Vila Maria FM

Operação “Tele Raio” é desencadeada em Passo Fundo

A Polícia Civil iniciou no dia 16 de maio, a OPERAÇÃO TELE RAIO que resultou na prisão de 6 pessoas suspeitas de participarem de um esquema permanente e estruturado de tele-entrega de cocaína, em Passo Fundo e cidades da região. As investigações revelaram que eles realizavam entregas de cocaína diuturnamente, utilizando-se de motocicletas, automóveis e estabelecimentos comerciais, sempre com a história de serem entregadores de alimentos ou mesmo motoristas de aplicativo, para movimentar entorpecentes sem levantar suspeitas dos órgãos policiais. Cinco pessoas foram presas preventivamente, sendo que o responsável pela associação encontrava-se preso desde dezembro de 2024, quando foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Na noite da quinta-feira (22), a última ação da Operação “TELE RAIO” foi efetivada no Bairro Petrópolis, resultando na prisão em flagrante de um casal por tráfico de entorpecentes e associação para a mesma finalidade. No local foram apreendidos um tablete de COCAÍNA pesando 855 gramas, 14 porções de COCAÍNA prontas para venda, um tablete de MACONHA pesando 749 gramas, 3 porções de MACONHA prontas para venda, duas balanças de precisão, envelopes tipo zip lock, um simulacro de arma de fogo, celulares. Ao longo da operação foram cumpridos 16 mandados de ingresso, houve o bloqueio de contas dos investigados, apreensão de R$ 21.940,00 em espécie, veículos, celulares, drogas, petrechos para o tráfico, entre outros elementos de informação acerca dos crimes investigados. As investigações seguem em sigilo até a conclusão do inquérito policial e posterior remessa ao PODER JUDICIÁRIO. O titular da DRACO, Delegado Venicios Demartini, esclarece que com o advento da “uberização” e o “delivery”, o tráfico de drogas apresentou mudança no comportamento criminoso, tornando-se necessária a evolução das técnicas de investigação para o combate a este tipo de delito. As ações contaram com o apoio da 6ª DPRI, 2ª DP, 1ª DP, DHPP, DEAM, DP Ernestina, DP Tapejara, DP Marau, DP Casca, DP Guaporé, DP Serafina Corrêa, DP Ciríaco, DP David Canabarro, DP Nova Alvorada. Total de prejuízo ao crime: R$ 456.740,00. Fonte: DRACO PF

MUNDO: Para pressionar Harvard, Trump proíbe estrangeiros na faculdade

“Only americans”. O governo Trump proibiu oficialmente Harvard de matricular estudantes internacionais. A decisão revoga a certificação do programa de intercâmbio da universidade. Na prática, Harvard fica fora do jogo para novos estrangeiros e os atuais terão que se transferir — ou perder o status legal no país. Além do reflexo óbvio na vida dos estudantes, a medida também impacta os cofres da instituição: 27% dos alunos de Harvard são internacionais e pagam, em média, até US$ 87 mil por ano, somando mensalidade e moradia. O que está por trás?A medida parece ser uma tentativa do Trump de pressionar a Universidade a aceitar suas exigências relacionadas a protestos pró-Palestina nos campi de faculdades — que incluem garantias de proteção a estudantes judeus e o fim das políticas DEI. No mês passado, Harvard processou a administração da Casa Branca por tentativas de interferências em políticas internas, que, por sua vez, congelou US$ 2,2 bilhões em subsídios plurianuais e US$ 60 milhões em contratos de bolsas federais. Uma das acusações do governo era que Harvard não tinha tomado as devidas atitudes frente a episódios antissemitas e discriminação étnica com judeus. Nos bastidores, fontes próximas à universidade afirmam que a decisão foi encarada como uma “punição política”, e Harvard já discute entrar com um segundo processo contra a administração. Como a decisão parece ter sido uma jogada do Trump para fazer a Universidade ceder às suas exigências, na prática, a decisão tende a ser revogada depois que esse embate for resolvido. A questão é quando ela serão resolvidas… O que mais foi destaque em mundo?Tragédia. Assassino mata dois funcionários da Embaixada israelense em WashingtonTOP-5 mundial. ChatGPT se torna o 5° site mais visitado do mundo.

BRASIL: Governo aumenta impostos e congela R$ 31 bi em busca de meta fiscal

A tal meta fiscal… Liderada por Haddad, a equipe econômica do governo anunciou novas medidas para tentar fechar o ano com as contas no azul — ou o mais perto disso possível. O governo decidiu tanto cortar gastos quanto aumentar arrecadação: anunciou (i) o congelamento de R$ 31,3 bilhões e (ii) o aumento impostos sobre algumas operações financeiras, o chamado IOF. O congelamento de R$ 31,3 bilhões O governo ajustou a distribuição do Orçamento de 2025, congelando mais de R$ 30 bilhões da verba de despesas não obrigatórias de ministérios — que incluir investimentos e custeio da máquina pública. Mais detalhes virão na próxima semana. O aumento da alíquota do IOF    Na outra ponta, com o foco em aumentar as arrecadações, o governo anunciou uma alta no IOF de três categorias: 1) câmbio, 2) investimento em previdência e 3) empréstimos e financiamentos de empresas. 1) Aumento do IOF do câmbio O imposto que incide sobre o câmbio em movimentações financeiras internacionais vai subir para 3,50% em duas das três diferentes categorias. Veja: ️Cartão de Credito: de 3,38% para 3,50%. ️Remessa: de 1,10% para 3,50%. Aplicação: ia subir de 0,38% para 3,50%, mas o governo soltou uma nota às 23h30 voltando atrás; ainda assim, na revisão, está escrito que voltará para 1,1% (não se sabe se era para ser 0,38% e foi erro de digitação, ou se ficará em 1,1% mesmo). Na prática, isso impacta custos em viagens ao exterior e em investimentos internacionais. Veja aqui uma simulação com US$ 1000 nos três diferentes casos — considere que “aplicação” não vai mais ser com 3,5%. 2) Novo imposto sobre investimentos em previdência Agora, investimentos acima de R$ 50 mil mensais em previdência terão a cobrança de um imposto de 5%. No fim do dia, a nova taxa encarece as operações de players financeiros e investidores de alta renda, o que deve fazê-los optar menos pela categoria. 3) Aumento do IOF sobre crédito PJ O imposto que incide sobre empréstimos ou financiamentos feitos por empresas vai subir, passando de 0,38% para 0,95% na hora da contratação do crédito, o que impacta no custo para negócios pegarem capital para crescer e gerar mais empregos, por exemplo. Também teve aumento na taxa ao dia e no teto ao ano. Zoom out A expectativa do Ministério da Fazenda, pelo menos antes dessa nota no fim da noite, é que todo o conjunto de medidas aumente a arrecadação em mais de R$ 20 bilhões em 2025 e mais de R$ 40 bilhões em 2026. Somando com o congelamento, o anúncio representa o governo R$ 50 bilhões mais próximo da meta fiscal deste ano. Segundo Haddad, “essas medidas parecem suficientes para garantir o cumprimento do arcabouço fiscal”. Desde o início do Lula III, novas medidas anunciadas pelo governo Lula já somam um aumento real — acima da inflação — de mais de R$ 200 bilhões na arrecadação de impostos. O que mais foi destaque no Brasil? 4° maior comprador. Arábia Saudita amplia restrição para importação de frango brasileiro R$ 100 mil. Comissão aprova anistia política a Dilma Rousseff e indeniza ex-presidente por tortura sofrida na ditadura

100 Municípios mais ricos do Brasil no Agronegócio

O agronegócio continua sendo um dos principais motores econômicos do Brasil, e os dados mais recentes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), baseados na pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM) do IBGE, evidenciam o papel de destaque que várias cidades desempenham nesse setor. Em 2023, a produção agrícola brasileira alcançou um valor total de R$ 814,5 bilhões sendo que os 100 municípios mais ricos do Brasil em valor de produção contribuíram com 31,9% desse montante, com um total de R$ 260 bilhões. Esses 100 municípios ocupam uma área colhida de 33,1 milhões de hectares, representando 34,5% da área total de 95,8 milhões de hectares do Brasil. Muitos se sobressaem por sua expressiva contribuição para a produção de soja, milho, algodão, café e outras culturas. Mato Grosso: O Líder Indiscutível do AgroMato Grosso, conhecido como o celeiro do agronegócio brasileiro, lidera o ranking com 36 municípios entre os mais ricos do país (Figura 1). Entre eles, Sorriso, Sapezal e Campo Novo do Parecis ocupam posições de destaque, como primeiro, terceiro e quarto colocados, respectivamente. Sorriso, em particular, tem se consolidado como a capital mundial da soja, com uma produção que ultrapassa os R$ 8,3 bilhões em valor. A região também se destaca na produção de milho, algodão e outras culturas essenciais para a balança comercial brasileira. A Força do Centro-Oeste no AgronegócioA região Centro-Oeste domina a lista dos municípios mais ricos do agronegócio, com 62 das 100 cidades incluídas, por valor de produção. Além de Mato Grosso, estados como Goiás, com 14 municípios, e Mato Grosso do Sul, com 11 cidades, também desempenham papel relevante. No total, esses municípios respondem por mais de 20% do valor da produção agrícola do Brasil. Sapezal (MT) e São Desidério (BA), respectivamente na segunda e terceira posição, respondem por mais de 30% da produção de algodão do País. Entre os municípios goianos que se destacam estão Rio Verde, com R$ 6,92 bilhões em produção, e Cristalina, conhecida por sua produção de grãos e hortifrutigranjeiros, com 4,83 bilhões. No Mato Grosso do Sul, Maracaju e Ponta Porã são municípios líderes em produção de grãos, contribuindo significativamente para o montante total de R$ 7,86 bilhões gerados pelos 100 municípios mais produtivos. Bahia e Minas Gerais: Crescimento no Oeste e no Triângulo MineiroAlém do Centro-Oeste, a Bahia e Minas Gerais também têm mostrado força no agronegócio. Na Bahia, São Desidério, Formosa do Rio Preto e Barreiras se destacam pela produção de algodão e grãos, sendo São Desidério o segundo município mais rico do agronegócio no Brasil, com um valor de produção de R$ 7,78 bilhões. Em Minas Gerais, o oeste do estado e o Triângulo Mineiro lideram a produção agrícola, com cidades como Uberaba, Unaí e Paracatu entre os maiores produtores de grãos e café. Esses municípios contribuem não apenas com volume, mas também com alta produtividade, especialmente em culturas como soja e café. A Diversificação da Produção no BrasilA produção agrícola no Brasil é concentrada na cultura da soja, que concentra 42,8% do valor total da produção agrícola brasileira (348,6 bilhões de reais). A cana-de-açúcar também é um destaque importante, representando R$ 101,96 bilhões do valor total da produção agrícola do país (12,5% do total brasileiro). O milho aparece na terceira posição de valor de produção do País: são 101,8 bilhões ou 12,5% do valor de produção total. Além disso, outros produtos de grande importância para o Brasil, como café, algodão e laranja, são cultivados nos municípios mais ricos do país, gerando riqueza e desenvolvimento regional. No Rio Grande do Sul, a cidade de Santa Vitória do Palmar é responsável por 5,6% da produção nacional de arroz, consolidando-se como uma das mais produtivas na cultura de grãos. Os 100 Municípios Mais Ricos do Agronegócio no Brasil (2024)Aqui está a lista dos 100 municípios mais ricos do agronegócio, com algumas informações relevantes sobre os 10 primeiros: 1. Sorriso (MT) Valor de produção: R$ 8,313,943,000Principais atividades: Soja, milho, algodão e feijão.Destaque: Pelo quinto ano consecutivo, Sorriso/MT lidera o ranking de produção agrícola do País. O município destacou-se como o município com maior valor gerado com a produção de soja (R$ 5,0 bilhões) e milho (R$ 2,1 bilhões). Também apareceu com relevância na produção de algodão em caroço (com R$ 1,0 bilhão), e a cultura do feijão (R$ 185,8 milhões). continua liderando como o maior município produtor de soja do mundo. Com uma economia baseada na exportação de grãos, o município também se destaca por implementar tecnologia de ponta, como a agricultura de precisão, que aumenta a eficiência e a produtividade. A infraestrutura de armazenagem e transporte é um dos pilares que contribuem para o sucesso de Sorriso no mercado global. 2. São Desidério (BA) Valor de produção: R$7,789,575,000Principal atividade: Soja, algodão e milho.Destaque: São Desidério se destaca a anos como um dos maiores produtores de algodão do Brasil, contribuindo significativamente para a economia da Bahia e do país. A combinação de clima favorável e práticas agrícolas modernas, incluindo o uso de tecnologias de irrigação, tem permitido um aumento contínuo na produtividade. 3. Sapezal (MT) Valor de produção: R$ 7,544,333,000Principal atividade: Algodão, soja, milho e girassolDestaque: Sapezal é maior produtor nacional de algodão. Também ocupa lugar de destaque na produção de soja, milho e girassol a nível nacional. A região apresenta um solo fértil, adequado para o cultivo de diversas culturas. O município se beneficia de investimentos em tecnologia e práticas agrícolas modernas, o que contribui para aumentar a produtividade e eficiência na produção. Além disso, a infraestrutura logística, como rodovias e armazéns, é fundamental para facilitar o escoamento da produção, especialmente para o mercado externo. 4. Campo Novo do Parecis (MT) Valor de produção: R$ 7,157,753,000Principal atividade: Soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, feijão, milho pipoca e girassolDestaque: Campo Novo do Parecis é conhecido por suas grandes áreas irrigadas, que permitem uma produção contínua de soja, milho e algodão. A agricultura de precisão e o uso de novas tecnologias agrícolas têm feito o município ganhar espaço entre os mais ricos do agronegócio. Um destaque particular é a agroindústria local, especialmente

Operação Big Brother pretende combater facção criminosa

Na manhã desta quinta-feira-feira, dia 22 de maio, a Polícia Civil de Guaporé desencadeou a Operação Big Brother, destinada a combater facção criminosa atuante no tráfico de drogas. Com apoio de policiais civis de Serafina Corrêa, Casca, Marau e Passo Fundo foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão. Dois dos presos já se encontravam recolhidos ao sistema prisional, tratando-se de liderança local do grupo criminoso e agente financeiro do grupo. Durante as diligências 04 veículos (produto do crime ou utilizados para o crime), valores em espécie e objetos de interesse para a investigação foram apreendidos. No curso da investigação outro homem, companheiro e filho das mulheres hoje presas, já havia sido preso em flagrante na posse de drogas e armas de fogo. Após os procedimentos legais, os presos foram encaminhados ao Presídio de Guaporé. Fonte e foto: DP GUAPORÉ – 6° DPRI

GEOPOLÍTICA: Rússia usa Brasil como “laranja” para impulsionar seus espiões

Nome falso, sotaque treinado, empresa de fachada e CPF original. Durante anos, agentes da inteligência russa usaram o Brasil como trampolim para missões clandestinas em outros países, com passaportes legítimos, sotaques convincentes e vidas inteiras montadas do zero. Foi isso que revelou uma reportagem do The New York Times. Agentes passavam anos por aqui construindo uma identidade limpa — abrindo CNPJs, namorando, falando português fluente — para depois seguir às operações nos EUA, Europa ou Oriente Médio. Tudo começou com um alerta da CIA Em abril de 2022, a agência americana avisou a PF que um agente russo disfarçado de brasileiro tentava um estágio no Tribunal Penal Internacional, bem quando o órgão começava a investigar crimes de guerra da Rússia na Ucrânia. Ao mesmo tempo, a PF se deparou com a história de Gerhard Daniel Campos Wittich — ou Artem Shmyrev —, um espião russo que se passava por empreendedor carioca.Shmyrev tinha contratos com grandes empresas (incluindo TV Globo e Forças Armadas), mas nunca deixava o computador ligado na internet e viajava com frequência sem dizer para onde. Quando a PF começou a desconfiar, ele já tinha sumido. Disse que ia viajar por um mês para a Malásia… E nunca mais voltou. Era o ponto de partida da Operação Leste, que busca estrangeiros com documentação legítima, mas sem passado rastreável. Pelo menos 9 agentes russos foram descobertos sob ID brasileiras. Dois deles foram presos, e os outros desapareceram. O escândalo não pegou bem… Para parte dos investigadores e diplomatas envolvidos, a ação está sendo vista como uma traição russa às relações diplomáticas amigáveis que o Brasil tem com o país. O que mais foi destaque em mundo? Climão no Salão Oval. Trump confronta presidente da África do Sul e acusa o país de “genocídio branco” Ex-político pró-Rússia. Adversário de Zelensky na Ucrânia é assassinado em Madri

CCJ aprova fim da reeleição, mandatos de cinco anos e eleições unificadas

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou na quarta-feira (21) a proposta de emenda à Constituição que acaba com a reeleição para presidente da República, governador e prefeito e estabelece um mandato de cinco anos para esses cargos, assim como para os parlamentares (PEC 12/2022). A proposta também define eleições unificadas para todos os cargos a partir de 2034. A matéria vai agora para análise em Plenário, com pedido de urgência. Os senadores aprovaram substitutivo (texto alternativo) do senador Marcelo Castro (MDB-PI) à proposta de Jorge Kajuru (PSB-GO). Pela nova regra, deputados federais, estaduais e distritais e vereadores também passarão a ter mandatos de cinco anos, em vez dos atuais quatro. Já os senadores, que na proposta inicial passariam de oito para dez anos de mandato, também terão cinco anos, a partir de emenda apresentada pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ). Além disso, a PEC extingue a alternância de eleições para o Senado, determinando que todos os 81 senadores sejam eleitos no mesmo pleito a partir de 2039. MudançasA PEC impede que quem ocupa um cargo no Poder Executivo — presidente, governadores e prefeitos — possa se candidatar à disputa de um segundo mandato consecutivo, mesmo que o político tenha deixado o cargo seis meses antes da eleição. Em troca, os mandatos desses cargos passarão a ser de cinco anos, em vez dos atuais quatro anos. Os cargos do Legislativo — deputados federais, senadores, deputados estaduais e vereadores — continuam com a possibilidade de reeleição inalterada. Ao mesmo tempo, a duração dos mandatos também passará para cinco anos. Assim, as legislaturas do Congresso Nacional, das assembleias legislativas e das câmaras municipais passam a ter duração de cinco anos, e não mais de quatro. Com a uniformização dos mandatos, a PEC também unifica as datas de todas as eleições — municipais, estaduais e federais. Ou seja, todas deverão acontecer juntas, a cada cinco anos. Isso acontecerá a partir de 2034. Hoje, as eleições ocorrem a cada dois anos, alternadamente entre eleições municipais e eleições gerais (que engloba a esfera estadual e federal). SenadoOutra inovação é o fim da eleição alternada para o Senado. Atualmente, os senadores são eleitos a cada quatro anos, com dois terços do Senado se renovando em uma eleição e um terço na seguinte. Na nova fórmula, todas as 81 cadeiras do Senado estarão em disputa a cada cinco anos. A mudança não estava no texto de Marcelo Castro, que previa dez anos de mandato para os senadores e mantinha a alternância. Foi o senador Carlos Portinho que apresentou e defendeu uma emenda nesse sentido. Mesas diretorasPara compatibilizar a condução do Legislativo com a duração de cinco anos para as legislaturas, as Casas do Congresso Nacional também verão mudanças nas suas mesas diretoras (responsáveis por presidir o órgão). As mesas serão eleitas no início da legislatura para um mandato de três anos, seguido por uma nova eleição para um mandato de dois anos. Continuará valendo a proibição de que os membros das mesas sejam reeleitos para os mesmos cargos dentro da mesma legislatura. A nova regra será aplicada às legislaturas que se iniciarem após as eleições de 2034. Fim da reeleição O direito à reeleição para cargos do Executivo não era previsto na Constituição, mas foi introduzido em 1997. Presidente da CCJ, o senador Otto Alencar (PSD-BA) disse que a reeleição é “um dos piores males para o Brasil” e lembrou até que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, cujo governo propôs a mudança, “fez mea culpa” e admitiu que foi um erro. Otto avaliou que a nova PEC será importante para o país.  — Quando termina as eleições municipais, se fala imediatamente na sucessão do governador e do presidente da República. Discute-se mais eleição do que projetos benéficos à solução das dificuldades sociais do povo brasileiro e do crescimento da infraestrutrura — comentou. A opinião foi compartilhada por Marcelo Castro, que também considerou a reeleição um “malefício”:  — A introdução da reeleição [foi] completamente contrária a toda a nossa tradição republicana. Eu acho que está mais do que na hora de colocarmos fim a este mal — afirmou o relator, ressaltando que a mudança não valerá para os atuais mandatários, que poderão tentar a reeleição em 2026 se estiverem no primeiro mandato. Eleições unificadasSegundo o relator, a unificação das eleições também é positiva porque cada eleição exige muitos recursos e trabalho para ser organizada. O novo formato ajudaria a reduzir os gastos e o governo economizaria dinheiro que poderia ser usado em áreas como saúde e educação. Além disso, para Castro, ter todas as eleições juntas traria mais clareza e organização para os eleitores e para os próprios políticos. Primeiro signatário da PEC, o senador Kajuru afirmou que o objetivo principal é dar mais equilíbrio à disputa, já que, segundo ele, quem está no poder tem grande vantagem sobre os concorrentes, como maior visibilidade, acesso à máquina pública e facilidade de articulação política. Isso, para o senador, acaba dificultando a entrada de novas lideranças na política. EmendasMarcelo Castro rejeitou outras emendas apresentadas, como a do senador Sergio Moro (União-PR) que vedava não a reeleição também em mandatos não-consecutivos; a do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) que estabelecia a idade máxima de 80 anos para a candidatura à Presidência da República; e a do senador Eduardo Girão (Novo-CE) que proibia a reeleição para o Senado. Fonte: Agência Senado

CESURG: programa Pé na Obra proporciona vivência prática a alunos de Engenharia Civil

O curso de Engenharia Civil da CESURG integra a formação teórica à vivência prática desde os primeiros semestres. Na última semana, uma turma multinível participou de uma visita técnica ao Condomínio Terrano, em Passo Fundo, com o objetivo de conhecer de perto a infraestrutura do empreendimento. A atividade faz parte do Programa Pé na Obra, que tem como propósito proporcionar aos estudantes o contato direto com o ambiente de construção civil, possibilitando a observação prática das etapas de diferentes tipos de obras. Segundo o professor Wesley Chimento, responsável pela atividade, a visita também incluiu uma obra em sistema steel frame, executada pela empresa marauense Schneider. “A proposta foi apresentar aos alunos o método construtivo steel frame e suas particularidades, contribuindo para a ampliação do conhecimento sobre alternativas modernas na construção civil”, explicou.Alessandra FormaginiAssessoria de Imprensa Faculdade CESURG Marau

ECONOMIA: R$ 100 bi – O preço que faz o governo não reajustar o IR por completo

Nem tudo que está defasado recebe reajuste. No caso do Imposto de Renda, atualizar toda a tabela custaria mais de R$ 100 bilhões por ano. Já tendo avisado que essa conta não fecha, o governo decidiu focar só onde o impacto político — e social — é maior: a base. Isso reduz o impacto da receita para apenas 25% desse valor. O que muda? O governo propôs ao Congresso uma nova regra para o Imposto de Renda, válida a partir de 2026. Segundo a proposta… Quem faz até R$ 5 mil por mês não vai pagar mais IR; Quem faz entre R$ 5 mil e R$ 7 mil vai ter um desconto parcial; Quem faz +R$ 7 mil continua pagando do jeito que já paga hoje. Com isso, no fim das contas, 10 milhões de pessoas deixariam de pagar Imposto de Renda no país. A tabela do IR não é reajustada de verdade desde 1996 — e segundo o Dieese, ela já está defasada em mais de 150%. Esses R$ 25 bilhões a menos na arrecadação devem ser compensados com mais impostos para os super ricos, quem ganha acima de R$ 50 mil por mês. Mesmo assim, o projeto impõe um teto: o total cobrado não pode passar de 34% para empresas e 45% para instituições financeiras.

BRASIL: Janja com honraria cultural, preço dos aluguéis em alta e mais

Janja, Xuxa e cia condecoradas. Lula e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, entregaram a Ordem do Mérito Cultural, principal honraria da área, para 41 personalidades — incluindo a primeira-dama Janja, que recebeu o grau máximo, além de nomes como Xuxa, Chitãozinho & Xororó, Alceu Valença e Fernanda Torres. A premiação estava suspensa desde 2019. Aluguel na frente da inflação. O valor médio do aluguel residencial subiu 1,25% de janeiro a abril, quase o triplo da inflação no período — que ficou em 0,43%. Das 36 cidades monitoradas, 34 tiveram alta nos aluguéis em abril. Teresina e Cuiabá lideram com aumentos acima de 13% nos últimos 12 meses. Transparência em modo espera. Mais de 16 milhões de documentos sobre convênios e emendas foram retirados do ar pelo governo federal. A justificativa é a proteção de dados pessoais, com base na LGPD, mas a AGU afirma que o parecer não impede a divulgação. Marçal virou réu. A Justiça de SP tornou Pablo Marçal réu por colocar 32 pessoas em perigo durante uma trilha ao Pico dos Marins, em 2022. Ele teria ignorado alertas de segurança, desafiado o guia e seguido com o grupo sob chuva intensa e risco de hipotermia. Avançando na Foz. O Ibama aprovou o plano da Petrobras para resgate de animais em caso de vazamento de óleo na Margem Equatorial. A medida é parte do processo de licenciamento ambiental para explorar um poço na costa do Oiapoque. Ainda sem licença definitiva, a estatal deve agora realizar simulações em campo. 

MUNDO: Trump deixa a missão de mediar o cessar-fogo para o Papa

This is not my problem anymore. Depois de meses tentando se colocar como protagonista das negociações pela paz na Ucrânia, Donald Trump parece ter mudado de ideia — e de estratégia. Após um telefonema de 2h com Vladimir Putin no início da semana, o presidente dos EUA anunciou que a Rússia aceitou iniciar negociações diretas com a Ucrânia. O detalhe? Sem mediação americana. “Eles conhecem melhor os detalhes do que qualquer outro”, disse Trump, endossando o pedido de Putin por um acordo bilateral — e deixando a condução para… o Vaticano. Trump sugeriu que o Papa Leão XIV sedie as próximas conversas. O gesto foi lido como uma espécie de “passada de bastão” informal, após não conseguir pressionar Putin por um cessar-fogo imediato.Internamente, a leitura é a de que Trump está tentando “lavar as mãos” do conflito para se concentrar nos potenciais ganhos econômicos de uma reaproximação com Moscou. Ele mesmo disse, após o telefonema, que a Rússia “quer fazer comércio em larga escala com os EUA quando esse banho de sangue acabar”.E a Ucrânia nessa história?  Ficou somente com a Europa. O Reino Unido anunciou novas sanções contra os setores militar, energético e financeiro da Rússia em mais uma tentativa de enfraquecer a máquina de guerra de Putin. O que mais foi destaque em mundo? Modelo El Salvador? França anuncia construção de prisão de segurança máxima na Floresta Amazônica  Em retaliação. Reino Unido suspende comércio com Israel

POLÍTICA: Governo do RS deve enviar projeto de concessão do bloco 2 na próxima semana

Alvo de resistências da própria base governista, o projeto de concessão das rodovias do bloco 2 deve ser apresentado na próxima semana. O novo edital, promete o governo, deve incluir as alterações necessárias para redução das tarifas de R$ 0,23 por quilômetro. O Executivo não detalha, contudo, se para possibilitar essa redução deverá incluir um aporte maior de recursos do Funrigs (Fundo do Plano Rio Grande) – hoje o edital prevê uma contrapartida de R$ 1,3 bilhão do Estado – ou um corte no caderno de obras. Porém, o governador Eduardo Leite (PSD) reconheceu que existe essa possibilidade. Antes de encaminhado, o edital deve passar pelo crivo de Leite. O documento está sendo elaborado pela secretaria de Reconstrução. Enquanto isso, na Assembleia Legislativa, os deputados seguem em compasso de espera. A bancada do PP, principal partido da base do governo a fazer frente contra o projeto, tinha recebido a promessa de que, no início do mês, receberia um devolutivo do governo sobre o edital. Os deputados se encontraram com o secretário da Reconstrução, Pedro Capeluppi e o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, ainda em abril, e expuseram sua contrariedade, apresentando algumas alternativas. Acontece que o principal ponto defendido pelos parlamentares é o recuo na concessão, ao menos por ora, e a utilização do valor de aporte nas obras classificadas urgentes. “R$ 1,3 bi dá para pavimentar tudo (o que precisa), fazer duplicações e terceiras vias necessárias”, explicou o deputado Guilherme Pasin (PP). Pesa na balança, ainda, o fato de que o bloco 2 engloba, entre outros municípios, aqueles do Vale do Taquari, região mais afetada pelas últimas enchentes. Por isso, o argumento é de que a região precisa de investimentos, a fim de movimentar a economia – e não novos pórticos de pedágio. Mas as insatisfações não se limitam ao Progressistas. Outros deputados da base também têm demonstrado descontentamento com a medida. Além da oposição, que tem feito seus movimentos. À direita, o deputado Paparico Bacchi (PL) é proponente da audiência pública que acontece nesta quinta-feira, às 19h, na Associação Comercial, Cultural, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas, para tratar sobre o assunto. Paparico é presidente da Frente Parlamentar Contra os Pedágios, cujo foco é justamente a concessão do bloco 2. BLOCO 2: Municípios impactados: Erechim, Erebango, Getúlio Vargas, Estação, Sertão, Coxilha, Passo Fundo, Marau, Vila Maria, Casca, Paraí, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Serafina Correa, Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Correa, Muçum, Encantado, Arroio do Meio, Lajeado, Cruzeiro do Sul, Mato Leitão, Venâncio Aires, Garibaldi, Carlos Barbosa, Boa Vista do Sul, Westfalia, Teutônia, Estrela e Fazenda Vilanova. Trechos das estradas: ERS-128, ERS-129, ERS-130, ERS-135, ERS-324, RSC-453 e BR-470 Fonte: Correio do Povo

Emergência do HSVP atinge taxa de ocupação de 139%

O Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, comunica que está com restrições no serviço de Emergência em função da superlotação que, na última semana, registrou uma taxa de ocupação de 139%. A decisão foi tomada para garantir qualidade, segurança e prioridade aos atendimentos de urgência. Por isso, enquanto o setor estiver operando acima da sua capacidade, casos não graves precisam evitar o local. A diretora corporativa de governança clínica do HSVP, Dra. Josiane Diehl Moia, afirma que a Emergência continua recebendo vítimas de acidentes, infartos, AVC, pessoas com reações alérgicas graves, intoxicações ou queimaduras. “Precisamos priorizar os pacientes, graves e muito graves, que estão em risco de morte. A Emergência está lotada devido a diversas patologias. Nos últimos dias, por exemplo, tivemos diversos acidentes de trânsito”, afirma a médica.  A Instituição informa ainda que, neste momento, todos os recursos humanos e materiais disponíveis estão mobilizados para o cuidado dos pacientes que já estão no setor em razão de várias patologias. O Hospital segue trabalhando ao máximo para garantir a manutenção do serviço até que a situação seja normalizada. Fonte: HSVP

Outono: inicia manejo de colmeias de abelhas com e sem ferrão

As abelhas desempenham um papel fundamental no equilíbrio do ecossistema e na biodiversidade, sendo responsáveis pela polinização de plantas. Neste mês, celebramos o Dia Mundial das Abelhas (20/05) e o Dia do Apicultor (22/05), datas que mostram a importância desses animais e do trabalho dos apicultores no cuidado e na preservação das abelhas. No entanto, com a proximidade do inverno, as baixas temperaturas requerem atenção no manejo das abelhas, para garantir a produção de mel. Com dias mais curtos e o excesso de umidade, diminui a disponibilidade de flores e, como consequência, ocorre a escassez de alimentos nas colmeias. “A diminuição das flores torna mais difícil às abelhas se manterem saudáveis e ativas durante essa estação”, afirma o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Sanderlei Pereira, ao ressaltar que, embora as dificuldades sejam semelhantes, tanto para as abelhas com, quanto para as sem ferrão, os manejos apresentam diferenças. MANEJO DAS ABELHAS COM FERRÃO As abelhas com ferrão enfrentam dificuldades no inverno e exigem cuidados especiais. Pereira comenta que uma das práticas essenciais para manter a colmeia aquecida é o uso do sarrafinho de madeira ou redutor de alvado. “Tem o objetivo de diminuir a entrada de frio, de ventos e também de inimigos, como formigas ou pilhagem por outras abelhas”. O redutor de alvado, por exemplo, é ajustado conforme o tamanho da colmeia e a população de abelhas. Além disso, o uso de uma tampa, ou de uma chapa de Eucatex, colocada sobre o ninho contribui para a conservação da temperatura. Outra recomendação importante é proteger as colmeias contra a umidade, que pode causar resfriamento e o crescimento de fungos. Os apicultores devem garantir que as caixas estejam bem vedadas, sem entradas de água da chuva. Uma técnica adicional para aquecer a colmeia durante o inverno é o uso do poncho, especialmente em regiões mais frias, como nos Campos de Cima da Serra ou na Campanha. O poncho é um plástico colocado sobre os caixilhos e favos, apertando-os para manter a temperatura elevada, favorecendo a postura da rainha. Quando necessário, o apicultor pode alimentar as abelhas com açúcar cristal ou pasta proteica, dependendo das reservas de mel e pólen. O açúcar é utilizado quando a reserva de pólen é boa, enquanto que a pasta proteica é indicada quando a reserva de pólen é escassa. ABELHAS SEM FERRÃO Os meliponicultores, responsáveis pela criação das abelhas nativas ou sem ferrão, devem realizar manejos específicos para ajudar as colmeias durante o inverno, avaliando o enxame. A estabilização da temperatura dentro da colmeia é muito importante, para evitar a morte do ninho. “Deve-se fazer um reforço com lona plástica ou pedaços de tecido e enrolar, fortalecendo as paredes da colmeia para evitar a entrada de frio no ninho”, explica Sanderlei. Se o enxame está forte, com boas reservas de mel e pólen, e com uma população saudável, o apicultor pode evitar suplementar a alimentação. No entanto, para enxames coletados diretamente da natureza, como as iscas de abelhas Jataí, que são as mais comuns no Rio Grande do Sul, é necessário transferir as iscas para uma caixa maior e iniciar a alimentação. Segundo Pereira, uma prática recomendada para a espécie de abelha Jataí é colocar uma ou duas colheres de mel diretamente sobre a cera da colmeia. “Pode-se colocar o mel uma vez por semana, para reforçar a alimentação sem afogar as abelhas”, observa o extensionista. Outras espécies como a Mandaçaia e Guaraipo podem ser alimentadas com mel diluído em água, fornecido em garrafas PET com palitos, para evitar que as abelhas se afoguem. O monitoramento constante de cada enxame e espécie é essencial para garantir que as colmeias sobrevivam às baixas temperaturas. Embora o inverno seja uma estação difícil para as abelhas, com os cuidados e manejos adequados, as colmeias podem sobreviver e continuar desempenhando sua função vital na polinização. Foto: Gladimir Ramos de Souza, extensionista da Emater/RS-Ascar Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues Estagiária Maria Eduarda Besson

GAECO/MPRS faz operação para investigar jogador do Juventude

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GAECO/MPRS) deflagrou nesta terça-feira, 19 de maio, em Caxias do Sul, uma operação para investigar um jogador do Juventude e outras pessoas suspeitas de envolvimento em casos com manipulação de resultados para apostas. Foram cumpridos dois mandados de busca, um na casa do atleta e outro no Estádio Alfredo Jaconi, no armário de uso pessoal do jogador. CRIMES Os crimes investigados são os de organização criminosa, artigo 198 da Lei Geral de Esporte e, ainda, eventual estelionato associado. Sobre o artigo 198, trata-se de solicitar ou aceitar, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem patrimonial ou não patrimonial para qualquer ato ou omissão destinado a alterar ou falsificar o resultado de competição esportiva ou evento a ela associado. A pena é de dois a seis anos de prisão, além de multa. ALERTA DA CBF O objetivo da operação, que atendeu a uma solicitação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), foi obter mais provas sobre distorções em apostas que prejudicaram centenas de pessoas para favorecer algumas. Conforme apuração, elas já tinham informações privilegiadas sobre a suposta manipulação para que o jogador recebesse pelo menos dois cartões amarelos em duas partidas pela Série A do Campeonato Brasileiro de 2025. Ainda segundo o GAECO, os mandados de busca foram cumpridos porque a CBF, ao emitir o alerta, relatou ao MPRS que foram registradas movimentações acima do considerado normal para um cartão envolvendo um jogador e também pelo fato de que pessoas ligadas ao alvo, tanto no mês passado, quanto agora, estariam entre os apostadores. Os valores apostados não foram divulgados. OPERAÇÃO TOTONERO A investigação e a chamada “Operação Totonero” são conduzidas pelos promotores de Justiça Rodolfo Grezzana, que atua em Caxias do Sul, e Manoel Figueiredo Antunes, coordenador do 5º Núcleo Regional do GAECO – Serra. Segundo eles, foram deferidas ordens judiciais para localizar, por exemplo, documentos, mídias, celular, entre outros. Com este material, o MPRS pretende identificar outros suspeitos envolvidos. A investigação continua. A operação contou ainda com a participação do coordenador do GAECO no Estado, promotor de Justiça André Dal Molin, e da promotora de Justiça Cristina Schmitt. Os mandados foram cumpridos com apoio da Brigada Militar. Fotos: Grégori Bertó | GABCOM/MPRS Fonte: MPRS

BRASIL: Economia cresce e dívida dos brasileiros também

A economia do nosso país cresceu 1,3% no primeiro trimestre, segundo o Banco Central, e 3,7% na comparação com o mesmo período de 2024. Apesar disso, esse avanço parece não estar refletindo no bolso da maioria dos brasileiros. Hoje, quase metade da população adulta está inadimplente, e o valor médio das dívidas passa de R$ 1,5 mil. São 75,7 milhões de endividados, alta de 3,8% em um ano, e R$ 438 bilhões em débitos acumulados — 13% a mais que em 2024. Os motivos? Uma combinação indigesta: juros elevados, inflação persistente e crescimento desigual. O IPCA acumula alta de 5,53% em 12 meses, e a Selic, atualmente em 14,75%, é a maior em quase 20 anos. A combinação aperta o orçamento das famílias, aumenta o custo do crédito e faz disparar a inadimplência. Hoje, 27,2% da renda média dos brasileiros está comprometida com dívidas. Com a renda corroída e o crédito mais caro, muitas famílias recorrem a dívidas com juros altíssimos, como cartão rotativo e cheque especial. Os dados mostram que a maior parte dos débitos está em bancos, cartões e contas básicas (28,5%). Enquanto isso, 70% da população não consegue comprar uma cesta básica com alimentos saudáveis. O custo mensal por pessoa é de R$ 432, o que representa mais de 21% da renda média brasileira. Looking forward: A perspectiva é que a tendência permaneça, pelo menos até o fim de 2025. A fala do presidente do BC, Gabriel Galípolo, prevendo juros altos até o final do ano, anima investidores externos, mas preocupa quem vive por aqui. O que mais foi destaque no Brasil? Agora, só presencial. MEC proíbe cursos EAD para Medicina, Direito e outras 3 graduações Deve baratear o preço por aqui. Brasil pode perder US$ 1 bilhão em exportações com o surto de gripe aviária Projeto experimental. Governo de SP anuncia que vai utilizar AI para corrigir lições de casa de alunos

Cesurg Marau: Técnico em Enfermagem realiza “Dia D” de Prevenção

Com o objetivo de promover saúde e estar mais próximo da comunidade, o Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Integrado CESURG realizou o “Dia D” de Prevenção. Em parceria com o Hospital Cristo Redentor, o evento aconteceu no sábado (17), na Praça Central Elpídio Fialho, em Marau.  Coordenados pelo professor Gilberto Bido, os alunos realizaram orientações de saúde à população, trazendo alertas sobre a prevenção da diabetes e hipertensão, além de aferição de pressão arterial e glicemia.   Maio Amarelo – Simultaneamente, o Grêmio Estudantil do Colégio Integrado CESURG também esteve presente na Praça Central e integrou a campanha Maio Amarelo, promovida pela Prefeitura Municipal de Marau. Na oportunidade, foi realizada a entrega de chaveiros e divulgação de informações sobre segurança no trânsito através de QrCodes. Fonte: Alessandra Formagini Assessoria de Imprensa Faculdade CESURG Marau

Governo do Estado decreta emergência em saúde pública

O Governo do Estado decretou emergência em saúde pública com foco na prevenção e enfrentamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente em crianças. O decreto, assinado pelo governador Eduardo Leite na segunda-feira (19/5), será publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (20). Já foi anunciado neste mês pela Secretaria da Saúde (SES) um investimento de R$ 20,8 milhões na Operação Inverno Gaúcho, a serem aplicados na Atenção Primárias e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A medida foi adotada diante do aumento expressivo de casos e da demanda nos serviços de emergência, com filas de espera, o que representa elevado risco à população. Segundo a secretária da Saúde, Arita Bergmann, a decisão busca fortalecer a rede hospitalar, com a preparação e disponibilização de leitos de UTI e suporte ventilatório. Com o decreto, as redes hospitalares que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) devem priorizar medidas emergenciais para a oferta de leitos clínicos e de terapia intensiva voltados ao atendimento de casos de síndrome respiratória. A validade do decreto é de 120 dias, a contar da data de publicação, podendo ser prorrogado. De acordo com dados do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), divulgados no painel disponível em ti.saude.rs.gov.br/srag, o Rio Grande do Sul registrou neste ano, até esta segunda-feira (19), 4.099 hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Essas internações foram causadas por infecções como influenza (gripe), covid-19, vírus sincicial respiratório (VSR), entre outros. Do total de casos, 305 evoluíram para óbito. Entre as crianças menores de cinco anos, foram registradas 1.374 internações e 10 mortes. Riscos e aumento nas hospitalizações O documento destaca o risco de esgotamento da capacidade de resposta do sistema de saúde, especialmente na infraestrutura voltada ao atendimento pediátrico, o que pode levar à saturação do SUS. Esse cenário é agravado pela epidemia de dengue que também atinge o Rio Grande do Sul. O decreto justifica a decisão em razão do significativo aumento nas internações por síndromes respiratórias nas últimas semanas. Na Semana Epidemiológica 14 (de 31 de março a 5 de abril), foram registradas 194 hospitalizações. Já na Semana 18 (de 28 de abril a 3 de maio), o número dobrou, chegando a 392. Na Semana 19 (de 4 a 10 de maio), os registros subiram ainda mais, totalizando 451 hospitalizações. Como os casos são contabilizados pela data de início dos sintomas, os números da Semana 20 (de 11 a 17 de maio) ainda estão sendo consolidados e aumentarão conforme acontecem as notificações. Entre os vírus responsáveis pelas internações, a influenza (gripe) teve um crescimento expressivo. Na Semana 14, foram registrados 9 casos, número que saltou para 116 na Semana 18 – um aumento superior a 1.100%. Em 2024, a gripe já causou 526 hospitalizações e 43 óbitos no Estado. Outro importante agente é o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por 495 hospitalizações neste ano, das quais 95% (471) ocorreram em crianças com menos de cinco anos. A atual circulação simultânea de diversos vírus respiratórios, somada à tendência natural de aumento dos casos durante o inverno, contribui para o agravamento da situação das SRAG no Estado. Operação Inverno Gaúcho com Saúde O Governo do Estado lançou, em maio, a Operação Inverno Gaúcho com Saúde, destinando R$ 20,8 milhões para reforçar a assistência à saúde nos municípios. Esses valores serão pagos entre os dias 30 de maio e 30 de junho. Serão R$ 13,65 milhões para a Atenção Primária, visando a ampliação de horários das Unidades Básicas de Saúde (UBS), contratação de profissionais e aquisição de insumos, inclusive para vacinação. Os valores variam conforme o tamanho da população, com repasses de R$ 20 mil a R$ 100 mil em parcela única. Além disso, R$ 7,15 milhões serão destinados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), conforme a média de atendimentos registrada em 2024, com valores entre R$ 70 mil e R$ 150 mil por município. Acesse aqui a portaria do Programa Inverno Gaúcho com Saúde 2025 Fonte: https://saude.rs.gov.br/ Foto: Divulgação/SES

CULTURA: Está chegando a data de lançamento dos episódios do Via de Vanti – 3ª temporada!

A Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul apresenta Via de Vanti – 3ªtemporada! É com muita empolgação que anunciamos o lançamento da terceira temporadada websérie Via de Vanti, da Caravana da Ilusão Companhia Teatral! Serão seis novosepisódios, com estreia marcada para o dia 21 de maio de 2025, no canal da Mais Cultura eArte no YouTube. Prepare-se para mais uma temporada repleta de humor e emoção! Cada episódioserá lançado semanalmente, às quartas-feiras, às 16h, sempre trazendo novas situaçõescômicas e reflexões provocadas pelos inconfundíveis personagens da trupe. Para garantir que todos possam se divertir, cada episódio contará com legendas eaudiodescrição, promovendo acessibilidade para o maior número de pessoas possível.Reúna a família, chame os amigos e venha curtir a terceira temporada da websérie Via deVanti — uma dose semanal de riso e arte! Inscreva-se no canal do YouTube da MaisCultura e Arte e ative as notificações para não perder nenhum episódio! Este projeto é uma realização da Mais Cultura e Arte e conta com o patrocínio deLarssen Madeiras Tratadas, Laticínios Friolack, Girando Sol e Valelog. FinanciamentoPró-Cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

RURAL: Movimento pela securitização será realizado em Vila Maria

Através de uma inciativa feita por agricultores de Vila Maria, Camargo e Nova Alvorada, será realizada uma ação chamada “Securitização Já”, visando chamar a atenção dos governos para a situação delicada em que se encontram os produtores da região. E também para que avance a proposta de securitização das dívidas dos produtores rurais gaúchos, prevista em dois projetos articulados por parlamentares gaúchos tramitam no Congresso Nacional para tratar desse tema, o PL 341/2025, na Câmara dos Deputados, e o PL 320/2025, no Senado Federal. A ação inicia às 9 horas da manhã, desta terça-feira, dia 20 de maio, na ERS 324, em frente às empresas Robustec e Calcário Franceschi, e vai até as 17 horas. Estão convidados a participarem produtores rurais, cerealistas, comerciantes e população em geral. Neste período, não haverá interrupção do trânsito na rodovia, apenas, de tempos em tempos, será feita a paralisação por cerca de 02 minutos, para entrega de panfletos, conscientizando sobre a importância do tema. O que diz o PL 320/2025 Um projeto de lei no Senado permite a renegociação de até R$ 60 bilhões em dívidas de produtores rurais impactados por eventos climáticos extremos desde 2021. A proposição do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) prevê a securitização de operações de crédito rural contratadas até 30 de junho de 2025. Com a securitização, as dívidas referentes a custeio, investimento e comercialização seriam transformadas em títulos negociáveis no mercado financeiro e lastreados pelo Tesouro Nacional. De acordo com o projeto de lei (PL 320/2025), podem ser beneficiados produtores rurais, cooperativas agropecuárias e agroindústrias de cidades que enfrentaram situação de emergência ou calamidade pública ou que tenham sofrido perdas comprovadas por laudo técnico agronômico. Condições Segundo o projeto, os produtores teriam até 20 anos para pagar as dívidas securitizadas, incluindo um período de três anos de carência. A taxa de juros, com capitalização anual, varia de acordo com o perfil do produtor: 1% ao ano para beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); 2% ao ano para beneficiários do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp); e 3% ao ano para os demais produtores. O PL 320/2025 prevê um limite de R$ 5 milhões por CPF para a renegociação dos débitos. O produtor que conseguir pagar as novas parcelas em dia por um período de quatro anos consecutivos teria direito aos seguintes benefícios adicionais: redução das taxas de juros; bônus de adimplência de 15% ou 30%, de acordo com o valor da parcela; e acesso prioritário a linhas de crédito para investimento e custeio rural. Débitos elegíveis O projeto lista uma série de débitos que poderiam ser securitizados. Entre eles, operações de crédito rural em atraso ou vincendas; contratos com bancos públicos e privados, cooperativas de crédito e agentes financeiros; e dívidas adquiridas por meio de Cédulas de Produto Rural (CPR) e Cédulas de Crédito Rural (CCR). O texto também admite a renegociação das chamadas operações judicializadas. Com isso, produtores rurais que enfrentam disputas jurídicas também poderiam aderir ao programa, independentemente da fase processual em que elas se encontrem. Fundo garantidor O projeto de lei autoriza o Tesouro Nacional a emitir títulos até o montante de R$ 60 bilhões para garantir as operações de alongamento das dívidas. Já o Poder Executivo fica autorizado a criar o Fundo Garantidor para a Securitização das Dívidas Rurais (FGSDR), com a função de “mitigar os riscos das operações e dar liquidez aos títulos lastreados nas dívidas renegociadas”. O FGSDR seria formado pelas seguintes fontes: Fundo de Financiamento do Norte (FNO); Fundo de Financiamento do Nordeste (FNE); Fundo de Financiamento do Centro-Oeste (FCO); Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé); e contribuição obrigatória de 0,2% da produção bruta de todos os produtores rurais. Linha de crédito Além da securitização das dívidas, o PL 320/2025 prevê uma linha de crédito especial para recuperação do solo e implantação de programas de irrigação. Oferecida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a modalidade de financiamento deve ter taxa de juros não superior a 5% ao ano. Confira a integra do PL 321/2025

Gripe aviária: veja informações e orientações à população

A confirmação, na sexta-feira (16/5), do foco de influenza aviária no Rio Grande do Sul, tem gerado dúvidas gerais sobre a doença. O governo do Estado reuniu algumas informações para responder aos principais questionamentos da população.  Os casos confirmados foram em uma granja avícola de reprodução, em Montenegro, e em aves silvestres no Zoológico de Sapucaia do Sul. É o primeiro caso da doença em aves comerciais do Brasil. No plano global, a circulação do vírus ocorre desde 2006, principalmente na Ásia, África e no norte da Europa. Ao longo desses 20 anos, portanto, o Brasil conseguiu evitar a entrada da enfermidade na avicultura comercial. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) declarou estado de emergência zoossanitária por 60 dias em Montenegro, na área que abrange dez quilômetros ao redor do local onde houve a detecção. A abrangência da área poderá ser alterada pelo Mapa, de acordo com a evolução das investigações epidemiológicas e dos trabalhos de vigilância zoossanitária animal em execução.  Perguntas e respostas 1. Há risco de contaminação para os seres humanos? O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves ou mamíferos infectados, vivos ou mortos. A infecção pode acontecer pelo contato direto ou indireto com aves infectadas, por meio de aerossóis, secreções respiratórias, fezes, fluidos corporais ou superfícies contaminadas. A doença não é transmitida por alimentos bem cozidos ou preparados corretamente e a transmissão entre pessoas é muito limitada. 2. Há risco de contaminação para outros animais? A influenza aviária é uma doença viral que afeta principalmente aves, mas também pode infectar mamíferos. A transmissão ocorre pelo contato com aves doentes e também pela água ou pelos materiais contaminados. 3. É seguro consumir carne e ovos de aves? O consumo de carne de aves e ovos armazenados em casa ou em pontos de venda é seguro, já que a doença foi detectada em uma granja voltada para a reprodução. A população pode se manter segura, não havendo qualquer restrição ao seu consumo. 4. A vacina contra a gripe (influenza) protege contra a gripe aviária?  Não. A vacina contra a gripe sazonal não protege contra a gripe aviária. A vacina da gripe é atualizada todos os anos para proteger contra os principais vírus da gripe que circulam entre humanos, como os tipos A (H1N1 e H3N2) e B. Já a gripe aviária é causada por vírus diferentes, como o H5N1, que normalmente afetam aves e raramente infectam pessoas. Esses vírus não estão incluídos na vacina sazonal, pois são geneticamente diferentes e circulam principalmente entre aves. Apesar disso, a vacinação contra a gripe sazonal continua sendo importante, pois previne internações e mortes causadas pelos vírus que mais afetam a população. 5. O que fazer se encontrar aves doentes ou mortas? – Não se aproxime, alimente ou toque em animais silvestres, nem tente socorrê-las; – Não deixe cães, gatos e outros animais domésticos se aproximarem; – Em casos suspeitos, entre em contato com a Secretaria da Agricultura através da Inspetoria de Defesa Agropecuária mais próxima ou pelo canal de notificação via WhatsApp (51) 98445-2033. 6. O que pode ser feito para prevenir e reduzir o risco de infecção entre profissionais que manipulam aves? Qualquer trabalhador que manipule aves selvagens ou domésticas deve ter conhecimento adequado de biossegurança e medidas de proteção. Além de conhecer os protocolos, esses profissionais devem ter equipamentos de proteção adequados para o manuseio de aves, incluindo roupas de proteção específicas para essas tarefas, bem como luvas e máscaras. Além disso, o governo do Estado está orientando, com especial atenção, os avicultores sobre os cuidados necessários. 7. Quais os principais sintomas nas aves? Entre os principais sintomas apresentados nas aves estão alta mortalidade, dificuldade respiratória, torcicolo e falta de coordenação, crista e barbela inchadas e roxas, secreção nasal e ocular, espirros, dificuldade de locomoção e diarreia. 8. O que fazer em caso de qualquer suspeita de aves contaminadas? Todas as suspeitas de influenza aviária, que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves devem ser notificadas imediatamente à Secretaria da Agricultura através da Inspetoria de Defesa Agropecuária mais próxima ou pelo canal de notificação no WhatsApp (51) 98445-2033. 9. O que o governo do Estado está fazendo? Diversas ações estão em curso. Com a confirmação do foco, o Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul (SVO-RS) desencadeou as ações previstas no Plano Nacional de Contingência de Influenza Aviária, com isolamento da área em Montenegro e eliminação das aves restantes e protocolo de desinfecção da granja. Todas as propriedades rurais no raio de dez quilômetros do foco serão vistoriadas pelo SVO, além da instalação de sete barreiras sanitárias, seis de desinfecção e uma de bloqueio. O Zoológico de Sapucaia do Sul, onde também foram encontradas aves silvestres mortas, está fechado por tempo indeterminado. Haverá, também, o cancelamento de torneios e eventos de aves no Rio Grande do Sul. Texto: Juliana Dias/SecomEdição: Secom

Brasil é campeão mundial em diversidade genética

Um estudo inédito revelou que o Brasil é o país com a maior diversidade genética do mundo, reflexo de uma história de miscigenação que começou com os povos indígenas, passou pela colonização europeia e pela chegada forçada de africanos escravizados. Pela primeira vez, pesquisadores realizaram o sequenciamento completo e em larga escala do genoma da população brasileira, analisando quase 3 mil pessoas de todas as regiões do país, incluindo comunidades urbanas, rurais, ribeirinhas e indígenas. O resultado: 59% dos brasileiros têm ancestralidade europeia 27% africana 13% indígena 1% asiática Mais do que uma fotografia da nossa origem, a pesquisa abre novas possibilidades para o futuro da saúde. O mapeamento revelou 8,7 milhões de variações genéticas inéditas. O DNA humano é 99,9% idêntico entre todas as pessoas. Mas é nos 0,1% restantes que estão as mutações genéticas e as chaves para diagnóstico, rastreio e tratamento de doenças, por exemplo. Inclusive, como até hoje a maioria dos estudos genéticos se baseia em populações europeias e americanas — retrato que não condiz com o Brasil —, isso impacta o rastreio de doenças e a eficácia de medicamentos. Com base nessas variações, será possível personalizar diagnósticos, antecipar rastreios e ajustar medicamentos à composição genética da população brasileira — importante especialmente em um país miscigenado. O que mais foi destaque no Brasil? Depois de China, Argentina e UE… Chile, México e Uruguai suspendem compra de frango do Brasil Samir Xaud. Presidente da Federação de Roraima é candidato único e vai ser o novo mandatário da CBF Tramitando no Senado: Reforma do Código Civil pode deixar cônjuge sem direito à herança

ABPA emite nota sobre identificação de foco de H5N1

Com relação à identificação de foco de H5N1 em uma granja de aves do município de Montenegro (RS), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) ressaltam a total transparência do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil, juntamente com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul em relação à identificação, comunicação e contenção da situação, que é pontual. A ABPA e a ASGAV estão apoiando o MAPA e a Seapi neste processo. Todas as medidas necessárias para o contingenciamento da situação foram rapidamente adotadas, e a situação está sob controle e monitoramento dos órgãos governamentais. Ao mesmo tempo, as entidades confiam na rapidez das tratativas que serão adotadas pelo Ministério e pela Secretaria em todos os níveis, de tal forma que qualquer efeito decorrente da situação seja solucionado no menor prazo possível. Por fim, a ABPA e a ASGAV lembram que a situação em questão – assim como qualquer outra ocorrência da enfermidade em aves – não representa qualquer risco ao consumidor final. Fonte: ABPA

MUNDO: Eleições em Portugal, Biden com câncer e mais…

Eleições em Portugal. Os portugueses foram às urnas pela terceira vez em 3 anos, e elegeram a coalizão de centro-direita do atual premiê Luís Montenegro. Contudo, o atual partido deve encontrar resistência no Parlamento por não conseguir a maioria das cadeiras. Achado bilionário. A Turquia anunciou a descoberta de uma nova reserva de gás natural no Mar Negro. São 75 bilhões de metros cúbicos, o suficiente para abastecer as casas turcas por 3,5 anos. A estimativa de valor gira em torno de US$ 30 bilhões. O país ainda importa 90% da energia que consome, mas quer virar o jogo. Zelensky, Trump e… Putin. O presidente da Ucrânia se reuniu com líderes dos EUA e da Europa em Roma antes de uma ligação delicada marcada para hoje. Trump deve conversar com Putin sobre o fim da guerra. Enquanto isso, a Rússia lançou na Ucrânia o maior ataque com drones desde o início da invasão. Mais um domingo no Vaticano. Durante a missa de início do pontificado, o Papa Leão XIV recebeu os dois principais símbolos do cargo: o pálio, que representa o Bom Pastor, e o Anel do Pescador, com a imagem de São Pedro. A cerimônia ocorreu na Praça de São Pedro, no Vaticano, diante de milhares de fiéis. Tragédia no East River. Um navio da Marinha Mexicana colidiu com a Ponte do Brooklyn durante uma turnê promocional em Nova York. Os mastros se partiram, dois tripulantes morreram e 19 pessoas ficaram feridas. A ponte histórica de 142 anos não sofreu grandes danos. Quadro delicado. O ex-presidente dos EUA, Joe Biden, de 82 anos, foi diagnosticado com câncer de próstata, já com metástase nos ossos. Segundo seu gabinete, os sintomas começaram com um pequeno nódulo e dificuldades urinárias. O tratamento ainda não foi detalhado.

Brigada Militar alerta para tentativas de golpe a postos de combustíveis

No final de semana, a Brigada Militar, através do 3° Esquadrão de Marau, atendeu diversas ocorrências de tentativa de extorsão em postos de combustíveis. Em todas as ligações, os criminosos entraram em contato com os operadores de caixa dos postos, fazendo ameaças e exigindo dinheiro, tentando assustar os funcionários. Diante dessa nova modalidade de ação criminosa, a Brigada Militar orienta os proprietários e funcionários de postos de combustíveis a redobrarem a atenção e seguirem as seguintes recomendações: Bloquear o número: caso recebam ligações suspeitas com esse teor, bloqueiem imediatamente o número do remetente e comuniquem os demais funcionários; Não forneçam informações confidenciais: os funcionários não devem fornecer informações internas do posto, dados de clientes ou detalhes sobre operações financeiras por telefone; Não realizar transações não autorizadas: nenhuma transação financeira ou procedimento incomum deve ser realizado por solicitação telefônica sem a devida autorização da gerência ou supervisão; Reforçar a comunicação interna: alertar todos os funcionários sobre essa nova onda de golpes e orientá-los sobre os procedimentos de segurança a serem adotados; Em caso de recebimento de ligações suspeitas, é importante entrar em contato imediatamente com a Brigada Militar através do número 190, fornecendo o máximo de detalhes possível sobre a ligação. De acordo com o Capitão Rudimar Aires, a Brigada Militar está atenta a essa nova tática dos criminosos e intensificará o monitoramento da situação. A colaboração dos proprietários e funcionários dos postos de combustíveis é essencial para prevenir que esses golpes se concretizem. Fonte: BM Marau

Marfrig e BRF anunciam fusão de operações e projetam sinergias de R$ 805 mi

As gigantes de alimentos Marfrig e BRF anunciaram nesta quinta-feira (15/5) a fusão de seus negócios e a criação da MBRF Global Foods Company, empresa que nasce com uma receita líquida consolidada de R$ 152 bilhões nos últimos 12 meses. “A fusão destrava valor, abre caminho e materialidade para redomicílio da empresa no exterior”, disse Marcos Molina, controlador e presidente dos conselhos de administração de Marfrig e BRF, ao Valor. Como parte da negociação, a operação prevê que os acionistas da BRF e da Marfrig sejam beneficiados com um pagamento de proventos considerado expressivo pelo grupo. A BRF distribuirá até R$3,52 bilhões em proventos e a Marfrig, por sua vez, distribuirá R$2,5 bilhões. Segundo as companhias, desta forma, elas se consolidam como uma das maiores empresas de alimentos do mundo, baseada em “uma plataforma verdadeiramente multiproteínas, com marcas icônicas e um portfólio integrado, com 38% do volume de vendas proveniente de produtos processados com alto valor agregado”. Juntas, as companhias ainda somam receita líquida consolidada de R$ 152 bilhões nos últimos 12 meses. Com a conclusão da incorporação de ações, a BRF vai se tornar uma subsidiária integral da Marfrig. A incorporação terá como contrapartida a entrega aos acionistas da BRF (com exceção à Marfrig) de ações ordinárias de emissão da Marfrig. Juntas, a Marfrig — especializada em carne bovina, com operações no Brasil e nos Estados Unidos — e a BRF — voltada para carnes de aves e suínos — poderão intensificar a concorrência com a gigante JBS, que tem presença global e atua nos três principais segmentos de proteína animal, além de oferecer alimentos processados. Fonte: Globo Rural

Manejo adequado na bovinocultura de leite para o inverno é foco da Emater/RS-Ascar

A produção de leite é uma atividade importante para a agricultura familiar no Rio Grande do Sul, estando presente em milhares de propriedades e em grande parte dos municípios gaúchos. Com o objetivo de fortalecer essa cadeia produtiva, a Emater/RS-Ascar tem intensificado suas ações junto aos produtores rurais, reforçando a importância do manejo adequado durante o período do inverno, promovendo capacitações, assistência técnica e orientações sobre o manejo do rebanho e a prevenção de doenças que impactam na produtividade e na qualidade do leite. O clima, quando chuvoso, característico desta época do ano, impõe desafios significativos à bovinocultura de leite. A permanência de solos encharcados dificulta o acesso às pastagens, aumentando o risco de doenças e comprometendo a qualidade do leite produzido. O manejo adequado torna-se essencial para garantir a saúde do rebanho e a continuidade da produção. Uma das principais recomendações é o planejamento forrageiro, com o cultivo antecipado de pastagens de inverno. “Alimentação é a base de tudo. O animal precisa ter uma alimentação balanceada e volumosa, com aveia, azevém e trigo duplo. Alimentos como feno, pré-secado e silagem de milho, cultivados no verão, podem garantir uma alimentação nutritiva durante os meses de frio. O animal bem alimentado produz com melhor qualidade seu leite”, afirma Martin Schmachtenberg, assistente técnico regional em Sistemas de Produção Animal da Emater/RS-Ascar de Lajeado. A suplementação alimentar dos rebanhos é essencial durante o inverno, em função da redução da quantidade e da qualidade das pastagens, assegurando energia e nutrientes necessários à saúde dos animais. A falta de nutrientes no inverno pode levar à perda de peso, problemas de saúde e à redução da produtividade do rebanho. PREVENÇÃO DE DOENÇAS Além dos desafios climáticos, as doenças representam uma preocupação constante para os produtores de leite. “Durante o inverno, é comum o aumento da incidência de doenças como mastite, problemas podais e verminoses, o que exige atenção redobrada dos produtores. A elevada umidade favorece lesões nos animais e a proliferação de endoparasitas, afetando especialmente os terneiros, que necessitam de manejo sanitário adequado, como o controle eficaz de vermes”, explica a médica veterinária e coordenadora da área de Sanidade Animal da Emater/RS-Ascar, Thais Michel. Para reduzir riscos sanitários, a Emater/RS-Ascar destaca a importância de ações como limpeza e desinfecção das instalações, essenciais para a prevenção de enfermidades, comuns no período do inverno. Para combatê-las, é fundamental manter as boas práticas de ordenha, com uma rotina rigorosa de cuidados e de higiene nas salas de ordenha e nos animais, e aderir ao calendário de vacinação. “O ideal é que os terneiros fiquem em local coberto, protegidos do vento e do frio intenso. Eles são mais vulneráveis a doenças, pela baixa imunidade no frio. A vacinação continua sendo uma das ferramentas mais importante na prevenção de doenças”, alerta Thais. A brucelose é uma zoonose que exige atenção, sendo obrigatória a vacinação de terneiras de três a oito meses de idade, orienta a coordenadora. “A vacinação deve ser feita por um veterinário cadastrado no serviço veterinário oficial”, destaca Thais. A Emater/RS-Ascar oferece suporte técnico aos agricultores e pecuaristas familiares, em especial neste período do calendário leiteiro, com climas imprevisíveis. “Prevenção é o cuidado com os animais, com a produção e com a própria família”, finaliza Thaís. Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues Estagiária Fhabiana Credideu

SAÚDE: Anvisa suspende gummy de tadalafila que virou febre nas redes

A Anvisa proibiu a comercialização e uso da “Metbala”, uma bala gummy com tadalafila promovida pelo influenciador Jon Vlogs. O produto ainda não possuía registro na agência, tampouco autorização para produção e venda no Brasil, apesar do influenciador ter chegado a divulgar o item como “100% legalizado e aprovado pela Anvisa”. – Após a decisão, o site e as redes sociais da marca foram retirados do ar. A tadalafila, princípio ativo da Metbala, é indicada para tratar disfunção erétil, hiperplasia prostática e hipertensão pulmonar, com uso apenas sob prescrição. No entanto, relatos de uso recreativo — inclusive como pré-treino — têm crescido no país. Em 2024, o genérico foi o 5º medicamento mais vendido no Brasil, com mais de 61 milhões de unidades comercializadas. O mercado de medicamentos para disfunção erétil está em expansão. Estima-se que a tadalafila movimente US$ 6,25 bilhões globalmente em 2024, com projeção de crescimento para US$ 17 bilhões até 2034. Importante: Especialistas alertam para os perigos da automedicação, que incluem problemas cardiovasculares e até perda da visão.

MUNDO: Quatro países mudam regras de residência e cidadania

A maré mudou. Se antes era só juntar documentos e tentar a sorte no consulado, agora, o processo para conseguir residência, cidadania ou visto parece viver um de seus momentos mais rigorosos, numa tendência global. Somente nessa semana, Itália, Reino Unido, Portugal e Argentina anunciaram mudanças que miram exatamente quem deseja se estabelecer fora do país de origem. Ao que tudo indica, o movimento dos governos é de apertar o cerco contra o que estão chamando de “abusos” dos sistemas de imigração e cidadania, forte bandeira do globalismo. Na Itália, só filhos ou netos de italianos terão direito à cidadania — acabou aquela coisa de gerações passadas; O Reino Unido dobrou o tempo de residência exigido e cortou facilidades para estudantes e trabalhadores; Portugal quer ampliar o prazo para naturalização para 10 anos; No país dos hermanos, Milei foi ainda mais duro. Não entram mais estrangeiros com antecedentes criminais, e seguro saúde para entrada passa a ser obrigatório. Speaking numbers: Na Argentina, são mais de 100 mil brasileiros, contra 150 mil na Itália, 100 mil no Reino Unido e 400 mil em Portugal, a maior comunidade estrangeira do país. Olhando para além dos brasileiros, segundo dados atualizados da Organização das Nações Unidas (ONU), o número de migrantes internacionais atingiu 304 milhões em 2024, representando cerca de 3,8% da população mundial. Zoom out: Se a “moda” antes era abrir as portas e receber, com o avanço dos conflitos entre diferentes etnias, ao que parece, essa tendência pode estar mudando, com os países cada vez mais se fechando. Fonte: The News

BM flagra desmatamento e extração ilegal de mineral no interior de Gentil

Na terça-feira (13/05), a Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental (BABM), constatou a destruição de vegetação nativa e extração ilegal de mineral, no interior do município de Gentil. Durante o patrulhamento, a equipe do 3º BABM flagrou um trator de esteira realizando o nivelamento de uma lavoura. Ao realizar a fiscalização, foi constatada a supressão de 7.600 metros quadrados de vegetação nativa pertencente ao Bioma Mata Atlântica, atingindo Área de Preservação Permanente (APP), sem licença do órgão ambiental. Foi lavrado um Boletim de Ocorrência Policial e o trator foi apreendido, conforme Termo de Apreensão. Em outro ponto, a equipe do 3º BABM constatou a extração ilegal de mineral (lavra de saibro) e a destruição de 1.000 metros quadrados de vegetação nativa. Os rejeitos da atividade mineral estavam sendo depositados sobre a vegetação remanescente. No momento da fiscalização, duas máquinas eram utilizadas na atividade. A extração estava sob responsabilidade da Administração Municipal, mas sem licença ambiental. Foi lavrado um Boletim de Ocorrência Policial e o maquinário foi apreendido. ▪️A extração desordenada de saibro pode causar perda de vegetação, erosão do solo e poluição da água, prejudicando a biodiversidade local. Fonte: Comando Ambiental: “O Braço Verde da Brigada Militar”. Imagens: 3° BABM | Passo Fundo

Cadastre o seu aniversário

Cadastre-se no formulário e comemore o seu aniversário com a gente!


Isso vai fechar em 0 segundos