REGIÃO: Prefeito de Casca Jurandi Perin fala sobre ações do Movimento “RS Pedágio Não”

Na manhã desta quarta-feira, dia 04 de junho, o programa Vila Maria Em Foco recebeu o Prefeito de Casca – Jurandi Perin, falando sobre o Movimento “RS Pedágio Não”, e as ações que estão sendo feitas em toda região. Na terça-feira, integrantes do movimento “RS Pedágio Não”, incluindo o Prefeito Jurandir, entregaram uma carta com as duas principais reivindicações ao subsecretário da Casa Civil, Gustavo Paim. O encontro foi articulado com a ajuda dos deputados estaduais, especialmente os da base, que também são contrários à medida Os pleitos são entregues à Paim são: o cancelamento do edital que prevê a concessão das rodovias do bloco 2 e o comprometimento dos recursos da Funrigs, especialmente o R$ 1,3 bilhão que o governo prevê de aporte no edital, para realização de obras possíveis. À tarde, as lideranças do movimento seguiram na Assembleia buscando apoio dos parlamentares para assinar a carta que pede a suspensão do edital. O documento conta com a adesão de 26 deputados estaduais, 16 deputados federais, um senador (Luis Carlos Heinze) e 24 prefeitos das 32 cidades atingidas pelo bloco 2. Outra reivindicação que consta no documento é a revisão da legislação que trata das concessões no Estado. Caso o governo não dê nenhuma sinalização positiva até sexta-feira (06/06), as lideranças articulam uma manifestação em frente ao Palácio Piratini. Perin também convidou a população regional para a Audiência Pública que será realizada em Casca, no dia 11 de junho, às 19 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores de Casca (Rua Duque de Caxias, n° 180). A audiência é promovida pela Frente Parlamentar Contra os Pedágios, liderada pelo deputado Paparico Bacchi. Confira como foi a entrevista no https://abre.ai/mTrS
Vila Maria: 1.321 declarações do IR foram entregues no prazo

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 encerrou no dia 30 de maio. Em Vila Maria foram 1.321 declarações entregues dentro do prazo. Abaixo da expectativa de aumento de 7% se comparado ao ano passado. Em 2024, foram 1.347 declarações entregues; em 2023, 1.247; em 2022, 991. De acordo com Cláudio Morello, Auditor Fiscal da Receita Federal de Passo Fundo, o Rio Grande do Sul foi o único Estado que registrou decréscimo. Ele ressalta que isso se deve não apenas pela pequena correção da tabela, mas também pelas enchentes do ano passado e a estiagem desse ano. Em 2025, em Vila Maria foram 51,9% pré-preenchidas; 75,5% simplificada; 42,8% terão restituição. Quem não entregou a declaração dentro do prazo está sujeito a uma multa, que varia de um valor mínimo de R$ 165,74 até um montante máximo, que corresponde a 20% do imposto devido.
BRASIL: A nova geração quer ser dona, não funcionária

Pela primeira vez, o sonho de ter um negócio próprio supera — ainda que por pouco — o desejo de ter uma carteira de trabalho. Dados da pesquisa Hibou Pesquisas e Insights indicam que 33% dos brasileiros entre 16 e 34 anos querem empreender, embora 32% ainda prefiram a estabilidade da CLT. O dado pode parecer um empate técnico, mas revela um ponto de virada geracional: A vontade de autonomia está ganhando terreno, mesmo num cenário que não facilita esse tipo de escolha. Atualmente, apenas 12% da população adulta brasileira tem o próprio negócio e, entre os mais jovens, esse número não varia muito. Ou seja, o discurso está mudando, mas a prática ainda anda a passos lentos. Apesar da vibe empreendedora nas redes, a realidade pesa. Entre os jovens que mudaram de carreira, 56% disseram que foi por necessidade financeira, e não por vontade. O que sugere que, na prática, a maior parte das decisões profissionais ainda é ditada pelo que dá para fazer — não pelo que se quer fazer. Zoom out: Hoje, a frustração também aparece na relação com o diploma. 42% dos brasileiros afirmam estar prestes a trabalhar na área em que se formaram. Mas esse número cai com o tempo: é de 59% entre os mais jovens, e desaba para 24% entre os trabalhadores com 55 anos ou mais. O que mais foi destaque no Brasil? A partir de hoje. Petrobras anuncia redução de R$ 0,17 no litro da gasolina para distribuidoras Sem restrições. Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi 170 mil famílias. Bolsa Família para estrangeiros cresce 550% em 5 anos, com um gasto anual de R$ 1,7 bilhão.
MUNDO: Encontro na Turquia tenta frear escalada entre Rússia e Ucrânia

No dia seguinte ao maior ataque com drones desde o início da guerra, representantes ucranianos e russos se encontraram na Turquia para negociar um cessar-fogo. Contextualizando: No domingo, drones de apenas US$ 500 destruíram 41 aeronaves em bases militares a até 1.500 km da fronteira. A ofensiva, intitulada por muitos como “Davi vs. Golias” causou um prejuízo estimado em US$ 7 bilhões. Como gesto inicial, os países concordaram em trocar prisioneiros gravemente feridos e com menos de 25 anos, além da devolução de 12 mil corpos de soldados. Mas a paz ainda parece longe. Moscou sugeriu um cessar-fogo parcial em áreas selecionadas por 2 a 3 dias, enquanto exige o reconhecimento da anexação de 20% do território ucraniano, o fim da expansão da OTAN e o controle definitivo das regiões ocupadas. Kiev, por outro lado, defende um cessar-fogo total e imediato, com verificação internacional, e rejeita qualquer concessão territorial.As potências europeias pressionam por uma solução diplomática, mas o impasse segue: A Ucrânia quer recuperar seu território, enquanto a Rússia quer legitimá-lo. O que mais foi destaque em mundo? Bye, Bye, EUA? Maduro emite comunicado para que venezuelanos deixem os Estados UnidosDeixando o país. Portugal vai avisar cinco mil brasileiros para que deixem o paísMaior da Europa. Vulcão na Itália entra em erupção e faz com que turistas se afastem às pressas do local
Vila Maria: 35 pessoas estão com o título eleitoral cancelado

Quem está em dívida com a Justiça Eleitoral e perdeu o prazo de regularização encerrado no dia 19 de maio, está com o título eleitoral cancelado. Mas desde já o eleitor pode buscar a Justiça Eleitoral para fazer a regularização, presencialmente no cartório eleitoral de sua cidade ou por meio do Autoatendimento Eleitoral (clique em Título Eleitoral e, depois, em opção 6), pagar os débitos e apresentar a documentação necessária para regularizar. Eleitores para os quais se aplica o cancelamento Em anos não eleitorais, a Justiça Eleitoral verifica no cadastro eleitoral quais eleitores não votaram, não justificaram nem pagaram a multa referente à ausência nos três últimos pleitos. Essa verificação é chamada de depuração do cadastro e implica o cancelamento do título eleitoral dos faltosos, exceto nos casos em que o voto é facultativo. Eleitor faltoso é aquele que não votou, não justificou nem pagou a multa referente à ausência aos três últimos pleitos. O objetivo dessa ação é atualizar o cadastro nacional do eleitorado. A medida está prevista no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), na Resolução TSE nº 23.659/2021, na Resolução TSE nº 23.737/2024, bem como no Provimento CGE nº 1/2025. Impedimentos O eleitor que tiver o título cancelado não poderá: votar e ser votado; tomar posse em concurso público; obter passaporte; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial; participar de concorrência pública; e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação eleitoral. O cancelamento do título não será comunicado individualmente, mas o eleitor poderá verificar sua situação eleitoral no Portal do TSE, no item 7 do Autoatendimento eleitoral (consultar situação eleitoral). A Rádio Vila Maria FM entrevistou o Chefe do Cartório Eleitoral da 62ª Zona Eleitoral, Rafael Copetti. Ele revelou que em Vila Maria são 35 pessoas com o título cancelado; em Camargo, 30; Gentil, 33; Nicolau Vergueiro, 26; Nova Alvorada, 25; Marau, 698. Totalizando, na 62ª Zona Eleitoral, 847 eleitores nessa situação.
ECONOMIA: Haddad fala sobre crise do IOF e ressalta que Fazenda não abrirá mão de metas

Ao atender jornalistas na manhã desta segunda-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, abordou a crise com o Congresso aberta pelo Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Haddad deixou claro que sua pasta não irá abrir mão dos objetivos estipulados com o governo federal e com o Legislativo e falou na necessidade de se buscar medidas estruturais. “O que eu sempre deixei claro é que a Fazenda não irá abrir mão das metas estabelecidas. Não podemos. O que tiver de fazer eu vou fazer, agora eu prefiro soluções estruturais. Se o Congresso está dizendo que prefere, vou eu dizer o contrário?”, questionou. O ministro destacou que as medidas estruturais são muito melhores para o Brasil. “O que a Fazenda não pode fazer é perder a iniciativa. Se nos acomodarmos, vai acontecer isso: ao invés de você conseguir o grau de investimento, vai melhorando uma nota e melhorando outra e não vamos chegar a lugar algum”, ressaltou. Parlamentares pressionam o governo federal desde a semana passada para reaver o ajuste no IOF, decisão que pode ser derrubada no próximo 10 de junho pela Câmara dos Deputados. Haddad colocou que a questão do imposto precisa ser debatida e que não cairá de uma vez só. “Esse assunto não vai ser discutido dessa forma. Vai ser discutido rapidamente, até porque ninguém aqui quer postergar. Eu não preciso de dez dias. Nós sabemos o que precisa ser feito e até acredito que nesta semana nós poderemos melhorar a regulação do IOF, mas aí combinando com as questões estruturais”, salientou. O ministro da Fazenda fez a ponderação de que é preciso pensar mais longe. “Querem alterar o curto prazo, altera o longo prazo junto porque aí você faz uma combinação que dá para o cidadão e para o investidor um horizonte das regras do jogo, com previsibilidade e transparência e até com uma discussão sobre justiça”, destacou.
Passo Fundo: BM prende homem por manter pássaros silvestres em cativeiro

A Brigada Militar, por meio do 3° Batalhão Ambiental (BABM), prendeu, no domingo (01/06), um homem por manter pássaros silvestres em cativeiro ilegal, no município de Passo Fundo. Após receber uma denúncia acerca de criação e comercialização de pássaros silvestres, a equipe do 3º BABM flagrou, em uma residência na Vila Cruzeiro, 30 exemplares de aves silvestres mantidas em gaiolas. Foram identificadas as espécies: Frade, Azulão, Canário-da-terra, Trinca-ferro e Coleirinha. Além de um pássaro identificado como Baiano (nome popular não padronizado) nativo da Bahia. No local, os policiais militares notaram que os Canários-da-terra haviam sofrido mutação da cor predominante da espécie. Algumas aves possuíam anilhas de identificação, mas não foi possível verificar a autenticidade, pois o morador, responsável pelas aves, não apresentou licença válida emitida pelo órgão ambiental competente (IBAMA ou equivalente) tampouco o cadastro ativo no SisPass. Diante dos fatos, o homem foi preso e foi lavrado um Termo Circunstanciado. Os pássaros foram resgatados e encaminhados para avaliação veterinária, após a avaliação, poderão estar aptos para reinserção em habitat natural Comando Ambiental: “O Braço Verde da Brigada Militar” Edição: Comunicação Social 3º BABM Imagens: 3º BABM | Passo Fundo
Estudo mapeia a genética da população brasileira

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre foi um dos principais colaboradores de um projeto nacional que está mapeando o genoma da população brasileira. O foco do projeto DNA do Brasil é caracterizar a nossa população do ponto de vista genético, mas no HCPA o projeto já vem mapeando também a predisposição a doenças. A expectativa é de que os dados promovam acesso a um genoma de referência brasileiro, o que permitirá estabelecer melhores estratégias de Medicina Genômica e de Precisão. Os primeiros resultados incluem o sequenciamento completo de 2.723 genomas de indivíduos do Brasil inteiro, que cederam amostras para a pesquisa. Os dados do estudo, que foram publicados no dia 15 de maio em uma das principais publicações científicas do mundo, a revista Science, revelam mais de oito milhões de novas variantes genéticas que não eram conhecidas em nenhuma outra população, demonstrando a importância desse mapeamento. Entre elas, foram identificadas mais de 36 mil alterações genéticas com potencial prejudicial à saúde da população brasileira. “Todas as estratégias de Medicina de precisão que tínhamos até agora foram transpostas dos países europeus e norte-americanos. Essa caracterização genética permitirá a partir de agora que sejam planejadas e implementadas estratégias focadas na nossa população. Na verdade, este é só o início de uma jornada de descobertas científicas da genômica da população brasileira”, explica a coordenadora do projeto no HCPA Fernanda Vianna. O projeto DNA do Brasil, liderado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e desenvolvido desde 2019 com apoio de vários patrocinadores e do Ministério da Saúde, é hoje o maior e mais diversificado banco de dados genômicos da população brasileira. Cada genoma é composto pelo nosso material genético – o DNA. O sequenciamento analisa todas as três bilhões de diferentes regiões do nosso DNA, que incluem nossos genes, os responsáveis pelas funções executadas pelo corpo. Os pesquisadores já identificaram variantes genéticas potencialmente patogênicas em 450 genes ligados a doenças cardíacas e obesidade e em 815 genes relacionados a doenças infecciosas, como malária, hepatite, gripe e tuberculose. Por outro lado, também foram identificadas variantes que promovem a fertilidade, as quais, juntamente com genes relacionados à resposta imunológica e ao sistema metabólico, teriam sido favorecidas pela seleção natural ao longo de 500 anos de cruzamentos em solo brasileiro. O estudo colaborativo ajuda a mitigar a falta de amostras representativas da nossa miscigenação. O HCPA, doença renal crônica e o Biobanco O Hospital de Clínicas de Porto Alegre contribuiu com mais de 800 amostras para o projeto DNA do Brasil. Destas, 300 vinham participando de uma pesquisa sobre doença renal crônica na população negra, liderados pelos professores Fernanda Vianna e Francisco Veronese. Com o mapeamento do genoma destes participantes, foi possível identificar uma alteração genética no gene APOL1, presente em populações africanas, que aumenta o risco de doença renal crônica nessa população. Os participantes da pesquisa do Clínicas que possuíam risco aumentado para doença renal crônica receberam o retorno da equipe de pesquisadores sobre a condição. “A realização de pesquisas genômicas focadas na população negra é essencial para promover equidade na saúde, ao permitir a detecção de predisposições genéticas específicas”, afirma a pesquisadora Célia de Souza. Para ela, a realização dessa pesquisas é uma ação afirmativa, que ajuda a reparar os anos em que os negros foram escravizados e marginalizados. “A identificação dessas variantes de risco viabiliza estratégias mais eficazes de prevenção, diagnóstico e tratamento”, acrescenta. Além desses, outros 500 participantes do Biobanco do HCPA foram incluídos no estudo. “Esta é uma das várias pesquisas que o nosso Biobanco do HCPA têm contribuído, que não só auxiliará a entender melhor a genética da resposta imunológica, como também outras inúmeras características humanas”, afirma Fernanda. Dentre os participantes do Biobanco estão colaboradores do HCPA que se voluntariaram durante a pandemia para participar do estudo e pacientes internados no hospital por complicações da Covid-19. Os dois estudos foram desenvolvidos no Laboratório de Medicina Genômica do Centro de Pesquisa Experimental do HCPA e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fonte: HCPA
Aneel aciona bandeira vermelha para junho, e conta de luz fica mais cara

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou na sexta-feira (30) o acionamento da Bandeira Vermelha, no patamar 1, para o mês de junho de 2025, indicando aumento no custo da energia para os consumidores. Isso significa que as contas de energia elétrica terão cobrança adicional de R$ 4,46 (quatro reais e quarenta e seis centavos) a cada 100 kW/h (quilowatt-hora) consumidos. A medida foi adotada diante da queda no volume de chuvas e da diminuição da geração de energia por hidrelétricas, conforme projeções do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Para compensar a baixa nas afluências, será necessário acionar usinas termoelétricas, que têm custo de produção mais elevado. Segundo a Aneel, o cenário justifica a mudança na bandeira — que estava amarela em maio — e serve também como alerta para o uso consciente da energia elétrica. A bandeira tarifária sinaliza ao consumidor os custos reais da geração de energia no país. Quando a geração fica mais cara, a cobrança extra é aplicada automaticamente nas contas. Como funciona o sistema de cores O sistema de cores da Aneel sinaliza as condições de geração de energia. Se chove pouco e as hidrelétricas geram menos, é preciso acionar usinas termelétricas, que são mais caras. Para pagar por essas usinas, a Aneel aciona as bandeiras amarela, vermelha 1 ou vermelha 2, com taxas extras na conta de luz. Saiba quanto custa cada bandeira Cada bandeira tarifária acionada pela Aneel pode gerar um custo extra ao consumidor: bandeira verde (condições favoráveis de geração de energia) – sem custo extra; bandeira amarela (condições menos favoráveis) – R$ 18,85 por MWh (megawatt-hora) utilizado (ou R$ 1,88 a cada 100kWh); bandeira vermelha patamar 1 (condições desfavoráveis) – R$ 44,63 por MWh utilizado (ou R$ 4,46 a cada 100 kWh); bandeira vermelha patamar 2 (condições muito desfavoráveis) – R$ 78,77 por MWh utilizado (ou R$ 7,87 a cada 100 kWh).
Emater/RS-Ascar orienta produtores sobre riscos da Raiva Herbívora

Com o alerta sanitário desde fevereiro de 2024 sobre o Rio Grande do Sul, segue sendo detectada a presença de morcegos hematófagos em localidades do meio rural do Rio Grande do Sul. As últimas ocorrências registradas pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) são do início e final de maio, no Norte do Estado, quando foram notificados dois novos focos de raiva herbívora transmitida por morcegos, o que aumenta os riscos para a saúde animal e humana. Para evitar novos focos e a morte de animais, técnicos da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Seapi, têm intensificado ações de orientação junto aos produtores. O objetivo é fomentar a vacinação e monitorar o rebanho, localizando as colônias de morcegos para comunicar as Inspetorias de Defesa Agropecuária (IDAs), a fim de adotar práticas de controle que evitem a transmissão da raiva herbívora. As ações são conduzidas pela Seapi, através do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) e do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), que pertencente ao Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), com apoio da Emater/RS-Ascar. “A vacinação e, principalmente, o monitoramento constante do rebanho por parte dos produtores são essenciais para prevenir surtos e ataques de morcegos nos animais e proteger a produção pecuária”, destaca Carlos Roberto Viera da Cunha, médico veterinário, responsável pela área de Defesa Sanitária Animal da Emater/RS-Ascar na região de Porto Alegre. As orientações de prevenção e registro de casos de raiva incluem palestras, visitas técnicas e distribuição de materiais educativos, que destacam a importância da notificação imediata em casos suspeitos de mordeduras em rebanhos ou morte de animais com sintomas neurológicos. A atuação técnica vai desde a educação sanitária, com o foco em orientar produtores sobre os sintomas e a prevenção da raiva. O papel da inspetoria veterinária é destacado como central no processo de monitoramento e contenção da doença. No entanto, a comunicação por parte dos produtores e pecuaristas ainda é um desafio. “Muitas vezes, nós, da Emater, somos o elo entre o produtor e a inspetoria. O produtor não tem contato direto com o serviço, e nós fazemos essa ponte, para comunicar suspeitas e acionar o protocolo de diagnóstico e controle”, explica Cunha, ao ressaltar que a confirmação da raiva é feita pelo laboratório do IPVDF, onde são analisadas amostras cerebrais dos animais mortos. “A partir da confirmação, ações de vacinação e conscientização nas áreas afetadas ficam mais intensas”, diz o extensionista. SINAIS DE ALERTA A detecção e o georreferenciamento das colônias de morcegos hematófagos são fundamentais para o controle populacional. Em situações de surtos, equipes especializadas, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), capturam os morcegos, aplicando pasta anticoagulante em alguns indivíduos e, em seguida, soltando-os de volta à colônia. O veterinário explica que, devido ao comportamento social e à prática de lambedura mútua, a pasta é facilmente transmitida entre os morcegos, contaminando-os e, assim, auxiliando no controle da população. O morcego hematófago alimenta-se de sangue, de preferência de animais de grande porte, como bovinos e equinos. Sua atividade é noturna, e os sinais mais evidentes de sua presença incluem feridas circulares superficiais. “Onde há mordedura, há risco. O produtor tem a obrigação sanitária de comunicar os órgãos especializados. Só assim é possível fazer o georreferenciamento dos abrigos e criar uma estratégia de controle”, alerta Vieira. PREVENÇÃO E CONTROLE Como a raiva pode passar para o ser humano, a principal medida preventiva continua sendo a vacinação, em especial nas regiões onde há registros da doença ou presença de colônias de morcegos hematófagos. A vacinação pode ser realizada pelo produtor durante todo o ano, conforme recomendação dos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar e das IDAs. Os morcegos, de modo geral, desempenham papéis ecológicos fundamentais, como o controle de insetos e a polinização. No caso dos hematófagos, é preciso diferenciar das demais espécies, que não oferecem risco à produção agropecuária. São animais silvestres e estão protegidos pela legislação ambiental. Apenas os técnicos especializados da Seapi têm autorização para manipulação destes animais. As ações de educação sanitária realizadas pela Emater/RS-Ascar fazem parte de uma estratégia de cuidado à saúde animal e humana no meio rural, e são feitas através do diálogo direto com os produtores, buscando reforçar a importância do monitoramento constante e da adoção de práticas preventivas que protejam os rebanhos e as famílias do campo. Em casos de suspeita da presença de morcegos hematófagos ou de surtos de raiva, os produtores devem informar os órgãos especializados para que sejam tomadas as providências adequadas. Foto: André Witt – Divulgação Seapi Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues Estagiária Fhabiana Credideu
SAÚDE: EUA e Argentina criam ‘‘alternativa global’’ de saúde

Novo clube de saúde. Os Estados Unidos e a Argentina resolveram montar sua própria turma do jaleco internacional — e anunciaram a criação de um sistema de saúde global alternativo, separado da Organização Mundial da Saúde (OMS). O anúncio veio de Roberto F. Kennedy Jr., secretário de Saúde dos EUA, e Mario Lugones, ministro da Saúde argentina. A proposta é criar uma estrutura paralela para coordenar respostas a pandemias e emergências, mas com outra liderança e outros aliados. De onde veio a ideia? No primeiro dia do seu novo mandato, Donald Trump reabriu o processo de saída da OMS. Javier Milei fez o mesmo fevereiro, e agora os dois países oficializam a parceria ”por fora”.A justificativa de ambos é que a OMS falhou feio na gestão da COVID-19. Segundo a declaração, a entidade mostrou ”deficiências estruturais e operacionais” e não foi transparente o suficiente durante momentos mais críticos da pandemia. O novo projeto promete ser “baseado em ciência de padrão ouro e livre de impulsos totalitários”, palavras do próprio Kennedy. A proposta ainda é vaga, mas deve tensionar a diplomacia sanitária.
BRASIL: IOF vira campo de batalha entre Congresso e Planalto

O presidente da Câmara, Hugo Motta, “entrou em campo” contra o decreto que aumentou o IOF e defendeu alternativas ao imposto — como a revisão de isenções fiscais e a retomada da reforma administrativa. Segundo Motta, o governo “não pode fazer gambiarras” para fechar as contas e precisa encarar o custo político de cortar benefícios e revisar gastos. A declaração ocorre em meio à pressão do Congresso para derrubar o decreto presidencial que elevou as alíquotas do IOF em operações como crédito, câmbio e investimentos. A movimentação é rara:Já foram apresentados 22 projetos para barrar o decreto (20 na Câmara e 2 no Senado). Se aprovado, será a primeira vez em 25 anos que um decreto presidencial será derrubado por voto parlamentar. A medida pode reduzir a arrecadação esperada de R$ 20,5 bi. No Congresso, o clima é de desgaste. Motta classificou o decreto como “infeliz” e Davi Alcolumbre (Senado) falou em “usurpação de poderes” do Legislativo. Já Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso, alertou que, se a medida cair, haverá um colapso na máquina pública e cortes maiores em emendas parlamentares. O governo terá 10 dias para avaliar propostas alternativas. Mas a palavra de ordem entre os parlamentares é clara: A conta não pode vir via imposto. O que mais foi destaque no Brasil? R$ 74 bi em 3 anos. Senado aprova reajuste para servidores federais A menor da série histórica no período. A taxa de desemprego no Brasil ficou em 6,6% no trimestre de janeira a abril O maior desde 2022. Governo central registra superávit primário de R$ 17,8 bi em abril
Pico de internações por gripe reforça alerta para vacinação de crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades

O Rio Grande do Sul registrou em maio o maior número de hospitalizações por gripe (influenza) na comparação com qualquer mês dos últimos três anos. Dados da Secretaria da Saúde (SES) apontam mais de 400 internações nas duas primeiras semanas do mês, evidenciando um cenário de alerta, especialmente para os grupos mais vulneráveis à doença: crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades. O cenário ressalta a importância da vacinação. No ano passado, a cada cinco pessoas que foram internadas por problemas respiratórios em decorrência da gripe, quatro não estava vacinadas contra a influenza. A baixa adesão à campanha de vacinação contra a gripe é um sinal de preocupação. A cobertura vacinal entre crianças de seis meses e menores de seis anos está em apenas 24,6%, e entre os idosos chega a 43%. Outro grupo prioritário são as gestantes, com somente 20,7% de cobertura até o momento. A média geral dos grupos no Estado é de 38,2%, superior à nacional (32,4%), porém ainda distante da meta de 90%. Em números absolutos, isso representa mais de 1,8 milhão de pessoas não vacinadas entre esses três públicos no RS. Hospitalizações Os dados das hospitalizações demonstram a importância da imunização. Em 2024, 82% das pessoas internadas por gripe no RS não estavam vacinadas. O impacto é ainda mais expressivo entre os públicos prioritários: entre as crianças menores de seis anos hospitalizadas, 90% não havia recebido a vacina; entre os idosos, 73%; no grupo de seis a 59 anos, no qual as pessoas com comorbidades também devem se vacinar, o percentual sobe para 91%. Entre os casos que evoluíram para óbito, o panorama é similar: 77,5% das 288 mortes por influenza em 2024 foram entre pessoas sem vacina. No grupo das crianças até cinco anos, não houve óbitos entre vacinados. Na população de seis a 59 anos, 93% das mortes foram entre não vacinados, enquanto nos idosos esse índice ficou em 72%. Assim como neste ano, 2024 também registrou coberturas vacinais abaixo da meta: 55,5% em crianças, 52,5% em idosos, 36,6% em gestantes e 52,6% na média dos grupos prioritários. Situação vacinal das hospitalizações por gripe, em 2024, de acordo com a faixa etária: 0-5 anos:Casos – 42 vacinados x 406 não vacinadosÓbitos – zero vacinados x 9 não vacinados 6-59 anos:Casos – 63 vacinados x 637 não vacinadosÓbitos – 4 vacinados x 54 não vacinados 60 anos ou mais:Casos – 312 vacinados x 857 não vacinadosÓbitos – 61 vacinados x 160 não vacinados Total:Casos – 417 vacinados x 1.900 não vacinadosÓbitos – 65 vacinados x 223 não vacinados Esse cruzamento é feito automaticamente pelos sistemas de notificação das doenças respiratórias (Sivep-Gripe) e da vacinação (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações). Os dados de 2025 ainda não estão disponíveis. Aumento nas internações O Rio Grande do Sul registrou, nas primeiras semanas de maio, os maiores números de hospitalizações por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) causadas pelo vírus influenza na comparação com qualquer mês dos últimos três anos. Nas semanas de 4 a 10 de maio (Semana Epidemiológica 19) e de 11 a 17 de maio (Semana 20), foram contabilizadas 208 internações em cada semana, configurando os dois picos mais altos no período. Os dados das semanas seguintes – de 18 a 24 de maio (Semana 21) e de 25 a 31 de maio (Semana 22) – ainda são parciais, pois os registros consideram a data de início dos sintomas. No total acumulado deste ano, já são 892 internações e 81 óbitos por complicações da gripe. No mesmo período de 2024, foram 1.067 internações e 123 mortes; e, em 2023, 772 internações e 94 óbitos. Avanço nas hospitalizações por influenza em 2025 (por data de início de sintomas): Semanas 1 a 16 (29 de dezembro a 19 de abril): 202 Semana 17 (20 a 26 de abril): 84 Semana 18 (27 de abril a 3 de maio): 127 Semana 19 (4 a 10 de maio): 208 Semana 20 (11 a 17 de maio): 208 Semana 21 (18 a 24 de maio): 62 (parcial) Semana 22 (25 a 31 de maio): 1 (parcial) Perfil das hospitalizações e óbitos por influenza no RS em 2025 (até 28/5): Abaixo de 1 ano de idade: 41 casos / zero óbitos 1-4 anos: 86 casos / 2 óbitos 5-11 anos: 65 casos / 2 óbitos 12-19 anos: 16 casos / 1 óbito 20-39 anos: 60 casos / 2 óbitos 40-59 anos: 122 casos / 14 óbitos 60-79 anos: 346 casos / 36 óbitos 80 anos ou mais: 156 casos / 24 óbitos Por que se vacinar todos os anos? Desde 15 de maio, a vacinação foi ampliada para toda a população acima de seis meses de idade. Ainda assim, a orientação da SES é que os municípios mantenham o foco na proteção dos grupos prioritários, que são os mais suscetíveis às complicações da doença. “É fundamental priorizar idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades, pois são os grupos com maior risco de agravamento e que mais têm sido hospitalizados”, ressalta a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri. A vacina da gripe oferece proteção contra as cepas mais recentes do vírus (dos tipos A-H1N1 e A-H3N2 e B) e é capaz de reduzir o risco de casos graves, hospitalizações e mortes. “A proteção da vacina começa cerca de 15 dias após a aplicação. Por isso é realizada nesta época, para que tenha maior efeito durante o inverno, período de maior circulação do vírus. A imunidade, no entanto, diminui ao longo dos meses, o que torna essencial a vacinação anual”, explica Tani. Sintomas e prevenção A gripe é uma infecção viral que pode evoluir para quadros graves, especialmente em grupos de risco. Os principais sintomas são: Febre Tosse Dor de garganta Dor no corpo Dor de cabeça Em idosos, pode haver febre baixa e ausência de alguns sintomas típicos, o que exige atenção redobrada. Além da vacinação, é fundamental adotar medidas preventivas, como: higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel; cobrir
Câmara de Vereadores realiza Sessão Solene comemorativa aos 37 anos de Vila Maria

Na noite desta quarta-feira, dia 28 de maio, a Câmara Municipal de Vereadores, realizou Sessão Solene alusiva aos 37 anos de emancipação político-administrativa do município de Vila Maria. A solenidade aconteceu no Auditório Municipal e foi transmitida pela página do Facebook da Casa Legislativa. A sessão contou com a participação de representantes de diversas entidades, secretários municipais, lideranças, corte de soberanas e convidados. De acordo com a pauta da Sessão Ordinária, discutida, votada e aprovada por unanimidade, cada vereador escolheu um tema para abordar em seu pronunciamento. Ordem de pronunciamentos e temas abordados: 1º – Presidente Wagner Ferro (UNIÃO BRASIL) – Cultura 2º – Vice-presidente Joel Nestor Guzela (REPUBLICANOS) – Indústria e Comércio 3º – Secretário Jonatas Dala Cort (UINÃO BRASIL) – Empreendedorismo 4º – Auro André Ferrarini (UNIÃO BRASIL) – Desenvolvimento 5º – Douglas Dalacorte (MDB) – Agricultura 6º – Eduardo dos Santos Costa (REPUBLICANOS) – Esporte 7º – Érica Vanessa Santori (PT) – Líderes Comunitários 8º – José Victor Colet Betto (PODEMOS) – Pontos Turísticos 9º – Pedro Augusto Stail (UNIÃO BRASIL) – Emancipação e Ex Prefeitos Encerrando os pronunciamentos, o prefeito Adroaldo Seben, em nome do executivo municipal, também fez uso da palavra, enaltecendo o crescimento e desenvolvimento de Vila Maria, e convidando a população para participar das festividades que ainda serão desenvolvidas neste final de semana. Após o encerramento da Sessão Solene, os presentes e convidados foram recepcionados no Salão Vilmar Pagnussat onde aconteceu uma confraternização para celebrar os 37 anos de Vila Maria. Confira a transmissão no https://abre.ai/mRbW
RURAL: Movimento pela “Securitização Já” segue realizando ações na ERS 324 em Vila Maria

Na manhã desta quinta-feira, dia 29 de maio, o programa Vila Maria em Foco recebeu os agricultores Douglas Dalacorte de Vila Maria e Juarez Trentin de Camargo, representando o movimento pela securitização já, que está acontecendo na ERS 324 em Vila Maria. Durante a conversa, ouvimos o relato das dificuldades enfrentadas pelos agricultores, que, por 05 anos consecutivos, acumulam perdas em suas safras, pelos mais diversos motivos, desde estiagem, pandemia, enchentes, enfim, situação que ano a ano vem comprometendo o trabalho dos agricultores, seja na produção de grãos ou de proteína animal. O objetivo do movimento é chamar a atenção dos governos para a situação delicada em que se encontram os produtores da região, principalmente os gaúchos. Atualmente estão sendo debatidos dois projetos a nível nacional o PL 320/2025 que está no Senado e o PL 321/2025 tramitando na Câmara Federal. A mobilização conta com o apoio de agricultores e prefeituras de Vila Maria, Camargo, Nova Alvorada, Montauri, Marau, Casca, Gentil, Santo Antônio do Palma, Guaporé e Nova Araçá. Nesta sexta-feira, dia 30 de maio, a ação vai ser intensificada com a paralização em tempo maior na rodovia. Ainda não há definição de horário de inicio do “bloqueio” do trânsito, mas o fato é que vai acontecer. Os organizadores estão mobilizando entidades, comerciantes e a população em geral para também se juntar neste ato. Confira a entrevista completa no https://abre.ai/mRad Relação de estabelecimentos e comércios que estarão fechados nesta sexta-feira em apoio ao movimento: 1 – Agro Bordin – Marau 2 – Conffimaq 3 – Parceiros do Campo (Vila Maria) 4 – Antonelo & Dal Más manutenção agrícola 5 – Agro FR Comércio de Peças agrícolas – Marau 6 – Ikona Stara Passo Fundo e Casca 7 – Kesoja Passo Fundo 8 – Soberana Máquinas – Casca 9 – Agroirriga Tio Hugo 10- ATS AGRÍCOLA Vila Maria 11- Diesel Performance Vila Maria 12- Irmãos Roy- Marau 14- AgroSonnora- Marau 15- Jrc Agro – Marau 16- FRANCESCHI Calcário – Vila Maria 17 – Campo fértil ( Marau ) 18 – Mecânica JCar – Montauri 19 – AGROMETA – Marau 20 – Raez agro – Passo Fundo 21 – Cepal – Camargo, Casca, Soledade, Marau 22- PRODUZA – Casca – Marau – Passo Fundo. 23 – Três listras 24 – AGRO CERATI – Marau 25 – AgroSiota – Vila Maria 26 – Tudo Agrícola MAHINDRA – Casca 27- Sindicato Dos Trabalhadores Rurais de vila Maria 28- Coasa – Camargo 29 – Filippi Agronegócio – Camargo / Marau 30 – Sindicato Rural de Marau 31 – Cereais Mariense – Vila Maria 32 – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camargo. 33 – ColhaBem – Nova Alvorada 34 – Agro JR 35 – FUTURA AGRÍCOLA 36 – Projamb Consultoria Agroambiental/Marau 37- Martelo Materiais – Nova Alvorada 38- Mecânica EJC diesel – Vila Maria 39- Coasa- Casca 40- Ribeiro Cereais – Marau
Brasileiros devem trabalhar até esta quinta-feira (29) apenas para pagar impostos

O brasileiro precisa trabalhar até esta quinta-feira, dia 29 de maio só para pagar impostos em 2025, segundo cálculos do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Isso significa que a população praticamente trabalhará apenas para o governo 149 dias do ano. Isso significa que a tributação, em relação à renda, patrimônio e consumo, levando-se em conta o rendimento médio do brasileiro (média entre a faixas de cálculo no estudo), está atualmente em 40,82%. E este ano nem foi o recorde registrado pelo IBPT: entre 2016 e 2019, foram necessários 153 dias para pagar as taxas, impostos e contribuições exigidas pelo poder público. No ano passado, essa conta também chegou a 149 dias. Nesta terça-feira (27), o Impostômetro, que faz em tempo real o cálculo de impostos, taxas e contribuições, já bateu em R$ 1,617 trilhão. Além da alta carga tributária, que consome quase cinco meses inteiros dos rendimentos dos brasileiros, outro estudo do IBPT, o Índice de Retorno ao Bem Estar da Sociedade, aponta que o Brasil, entre os 30 países de maior carga no mundo, é aquele que dá o pior retorno à sua população, em relação aos valores arrecadados — com direcionamento à melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Segundo o IBPT, hoje se trabalha mais do que o dobro do que se trabalhava na década de 1970, só para pagar a tributação. O levantamento base para o cálculo do número de dias trabalhados foi feito por faixa de renda, considerando-se o período de maio de 2024 a abril de 2025. Utilizou-se, para fins tributários, a faixa mensal de rendimento de até R$ 3.000,00 (classe baixa), de R$ 3.000,00 a R$ 10.000,00 (classe média) e acima de R$ 10.000,00 (classe alta).
Vila Maria: 1.787 pessoas já foram imunizadas contra a gripe influenza

A vacinação contra a gripe influenza está liberada para toda a população, em Vila Maria. Até o momento foram imunizadas 1.787 pessoas no município. Restam ainda 100 doses disponíveis e há expectativa para vinda de mais. Procure a Sala de Vacinas, localizada na Unidade Básica de Saúde Central, das 07h30min ás 11h e das 13h ás 16h30min. É necessário levar a carteira de vacinação, documentos pessoais e o cartão do SUS.
Polícia Federal deflagra a segunda fase da Operação Elísios

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (28/5), a segunda fase da Operação Elísios, que investiga o assalto à aeronave pagadora no Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul/RS, ocorrido em 2024. Mais de 200 policiais cumpriram 17 mandados de prisão preventiva, 4 de prisão temporária e 26 de busca e apreensão, além da determinação de bloqueio de ativos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. No ataque, ocorrido em 2024, nove integrantes de uma organização criminosa, utilizando veículos falsamente caracterizados como viaturas da Polícia Federal, acessaram a área restrita do aeródromo. Em seguida, abordaram com disparos de grosso calibre a aeronave em solo, subtraindo mais de R$ 14 milhões. Será realizada uma entrevista coletiva às 11h, no auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio Grande do Sul. Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul
Vila Maria: alerta para aumento de casos de gripe influenza

A Rádio Vila Maria FM recebeu, na manhã desta terça-feira, dia 27 de maio, a Secretária de Saúde, Cátia Ferri e a Farmacêutica, responsável pela farmácia da unidade básica de saúde central, Jéssica Nardi, a fim de repassar orientações a população vilamariense diante do aumento de casos de gripe influenza no município. É importante que os cuidados com a saúde sejam redobrados: Pessoas com sintomas gripais (febre, tosse, dor de garganta, entre outros) devem procurar atendimento na sua Unidade Básica de Saúde ou no Hospital, conforme a necessidade; Solicitações de receitas de uso contínuo e exames de rotina que não forem de urgência devem ser adiadas temporariamente, para que sejam priorizados os atendimentos relacionados à síndrome gripal. É importante o uso de máscara, especialmente em locais fechados ou com grande circulação de pessoas; É necessário evitar aglomerações sempre que possível; Manter cuidados de higiene das mãos, lavando com água e sabão ou utilizando álcool em gel. Na quarta-feira, dia 21 de maio, Vila Maria tinha 47 casos positivos. Nesta segunda (26), já são 96. Em menos de uma semana, o aumento foi de 49 casos. Concomitantemente a isso, existe a preocupação pela indisponibilidade do medicamento “Tamiflu”, utilizado no tratamento da gripe influenza. Lembrando que a vacinação está disponível para toda a população. Basta procurar a Unidade Básica de Saúde Central, na Sala de Vacinas, das 07h30min ás 11h e das 13h ás 16h30min. O Estado do Rio Grande do Sul está com decreto de situação de emergência em saúde pública.
MUNDO: O apoio a Israel está derretendo no Ocidente

No início do seu conflito com Gaza, Israel contava com amplo respaldo internacional. Mas, à medida que a guerra avança e se prolonga, o cenário está se virando contra Netanyahu. O bloqueio à ajuda humanitária e as declarações do governo acenderam o alerta — e os protestos — de países aliados. O que está acontecendo: Na última semana, Reino Unido, França e Canadá condenaram à nova ofensiva militar israelense e o bloqueio de comida, água e medicamentos.A pressão veio em ações concretas: O Reino Unido suspendeu negociações comerciais com Israel. A União Europeia discute rever o acordo de cooperação com o país. Espanha, Irlanda e Noruega já reconheceram formalmente o Estado Palestino. França deve coorganizar uma conferência com a Arábia Saudita baseado no modelo de dois Estados. Em vídeo, Netanyahu acusou os líderes europeus de “obedecer ao Hamas” e afirmou que estão “do lado errado da história”. A fala só ampliou o desconforto diplomático — e reforçou a imagem de isolamento do premiê. Já nos EUA… Donald Trump, que já declarou apoio firme a Israel no passado, agora tem evitado declarações públicas. Segundo fontes da Casa Branca, ele está incomodado com o rumo da guerra, mas prefere pressionar nos bastidores. Bottom-line: Autoridades locais já alertavam Netanyahu de que o bloqueio à ajuda teria efeito contrário: Afastaria os aliados e não enfraqueceria o Hamas. Mesmo assim, o governo segue com planos de desalojar toda a população da Faixa de Gaza, o que ampliaria o isolamento internacional. O que mais foi destaque em mundo? US$ 3 bi. Trump ameaça revogar subsídios de Harvard Duas mãos na cara. Presidente da França é flagrado sendo empurrado por sua esposa ao desembarcar no Vietnã
ESPORTE: Conhecidos os campeões da Copa Mista de Futsal de Vila Maria

Na tarde de sábado, dia 24 de maio, aconteceu a grande final da Copa Mista de Futsal, categorias Feminino e Masculino de Vila Maria, no Ginásio Municipal de Esportes. Os jogos iniciaram as 15 horas, com a disputa do 3º lugar, com os seguintes resultados: Feminino: Aliadas Futsal 00 X 05 Guerreiras da Bola Masculino: Real Matismo 05 X 00 Tarimba F.C. As 16:40 iniciaram as disputadas do 1º lugar da competição Feminino: Elite 5 01 X 03 Gurias da VM Masculino:100 Pressão 05 X 00 Barbearia Farrapos Ao todo a competição contou com a participação de 18 equipes, sendo 12 times masculinos com 104 homens e 06 times femininos com 45 mulheres, reunindo 149 atletas de todas as idades. Foram 30 jogos com 167 gols e mais de 4000 pessoas que estiveram prestigiando as 7 rodadas. A entrega da premiação e jantar de confraternização aconteceu na noite de sábado, no CTG Francisco Vitor Maroni, com a presença de atletas, autoridades municipais, atletas e público em geral. Os presentes puderam acompanhar as apresentações das invernadas de danças do CTG, além de saborear um churrasco de primeira. Confira a premiação entregue na noite Categoria Feminino 1º lugar – Gurias da VM 2º lugar – Elite 5 3º luar – Guerreiras da Bola Artilheira – Vanessa Vedana – 11 gols (Gurias da VM) Goleira menos vazada – Carina Sensi – 4 gols (Gurias da VM) Categoria Masculino 1º lugar – 100 Pressão 2º lugar – Barbearia Farrapos 3º lugar – Real Matismo Artilheiro – Ruan Vitor – 13 gols (Barbearia Farrapos) Goleiro menos vazado – Luki Costa – 7 gols (Real Matismo). Além de troféus entregues aos atletas, também houve premiação em dinheiro para ambas as categorias, com R$ 1.000,00 (mil reais) para o 1º lugar, R$ 600,00 (seiscentos reais) para o 2º lugar e R$ 400,00 (quatrocentos reais) para o 3º lugar.
ECONOMIA: Lula quer dar gás de cozinha de graça para 22 milhões de famílias

Em evento em Campo Verde (MT), nesse final de semana, Lula confirmou que o governo vai lançar uma nova versão do vale-gás que isenta totalmente o pagamento do botijão para cerca de 22 milhões de famílias inscritas no CadÚnico. A medida, batizada de “Gás para Todos”, substituirá o atual Auxílio-Gás, que hoje repassa a cada dois meses o valor médio do botijão para cerca de 5,4 milhões de famílias, conforme a ANP. Agora, o benefício será mensal. Segundo o governo, o objetivo é aliviar o peso do gás de cozinha no orçamento das famílias de baixa renda.“Estão dizendo que o botijão de gás custa R$ 120,00. Sabe a quanto sai o botijão de gás na Petrobras? A R$ 37,00. Não tem explicação. Tem alguém ganhando muito dinheiro.”(Lula) Fazendo uma estimativa rápida, considerando os R$ 108 por família pagos no Auxílio-Gás em abril, o custo deve aumentar de R$ 580 milhões a cada dois meses para R$ 4,75 bilhões a cada dois meses — R$ 2,37 bilhões por mês. Mas, afinal, quem paga essa conta?Ainda não está claro de onde virão os recursos. O Ministério de Minas e Energia defende o uso do Fundo Social do pré-sal, enquanto a equipe econômica quer bancar via Orçamento Federal. O anúncio integra um pacote de políticas sociais que inclui uma nova linha de crédito para reformas e a recente MP que amplia a tarifa social de energia para 60 milhões de pessoas. Nota de rodapé: A notícia vem dias depois do Ministério da Fazenda anunciar aumento de impostos sobre operações financeiras para abrir espaço no orçamento de olho na meta fiscal.
BRASIL: Veja (ou não). Revista apaga matéria sobre relação dos bancos com fraudes do INSS

Uma reportagem da revista Veja sobre o envolvimento de bancos no escândalo de fraudes no INSS foi publicada nessa sexta e apagada horas depois — mas não antes de ganhar ampla repercussão nas redes sociais. O que dizia a matéria: O texto trazia detalhes de uma reunião entre o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, o vice Edson Fachin e o ministro da CGU, na qual investigadores da Polícia Federal teriam afirmado que, se a apuração sobre os consignados avançasse, “não pararia banco de pé”. Segundo a reportagem, 91 instituições financeiras foram autorizadas a operar crédito consignado com aposentados e pensionistas entre 2020 e 2025 — via Acordos de Cooperação Técnica (ACTs). A matéria ainda afirmou que o mesmo modelo já havia sido usado por entidades envolvidas no esquema bilionário de descontos indevidos em aposentadorias. Mas a Veja não foi a única Enquanto a revista publicou e apagou logo em seguida, uma reportagem do portal Metrópoles destaca que instituições bancárias, como BMG e C6 Bank, estão entre as que mais aparecem em processos por irregularidades nas investigações da PF. A matéria afirma que há casos em que o benefício foi descontado por empréstimos não contratados ou por mensalidades associativas não autorizadas — ou pelos dois ao mesmo tempo. A fraude mais comum envolveria o uso da Reserva de Margem Consignável (RMC): aposentados recebiam cartões de crédito consignado sem solicitação e tinham parcelas descontadas, mesmo sem desbloquear o cartão. Mesmo com a pressão de parlamentares opositores ao governo, a CPMI do INSS deve ficar para o 2° semestre. De acordo com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a medida visa não prejudicar as investigações da PF e do CGU. O que mais foi destaque no Brasil? Rumo à F1 em Mônaco. Deputado Ciro Nogueira, integrante da CPI das Bets, viaja em jatinho de dono de casa de apostas investigadaNum jatinho de R$ 420 milhões. Com mais de 15 mil pessoas acompanhando o deslocamento, Carlo Ancelotti chega ao RJ
Técnica inédita, em Passo Fundo, para tratamento de epilepsia refratária

Uma técnica inovadora chamada no meio médico de VNS (Vagus Nerve Stimulation) ou estimulador de nervo vago apresenta resultados positivos para a redução do número e da intensidade das crises epilépticas. No mês de abril, a equipe do Hospital de Clínicas realizou o primeiro procedimento de implante de estimulador de nervo vago, fato ainda inédito na região Norte do Rio Grande do Sul. Apenas Porto Alegre e Caxias do Sul foram as outras cidades do Estado a registrar este procedimento. O neurocirurgião responsável pelo procedimento, Dr. Leonardo Frighetto explica que eletrodos são posicionados no nervo vago, a nível do pescoço, e conectados a um dispositivo semelhante ao marca-passo, chamado de neuroestimulador, implantado abaixo da clavícula do paciente. “O que esse aparelho faz é induzir o estímulo elétrico para este nervo e este estímulo se estende em direção ascendente para o cérebro, espalhando-se em vários pontos do cérebro e bloqueando as crises.” Os níveis de estímulo são avaliados periodicamente e ajustados de forma gradual, acompanhando a evolução e os ajustes de medicamentos. O paciente que passou por esse procedimento inédito no HCPF já chegou a manifestar até seis crises convulsivas durante um dia. “Este paciente apresentava mais de uma convulsão diariamente e esteve em vários centros em busca de tratamento. Esta cirurgia é destinada para este tipo de caso, sem resposta a outras alternativas.” complementa Dr. Frighetto. Este é considerado um método minimamente invasivo, impactando a qualidade de vida do paciente e em seu desenvolvimento. “A maior indicação é para crianças e pré-adolescentes, podendo se estender a outras idades, a partir de avaliação dos pacientes.” explica o neurocirurgião. Fonte: Hospital de Clínicas de PF
Nova unidade do Presídio de Passo Fundo contará com 800 vagas e investimento de R$ 125 milhões

O Governo do Rio Grande do Sul está destinando R$ 658,4 milhões para obras em prédios do sistema prisional. A União complementa os recursos, com R$ 145,9 milhões, totalizando R$ 804,3 milhões. Com fiscalização da Secretaria de Obras Públicas (SOP), serão construídas cinco novas unidades prisionais em Alegrete, Caxias do Sul, Passo Fundo, Rio Grande e São Borja e ampliadas quatro em Cachoeira do Sul, Ijuí, Passo Fundo e Uruguaiana. Ao todo, haverá criação de mais de 5,5 mil vagas. Os prédios são vinculados à Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS). As obras se encontram em fase de elaboração e de entrega de projetos pelas empresas responsáveis. O maior investimento ocorrerá na Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, que receberá R$ 261,9 milhões para a criação de 1.650 vagas em uma área construída de 25 mil metros quadrados. A previsão de conclusão é para o segundo semestre de 2026. No mesmo período, deverá estar pronta a Penitenciária Estadual de Rio Grande (R$ 241,6 milhões, 1.710 novas vagas e 25,9 mil metros quadrados). Parte do investimento na Penitenciária Estadual de São Borja e na Cadeia Pública de Passo Fundo provém do governo federal. As duas têm conclusão prevista para 2026. O recurso para construção da Cadeia Pública de Alegrete, R$ 31,6 milhões, é todo proveniente da União. Ampliações Para reformas e ampliações de presídios, há previsão de R$ 18,9 milhões, com R$ 3,3 milhões oriundos do Tesouro do Estado e R$ 15,6 milhões, da União. No Presídio Regional de Passo Fundo, o investimento de R$ 11,5 milhões criará 40 vagas, com previsão de conclusão em 2026. No Presídio Estadual de Cachoeira do Sul, R$ 4,8 milhões serão destinados para a reforma e ampliação (R$ 1,5 milhão do Estado e R$ 3,4 milhões da União), viabilizando 130 vagas até 2026. A Previbras Soluções Industriais executará as duas obras. A Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana e a Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí também serão ampliadas. Cada unidade terá mais 53 vagas e investimento de R$ 1,3 milhão da União, e a execução caberá à Construtora União e à Vier Engenharia, respectivamente. Obra histórica na Cadeia Pública de Porto Alegre Além das novas unidades e ampliações previstas, o governo do Estado segue investindo em outros estabelecimentos. A Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA), antigo Presídio Central, está recebendo cerca de R$ 130 milhões e contará com 1.884 vagas que foram requalificadas. Os trabalhos estão 96% concluídos. Iniciada em julho de 2022, a obra dos módulos de convivência está pronta. Ao longo do trabalho, foi percebida a necessidade de uma nova cozinha e lavandaria na casa prisional. O governo assinou, em 2024, um aditivo com a empresa que desenvolve o projeto para a construção desses espaços. A parte externa da CPPA terá torres de controle e serviços, que abrangem reservatórios, casa de bombas, central de gás GLP, gerador de água quente e de energia e subestação. O setor interno terá área construída de cerca de 14 mil metros quadrados, com nove módulos de vivência, onde ficarão as celas e os locais para atividades do cotidiano das pessoas presas, como pátio coberto e de sol, áreas para visita e atendimento jurídico. Novos prédios Penitenciária Estadual de Caxias do Sul II/III R$ 261,9 milhões1.650 vagas25 mil metros quadradosConstrutora: Verdi Sistemas Construtivos Penitenciária Estadual de Rio Grande II/III R$ 241,6 milhões1.710 vagas25,9 mil metros quadrados Construtora: Verdi Sistemas Construtivos Penitenciária Estadual de São Borja R$ 125,3 milhões (R$ 75,4 milhões do Estado e R$ 49,9 milhões da União)800 vagas16,8 mil metros quadradosConstrutora: Verdi Sistemas Construtivos Cadeia Pública de Passo Fundo R$ 125 milhões (R$ 76,2 milhões do Estado e R$ 48,8 milhões da União)800 vagas16,8 mil metros quadradosConstrutora: Verdi Sistemas Construtivos Cadeia Pública de Alegrete 286 vagasR$ 31,6 milhões (União)Construtora: Konpax Construções Ampliações Presídio Estadual de Cachoeira do Sul 130 novas vagasR$ 4,8 milhões (R$ 1,4 milhão do Estado e R$ 3,4 milhões da União)Construtora: Previbras Soluções Industriais Presídio Regional de Passo Fundo 40 novas vagasR$ 11,5 milhões (R$ 1,9 milhão do Estado e R$ 9,6 milhões da União)Construtora: Previbras Soluções Industriais Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana 53 novas vagasR$ 1,3 milhão (União)Construtora: União Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí 53 novas vagasR$ 1,3 milhão (União)Construtora: Vier Engenharia Texto: Ariel Engster/Ascom SOPEdição: Camila Cargnelutti/Secom
DRACO: Operação “Irrecuperáveis” desarticula organização criminosa

A Polícia Civil desencadeou na manhã desta segunda-feira, 26 de maio, a operação “IRRECUPERÁVEIS”, onde foram presas preventivamente 11 pessoas e cumpridos 14 mandados de busca e apreensão. Durante a execução das ordens judiciais foram presos em flagrante dois indivíduos pelo crime de posse de arma de fogo. A investigação visa desarticular uma organização criminosa sediada em Passo Fundo, nos bairros Santa Marta e Integração, voltada especialmente para o tráfico de entorpecentes. Os líderes desta organização encontram-se recolhidos no sistema penitenciário e possuem vasto histórico policial, com envolvimento em crimes graves. No ano de 2023 tiveram uma curta passagem pela APAC Passo Fundo, de onde fugiram, sendo que em pouco tempo foram recapturados pela Polícia Civil. Segundo o Delegado Venicios Demartini, titular da DRACO, a organização criminosa que foi desarticulada nesta data tinha o tráfico de entorpecentes como principal atividade ilícita, mas atuava também no roubo de veículos, extorsões, posse/porte/comércio de armas de fogo, jogo do bicho. A ação policial contou com o apoio da 6ªDPRI, 1ªDP, 2ªDP, DHPP, DEAM, DPCA, DP Tapejara, DP Ciríaco, DP Marau, DP Guaporé, DP Casca, DP Serafina Corrêa, DP Nova Alvorada, além das Regionais de Soledade, Ijuí e Carazinho. Fonte: DRACO Passo Fundo
ESPORTE: Final da Copa Mista de Futsal de Vila Maria será neste sábado

A tarde deste sábado, dia 24 de maio, vai ser de muitas emoções no Ginásio Municipal de Esportes de Vila Maria. A partir das 15 horas, iniciam as disputas do terceiro lugar, e às 16:40 teremos a primeira final da competição. 15h00 – Disputa do 3º lugar feminino Aliadas Futsal x Guerreiras da Bola 15h50 – Disputa do 3º lugar masculino Real Matismo x Tarimba FC 16h40 – Final feminina (1º e 2º lugar) Elite 5 x Gurias da VM 17h30 – Final masculina (1º e 2º lugar) Sem Pressão x Barbearia Farrapos Após a decisão em quadra, a entrega da premiação inicia às 19 horas no CTG Francisco Vitor Maroni, com jantar de confraternização e baile animado por Mathes Lodi e Grupo. A programação faz parte das comemorações dos 37 anos de Vila Maria. No cardápio: churrasco de gado, frango, linguiça, arroz à grega, mandioca com bacon, maionese, pão e saladas. Os ingressos para o jantar estarão sendo vendidos no ginásio durante as partidas finais ao valor de R$ 60,00 adulto e R$ 30,00 o infantil (de 07 a 12 anos).
Vila Maria já vacinou 1.653 pessoas contra a gripe influenza

A vacinação contra a gripe influenza segue em Vila Maria em ritmo acelerado. A campanha que começou no início de abril já garantiu a imunização de 1.653 pessoas no município. Inicialmente destinada aos grupos de risco, está liberada para toda a população. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% do público alvo. Ainda restam 210 doses e, nesse momento em que o Estado decretou situação de emergência pública na saúde é importante estar imunizado. É necessário levar a carteira de vacinação, documentos pessoais e o cartão do SUS. O horário da Sala de Vacinas é das 07h30min ás 11h e das 13h ás 16h30min.
Produtores intensificam atividades de preparo para plantio de culturas de inverno

À medida que ocorre a finalização da safra de verão e o início do período recomendado pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), as atenções dos produtores se voltam para as culturas de inverno. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado na quinta-feira (22/05) pela Emater/RS-Ascar, as atividades de preparo das áreas destinadas à semeadura do trigo foram intensificadas na última semana. Esse manejo havia sido adiado pelo longo período sem precipitações, limitando a operação apenas em locais onde a umidade no solo mostrava-se mais adequada. O plantio do trigo já começou em Santa Margarida e São Borja, na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, e em Tenente Portela, região de Ijuí. A área cultivada com trigo na Safra 2024 no Estado foi de 1.331.013 hectares, e a produtividade foi de 2.781 kg/ha (IBGE). A Emater/RS-Ascar está realizando o levantamento de intenção de plantio das culturas de inverno para a Safra 2025, que deverá ser apresentado nas próximas semanas. AVEIA BRANCA Após as precipitações ocorridas nos dias 08 e 09/05, a semeadura da aveia foi retomada para aproveitar as condições adequadas de umidade no solo, que anteriormente restringiam a implantação. A área cultivada na safra anterior no Estado (2024) foi de 368.450 hectares, e a produtividade foi de 2.196 kg/ha (IBGE). Informações preliminares indicam provável aumento na área cultivada com aveia branca, impulsionado principalmente pela retração da área destinada ao trigo e pela necessidade de manutenção da cobertura vegetal durante o período de inverno. CANOLA A semeadura da canola apresenta maior avanço em comparação a outras culturas de inverno, em virtude do seu período preferencial de plantio, que, conforme estabelecido pelo Zarc, ocorre de forma antecipada. No período, os produtores intensificaram a implantação para concluí-la no período recomendado. As condições climáticas, especialmente o volume adequado de chuvas, têm favorecido o andamento do plantio, sem comprometer a qualidade da deposição das sementes ou causar problemas de erosão. A área cultivada na safra anterior no Estado (2024) foi de 147.879 hectares, e a produtividade de 1.417 kg/ha. (IBGE). A principal empresa que fomenta o plantio de canola no Estado tem expectativa de que a área cultivada possa alcançar cerca de 240 mil hectares. CEVADA Os produtores seguem no preparo das áreas destinadas à semeadura da cevada voltada à indústria cervejeira, com a realização de práticas, como dessecação e manejo de cobertura vegetal. No entanto, mantém-se a tendência de uma área cultivada pouco expressiva, em função da limitação de mercado, de exigências específicas quanto à qualidade do grão e da maior competitividade de outras culturas de inverno. As principais regiões produtoras são o Alto Uruguai, Planalto e Campos de Cima da Serra. A área cultivada na safra anterior no Estado (2024) foi de 35.036 hectares, e a produtividade foi de 3.115 kg/ha (IBGE). A Emater/RS-Ascar está conduzindo o levantamento de intenção de plantio da cevada para a Safra 2025; os resultados preliminares indicam decréscimo em comparação à safra anterior. Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar
CESURG: inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2025

Com o tema “Experiências que Transformam”, a Faculdade CESURG de Marau está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2025. O processo seletivo oferece apenas 50 vagas, distribuídas entre sete cursos: Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Reconhecida por oferecer uma educação de qualidade, tecnológica, inovadora e humana, a instituição garante aos candidatos múltiplas formas de ingresso: vestibular online agendado, ingresso pela nota do ENEM, reingresso, portador de diploma e transferência. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site da Faculdade CESURG e o valor da inscrição é R$ 50,00. A prova de redação pode ser realizada de forma agendada e online. Já os candidatos que realizaram o ENEM podem aproveitar a nota para a seleção, não necessitando realizar a prova. Além de sua grade curricular alinhada às demandas do mercado de trabalho, com professores atuantes em suas áreas e aulas 100 % presenciais, a CESURG Marau destaca-se pelo programa PAEC, que possibilita ao aluno pagar metade da mensalidade durante o curso e o restante somente após a formatura, sem juros ou burocracia. A mensalidade fixa durante todo o curso e a flexibilidade para escolher o melhor dia de pagamento são mais duas vantagens exclusivas. Com laboratórios equipados, atividades práticas frequentes e viagens técnicas que aproximam o estudante das empresas da região, a faculdade oferece um ambiente completo para a formação de profissionais competentes e preparados para os desafios do futuro. No site da Faculdade CESURG estão disponíveis informações detalhadas sobre esses e os demais benefícios oferecidos pela instituição de ensino. Acesse o www.cesurgmarau.com.br e saiba mais. Alessandra Formagini Assessoria de Imprensa Faculdade CESURG Marau
