos participaram de um treinamento online no sábado (13), que visa apresentar o software de simulação para os competidores e apresentar as regras do desafio. Além da disputa, os participantes concorrem a uma premiação total de R$ 1.200,00, além de certificados de participação e mimos exclusivos. Mas o objetivo vai além da competição: o Cartola CESURG de Investimentos busca aproximar os alunos e colaboradores da instituição do universo financeiro, estimulando o interesse por temas como bolsa de valores, economia, negócios e pesquisa aplicada ao mercado de capitais. A divulgação dos resultados da 1ª rodada será no dia 19 de setembro, e o desafio segue até o dia 03 de novembro, data da última rodada. A entrega da premiação está marcada para o dia 14 de novembro, fechando mais uma edição do projeto.Alessandra FormaginiAssessoria de Imprensa Faculdade CESURG Marau
