Vila Maria FM

FAMURS divulga carta aberta ao governo federal para socorrer agricultores endividados no RS

Em ato político com prefeitos, parlamentares, entidades e representantes do governo do Estado, a Famurs divulgou nesta segunda-feira (16) uma carta aberta com demandas emergenciais para socorrer os agricultores endividados após sucessivas estiagens e enchentes no Rio Grande do Sul. Uma das principais medidas sugeridas ao governo federal é o alongamento dos débitos dos produtores rurais por 20 a 25 anos, com juro limitado a 3%. Além da Famurs, o documento é assinado também por Farsul, Fetag-RS e Fecoagro. Nos discursos, autoridades expressaram preocupação com a continuidade das atividades dos agricultores nas atuais condições de endividamento e a consequente queda de arrecadação dos municípios, que afetará os serviços públicos. Conforme a Farsul, as dívidas dos produtores rurais gaúchos com vencimento em 2025 somam R$ 28 bilhões. “Chegou a hora de deixarmos de lado as diferenças ideológicas e partidárias e nos unirmos em torno de uma causa maior que qualquer disputa, a sobrevivência do agricultor e a economia dos nossos municípios e do nosso estado. O Rio Grande vive uma realidade dura, marcada por perdas sucessivas no campo. Não é hora de apontar culpados. É hora de apontar caminhos, e ele precisa ser coletivo. O caminho é o alongamento das dívidas, que não é perdão”, discursou a presidente da Famurs, Adriane Perin de Oliveira. “Nenhum estado brasileiro viveu o que o Rio Grande está passando nos últimos anos. Não se trata apenas da enchente do ano passado, mas da recorrência de eventos climáticos que nos fizeram perder boa parte das safras. O governo federal têm os dados e os números, mas insiste em não perceber. Precisamos levar a Brasília a percepção de que a dor é verdadeira e merece ações concretas. Um dos caminhos que já apontamos é usar uma parte dos recursos do Fundo Social, com royalties do petróleo, para uma área que está sendo fortemente atingida”, defendeu o governador Eduardo Leite. “Nós precisamos capitanear esse processo e mostrar aquilo que não se mostra em Brasília. Nos últimos anos, só tivemos em 2021 uma safra boa. Todos os demais tivemos catástrofes. Não tem bolso que suporte, e não há prefeitura que vá resistir sem o dinheiro do agronegócio”, alertou o vice-presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Domingos Velho Lopes. “Se nós esperarmos pela boa vontade do governo federal, não vamos ter prorrogação das dívidas. Nós entregamos uma proposta em fevereiro, mas até agora o governo federal não apresentou uma contraproposta. Não há vontade política de fazer isso, e nós precisamos cobrar o governo”, discursou o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag), Carlos Joel da Silva. Conforme a área técnica da Famurs, foram reconhecidos pela União 2.895 decretos municipais de situação de emergência ou calamidade pública desde 2020, número que evidencia a magnitude e a persistência da crise climática no estado. Apenas em 2024, as cidades afetadas pela enchente tiveram perdas estimadas em R$ 12,2 bilhões, sendo R$ 4,1 bilhões especificamente na agricultura. No período de 2020 a 2025, o prejuízo é calculado em R$ 92,6 bilhões. Principais demandas da Famurs: – Transformar as dívidas em títulos lastreados pelo Tesouro Nacional; – Prazos de até 20/25 anos, com carência de 3 anos. – Juros anuais máximos de 1% (PRONAF), 2% (PRONAMP) e 3% (demais). – Inclusão de dívidas já renegociadas ou judicializadas, com teto de renegociação emergencial de R$ 5 milhões por CPF. – Criação de um Fundo Garantidor das Dívidas Rurais, com recursos de fundos constitucionais e sociais. – Linha de crédito especial pelo BNDES para recuperação do solo e irrigação (juros até 4% a.a). – Ampliação do limite do Proagro para R$ 500 mil por CPF. – Suspensão de execuções judiciais e negativações por 180 dias. – Moratória tributária por 6 meses para INSS rural, ITR, IRPF rural e INCRA. – Criação de linha de crédito emergencial (juros de 3% a.a, até R$ 500 mil por produtor). – Subvenção ao seguro rural e modernização do Proagro. – Redução de tarifas de importação de insumos a 0% e aceleração de registros no MAPA. – Ampliação do PAA para R$ 2 bilhões, com preços 30% maiores para produtos do RS. – Programa de reconstrução de armazéns, com financiamento a 1% a.a e isenção de impostos sobre equipamentos de armazenagem. – Edição de Medida Provisória emergencial para reconstrução do setor rural.

HSVP está entre os primeiros hospitais da América Latina a adotar nova tecnologia para o tratamento de doenças estruturais do coração

O Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, é o primeiro hospital do interior do estado do Rio Grande do Sul – e um dos primeiros do país – a utilizar o dispositivo PASCAL. Essa tecnologia é empregada no tratamento de insuficiência mitral, uma alteração que afeta o funcionamento de uma das válvulas do coração. A introdução desta técnica reforça o papel da Instituição como referência em procedimentos de alta complexidade na cardiologia intervencionista, especificamente na área das doenças da estrutura do coração.  O procedimento, denominado “Reparo Transcateter Valvar Mitral com Implante de Dispositivo Pascal”, foi conduzido pelos médicos cardiologistas intervencionistas Dr. Rogério Tadeu Tumelero e Dr. Guilherme Bratz, pelo ecocardiografista Dr. Giovani Linhares e pelo médico anestesiologista Dr. Ricardo Laimer, com o apoio de toda a equipe de enfermagem e suporte técnico do laboratório de Hemodinâmica.  Conforme explica o Dr. Rogério, “a técnica consiste na introdução de um dispositivo por meio de um cateter que é guiado até o coração, onde atua diretamente sobre a válvula mitral, corrigindo a insuficiência – ou seja, o vazamento que compromete seu funcionamento adequado. Quando o vazamento é importante, ocorre o aumento do coração e, consequentemente, o que chamamos de insuficiência cardíaca”. Esse procedimento, além de ser uma opção segura e eficaz para pacientes com contraindicação ou alto risco cirúrgico, tem como uma das principais vantagens a rápida recuperação e alta hospitalar média de 48 a 72h. Com mais esta tecnologia, o HSVP mantém sua trajetória de inovação no tratamento das doenças estruturais do coração, inovação que teve início no ano de 2000, reforçando seu compromisso com a medicina de ponta. Foto: divulgação Fonte:  HSVP

BRASIL: As contas ficaram maiores que a meta

Entre 2023 e 2025, o governo federal acumula mais de R$ 300 bilhões em gastos fora da meta fiscal, ou seja, despesas que ficaram fora do limite das regras fiscais, mas que são permitidas por lei. O maior volume veio em 2023, devido a dois fatores principais:A PEC da Transição, que liberou R$ 145 bilhões para custear programas como Bolsa Família, Farmácia Popular e Auxílio Gás. O pagamento de R$ 92,4 bilhões em precatórios, que são dívidas judiciais acumuladas nos últimos anos. Em 2024, o valor caiu para R$ 33,8 bilhões, mas deve subir novamente em 2025, com previsão de R$ 49,3 bilhões — sendo quase tudo (R$ 45,3 bi) para pagar precatórios. Além disso, o governo pediu ao STF que o ressarcimento aos aposentados prejudicados pela fraude no INSS — que pode custar até R$ 4 bilhões — fique fora da conta da meta fiscal. Mas, afinal, por que isso importa?Esses gastos não são ilegais, mas pressionam as contas públicas e dificultam o cumprimento da meta de déficit zero, prometida pelo governo. Desde 2024, o novo arcabouço fiscal limita o crescimento das despesas a 70% da alta da arrecadação. A regra busca equilíbrio nas contas, mas abre exceções — como precatórios, tragédias (caso dos R$ 29 bi para o RS) e fraudes, como a do INSS. 

AGRO: Famurs mobiliza prefeitos para discutir crise no campo e queda de arrecadação

Em busca de uma solução concreta para o alto endividamento dos agricultores gaúchos, que ameaça comprometer a permanência de milhares de famílias no campo e derrubar a receita dos municípios, a Famurs promoverá mobilização suprapartidária com prefeitos, representantes políticos e entidades do agronegócio e dos trabalhadores rurais nesta segunda-feira (16), a partir das 13h30min, na sede da federação, em Porto Alegre. Foram convidados para o ato os 55 deputados estaduais, os 31 deputados federais e os três senadores gaúchos, além de representantes do governo do Estado e entidades como Farsul e Fetag. Após a mobilização, será assinada uma carta direcionada ao governo federal, contendo uma proposta unificada do agro. “Nós queremos uma solução para alongar as dívidas no campo, para que o pequeno, o médio e o grande agricultor tenha condições de continuar produzindo. Ninguém está pedindo o perdão dos débitos, mas o alongamento do passivo. Estamos abertos ao diálogo com o governo federal para encontrar uma solução factível e concreta, que contemple a todos. A crise do campo impacta fortemente nos municípios e essa tem que ser uma preocupação de toda a sociedade”, afirma a presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira. AVISO DE PAUTA O quê: Mobilização em prol agricultores para solucionar endividamento rural e queda na arrecadação dos municípios Quando: 16 de junho, às 13h30 Onde: Rua Marcílio Dias, 574 – Menino Deus, Porto Alegre

Famurs defende aprovação de PEC que prevê reforma previdenciária nos municípios

Em seminário realizado na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (12), a Famurs se posicionou de forma enfática pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023. A PEC, já aprovada pelo Senado e em tramitação na Câmara dos Deputados, tem o apoio da entidade por abrir caminho para o parcelamento de dívidas previdenciárias municipais, limitar o pagamento de precatórios e equiparar as regras dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) das cidades com as normas federais. Segundo a presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, apenas 91 dos 331 das cidades gaúchas com RPPS realizaram reformas municipais após a promulgação da Emenda Constitucional que alterou as regras da Previdência, em 2019. A fatia representa apenas 28% das prefeituras. “Hoje, o peso das despesas previdenciárias está drenando os orçamentos municipais e já impacta nos investimentos em áreas essenciais à população. A aprovação da PEC vai desafogar os caixas das prefeituras, liberando milhões de reais para mais investimentos em obras, serviços e programas sociais. Por outro lado, se nada for feito a médio prazo, a Previdência nos municípios estará sob risco iminente de colapso. É o futuro dos municípios e a garantia do cumprimento dos compromissos com os servidores que estão em jogo”, avaliou Adriane. Durante a apresentação, a presidente da Famurs afirmou que a PEC 66 é uma “oportunidade histórica” para reverter o quadro de asfixia financeira enfrentado pelas prefeituras, agravado por repasses cada vez menores e pela desequilibrada distribuição dos recursos entre os entes federativos. “Hoje os municípios enfrentam uma sobrecarga de responsabilidades, especialmente na saúde, com emergências superlotadas e demanda crescente, enquanto o repasse de recursos só cai. A PEC é uma resposta concreta para restabelecer o equilíbrio fiscal e garantir o futuro das administrações municipais”, explicou. Adriane também alertou para os riscos de não se aprovar a proposta. Segundo ela, sem a PEC, cresce o risco de colapso financeiro nas contas públicas municipais, o que poderia comprometer serviços essenciais e até mesmo o pagamento de aposentadorias. “Estamos falando de garantir o futuro de servidores e aposentados, de preservar investimentos em saúde, educação e infraestrutura. É uma medida urgente, necessária e inadiável”, reforçou. A Famurs observa que a aprovação da PEC 66/2023 é essencial não apenas para os 497 municípios do Rio Grande do Sul, mas para o conjunto dos municípios brasileiros, permitindo que as gestões locais retomem a capacidade de investimento e atendam melhor às demandas da população. Foto: Guilherme Pedrotti / Famurs

16º Encontro de Mulheres da Santa Clara celebra a força feminina no campo

As mulheres à frente das propriedades leiteiras, de diversas regiões, associadas à Cooperativa Santa Clara, estarão reunidas no próximo sábado, 14 de junho, para participar do tradicional Encontro de Mulheres com Atividade no Leite. A programação inicia às 10h, no Ginásio Saturno Caravaggio, em Farroupilha, e reconhece o protagonismo feminino na cadeia produtiva do leite. Mais de 600 participantes, entre associadas, esposas e filhas estão inscritas para um dia repleto de atividades voltadas à valorização das mulheres no agronegócio. Logo na recepção, será servido um café da manhã especial, seguido pela palestra da psicóloga, palestrante, escritora e fundadora da Com Propósito, Helena Brochado, que abordará o tema “O poder da mulher no agro”. Complementando a programação da manhã, Carla Augusta, médica veterinária, mestre em Ciências e gestora, consultora e facilitadora na área de Gente e Gestão no Agronegócio pela Rehagro, trará reflexões sobre a “A presença da mulher no agronegócio: protagonismo e transformação no campo”. “Quero poder transmitir a certeza de que elas podem fazer a diferença através da gestão de pessoas nos seus negócios, e que tenham ferramentas para isso! A liderança feminina no agronegócio é uma realidade e uma necessidade. Quero ajudá-las a melhorarem!”, destacou Carla Augusta. “Estou honrada e feliz em estar com as produtoras associadas da Santa Clara no 16º Encontro de Mulheres. Nós geramos a vida, o alimento e as nossas famílias. Falaremos sobre tudo isso e muito mais,” comentou Helena Brochado. Após o almoço, as atividades continuam com um bingo recheado de premiações, entrega de presentes e encerramento com uma missa na Igreja do Santuário de Caravaggio. Promovido a cada dois anos pela Cooperativa Santa Clara, o Encontro de Mulheres já se consolidou como um espaço de integração, troca de experiências e reconhecimento à mulher no campo. Mais do que troca de conhecimento, a proposta é oferecer um momento de convivência, estímulo e valorização da contribuição feminina para o desenvolvimento do setor leiteiro. “A Cooperativa Santa Clara tem se dedicado a diversas iniciativas importantes, e uma das mais especiais é voltada à mulher. A mulher é mãe, companheira, amiga, e merece todo o nosso respeito em qualquer contexto. Desde os primeiros capítulos da história, a presença da mulher sempre foi marcante e essencial. Por isso, celebrar mais uma edição do Encontro de Mulheres é extremamente significativo para nós. É motivo de grande orgulho poder participar desse momento, que tem se consolidado como um evento cada vez mais relevante e inspirador,” declarou Gelsi Belmiro Thus, presidente da Cooperativa Santa Clara. Programação – 14/06/2025 10h Abertura e boas-vindas 10h15 Helana Brochado: O Poder da Mulher no Agro 11h Carla Augusta: A presença da mulher no agronegócio: protagonismo e transformação no campo 12h Almoço 13h30 Bingo com premiações 15h Missa

MUNDO: Israel bombardeia o Irã e provoca escalada militar na região

Na noite de ontem, Israel realizou uma ofensiva aérea inédita, bombardeando instalações nucleares e centros de mísseis balísticos no Irã. A ação alcançou ao menos 6 bases ao redor de Teerã, incluindo Natanz — epicentro do programa de enriquecimento de urânio —, e resultou na morte de Hossein Salami, chefe da Guarda Revolucionária e um dos homens mais fortes do país. O motivo dos ataquesEm um discurso divulgado após o lançamento dos mísseis, Netanyahu afirmou que a operação militar tem como objetivo deter “a ameaça iraniana à sobrevivência de Israel”. Ele ainda completou dizendo que os ataques prosseguirão “por quantos dias forem necessários”. De acordo com o premiê israelense, os iranianos vêm avançando na produção de urânio altamente enriquecido para criar uma bomba nuclear.Dessa forma, Israel estaria tentando impedir ou, ao menos, adiar a produção de bombas que possuam capacidade para dizimar milhões de pessoas.“Hoje, o Estado judeu se recusa a ser vítima de um Holocausto nuclear perpetrado pelo regime iraniano” (Benjamin Netanyahu). Atualmente, o Irã é uma das principais potências militares do mundo, com o segundo maior efetivo militar da região e um orçamento militar anual de US$ 44 bilhões em 2022. As reações políticas e econômicas Os EUA, por meio do secretário de Estado Marco Rubio, deixaram claro que não participaram da ofensiva, mas alertaram o Irã para evitar retaliações contra tropas americanas na região. A ofensiva ocorre pouco antes de mais uma rodada de negociações nucleares entre EUA e Irã, marcada para este domingo em Omã. Já no mercado, o petróleo Brent disparou quase 9%, para US$ 78 o barril, e bolsas globais recuaram.O temor é de que um conflito prolongado no Oriente Médio afete o fornecimento global de energia. O Irã é um dos maiores produtores de petróleo do mundo e vende quase toda sua produção para a China, que consome 15% da oferta global. Looking forward: Autoridades iranianas declararam que, tanto Israel quanto os EUA vão “pagar caro” pelos ataques. O governo israelense já pede para que a população esteja preparada para ataques de mísseis e drones no país..

Programa Inverno Gaúcho com Saúde: mais R$ 112 milhões serão destinados para hospitais e municípios

Com investimento total de R$ 133,1 milhões, o programa Inverno Gaúcho com Saúde 2025 recebeu, na segunda-feira (9/6), um novo aporte de R$ 112,6 milhões, anunciado pelo governador Eduardo Leite e pela titular da Secretaria da Saúde (SES), Arita Bergmann. A iniciativa tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento hospitalar e reforçar a atenção primária durante os meses de maior incidência de doenças respiratórias. O valor anunciado se soma aos R$ 20,5 milhões divulgados no início de maio. Do total anunciado, R$ 100 milhões são destinados a hospitais, sendo R$ 60 milhões para criação de 400 novos leitos clínicos, de suporte ventilatório e de tratamento intensivo, e R$ 40 milhões para custeio e aquisição de materiais hospitalares e de medicamentos. Municípios terão reforço de R$ 12,6 milhões na atenção primária Um reforço de R$ 12,6 milhões também será repassado aos municípios, com o objetivo de ampliar as ações de equipes das unidades básicas de saúde (UBSs), com foco em estratégias de imunização. O recurso será distribuído conforme a população de cada cidade: Até 5.000 habitantes (237 municípios): R$ 10 mil cada – total R$ 2,37 milhões De 5.001 a 10.000 habitantes (98): R$ 20 mil cada– total R$ 1,96 milhão De 10.001 a 50.000 habitantes (119): R$ 30 mil cada– total R$ 3,57 milhões De 50.001 a 100.000 habitantes (24): R$ 60 mil cada– total R$ 1,44 milhão De 100.001 a 250.000 habitantes (13): R$ 120 mil cada– total R$ 1,56 milhão De 250.001 a 500.000 habitantes (5): R$ 240 mil cada– total R$ 1,2 milhão Mais de 500.000 habitantes (1): R$ 500 mil cada – total R$ 500 mil Total: R$ 12,6 milhões Programa já soma R$ 133 milhões em investimentos O anúncio complementa um primeiro aporte de R$ 20,8 milhões feito a todos os municípios gaúchos no último mês de maio. Desse total, R$ 13,65 milhões foram para ações na atenção primária, como ampliação de horários nas UBSs e contratação de profissionais. Outros R$ 7,15 milhões foram destinados ao reforço das unidades de pronto atendimento (UPAs), com repasses entre R$ 70 mil e R$ 150 mil, conforme critérios técnicos e necessidades locais. Esses valores estão sendo pagos em duas parcelas: metade em 30 de maio e a outra em 30 de junho. Programa SUS Gaúcho Voltado à qualificação dos atendimentos em saúde no Rio Grande do Sul, o programa SUS Gaúcho reúne ações para reduzir o tempo de espera por procedimentos, complementar a tabela Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar os recursos destinados à urgência e à emergência, além de reforçar o apoio a hospitais públicos. O programa também prevê a expansão dos ambulatórios de especialidades. Com aportes extras provenientes de recursos próprios do Tesouro do Estado, o governo estadual vai implementar uma tabela complementar, com o objetivo de reduzir a defasagem nos valores pagos por procedimentos e consultas no âmbito do SUS. Investimento obrigatório Durante o evento, Leite e Arita deram esclarecimentos sobre o percentual mínimo de investimentos do governo estadual na área da saúde. Segundo o governador, acordos com o Ministério Público (MP) estão em andamento para que o Rio Grande do Sul atinja, de forma gradual, o mínimo de 12% previsto para a destinação de recursos ao setor. A meta do governo é que os investimentos em saúde alcancem esse percentual até 2031, o que permitirá um acréscimo de mais de R$ 6 bilhões no orçamento da área. Dos 53,5 milhões de reais em recursos do Governo Estadual destinados aos hospitais gaúchos, Passo Fundo receberá a segunda maior quantia, atrás somente de Porto Alegre. O município será contemplado com 4,3 milhões repartida entre cinco hospitais. Hospital São Vicente de Paulo = R$ 2.645.284,46 Hospital de Clínicas = R$ 1.450,814,04 Hospital de Olhos Lions Passo Fundo = R$ 171.510,80 Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes = R$ 38.058,58 Hospital Municipal Dr. César Santos = R$ 33.217,97

FUTSAL: Atleta vilamariense estreia no Gauchão de Futsal pelo SERCCA

O futsal gaúcho tem mais um motivo de orgulho para os vilamarienses. O jovem atleta Jean Risson, natural de Vila Maria, está vestindo neste ano de 2025 a camisa do SERCCA, equipe profissional da cidade de Casca, e se prepara para jogar o Gauchão de Futsal, uma das competições mais importantes e disputadas do estado. A trajetória de Jean no futsal mostra sua dedicação e talento desde cedo. Ele deu os primeiros passos na AMF (Associação Marauense de Futsal), onde começou a ganhar destaque. Em 2024, teve a grande oportunidade de atuar pela ACBF (Associação Carlos Barbosa de Futsal), um dos maiores e mais tradicionais clubes do Brasil. Agora, chega ao SERC/CA com confiança e motivação para escrever mais um capítulo da sua carreira. “Quando recebi o convite de jogar no SERCCA, não pensei duas vezes antes de aceitar. Essa cidade respira futsal. Me sinto como se estivesse em casa. Estou muito feliz e motivado”, afirmou Jean em entrevista à nossa reportagem. Com foco total na competição, o atleta ressaltou o nível técnico do campeonato e a seriedade do grupo: “Jogar o Gauchão de Futsal é muito especial pra mim. É uma competição muito acirrada e com equipes de alto nível. A equipe está muito focada nos objetivos que traçamos.” O primeiro desafio da temporada já tem data marcada: neste sábado, às 20h, o SERCCA estreia em casa diante da forte equipe do Guarany de Espumoso, atual campeã do Gauchão. “Será um jogo de extrema dificuldade, mas estamos preparados”, finalizou Jean. Texto e reportagem: Kauany de Brito (estagiária)

BRASIL: Governo substitui parte do aumento do IOF por taxação de investimentos e bets

O governo do presidente Luiz Inácio da Silva publicou na noite desta quarta-feira, 11, um novo decreto que recalibra o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e uma medida provisória (MP) com propostas de arrecadação para compensar os recuos em relação ao decreto anterior – rechaçado pelo Congresso e pelo setor privado. O decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), confirmou mudanças no IOF sobre empresas, risco sacado e previdência privada. Já a MP, encaminhada ao Congresso Nacional, estabelece alíquota de 17,5% para aplicações financeiras, a tributação de 5% para investimentos até então isentos, como letras de crédito, e o aumento da taxação sobre as plataformas de apostas online, as bets. O novo pacote de medidas foi apresentado aos líderes partidários da base do governo no domingo, 8, após o Congresso ameaçar derrubar os efeitos do decreto anterior. Apesar disso, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), já declarou que não há compromisso de aprovar as medidas sugeridas pela equipe econômica. Nesta quarta-feira, 11, PP e União Brasil indicaram que devem votar contra as propostas. Veja as principais medidas da MP e do decreto: Fim da isenção para títulos incentivados como LCI e LCA Pela proposta, títulos incentivados, que até então eram isentos de Imposto de Renda, passarão a ser tributados em 5% A medida respeita o critério de anterioridade do IR e só será aplicada a partir de 2026, para os títulos que forem lançados desta data em diante. Todos os títulos já emitidos vão manter a isenção, inclusive se negociados no mercado secundário. Essa medida afetará: – Letras Hipotecárias – Certificados de Recebíveis Imobiliários(CRI) – Letras de Crédito Imobiliário (LCI) – Certificado de Depósito Agropecuário (CDA) – Warrant Agropecuário (WA) – Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio (CDCA) – Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) – Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) – Cédula de Produto Rural (CPR) – Fundos de Investimento Imobiliário (FII) – Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (FIAGRO, admitidos à negociação em bolsa ou mercado de balcão organizado. exceto ganhos líquidos obtidos na negociação) – Letras Imobiliárias Garantidas (LIG) – Letras de Crédito do Desenvolvimento (LCD) – – Títulos e valores mobiliários relacionados a projetos de infraestrutura Alíquotas de 17,5% para aplicações financeiras A proposta uniformiza em 17,5% as alíquotas de Imposto de Renda para aplicações financeiras em geral, como títulos públicos e CDBs – à exceção das incentivadas, como LCIs e LCAs. A medida acaba com o escalonamento do IR por prazo, entre 22,5% (até 6 meses de aplicação) e 15% (mais de dois anos). Tributação de bets A proposta do governo é retomar a alíquota de 18% sobre o Gross Gaming Revenue (GGR) das bets, que era a proposta original da Fazenda, quando a regulamentação do setor foi encaminhada ao Congresso. A alíquota acabou fixada em 12%. CSLL e JCP A Contribuição sobre Lucro Líquido (CSLL) passará a ter duas alíquotas: de 15% e 20%. A faixa de 9% deixa de existir e, com isso, aquelas empresas atualmente tributadas nesse patamar subirão para a faixa dos 15%. Essa medida afeta apenas instituições financeiras, como as fintechs. Já a alíquota dos Juros sobre Capital Próprio (JCP), um tipo de remuneração pago pelas empresas a seus acionistas, passa de 15% para 20%. Criptoativos A medida determina que ganhos e rendimentos com ativos virtuais, como criptomoedas, serão tributados no Brasil. Pessoas físicas e pessoas jurídicas isentas ou optantes pelo Simples Nacional pagarão 17,5% de Imposto de Renda, com possibilidade de deduzir custos e compensar perdas dentro de certos limites. Empresas do lucro real, presumido ou arbitrado, os ganhos líquidos nas operações com ativos virtuais integram a base de cálculo do IRPJ e da CSLL, vedada a dedução de perdas. Também há regras específicas para retenção de imposto na fonte e para compensação de perdas, que terão restrições a partir de 2026. Mercados de Bolsa e de balcão organizado A medida define que os lucros obtidos em operações na Bolsa e no mercado de balcão organizado no Brasil são tributados pelo Imposto de Renda, com alíquota de 17,5% para pessoas físicas e algumas pessoas jurídicas. Ganhos no mercado à vista ficam isentos se as vendas no trimestre não passarem de R$ 60 mil. O ganho líquido considerado para tributação é o resultado positivo da venda de ativos no mercado à vista (incluindo day trade) e de opções, calculado pela diferença entre o preço de venda e o custo de aquisição. Compensação de ganhos e perdas A MP amplia a possibilidade de compensação de ganhos e perdas em operações no mercado financeiro. Hoje, essa possibilidade existe apenas para operações em renda variável. A mudança vai permitir uma compensação mais ampla como, por exemplo, o rendimento de renda fixa vir a compensar uma perda da renda variável. Compensações tributárias A MP traz ação regulatória que visa a coibir compensações consideradas abusivas de crédito tributário. Com isso, serão consideradas declarações indevidas aquelas feitas com documento de arrecadação inexistente, no caso de suposto pagamento indevido, e crédito de PIS/Cofins que não tenha relação com a atividade econômica do contribuinte. Pé-de-Meia Do lado das despesas, a MP determina a inserção do programa Pé-de-Meia no piso constitucional da educação. Isso significa que os recursos destinados ao programa passam a ser contabilizados como parte mínima obrigatória que o governo deve investir em educação, conforme previsto na Constituição. Essa medida contribui para abrir espaço no Orçamento ao facilitar o cumprimento do piso. Hoje, a Constituição exige que a União aplique 18% da receita líquida de impostos (RLI) em educação. Atestmed e seguro defeso A MP muda regras do Atestmed, serviço digital do INSS para solicitação de benefícios por incapacidade temporária. O texto limita a concessão de perícias médicas por telemedicina ou apenas por análise documental a até 30 dias. Prazos maiores exigirão perícia presencial ou remota. A MP faz ajustes nos critérios de acesso do seguro defeso (benefício pago a pescadores artesanais), que fica sujeito à disponibilidade de recursos orçamentários específicos. O texto também impõe um limite orçamentário para a compensação financeira que o

Prefeitura de Vila Maria terá expediente neste sábado, dia 14 de junho

A prefeitura municipal não terá atendimento nos dias 19 (feriado de Corpus Christi) e 20 de junho. Para compensar o ponto facultativo do dia 20, nas repartições públicas do município haverá compensação de horas neste sábado, dia 14 de junho. Estão excluídos do ponto facultativo os servidores da Secretaria de Educação, Cultura e Lazer e do Hospital Municipal Carlos Cerato. Os servidores públicos com carga horária semanal de 30 e 40 horas irão trabalhar em turno único, das 07h ás 13h, neste sábado, dia 14 de junho. Para os servidores com carga horária semanal de 20 horas a compensação será feita em turno único de 4 horas, neste sábado, dia 14 de junho, das 7h30min às 11h30min. A não compensação das horas de trabalho acarretará em descontos. Os servidores que estarão de férias ou outro afastamento legal no dia do ponto facultativo ficarão dispensados da compensação das horas. Importante lembrar neste sábado, (14), a Unidade Básica de Saúde Central e a Sala de Vacinas também estarão abertas para a população.

REGIÃO: Município de Nova Alvorada abre inscrições para Concurso Público

As inscrições para o Concurso Público do Município de Nova Alvorada estão abertas. Realizado pela Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – Fundatec, o certame prevê 57 vagas e a formação de cadastro reserva para candidatos com nível Superior, Técnico e Médio completos, e Fundamental incompleto. A carga horária semanal é de 20h a 44h, e o salário é de até R$ 5.870,02. As inscrições custam de R$ 50,00 a R$ 100,00 e devem ser realizadas até o dia 02 de julho pelo site www.fundatec.org.br. A data provável de realização das provas é 03 de agosto. O Edital pode sofrer alterações. Acompanhe as atualizações pelo mesmo site. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo atendimento on-line (WhatsApp 51 99847-4972), pelo formulário no link contato.fundatec.org.br, a qualquer momento, ou pelos telefones (51) 3320-1043, para Porto Alegre e DDD 51, e 0800 035 2000, para interior e outros Estados, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira.     NÍVEL SUPERIOR COMPLETO Cargos (vagas): Enfermeiro (03+CR), Fisioterapeuta (CR), Fonoaudiólogo (01+CR), Nutricionista (CR), Professor – Séries Iniciais (03+CR), Professor de Educação Infantil (03+CR) e Psicólogo (02+CR). NÍVEL TÉCNICO COMPLETO Cargos (vagas): Técnico em Enfermagem (05+CR) e Técnico em Segurança do Trabalho (01+CR). NÍVEL MÉDIO COMPLETO Cargos (vagas): Agente Comunitário de Saúde – Microárea 07 (01+CR), Agente Comunitário de Saúde – Microárea 08 (01+CR), Agente Comunitário de Saúde – Microárea 09 (01+CR), Agente Comunitário de Saúde – Microárea 10 (01+CR), Agente de Combate a Endemias (CR), Almoxarife (01+CR), Atendente de Creche II (03+CR), Auxiliar Administrativo (01+CR), Monitor Escolar (03+CR) e Visitador (03+CR). NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO Cargos (vagas): Auxiliar de Serviços Gerais (03+CR), Merendeira (03+CR), Motorista (05+CR), Operador de Máquinas (03+CR) e Serviçal (10+CR). INFORMAÇÕES GERAIS Total de Vagas: 57 + CR. Carga Horária Semanal: de 20h a 44h. Salário: de R$ 2.144,82 até R$ 5.870,02. Inscrições: de 11/06 a 02/07/2025 pelo site www.fundatec.org.br. Valor das Inscrições: de R$ 50,00 a R$ 100,00. Data provável de realização da prova: 03/08/2025.

PF deflagra operação de repressão aos crimes de furto qualificado e organização criminosa

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (11/6), a Operação Falsa Central, com o objetivo de desarticular grupo criminoso especializado no delito de furto qualificado mediante fraude, praticado a partir da instalação de dispositivos para reter cartões bancários de vítimas em terminais de autoatendimento. Após a retenção do cartão no caixa eletrônico, um integrante do grupo orientava a vítima a ligar para o número 0800 que constava em adesivo previamente colado pelos criminosos no caixa ou em local próximo. O terminal 0800 era operado por outro integrante do grupo investigado, que solicitava à vítima dados pessoais e a senha do cartão, enquanto outro integrante recolhia o cartão da vítima retido no caixa, passando a realizar movimentações financeiras. Durante a ação, policiais federais cumpriram dois mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins. Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul

Confirmada morte de motorista atingido por pedra. Caminhão tem placa de Casca

Um acidente grave chamou atenção na madrugada desta quarta-feira, dia 11 de junho, por volta das 04h40min, na BR-386, no km 339, próximo ao viaduto de acesso ao Bairro Conventos, em Lajeado. Um caminhão Volvo VM270, com placa de Casca, carregado com frangos para abate, foi atingido por uma pedra de concreto que quebrou o para-brisa e atingiu o motorista. O condutor, Lozival do Rosário Nascimento, de 48 anos, foi socorrido pela CCR ViaSul e pelo SAMU, sendo encaminhado em estado grave, ao Hospital Bruno Born (HBB). A sua morte foi confirmada nesta manhã de quarta-feira (11). A Polícia investiga a origem da pedra. Há suspeitas de que alguém possa ter jogado o objeto do viaduto que dá acesso à Rua Arnoldo Alfredo Scherer. Fotos: Marcio SteinerFonte: Rádio Independente Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

BRASIL: Bolsonaro e Moraes ficam frente a frente no STF

Mais aguardado do que jogo da Seleção? O encontro televisionado entre Jair Bolsonaro e Alexandre de Moraes movimentou todo o país. Como a “atração principal” do interrogatório no STF, Bolsonaro respondeu questionamentos de ministros e advogados presentes.As principais falas dele foram ligadas a negar sua participação em qualquer plano de golpe de Estado, prisão de autoridades ou incentivo a atos antidemocráticos. Bolsonaro disse que, após perder as eleições de 2022, conversou com militares em busca de “hipóteses constitucionais” para reverter o resultado — ideia que, segundo ele, foi descartada logo na segunda reunião.“Não tinha clima, não tinha base minimamente sólida”. Ao longo do depoimento, Bolsonaro mesclou tom contido com momentos descontraídos. Bolsonaro pediu desculpas a Moraes por ter insinuado que ministros do STF recebiam propinas. “Era um desabafo, uma retórica. O senhor me desculpe.” Já em outro momento, o ex-presidente convidou Moraes para ser seu vice em 2026. A resposta veio com humor: “Eu declino”. Apoiadores elogiaram a postura do ex-presidente, afirmando que ele se saiu bem em suas respostas que condenaram pedidos de intervenção militar. Já opositores disseram que Bolsonaro reconheceu estar envolvido no processo ao afirmar que teve um breve contato com a “minuta do golpe”. Com o encerramento dos interrogatórios, a expectativa é que o processo seja julgado em outubro.

RS: Operação Terra Forte e Milho 100% para recuperação produtiva da agricultura familiar

O Governo do Estado lançou, na terça-feira (10/06), dois programas voltados à recuperação produtiva da agricultura familiar: Operação Terra Forte e Milho 100%. O investimento inicial das duas iniciativas é de R$ 480 milhões. O evento contou com a apresentação do governador Eduardo Leite, do titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Vilson Covatti, e do presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz. Realizado no Palácio Piratini, o ato lotou os salões Negrinho do Pastoreio e Alberto Pasquilini e foi prestigiado por secretários de estado e deputados estaduais, bem como por representantes de entidades ligadas à agropecuária e Diretoria e extensionistas da Emater/RS-Ascar. O governador destacou a relevância dos produtores para o desempenho econômico do Estado e a necessidade de apoiar o setor. “Teremos quase meio bilhão injetado diretamente na base da economia do Rio Grande do Sul, que é o agronegócio. Os impactos climáticos nos últimos anos foram muitos, e quando sofre o agro gaúcho, sofrem todos, porque o desempenho do setor está intimamente ligado ao do Estado”, avaliou. “Ao longo dos últimos seis anos, com as estiagens recorrentes, aconteceram perdas econômicas que equivalem a 60% do PIB de um ano inteiro. Por isso, estamos trabalhando para apoiar o produtor de forma tecnicamente responsável, com programas que tiveram muito estudo e trabalho no seu desenvolvimento”. OPERAÇÃO TERRA FORTE O programa Operação Terra Forte (Programa de Recuperação Socioprodutiva, Ambiental e de Incremento da Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha) é a maior ação de recuperação de solos já proposta pelo Estado, com ações difusionistas de práticas sustentáveis de produção, posicionando a agricultura familiar como eixo estratégico na reconstrução do Rio Grande do Sul. O financiamento do programa será realizado com recursos do Fundo de Reconstrução do Rio Grande do Sul (Funrigs), e terá investimento de R$ 300 milhões na primeira fase. O programa integra o Plano Rio Grande, programa de Estado liderado por Leite, criado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro. Podem participar os agricultores familiares de acordo com a Lei da Agricultura Familiar (Lei Federal 11.326/2006) e pecuaristas familiares de acordo com a Lei da Pecuária Familiar (Lei Estadual 13.515/2010). Para Covatti, o programa é uma ação feita por muitas mãos. “Após os eventos meteorológicos, nos reunimos com a equipe técnica da Emater e da nossa secretaria e identificamos a necessidade de realizarmos uma operação que criasse mecanismos para recuperar a capacidade produtiva dos agricultores familiares. Dialogamos com universidades, instituições de pesquisa e cooperativas e, assim, elaboramos o programa – que será uma virada de chave na agricultura familiar do Estado”, projetou. O programa visa identificar e diagnosticar as propriedades rurais; elaborar o plano individual de recuperação socioprodutiva e ambiental das propriedades rurais; estruturar patrulhas agrícolas mecanizadas; prestar assistência técnica na implementação do plano de recuperação; e implantar e difundir tecnologias da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono. As etapas serão realizadas por meio do parceiro operacional da SDR, a Emater/RS-Ascar. ATERS De acordo com Luciano Schwerz, presidente da Emater/RS, as 15 mil propriedades rurais serão identificadas e selecionadas pelo Conselho Agropecuário de 495 dos 497 municípios gaúchos. Agricultores e pecuaristas familiares vão receber em parcela única R$ 30 mil, a fundo perdido, através do Cartão Cidadão, para investir/aplicar em melhorias ou atividades produtivas em suas unidades familiares. “Nossa meta é chegar a 150 mil famílias, mostrando que é possível a reconstrução do nosso Estado, através da prestação de Aters, implantando tecnologias da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, e da estruturação de patrulhas agrícolas mecanizadas”, enfatiza Schwerz. “O programa tem três esferas. O aumento da produtividade, mas também a proteção ambiental das propriedades e o olhar social, fazer com que os nossos agricultores gerem renda e qualidade de vida”, avalia Schwerz, ao afirmar que “o programa vai revolucionar a agricultura familiar”. Além disso, o valor destinado à prestação de Aters também vai estruturar a Emater/RS-Ascar com novos equipamentos, renovar a frota de veículos e contratar novos empregados, “fazendo com que nossa Instituição esteja firme e forte para preparar o agricultor para superar os desafios que vêm por aí. Então, estamos muito felizes porque a instalação dessas 15 mil Unidades de Referência Técnica (URTs) é Extensão Rural na raiz, na veia. Então a gente vai ter essa grande oportunidade de implementar essas verdadeiras unidades pedagógicas no Estado, que vão servir de exemplo para outros agricultores, para replicarmos as informações”, destaca Schwerz. As URTs da Operação Terra Forte serão acompanhadas e monitoradas pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar e vão gerar indicadores, fazendo com que o solo e a resiliência climática se tornem, para o Estado do Rio Grande do Sul, um programa de Estado. “Nós estamos num grande momento de transformação, num grande cenário, em que as mudanças climáticas são a tônica de tudo, então, o grande desafio que nós temos agora é trabalhar principalmente medidas de adaptação, para que o agricultor possa enfrentar esse novo cenário de extremos climáticos mais frequentes, riscos mais intensos de perda de safra, de quebra de produção e de renda, o que impacta na vida das pessoas, e não é apenas no financeiro, é também no trabalho com essas famílias, para que possam estar com condições de saúde, com condições para superar tudo isso e crescer, tornando o nosso Estado ainda mais forte”, destaca Schwerz. EIXOS A iniciativa vai beneficiar diretamente 15 mil agricultores familiares, e pode favorecer até 150 mil unidades produtivas de forma indireta em quatro eixos: Eixo 1 – Transferência direta de recursos ao produtor Seleção de agricultores familiares para recebimento de auxílio financeiro de até R$ 30 mil, em parcela única depositada no Cartão Cidadão, para execução de medidas de recuperação e resiliência nas propriedades, conforme plano de ação elaborado pela Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters). Eixo 2 – Assistência Técnica e Extensão Rural: Diagnósticos Fornecimento de assistência aos agricultores familiares selecionados, com diagnóstico, planejamento e execução de plano de recuperação socioprodutiva e incremento da resiliência, bem como difusão de tecnologias para até 150 mil propriedades rurais. Eixo 3 – Qualificação de patrulhas agrícolas mecanizadas Aquisição de tratores agrícolas

ECONOMIA: Haddad ‘‘solta a carta’’ para substituir aumento do IOF

Após fortes reações do mercado, do Congresso e até da opinião pública, o governo decidiu recuar no aumento do IOF e apresentou um pacote de medidas para compensar essa arrecadação — então estimada em R$ 20 bilhões. Agora, nesse Ctrl+Z parcial, o governo vai reduzir parcialmente a nova alíquota sobre operações de risco sacado, sobre operações de crédito para empresas e sobre previdência privada. Ainda, vai isentar o retorno de investimentos estrangeiros diretos. Com isso, a estimativa de arrecadação sai dos R$ 20 bi para cerca de R$ 6 a 7 bi. A grande pergunta então virou: “de onde virá essa diferença?”. Haddad parece ter encontrado a resposta: LCI, LCA, CRI, CRA e debêntures incentivadas. A ideia do governo é taxar em 5% essas categorias de investimentos que, hoje, são isentas. Juntos, esses papéis somavam quase R$ 1 trilhão em investimentos no 1º tri deste ano. Já se fala, inclusive, em possível impacto em players do setor agrícola, que financiam suas operações majoritariamente através de LCA. A bancada do agro em Brasília já aponta possível reflexo no preço dos alimentos, inclusive. O governo ainda planeja outras frentes:Aumentar a alíquota das bets, de 12% para 18% sobre o lucro bruto das casas.Aumentar Imposto de Renda sobre a distribuição de Juros sobre Capital Próprio de 15% para 20%;Aumentar imposto (CSLL) mínimo sobre fintechs de 9% para 15%;Corte de 10% em benefícios fiscais fora da Constituição. A ideia é que o novo modelo mantenha o equilíbrio fiscal sem ampliar ainda mais o desgaste com o mercado. A medida provisória deve ser debatida ainda nesta semana no Congresso. Hugo Motta já diz que não consegue garantir que ela seja aprovada.

MUNDO: Los Angeles vira centro de confronto nacional

Desde a última sexta-feira, a cidade de Los Angeles virou cenário de confrontos, prisões em massa e veículos em chamas. Tudo começou com a prisão de 44 pessoas pelo ICE, a polícia federal de imigração.A operação aconteceu em bairros de maioria latina, acendendo o alerta em uma cidade composta por mais de 1/3 de imigrantes. Em poucas horas, manifestantes começaram a bloquear vias, queimar carros e a confrontar a polícia.Para tentar conter a situação, Trump enviou quase 300 soldados da Guarda Nacional sem consultar o governo local — atitude que não acontecia desde 1965 nos EUA. Incomodado com isso, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, chamou a ação de “inconstitucional” e prometeu processar o governo federal. Trump trucou, afirmando que apoiaria a prisão de Newsom. Agora, a situação se acalmou… Mas tem mais soldado a caminho. Mesmo com o caos diminuindo durante a tarde de ontem, Trump ainda deve enviar 700 fuzileiros navais para a operação. A medida foi vista como uma provocação pelo governo californiano.

BRASIL: Cid diz que Bolsonaro editou plano de golpe em 2022

O STF começou a interrogar ontem os réus acusados de articular o suposto golpe de Estado em 2022. O objetivo é ouvir os envolvidos para entender se houve um esquema de “virar a mesa” nas eleições para manter Bolsonaro no poder. Entre os 8 réus, que inclui o próprio Bolsonaro, o primeiro a ser ouvido foi o tenente-coronel Mauro Cid — que colaborou com as investigações. Em depoimento a Alexandre de Moraes, Cid afirmou que Bolsonaro leu e fez alterações na minuta do golpe, removendo trechos que determinavam a prisão de autoridades, mas mantendo Moraes como alvo. Segundo ele, a minuta previa estado de sítio, suspensão de poderes e a convocação de novas eleições supervisionadas por um conselho militar. Cid também apontou Braga Netto como o elo entre Bolsonaro e os acampamentos em frente a quartéis, revelando que recebeu dele dinheiro vindo do agronegócio para financiar essas ações. Questionado sobre áudios em que dizia ter sido coagido pela PF e criticava Moraes, Cid confirmou a autenticidade, mas classificou o conteúdo como “desabafo” em um momento de pressão. Além do Ramagem, que também falou ontem, os outros depoimentos devem ocorrer ao longo desta semana. As falas devem marcar o início de uma nova etapa nas investigações sobre uma tentativa de golpe — além de proporcionar um depoimento público inédito entre Moraes e Bolsonaro cara a cara.

SAÚDE: Vila Maria realiza Conferências Nacional e Municipal nesta semana

Na manhã desta segunda-feira (09/06), o programa Vila Maria Em Foco recebeu a Secretária de Saúde e Assistência Social de Vila Maria – Cátia Férri, falando sobre a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e da 10ª Conferência Municipal de Saúde de Vila Maria. Cátia convidou toda população para participar deste momento importante, onde os munícipes tem a oportunidade de sugerir ações na área da saúde. A programação acontece no Auditório Municipal Felix Rocco Cristan, nesta quinta-feira, dia 12 de junho, a partir das 13 horas. Nesta tarde, as Unidades Básicas de Saúde, o CRAS e a Secretaria de Saúde, não terão atendimento, pois todos os profissionais e servidores estarão participando das conferências. Confira a entrevista no https://abre.ai/mVbd

Passo Fundo sedia Seminário e Jornada sobre Plantas Bioativas e Homeopatia

De 11 a 13 de junho de 2025, Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, se tornará o centro de discussões e troca de saberes sobre saúde e práticas alternativas com a realização do IX Seminário Regional de Plantas Bioativas e Homeopatia e da VI Jornada Sul Brasileira de Pesquisa em Plantas Medicinais e Homeopatia. Com o tema “Cultura e Ciência em Sinergia: Saúde e Saberes Compartilhados”, o evento visa promover um diálogo entre conhecimentos tradicionais e científicos, abordando o uso de plantas bioativas e práticas homeopáticas na saúde humana, vegetal e animal. As inscrições foram prorrogadas até esta segunda-feira (09/06), através do site: https://www.even3.com.br/bioativashomeopatia2025. Realizado pelo Ministério da Cultura, do Governo Federal, com financiamento do Pró-Cultura do Governo do Rio Grande do Sul e apoio da Política Nacional Aldir Blanc, o evento acontecerá na Universidade de Passo Fundo (UPF) e contemplará atividades como palestras, painéis, rodas de conversa, oficinas e a tradicional Feira Alternativa Integral Sustentável. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube:@ematerrs. O evento tem como objetivos principais promover a integração interdisciplinar, facilitando o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores, profissionais da saúde, agricultores e comunidades tradicionais. Além disso, busca disseminar conhecimentos científicos e populares, promovendo a troca de experiências e incentivando a produção de novos saberes, tanto na academia quanto nas comunidades. Espaço do Cuidado Além disso, haverá o Espaço do Cuidado, que permitirá aos participantes vivenciar terapias alternativas como yoga, reiki, meditação, fitoterapia, e homeopatia, entre outras. Feira Alternativa Mais de 20 empreendedores estarão na Feira Alternativa Integral Sustentável, espaço para a promoção de práticas e produtos sustentáveis. Nela, empreendedores locais terão a oportunidade de expor e comercializar produtos naturais correlacionados à temática do evento e estimular a economia criativa local. Com foco na preservação ambiental, o evento seguirá práticas ecológicas, como coleta seletiva e reaproveitamento de resíduos recicláveis. Acessibilidade e Inclusão O evento está garantindo a acessibilidade e inclusão, que contará com medidas que assegurem a participação de pessoas com deficiência e comunidades vulneráveis. A organização também promoveu ações de acessibilidade atitudinal para os colaboradores e adaptação dos espaços para que todos possam vivenciar as atividades de maneira plena e segura. Programação 11/06/2025 (manhã híbrida e tarde presencial)8h – Recepção e credenciamento9h – Abertura oficial e Atividade Cultural 9h30 – Painel: Aromaterapia – Óleos essenciais como alternativas sustentáveis em culturas agrícolas – Christiane Colet – Professora do Programa de Pós Graduação em Atenção Integral a Saúde e em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí – Empreendendo com Óleos Essenciais e Plantas Bioativas – Uma Jornada Artesanal na Agricultura Familiar – Celina Braziack Zancanaro e Alexandre Schmidt – Farmacêutico – Extensionista Rural Emater/RS-Ascar11h30 – Visita Feira Alternativa Integral Sustentável/Instituições/exposição/pôsteres12h – AlmoçoDurante a tarde – Vivência terapêutica no Espaço do Cuidado, com agendamento no local.13h30 – Apresentação Cultural na Feira13h45 – Deslocamento para as oficinas14h – Reunião (atividade paralela) com gestores da Saúde sobre Práticas Integrativas e Complementares no SUS – Auditório 2 – Coordenado pela 6ªCRS e Emater/RS-Ascar14h – Oficinas Temáticas – 1ª edição (escolher na hora da inscrição)15h30 – Oficinas Temáticas – 2ª edição (escolher na hora da inscrição) 12/06/2025 (manhã híbrida e tarde presencial)8h30 – Recepção e credenciamento9h – Atividade Cultural 9h30 – Palestra Homeopatia: Tecnologia para Saúde de Cultivos Agrícolas – Mateus Mello – Engenheiro agrônomo Emater/RS – Sapiranga– Palestra Ciência Confirma: As Mãos Humanas São Fontes de Cuidado  Integral –  Prof. Dr. Ricardo Monezi – Pós-Dr. e Dr. pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Coord. das Práticas Integrativas e Complementares em Oncologia do A.C. Camargo Câncer Center e pesquisador, professor e orientador do Programa de Mestrado Profissional. Pesquisador do Grupo de Pesquisas em Saúde Integrativa da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP-SP). Durante todo o dia – Vivência terapêutica no Espaço do Cuidado, com agendamento no local.11h30 – Visita Feira Alternativa Integral Sustentável/Instituições/exposição/pôsteres12h – Almoço13h30 – Apresentação Cultural na Feira13h45 – Encaminhamento para as oficinas14h – Oficinas Temáticas – 1ª Edição (escolher na hora da inscrição)15h30 – Oficinas Temáticas – 2ª Edição (escolher na hora da inscrição) 13/06/2025 – (online)9h – Dinâmica de integração 9h30 – Palestra – Homeopatia – Prof. Dr. Fabrício Rossi – (Dr. em Fitotecnia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Pós-Dr. em Fertilidade de sistemas agroecológicos na APTA/Pólo Regional Centro-Sul e Livre Docente pela Universidade de São Paulo e Professor Associado da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP), Vice-presidente da Associação Brasileira de Homeopatia na Agricultura e Ambiente (Abhama).10h – Apresentação de trabalhos – selecionados na VI Jornada Sulbrasileira de Pesquisa em Plantas Medicinais e Homeopatia.12h – Almoço14h – Apresentação Cultural14h05 – Palestra Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: o cenário no RS – Alpheu Ferreira do Amaral Junior – Graduado em ed. Física, especialista em saúde mental coletiva, especialista em Medicina Tradicional Chinesa, Mestre em Saúde Coletiva. Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental na SES/RS – área técnica da Política Estadual de PICS.14h35 – Apresentação de trabalhos – VI Jornada Sulbrasileira de Pesquisa em Plantas Medicinais e Homeopatia.16h30 – Encerramento Inscrições até 09 de junho de 2025 pelo link https://www.even3.com.br/bioativashomeopatia2025 Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Passo FundoJornalista Vanessa Almeida de Moraes

Influenza: Vila Maria já vacinou 1.932 pessoas

A vacinação contra a gripe influenza segue em Vila Maria. De acordo com a Técnica em Enfermagem, Sidônia Zabot, 100 doses da vacina estão disponíveis nessa semana. A campanha que começou no início de abril já garantiu a imunização de 1.932 pessoas no município. Mesmo tendo sido liberada para toda a população ainda existe um chamamento intenso aos grupos prioritários para que busquem a vacina. Pra se ter uma ideia, Vila Maria vacinou 166 crianças, o que representa 53,37%; idosos foram 786 imunizados (67,46%). A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% do público alvo. Portanto, mesmo Vila Maria tendo vacinado um número geral bem expressivo, em se tratando de grupos de risco esse número é muito aquém do esperado. É necessário levar a carteira de vacinação, documentos pessoais e o cartão do SUS. O horário da Sala de Vacinas é das 07h30min ás 11h e das 13h ás 16h30min.

ECONOMIA: França promete R$ 100 bi no Brasil — mas evita fechar acordo

Durante o Fórum Econômico Brasil-França, Lula anunciou que 15 empresas francesas prometeram investir R$ 100 bilhões no Brasil até 2030. O pacote inclui gigantes dos setores de energia, transporte, logística e alimentos — e foi recebido como um sinal de confiança internacional na economia brasileira. Entre os destaques, estão:CMA CGM: R$ 13,5 bilhões em transporte marítimo.ENGIE: R$ 8,5 bilhões em energia renovável e transmissão.TOTAL Energies: R$ 6 bilhões no setor energético.Vinci Highways: R$ 12 bilhões em concessões rodoviárias. O anúncio ocorre enquanto a França se consolida como o 3º maior investidor direto no Brasil, com US$ 66,3 bilhões em estoque — atrás apenas dos EUA e Holanda. Apesar do entusiasmo, Lula não conseguiu convencer Emmanuel Macron a apoiar o acordo Mercosul-UE, travado há anos por pressão de agricultores europeus. Mesmo assim, o presidente brasileiro fez a seguinte promessa:“O acordo será assinado antes de 6 de dezembro, quando acaba a presidência interina do Brasil no Mercosul.” Lula O pacote bilionário anima o Planalto e reforça o apelo de Lula por investimentos verdes. Mas a ausência de um avanço no acordo comercial mostra que, apesar da simpatia política, a França ainda pisa no freio quando o assunto é abrir seu mercado ao agro brasileiro.

BM realiza Operação Integrada nos municípios de Guaporé e Dois Lajeados

Na noite da sexta-feira (06/06), a Brigada Militar realizou Operação Integrada no setor do 4° Pelotão de Guaporé. Como o intuito de combater crimes e vistoriar estabelecimentos às margens da Rodovia ERS 129, os policiais realizaram barreiras nos acessos de Guaporé e Dois Lajeados. Além das barreiras no acessos dos municípios, as abordagens de veículos e pessoas, também aconteceram no pátio de duas abastecedoras de combustíveis, às margens da rodovia ERS 129, em Dois Lajeados e Guaporé. Em uma casa noturna e no conhecido Belvedere, local onde costuma aglomerar jovens fazendo uso de bebidas e abusando do volume de som automotivo, também foi realizada abordagem. A Operação que contou com a participação de policiais de Guaporé e São Valentim do Sul, também teve a presença de policiais da ROCAM; do 1° Batalhão Rodoviário de Passo Fundo; do 2° Batalhão Rodoviário de Encantado; Força Tática do 1° BRBM e Bombeiros Militares de Guaporé, somando 08 viaturas, 16 Policiais Militares e 02 Bombeiros Militares. Como resultado, os policiais somaram 50 abordagens de veículos e identificação de 72 pessoas. Quatro autuações foram confeccionadas, em sua maioria pela recusa a se submeter aos teste do etilômetro.Em uma das abordagens, um homem de 50 anos foi preso por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, quando portava uma Pistola Taurus G2C calibre 9mm no interior do veículo. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia de Marau para os trâmites legais. Fonte: Comunicação Social do 3º RPMon

Temperaturas baixas favorecem início da colheita da safra de bergamota no Estado

O Rio Grande do Sul deve colher 450 mil toneladas de bergamotas, laranjas e limões, em um trabalho que envolve mais de dez mil famílias gaúchas e 25 mil hectares plantados de citros. Segundo dados da Emater/RS-Ascar, a safra de citros deste ano será 15,4% superior à safra passada, impactada pelas intensas chuvas ocorridas em maio de 2024. Com a chegada da estação mais fria do ano, aumenta o consumo e a procura por produtos típicos da citricultura. A bergamota é um deles, integrando a cultura e o cotidiano dos gaúchos, presente em feiras, mercados e em momentos especiais, como estando presente e sendo degustada na celebração dos 70 anos da Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar), na última segunda-feira (02/06).  Vários municípios produtores de citros do Estado têm realizado atos ou solenidades de abertura da safra. Montenegro sediou, no último dia 23 de maio, a 25ª edição da Abertura Estadual da Safra de Citros, considerada um marco para o Rio Grande do Sul. O município de Montenegro é típico produtor de bergamota, fruta utilizada em diversas receitas, como geleia, bolo, pudim, rocambole, sagu, cuca, entre outras. A estação evidencia a importância das adaptações ao clima mais frio e da valorização dos hábitos regionais e da produção local, reforçando uma tradição, repassada de geração para geração, inclusive das famílias produtoras. “O citro é uma cultura que se beneficia do frio, pois necessita de amplitude térmica e de um número mínimo de horas-frio para desenvolver sabor e coloração adequados”, explica Luisa Leupolt Campos, extensionista rural da Emater/RS-Ascar de Montenegro. Apesar disso, alguns desafios podem ocorrer se houver períodos muito chuvosos e abafados, favorecendo a proliferação de fungos e outras pragas. A ocorrência de geada, se muito severa, também pode prejudicar os frutos e as novas brotações. Além do clima, o produtor precisa ter cuidado com as pragas, como o Greening/HLB, uma doença bacteriana transmitida pelo psilídeo asiático dos citros. Os sintomas envolvem amarelecimento das folhas, manchas mosqueadas, frutos com deformações, abortamento de sementes e morte dos ramos. Para evitar a proliferação da bactéria, é recomendada pela Emater/RS-Ascar a prática sustentável da utilização de plantas de cobertura, como estratégia de conservação do solo, no cultivo de bergamotas. Ela conta com os benefícios de proteção e melhora da fertilidade do solo, controle de pragas e doenças, redução da necessidade de insumos e aumento da porosidade da terra. “O foco do trabalho com os citricultores é o solo, a irrigação e com a defesa sanitária vegetal. Indicamos as práticas corretas de correção de acidez e fertilidade do solo e a utilização de plantas de cobertura. Elaboramos projetos de implantação de micro açudes e irrigação para os pomares e, na defesa sanitária, orientamos sobre cuidados e manejos adequados, a fim de prevenir a entrada do Greening/HLB nos pomares e a proliferação de pragas”, ressalta Luisa. BERGAMOTA MONTENEGRINA  Na região do Vale do Caí, a Bergamota Montenegrina é resultado de uma mutação espontânea, descoberta em 1940 em Montenegro por um agricultor de origem alemã. Sucesso entre os gaúchos, por seu sabor mais adocicado, é a segunda variedade mais cultivada no RS.  A área de produção envolve 20 municípios que fazem parte do Vale do Caí. “Em Montenegro, a estimativa da colheita da Bergamota Montenegrina é de quase 60 mil toneladas, além de 5,5 mil toneladas de laranjas e outras 400 de limões”, destaca a extensionista Luisa.  Em 2024, o município cultivou 3.330 hectares de citros, sendo 3 mil dedicados à bergamota. Essa produção abastece os mercados interno e externo, com frutas de mesa, sucos e extratos, algo que representa 33% da produção gaúcha, localizada majoritariamente no Vale do Caí.  A Bergamota Montenegrina se consolida como um importante ativo da citricultura gaúcha, destacando-se pela excelência em sabor, aroma e qualidade. Sua produção é resultado de práticas agrícolas aprimoradas, condições climáticas favoráveis e investimento em manejo sustentável. Reconhecida pelo mercado e valorizada pelo consumidor, a fruta contribui para a economia local. Foto: Giovana Rodrigues, estagiária da Gerência de Comunicação da Emater/RS-Ascar Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Jornalista Adriane Bertoglio RodriguesEstagiária Giovana Rodrigues

BRASIL: Zambelli na lista da Interpol, Seleção só empata e mais

Zero a zero: Na estreia de Ancelotti, a Seleção jogou mal e não conseguiu encontrar o gol, ficando no empate em Guayaquil. O desempenho ruim foi alvo de análises negativas até da imprensa estrangeira. Procurada pela Interpol. Carla Zambelli foi incluída na lista de procurados da Interpol após determinação de Alexandre de Moraes. Recentemente, ela deixou o país após ser condenada a 10 anos de prisão por invasão de sistemas do CNJ e fraude. Segundo a deputada, ela é intocável por estar na Itália e ser cidadã do país. Até o fim do ano. Durante visita à França, Lula afirmou que vai fechar o acordo com a União Europeia antes de deixar a presidência rotativa no Mercosul. Apesar do impasse, ele aposta que a instabilidade global causada por Trump pode acelerar o desfecho. Império dos lencinhos. A Suzano comprou 51% da operação global da Kimberly-Clark fora dos EUA por US$ 1,7 bilhão, avançando no mercado de produtos de maior valor agregado, como papel higiênico e guardanapos. Rejeição à polarização? Uma pesquisa feita pela Quaest mostrou que 66% dos brasileiros são contra a candidatura de Lula em 2026, enquanto apenas 26% defendem a candidatura de Bolsonaro — hoje, inelegível pela Justiça até 2030. “Ajuda de pai”. Jair Bolsonaro disse que enviou R$ 2 milhões ao filho Eduardo, licenciado da Câmara e morando nos EUA. A fala veio após depoimento à PF, que investiga se Eduardo tentou influenciar aliados de Trump contra ministros do STF.

MUNDO: Parece que o amor acabou…

 “A briga foi feia. Teve dedo na cara…” Quase no clima de Henrique e Juliano, o “casamento político” entre Trump e Musk parece ter chegado oficialmente ao fim — com direito a ameaças e tudo que briga de ex tem direito. Vamos ao contexto. Depois dos US$ 75M doados em campanha e meses no governo, Musk deixou seu cargo na última semana. Até então, o motivo era dar foco total para suas empresas. Trump até chegou a elogiá-lo. Mas o vento virou… Durante um encontro com o chanceler alemão na Casa Branca, Trump criticou Musk pelas recentes declarações contra seu pacote orçamentário e disse que o bilionário “ficou louco”. Em resposta, Musk afirmou que o presidente estava sendo ingrato e não teria sido eleito sem ele. Foi aí que a coisa começou a pegar fogo  Trump publicou dizendo que a maneira mais fácil de economizar bilhões de dólares seria encerrar os subsídios e contratos governamentais com empresas como a Tesla e a SpaceX. O presidente ainda disse que mandou Musk embora por estar irritado com ele. Mas Musk não deixou barato… Em sua conta no X, o bilionário se mostrou favorável a um possível impeachment e ainda acusou o presidente de estar nos arquivos de Epstein — o empresário envolvido em um esquema de tráfico sexual de crianças. Se para Trump o conflito pode representar um desgaste político, para Musk o impacto veio em cifras. As ações da Tesla caíram 14% ontem, reduzindo o seu patrimônio em US$ 28 bilhões. Ele continua sendo o mais rico do mundo, com quase US$ 400 bi.

Cesurg Marau: cesta básica apresentou aumento de 94,9% nos últimos cinco anos

Na noite da quarta-feira (04), a Faculdade CESURG e a ACIM (Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Marau) celebraram oficialmente um convênio que consolida futuras parcerias e amplia a atuação conjunta em atividades acadêmicas, projetos de extensão e iniciativas de impacto social.O evento ocorreu no auditório da instituição durante a apresentação do Projeto de Medição da Cesta Básica do Município de Marau 2025, realizado pelos acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis na disciplina de Projeto de Extensão I, com coordenação dos professores Jean Benetti e Rogiane Panisson. Os estudos englobam os preços de alimentos básico, produtos de higiene e limpeza e medicamentos em diversos municípios da região.Em relação à cesta básica de alimentos, higiene e limpeza, 36 mercados foram consultados. Na região, o preço médio da cesta básica é de R$689,16, ou seja, um percentual de 48,81% sobre o salário mínimo, sendo necessário, em média, 125 horas de trabalho no mês. Ainda, entre os dados apresentados, em Marau, a cesta básica, composta por alimentos, higiene e limpeza, passou de R$ 393,88 em 2019 para R$ 767,59 em 2025, representando um aumento de 94,99% em cinco anos, de acordo com a pesquisa.Outro destaque da noite foi a apresentação dos resultados sobre o custo médio de medicamentos, realizada entre abril e maio de 2025. O estudo envolveu nove municípios da região e analisou a diferença de preços entre medicamentos éticos (de marca) e genéricos, com o objetivo de mapear seu impacto na economia doméstica.A pesquisa revelou variações expressivas: enquanto medicamentos de marca podem consumir até 39% do salário mínimo, os genéricos representam cerca de 14% da renda familiar. A cidade de Casca apresentou os preços mais altos para medicamentos éticos, enquanto Paraí e Nova Alvorada se destacaram com os valores mais acessíveis.Além disso, o projeto incluiu uma campanha de conscientização sobre o descarte correto de medicamentos vencidos, com pontos de coleta distribuídos nos municípios participantes e orientação sobre os riscos ambientais do descarte inadequado.Encerrando o evento, foi realizada a assinatura oficial do convênio entre a CESURG Marau, representada pelo diretor Leandro Paludo, e a ACIM, representada pela presidente Cláudia Cristina de Lima. A parceria visa fortalecer a cooperação entre a academia e o setor empresarial, estimulando projetos conjuntos, estágios, pesquisas aplicadas e ações voltadas ao desenvolvimento socioeconômico local.A partir deste acordo, a expectativa é intensificar a integração entre teoria e prática, promovendo experiências que beneficiem não apenas os acadêmicos da instituição, mas também toda a comunidade.  Alessandra FormaginiAssessoria de Imprensa Faculdade CESURG Marau

MUNDO: A sua viagem Europa-África pode ser pelo fundo do mar

Um projeto inusitado. Um túnel ferroviário de alta velocidade entre Espanha e Marrocos pode se tornar realidade nas próximas décadas, em um trajeto de 30 km a uma profundidade de quase 500 metros. O projeto prevê 2 túneis principais para transporte de passageiros e carga, além de um terceiro para manutenção. sob o Estreito de GibraltarOs trens circulariam entre 200 e 250 km/h, encurtando a viagem terrestre entre Madri e Casablanca de 12h para cerca de 5h30. A ideia não é nova: O plano surgiu em 1979 com um acordo bilateral, mas ganhou tração recente com novos estudos de viabilidade conduzidos pelos dois países.A ideia de conectar o chamado Estreito de Gibraltar mirava a Copa do Mundo de 2030, mas — como uma boa obra — agora mira 2040. Até porque ela envolve escavação profunda e até riscos sísmicos. Com um custo que pode chegar a € 25 bilhões, o túnel teria capacidade para transportar cerca de 13 milhões de passageiros por ano e um volume semelhante em carga. O comércio e o turismo locais agradecem. Curiosidade: A Alemanha e a Dinamarca têm um projeto semelhante, de um túnel de 18 km entre os países — mas também só no papel. O que mais foi destaque em mundo?Após ligação com Putin. Trump diz que Rússia vai responder ataque ucraniano Mais que o orçamento da NASA. SpaceX deve fechar 2025 com uma receita de US$ 15,5 bilhõesBloqueados. Trump proíbe entrada de cidadãos de 12 países nos EUA.

BRASIL: STF retoma julgamento que pode mudar regras da internet

O STF retomou ontem o julgamento que pode redefinir o papel das plataformas digitais no Brasil — e até gerar atrito internacional.Em jogo está o artigo 19 do Marco Civil da Internet, que, desde 2014, impede que empresas como Google, Meta e X sejam responsabilizadas por posts de usuários, exceto quando desobedecem uma ordem judicial para remoção. O debate gira em torno da constitucionalidade do artigo, questionada em duas ações com repercussão geral. Até agora, 3 ministros votaram pela flexibilização da regra. Faltam os outros 8 votos. Se aprovada, plataformas poderiam ser punidas mesmo sem decisão judicial, o que traz divergência tanto entre políticos quanto entre a opinião pública — ou seja, em mesas de bar e comentários na internet. De um lado, defensores da regulação mais rígida alegam que as regras são essenciais para coibir crimes nas redes, como incitação a massacres escolares ou ataques à democracia. O Lula defendeu a medida nesta semana. Do outro, críticos dizem que o risco de punição pode levar as plataformas a apagar até conteúdos legítimos, ficando à mercê da vontade de quem estiver no Poder — podendo ferir a liberdade de expressão. O assunto é quente e o momento é relevante Enquanto isso, lá fora, Trump tem ameaçado autoridades estrangeiras que regulam redes sociais. Recentemente, Alexandre de Moraes foi citado por Washington como possível alvo de fortes sanções.  Se o STF derrubar o artigo 19, o Brasil pode ser o primeiro país do Ocidente a exigir ação das plataformas antes de decisões judiciais. Na prática, isso pode mudar radicalmente a atuação das BIG TECHs por aqui. A decisão final deve sair ainda neste mês. O que mais foi destaque no Brasil?R$ 825 milhões. Lula anuncia investimento recorde para o IbamaA pedido de Moraes. Justiça suspende redes sociais de Carla Zambelli

Cadastre o seu aniversário

Cadastre-se no formulário e comemore o seu aniversário com a gente!


Isso vai fechar em 0 segundos