POLÍTICA: STF decide que redes sociais devem ser responsabilizadas por conteúdos ilegais dos usuários

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta quinta-feira, 26, o julgamento que amplia as obrigações das big techs pelo conteúdo publicado por usuários na internet. Após 12 sessões, os ministros definiram os critérios para punir as plataformas por falhas na moderação de conteúdo. Ficou definido que, como regra geral, as empresas respondem por crimes ou atos ilícitos e por contas falsas. Nos casos de crimes contra a honra (injúria, calúnia e difamação), permanece a sistemática atual, de obrigação de remoção apenas por ordem judicial. Esses critérios foram consolidados em uma “tese de repercussão geral”. A tese funciona como uma orientação para ser aplicada nacionalmente pelo Poder Judiciário no julgamento de processos sobre o mesmo tema. Por 8 votos a 3, os ministros decidiram que o artigo 19 do Marco Civil da Internet, que isenta as plataformas de responsabilidade por publicações de terceiros, exceto no caso de descumprimento de decisões judiciais para remover conteúdos, é parcialmente inconstitucional, porque não prevê exceções para a punição das empresas de tecnologia. “Há um estado de omissão parcial que decorre do fato de que a regra geral não confere proteção suficiente a bens jurídicos constitucionais de alta relevância, proteção de direitos fundamentais e da democracia”, diz a tese. Ficaram vencidos os ministros André Mendonça, Edson Fachin e Kassio Nunes Marques. Eles defenderam que o tema deveria ser regulamentado pelo Congresso e não pelo Judiciário. Os ministros se reuniram nesta tarde em um almoço no gabinete do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, para chegar a um acordo, o que só ocorreu após quatro horas de debates a portas fechadas. O STF entra de recesso na próxima semana e os ministros se esforçaram para concluir a questão antes das férias coletivas.
ALERTA: Novo golpe do Pix controla celular da vítima e limpa a conta

O golpe da falsa central telefônica, conhecido por importunar as pessoas com ligações indesejadas e causar prejuízos, ganhou um passo adicional para confundir as vítimas: a instalação de aplicativos que garantem que os criminosos controlem o smartphone. A fraude começa com uma chamada, na qual o estelionatário se apresenta como técnico do banco e pede que a pessoa instale apps como Teamviewer, Anydesk e outros que permitem o acesso remoto ao aparelho. Depois, o criminoso pergunta qual o código exibido por esse programa que libera o controle à distância. Se o cliente acreditar nessas instruções, o criminoso toma o controle do celular e pode fazer uma série de operações financeiras para esvaziar a conta da vítima –nem antivírus nem a segurança dos apps bancários podem prevenir as perdas. O programa usado no golpe é legítimo, está nas lojas oficiais de Google e Apple, já que tem uso estabelecido por profissionais de assistência técnica. A empresa de cibersegurança Kaspersky detectou aumento na instalação desses aplicativos por parte de seus clientes desde maio de 2024, de uma frequência que saiu de menos de dez detecções por mês para um pico de mais de mil em outubro –os patamares registrados continuam acima dos 800 mensais neste ano. Os programas de acesso remoto, afirma a companhia, são cruciais para uma reedição do golpe da mão fantasma, que afeta celulares Android e iPhones e escapa dos sistemas de segurança. Embora os criminosos recorram a uma manobra tecnológica para enganar a vítima, é ela quem pode reconhecer os indícios da fraude por meio da fala do falso atendente, de acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). “O banco nunca liga para o cliente pedindo para que ele instale nenhum tipo de aplicativo em seu celular.” De acordo com a entidade, a pessoa, nesses casos, deve desligar, entrar em contato com a instituição -recorrendo aos canais oficiais- para saber se algo aconteceu mesmo com a conta (veja no vídeo no topo da reportagem um exemplo de tentativa de golpe). Como esse tipo de fraude requer a cooperação do cliente para ser realizada, os estelionatários ainda tentam convencer a vítima a apresentar o dedo e o rosto para verificação biométrica durante transações via Pix ou empréstimos. Às vezes, eles desligam a chamada e passam a se comunicar por mensagem porque alguns apps bancários não realizam transações enquanto há uma chamada em curso. O desafio, diz o diretor da equipe de pesquisa da Kaspersky para Américas, Fabio Assolini, é que o criminoso, além de criar pressão mencionando problemas, também cita dados da vítima, como CPF, número e conta e outros -essas informações podem ser vazadas ou compartilhadas anteriormente pelo próprio cliente, que pode ter preenchido um formulário falso na internet. Outro artifício usado pelos estelionatários é a máscara de telefone (técnica conhecida como “spoofing”), que troca o número que aparece no identificador de chamadas -as ligações falsas podem apresentar o telefone do banco ou até do gerente. Por se tratar de um aplicativo legítimo, os antivírus, que monitoram a instalação de qualquer programa no aparelho, não bloqueiam o programa de acesso remoto usado pelos criminosos. “Alguns produtos de segurança, nós inclusive, vamos emitir um alerta de que o software tem um potencial malicioso, mas no final a gente deixa a escolha para a pessoa [de manter ou não o app]”, diz Assolini. O especialista afirma que alguns bancos começaram a travar o funcionamento do próprio app quando detectam um aplicativo de acesso remoto instalado no aparelho e exibem uma mensagem orientando que o cliente delete o programa para conseguir acessar o mobile banking. Porém, essa medida pode incomodar o cliente que usa o aplicativo de acesso remoto no trabalho, por exemplo. Segundo Assolini, a alta no número de detecções de programas de acesso remoto é um sinal de que o golpe tem funcionado. “E não foi só no Brasil, começou aqui, mas passou a ser uma técnica bastante usada por criminosos em outros países também.” A nova versão do golpe da mão fantasma começou a ganhar popularidade, depois que caiu o número de detecções do vírus que desvia Pix de forma automática -foram menos de 40 nos quatro primeiros meses deste ano, ante mais de mil em 2024. O cibercriminoso responsável pelo desenvolvimento desse programa fraudulento foi preso pela Polícia Civil de São Paulo no fim do ano passado. Desde então, as atualizações do vírus cessaram, disse Assolini. O aumento de golpes com uso de acesso remoto aponta que o alvo das quadrilhas mudou dos computadores para os smartphones. De acordo com levantamento realizado pela Deloitte, 75% das operações bancárias realizadas por brasileiros em 2024 ocorreram em smartphones. VEJA ALERTAS DO NOVO GOLPE DA MÃO FANTASMA– Desconfie se alguém se apresentar como técnico do banco pedindo para instalar aplicativos– O banco nunca liga pedindo instalação de apps no seu celular– Suspeite se pedirem códigos de qualquer aplicativo que você baixar– Não atenda a pedidos para realizar verificação biométrica (dedo, rosto)– Se suspeitar de fraude, desligue, procure o canal oficial do banco e confirme se há algo errado– Mantenha seus dados pessoais em segurança e não preencha formulários suspeitos– Use apenas canais oficiais para contato com instituições financeiras Mantenha o celular atualizado com as últimas versões de segurança– Não acredite em “pedidos urgentes”, porque estelionatários tentam criar uma situação de pressão COMO PROCEDER EM CASO DE FRAUDE– Entre em contato com o banco assim que possível– Registre boletim de ocorrência– Conteste as transações pelo app ou pelos canais de atendimento do banco– Documentar bem o golpe aumenta as chances de estorno– Remova imediatamente qualquer app de acesso remoto instalado– Troque todas as senhas de contas bancárias
POLÍTICA: Lula critica empresários e diz que devem deixar interesses de lado pela economia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira, 25, que os empresários precisam deixar “interesses de lado” para pensar no equilíbrio econômico do País. O presidente também questionou onde está o “espírito cristão” da classe empresarial, dos políticos e de dirigentes. “Onde está o espírito cristão desses empresários, desses dirigentes, desses políticos? Onde que está a nossa compreensão de fraternidade”, afirmou o presidente, citando gastos globais com a indústria bélica. De acordo com Lula, o debate público das medidas anunciadas pelo governo gira em torno de “interesses pequenos”. O petista pediu que os agentes políticos pensem mais nas preferências do País. O presidente também afirmou que os empresários precisam “cuidar” do Brasil, e não ficar “jogando a responsabilidade” no Congresso ou no Planalto. O presidente também disse estar “cansado” de ver empresários reclamando de impostos, mesmo com a carga tributária sendo a menor desde 2021. Após pressão do setor e do Congresso, a Câmara pautou nesta quarta-feira, 25, a votação do projeto de decreto legislativo que aumenta o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). “A nossa carga tributária é menor que aquela em 2011, mesmo assim eu estou cansado de ouvir empresário falar da carga tributária. Só não fala de R$ 800 bilhões de dívidas fiscais de desoneração, mas fica olhando no dinheiro da educação para a gente cortar”, afirmou Lula. Nesta quarta-feira, Lula participou do evento “Combustível do futuro chegou: E30 e B15”, realizado na sede do Ministério de Minas e Energia. O chefe do Executivo disse que a medida foi a primeira elogiada pelos empresários desde o primeiro mandato dele como presidente da República, iniciado em 2003. No evento, o Planalto anunciou a elevação do porcentual obrigatório de mistura de etanol na gasolina e do biodiesel no diesel. A mistura de etanol anidro na gasolina tipo C passará dos atuais 27% para 30% (E30), enquanto o porcentual mínimo obrigatório de biodiesel ao óleo diesel subirá de 14% para 15% (B15).
Erva-mate, símbolo da identidade gaúcha, ganha protagonismo em concurso de árvores gigantes

O concurso de Árvores Gigantes do Rio Grande do Sul irá revelar o maior exemplar de erva-mate (Ilex paraguariensis), árvore símbolo do Estado gaúcho. A ação é uma iniciativa coordenada da Universidade de Passo Fundo (UPF), e tem apoio da Emater/RS-Ascar e diversas instituições. A inscrição das árvores concorrentes deverá ser feita nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar até o dia 30 de junho. A divulgação da árvore gigante será em 21 de setembro, quando se comemora o Dia da Árvore. Na primeira edição, em 2023, a espécie em destaque foi a araucária (Araucária Angustifólia), também conhecida como pinheiro brasileiro. Nesta edição 2024/2025, o concurso focou na identificação das maiores árvores de erva-mate. O objetivo é destacar exemplares de erva-mate que, devido à idade avançada, apresentam características genéticas adaptadas ao clima e solo, tornando-se candidatas ideais para a produção de mudas de qualidade. O concurso busca promover o turismo de observação das árvores gigantes e resgatar a importância dos ambientes florestais, ampliando a cultura florestal junto aos proprietários rurais, também valorizando a biodiversidade da flora nativa. “A iniciativa proporciona uma compreensão mais ampla da importância da erva-mate. Seu papel é essencial na formação florestal no Estado, especialmente na região de Mata Atlântica, de onde é originária. Essa abordagem contribui para uma valorização mais profunda da erva, reconhecendo-a como um patrimônio cultural e ambiental”, explica o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Ilvandro Barreto de Melo, ao ressaltar que as árvores inscritas serão avaliadas por equipes técnicas da Emater/RS-Ascar e parceiros. Ao final do concurso, as dez maiores a nível estadual passarão por uma última vistoria, realizada pela equipe da comissão organizadora. ÁRVORE DE TRADIÇÃO As árvores gigantes de erva-mate são exemplares remanescentes que sobreviveram à exploração florestal, que apresentam características genéticas adaptadas ao clima e solo da região. Essas árvores são de grande importância para a conservação da biodiversidade, servindo como habitat para diversas espécies da fauna silvestre. Elas desempenham papel fundamental na manutenção dos ecossistemas florestais, contribuindo para a saúde ambiental da Mata Atlântica. Pode ser encontrada nas florestas dos três estados do Sul do país. A altura da árvore de erva-mate pode ultrapassar oito metros de altura. O caule é curto e cinza, e suas folhas são ovais e com aspecto de couro duro. O fruto é pequeno e pode ser verde ou vermelho-arroxeado. A extração e o cultivo da erva-mate seguem antigas tradições. Os primeiros a utilizarem a planta, fazendo infusão com as folhas, foram os indígenas Guarani e os andinos Quíchua. A origem da palavra mate deriva do quíchua matty, nome dado para a cuia, o recipiente onde o chá mate era bebido por estes povos. Segundo o professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Jaime Martinez, a origem da erva-mate está imersa em lendas indígenas, como a lenda da Caá-Yaríi, que narra a história de um velho guerreiro que, ao ser curado por um pajé com as folhas da planta, recebeu o poder de revigorar-se. “Essa lenda reflete a reverência dos povos indígenas pela erva-mate, considerada um presente dos deuses e parte essencial de sua dieta e cultura”, completa Martinez. A erva-mate possui uma simbologia profunda para os povos do Sul do Brasil, especialmente no RS, onde está enraizada na cultura local. O chimarrão, bebida tradicional preparada com as folhas da erva-mate, é um símbolo de hospitalidade, amizade e identidade regional. VALORIZAÇÃO O lançamento oficial do concurso ocorreu em março, durante a Expodireto Cotrijal 2025, em Não-Me-Toque, por ocasião do 17° Fórum Florestal do Estado. O evento reuniu produtores, pesquisadores e lideranças para discutir formas de valorizar a produção de erva-mate e sua importância no contexto ambiental e econômico do Estado. O concurso conta com a parceria do Laboratório de Manejo da Vida Silvestre (Lamvis/UPF), Projeto Charão, Câmara Setorial Estadual da Erva-Mate, Emater/RS-Ascar, Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), Prefeitura de Passo Fundo, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), através da Floresta Nacional (Flona) de Passo Fundo, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Programa Gaúcho para Qualidade e Valorização da Erva-Mate, Sindicato das Indústrias do Mate do Estado do Rio Grande do Sul (Sindimate/RS), entre outras entidades representantes. Foto: Ilvandro Barreto Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues Estagiária Fhabiana Credideu
PF deflagra operação contra organização criminosa especializada em descaminho de eletrônicos

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (26/06), a Operação Descargo, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável pela internalização clandestina de produtos eletrônicos de alto valor, sem o pagamento dos tributos devidos. As investigações apontam que os produtos eram adquiridos nos Estados Unidos, enviados ao Uruguai e introduzidos ilegalmente no Brasil por rotas clandestinas na fronteira com o Rio Grande do Sul. Os itens eram então armazenados em entrepostos no estado e, posteriormente, distribuídos para destinatários em diversas unidades da Federação, com o uso de empresas de fachada, pessoas interpostas e intermediários. No curso da investigação, foram realizadas diversas apreensões de cargas introduzidas irregularmente no país. Somente na região central do Rio Grande do Sul, ocorreram quatro apreensões relevantes — duas em 2020, avaliadas em R$ 8 milhões, e duas em 2024, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, que somaram mais de R$ 13 milhões, considerando cargas e tributos. O valor total das apreensões nessa região ultrapassa R$ 21 milhões. Ao todo, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão nos municípios de Santana do Livramento/RS (3), Porto Alegre/RS (4), Itapema/SC (2), Blumenau/SC (1), Biguaçu/SC (1), Palhoça/SC (1), Canoas/RS (1), Gravataí/RS (1), Salvador/BA (1), Brasília/DF (1) e Vila Velha/ES (1). Também foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva, em Itapema/SC e Santana do Livramento/RS. A Justiça Federal ainda determinou medidas cautelares contra 11 investigados, incluindo comparecimento periódico em juízo, proibição de deixar a comarca ou o país, recolhimento de passaporte e proibição de contato com os demais envolvidos. Para garantir o ressarcimento ao erário, foi autorizado o bloqueio de até R$ 30 milhões em contas bancárias, a restrição sobre valores em criptoativos, e o sequestro de sete imóveis. Também foram apreendidos 21 veículos terrestres, cinco embarcações (incluindo uma lancha e quatro motoaquáticas) e equipamentos de uma academia. Os investigados poderão responder pelos crimes de descaminho, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Comunicação Social da Polícia Federal em Santa Maria/RS
BRASIL: Congresso derruba aumento do IOF e amplia crise com o governo

O placar fala por si só. A Câmara dos Deputados derrubou por ampla maioria os decretos do presidente Lula que aumentavam o IOF. Pouco depois, o Senado confirmou a decisão — impondo uma derrota expressiva ao governo e acentuando a tensão entre os Poderes. A votação, que não estava prevista para esta semana, pegou o Planalto de surpresa. Na segunda passada, o presidente da Câmara, Hugo Motta, havia sinalizado que o governo teria até 15 dias para tentar evitar a queda dos decretos. Mas, na “calada da noite” de segunda, a proposta foi colocada na pauta e aprovada com folga já no dia seguinte. Tudo por conta dos bastidores quentes de Brasília. Parlamentares têm apresentado uma crescente insatisfação com o Executivo por alguns motivos: Atrasos no pagamento de emendas; Articulação política falha; Discurso do governo de que o Congresso estaria “chantageando” o Planalto. Até mesmo partidos da base do governo votaram pela revogação do aumento das taxas, em uma clara demonstração de insatisfação com o Poder Executivo. Já para a equipe econômica, a derrubada representa deixar de arrecadar R$ 10 bilhões ainda em 2025, o que pode levar à ampliação dos bloqueios no Orçamento de 2025, que já possui R$ 31 bilhões travados. Zoom out: A queda do IOF marca a primeira vez desde 1992 que o Congresso revoga um decreto tributário presidencial — e evidencia o custo político da agenda fiscal do governo. Ainda falando no Legislativo Os parlamentares também votaram outra pauta na noite de ontem — essa mais interessante para a classe política. Ambas as Casas aprovaram o projeto que aumenta o número de deputados federais de 513 para 531 a partir da próxima legislatura, que começa em 2027. A decisão, que ainda precisa ser sancionada por Lula, deve gerar um custo anual de R$ 65 milhões.
Vila Maria: vacina contra a dengue está disponível para público de 10 a 14 anos

O Brasil se tornou o primeiro país do mundo a disponibilizar vacinas contra a dengue no sistema público de saúde. Produzida pelo laboratório japonês Takeda, os imunizantes foram destinados, inicialmente, a regiões com maior incidência e transmissão do vírus, contemplando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, que concentra o maior número de hospitalização por dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. A grande novidade é que a vacina contra a dengue está disponível na Sala de Vacinas, localizada na Unidade Básica de Saúde Central, em Vila Maria. São 40 doses nesse primeiro momento. Expectativa é que mais 172 doses cheguem no município nos próximos dias. Ela não pode ser aplicada junto com outras vacinas (quem fez a vacina da gripe influenza deve aguardar 24 horas para fazer a vacina contra a dengue). Nesta quinta-feira, dia 26 de junho, a Unidade Básica de Saúde Central estará fechada, a partir das às 16 horas, para reunião da equipe. O que é a dengue? O vírus é transmitido para humanos por meio da picada de mosquitos fêmea infectados, que podem contaminar com quatro sorotipos virais diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, cuja prevalência pode variar de acordo com a localidade e estações do ano. Qual a composição da vacina da dengue? A Qdenga é um imunizante tetravalente produzido a partir do vírus vivo atenuado, ou seja, do micro-organismo infectado , mas enfraquecido. Essa condição pode melhorar a resposta do sistema imunológico, funcionando de forma semelhante à defesa do corpo humano nos casos de infecção pela dengue. Como foi o processo de aprovação do imunizante no Brasil? A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da vacina em março de 2023, com base em estudo feito com mais de 28 mil pessoas, incluindo crianças e adultos. A concessão permite a comercialização do produto no Brasil, desde que sejam mantidas as condições aprovadas. Os efeitos da vacina continuarão sendo monitorados, sob responsabilidade da empresa fabricante e com acompanhamento do Ministério da Saúde. Como foi a incorporação da vacina no SUS? Antes de ser incorporado ao sistema público de saúde, o produto foi avaliado pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologia (Conitec), e teve parecer favorável. A Conitec é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), do Ministério da Saúde, responsável por avaliar a incorporação de tecnologia em saúde no SUS. Quem já teve dengue pode tomar a vacina? Quem já teve dengue também deve se vacinar para evitar novas infecção ou, em caso de contágio, sintomas mais leves. Além disso, nessas pessoas, é esperada uma resposta melhor ao imunizante. A recomendação para quem teve dengue recentemente é aguardar seis meses para tomar a vacina. Quem for diagnosticado com a doença no intervalo entre as doses deve manter o esquema vacinal, desde que o prazo não seja inferior a 30 dias em relação ao início dos sintomas. Qual é a eficácia da vacina Qdenga? De acordo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim), a Qdenga demonstrou ser eficaz contra o DENV-1 em 69,8% dos casos; contra o DENV-2 em 95,1%; e contra o DENV-3 em 48,9%. Durante o estudo, o DENV-4 não pôde ser avaliado porque havia poucos casos de dengue causados por esse sorotipo. Foi comprovada também a eficácia nos casos de hospitalizações por “dengue confirmada laboratorialmente, com proteção geral de 84,1%, com estimativas semelhantes entre soropositivos (85,9%) e soronegativos (79,3%)”, explica a SBim. Quais são as contraindicações? As contraindicações da Qdenga são as mesmas para as vacinas feitas a partir de vírus vivo, ou seja, não deve ser tomada por gestantes e lactantes e pessoas com imunodeficiência. A Qdenga não é o primeiro imunizante desenvolvido para evitar a dengue. Já houve uma vacina aprovada anteriormente, a Dengvaxia, do laboratório francês Sanofi- Pasteur, mas, ela só pode ser utilizada por aqueles que já tiveram dengue, sendo contraindicada para pessoas que nunca tiveram contato com o vírus. Por essa razão, ela não foi incorporada ao SUS.
Frio favorece produção de frutas de clima temperado na Serra Gaúcha

As recentes ondas de frio registradas na Serra Gaúcha têm papel fundamental para o bom desenvolvimento de diversas frutíferas cultivadas na região. De acordo com o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Thompsson Didoné, o frio, nesta época do ano, é essencial para que culturas como uva, maçã, pera, pêssego e ameixa completem um importante ciclo fisiológico: o da dormência. “As frutíferas caducifólias, que são aquelas que perdem suas folhas no inverno, entram em um estado de dormência com o frio. Esse processo é indispensável para que, na primavera, haja uma boa brotação e, consequentemente, uma frutificação adequada”, explica Didoné. Ele ressalta que cada variedade dessas plantas exige uma quantidade específica de horas de frio, geralmente com temperaturas abaixo de 7,2°C – limite técnico considerado pela maioria das pesquisas para efeito real sobre o metabolismo das plantas. Na Serra Gaúcha, uma das maiores regiões produtoras de uva e maçã do país, esse fator climático é determinante para garantir a produtividade. Variedades precoces de uva, como Chardonnay e Pinot Noir, necessitam de menos horas de frio, enquanto cultivares mais tardias, como Cabernet Sauvignon, requerem uma exposição maior a baixas temperaturas. O mesmo ocorre com variedades de maçã, algumas das quais exigem até mais 500 horas de frio no chamado período hibernal. Além de estimular a brotação e a frutificação, o frio contribui para o controle natural de doenças e insetos que afetam os pomares, e também reduz a incidência de plantas daninhas. “Esse frio que ocorre agora, entre junho e início de agosto, é o ideal. Estamos no momento certo para esse frio. Ele vem favorecendo as frutíferas caducifólias e, por enquanto, não representa ameaça. Depois, quando começa a brotação, o frio pode se tornar prejudicial”, destaca o técnico. Com relação à citricultura, que também tem presença expressiva na Serra, Didoné tranquiliza: “Os citros, como a laranja e a bergamota, são sensíveis ao frio, mas geralmente são plantados em áreas de microclima mais ameno, como a costa do Rio das Antas, onde o risco de prejuízos é bem menor”, conclui. Foto: Rejane Paludo – Divulgação Emater/RS Ascar Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Mateus de Oliveira
BRASIL: Quem é responsável pelo que se posta?

Usuário, plataforma ou os dois? Essa é a questão que os ministros do STF passarão a tarde discutindo. O STF retoma hoje a votação que deve alterar as regras de atuação das BIG TECHs no Brasil — e já teve empresa que sinalizou que pode restringir sua atuação no país caso o Supremo faça uma mudança drástica. O que está em jogo O centro da discussão está no artigo 19 do Marco Civil da Internet, que hoje isenta as plataformas de responsabilização por conteúdos de terceiros, salvo após decisão judicial. A proposta do STF quer tornar as BIG TECHs responsáveis por todo e qualquer conteúdo que os usuários publiquem.Na prática, isso poderia forçar as empresas a remover conteúdos — afetando vídeos, buscas, notícias e até informações úteis no dia a dia. Boa parte das BIG TECHs são favoráveis à regulamentação das redes sociais, especialmente no combate a crimes como exploração infantil, terrorismo e discurso de ódio. Porém, na visão das plataformas, culpar o Maracanã pela loucura de um torcedor que compra o ingresso e joga uma bomba no campo não é razoável — sim, o estagiário é PhD em analogias. Para saber: A maioria dos ministros do STF já votou a favor da ampliação da responsabilidade das plataformas, que podem ser obrigadas a remover qualquer conteúdo considerado ilegal, mesmo sem decisão da Justiça. Nas palavras do Google, isso poderia não só afetar os conteúdos problemáticos, mas também conteúdos legítimos, como os jornalísticos, de humor, críticas e até debates públicos. Inclusive, se essa interpretação do STF avançar, o maior buscador do mundo afirma que poderá haver um efeito colateral inevitável, com remoções preventivas em massa — algo não muito diferente de censura. Zoom out: Uma possível saída ou redução da atuação da empresa colocaria em risco um ecossistema que movimentou R$ 215 bilhões na economia brasileira em 2024.
MUNDO: Trégua entre Israel e Irã segura a guerra — e o preço do petróleo

Agora é oficial: Irã e Israel confirmaram o fim da guerra no Oriente Médio, um dia após o anúncio feito por Trump nas redes sociais.O conflito, que durou 12 dias e deixou ao menos 610 mortos no Irã e 28 em Israel, envolveu ataques diretos entre os dois países — algo inédito até então. Cada lado saiu do embate reivindicando vitória:Netanyahu falou em “vitória histórica” de Israel, mas disse que a campanha contra o eixo Irã-Hamas segue em Gaza. Já o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, classificou o desfecho como uma “grande vitória” para Teerã, afirmando que a guerra foi imposta pelo “aventurismo de Israel”. A paz já teve impacto no mercadoNo mercado, a reação foi imediata. O petróleo Brent despencou mais de 5% e encerrou o dia abaixo de US$ 67, mesmo após recuperar parte das perdas nas negociações estendidas. Desde o início da guerra, a commodity chegou a bater US$ 81 com o temor de que o Irã bloqueasse o Estreito de Ormuz — rota por onde passam quase 20% do petróleo mundial. Agora sem riscos, o petróleo voltou a ser negociado abaixo do valor pré-conflito, em linha com fundamentos como estoques globais e demanda da China.
MUNDO: Trump anuncia fim da guerra entre Irã e Israel

Um tweet que pode entrar para a história. Na noite de ontem, Trump anunciou que Israel e Irã concordaram com um cessar-fogo total e o fim da guerra, que já durava 12 dias. Se respeitado, o conflito será oficialmente encerrado após 24 horas. Trump também sinalizou que espera transformar essa trégua em um acordo de paz permanente. Embora o anúncio tenha sido negado pelo chanceler iraniano, a mídia estatal do país confirmou o acordo, mas fez questão de afirmar que o cessar-fogo foi “imposto ao inimigo”. A postura tenta reforçar a ideia de que o ataque, feito horas antes, contra a base americana no Catar, foi suficiente para “preservar a honra do país”. O ataque, porém, teve caráter mais simbólico do que efetivo, já que o país avisou com antecedência aos EUA e ao Catar sobre os mísseis lançados. Do lado israelense, a reação foi mais contida. O governo de Netanyahu não fez declarações públicas imediatas, mas fontes militares confirmaram que os sistemas de defesa permaneceriam em alerta máximo nas próximas 24 horas. Poucas horas após o anúncio, mísseis ainda foram disparados do Irã contra o sul de Israel, deixando 3 mortos na cidade de Beer Sheva. Na prática, nenhum dos lados parece disposto a baixar completamente as armas até que o cessar-fogo esteja oficialmente em vigor. Mesmo assim, diplomatas ao redor do mundo consideram o anúncio como o movimento mais concreto até agora para encerrar a guerra.
MUNDO: Trump ordena ofensiva histórica contra o Irã

O presidente americano não precisou das duas semanas previstas para tomar a sua decisão. Nesse sábado, os Estados Unidos lançaram a maior ofensiva militar contra o Irã desde 1979. A Operação Midnight Hammer mobilizou 125 aeronaves, incluindo 7 bombardeiros furtivos B-2, além de submarinos e caças de apoio. O alvo: Instalações nucleares de Fordow, Natanz e Isfahan, pilares do programa atômico iraniano, que concentram o programa de enriquecimento de urânio do país. Em Fordow, já se comprovou a presença de material radioativo com 83,7% de pureza — perto dos 90% necessários para produzir uma bomba nuclear. O ataque começou quando dois grupos de B-2 decolaram da Base Aérea de Whiteman, no Missouri. Parte das aeronaves seguiu em direção oposta, rumo à Base de Guam, no Pacífico — uma estratégia deliberada para servir de isca, confundindo os sistemas de inteligência e defesa do Irã. Enquanto isso, o grupo real cruzava o Atlântico em silêncio absoluto, com comunicações mínimas e reabastecimento no ar, em uma jornada de 37 horas ininterruptas — tudo como se fosse um Top Gun Maverick da vida real.Por volta das 18h40 de sábado (horário dos EUA), bombas anti-bunker GBU-57 — capazes de atravessar até 60 metros de concreto ou 200 de terra — foram lançadas sobre Fordow, a instalação mais protegida do Irã. Quase simultaneamente, mísseis Tomahawk disparados de submarinos atingiram alvos em Isfahan, enquanto outros bombardeiros alvejaram Natanz. Imagens de satélite revelam crateras gigantescas, estruturas colapsadas e entradas bloqueadas por toneladas de escombros. Ainda não há clareza sobre os danos internos, mas os EUA consideraram a operação bem-sucedida. A fala de Trump e do governo americano Horas depois de anunciar o ataque em suas redes sociais, o presidente americano classificou a ação como “um ataque de precisão, necessário e cirúrgico”, dizendo que o objetivo foi “neutralizar a capacidade nuclear do Irã e interromper sua escalada no terrorismo”. “Ou haverá paz, ou haverá tragédia para o Irã. Hoje foi o dia mais difícil, talvez o mais letal. Mas se a paz não vier rápido, continuaremos atacando.”Donald Trump Já no domingo, o secretário de Defesa americano, Pete Hegseth, reforçou que “não se trata de mudança de regime, mas de neutralizar ameaças concretas”. Enquanto isso, o secretário de Estado, Marco Rubio, fez um alerta duro: “Se o Irã retaliar, será o maior erro da sua história. Temos outros alvos prontos.”Marco Rubio O que realmente importa aqui? A entrada dos Estados Unidos na guerra confirma uma aliança que já era prevista, mas ainda não havia sido oficializada — tal como um namoro que vira casamento.Ao atacar o Irã, Trump manda um recado para o mundo de que Israel não está sozinho, colocando sua força militar à disposição do conflito, e isso reverbera especialmente em dois aliados do Irã: China e Rússia. Entenda que: A China é o maior comprador de petróleo iraniano e a Rússia vê o país como um parceiro útil na região para enfraquecer a presença dos EUA e da OTAN.É quase uma aliança contra o “domínio ocidental” americano. Se mexeu com um, mexeu com todos — exatamente por isso você deve ter ouvido falar na 3ª Guerra Mundial. Ok, mas no que isso influencia a minha vida agora? A sua integridade física ainda não está comprometida, mas a dos americanos sim. A TV estatal anunciou que “todo cidadão americano ou militar na região é agora um alvo legítimo”. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, declarou que os EUA “cruzaram uma linha vermelha sem precedentes”. New York e Los Angeles já estão sob alerta de ataques. Por aqui, o que pode acontecer é um aumento no preço da gasolina — ou seja, um comprometimento à integridade do seu bolso. A primeira retaliação iraniana será fechar o Estreito de Ormuz, que concentra 30% de todo o petróleo comercializado no mundo (!!!). O petróleo já subiu cerca de 2 %, chegando a US$ 78–80/barril, seu nível mais alto em cinco meses. Se o bloqueio desse canal for concretizado, podemos estar diante de uma recessão global quase que imediata. Por fim, como o mundo reagiu ao ataque? O ataque gerou condenações, alertas e reações ambíguas pelo mundo: Reino Unido: O premiê Keir Starmer declarou apoio ao ataque, mas pediu contenção. Disse que o programa nuclear iraniano “representa uma ameaça global”, mas defendeu “uma solução diplomática urgente para estabilizar a região”. Rússia: Putin chamou o ataque de “violação do direito internacional” e alertou que “alguns países estão dispostos a fornecer armas nucleares ao Irã”, numa escalada retórica sem precedentes. China: O país asiático condenou a ação, classificando-a como “grave violação da soberania iraniana”. A diplomacia chinesa pediu cessar-fogo imediato e convocou as partes a buscarem a ONU. União Europeia: A chefe de política externa, Kaja Kallas, fez um apelo dramático por moderação: “Estamos a um fio de uma guerra total no Oriente Médio. Voltem à mesa de negociações imediatamente.” E o Brasil? O governo Lula condenou duramente os EUA, chamando o ataque de “ato de agressão” e “violação da soberania”.
BM realiza Operação Hush Up para combate a poluição sonora

Na noite do sábado (21) e madrugada de domingo (22) de junho de 2025, a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (3º BABM), 1º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (1º BRBM), 3º Batalhão de Polícia de Choque (3º BPChq), Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), unidades de Polícia Ostensiva, Guardas Municipais, Fiscais Municipais e outros órgãos de fiscalização, realizou a Operação Hush Up – Combate à Poluição Sonora, nos municípios de Passo Fundo, Erechim, Carazinho, Frederico Westphalen e Cruz Alta. A operação leva o nome “Hush Up”, expressão da língua inglesa que significa “faça silêncio”, e tem como objetivo coibir crimes e contravenções relacionados à poluição sonora e à perturbação do sossego alheio, além de orientar a população quanto aos impactos do excesso de ruído na saúde, no meio ambiente e na qualidade de vida. A atuação das equipes visa ainda reforçar a segurança pública, visto que as fiscalizações são realizadas em locais de grande circulação de pessoas, como bares, praças e boates, refletindo também no combate aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e outros delitos. Ao longo da operação foram realizadas abordagens a pessoas, veículos e estabelecimentos comerciais, com o uso de sonômetros para aferição dos níveis de pressão sonora e aplicação da legislação vigente. No panorama geral da operação foram fiscalizados 20 estabelecimentos, sendo constatadas 04 contravenções penais por perturbação do sossego, resultando na interdição de 02 locais. As ações totalizaram 338 pessoas abordadas, com a lavratura de 04 boletins de ocorrência circunstanciados por posse de entorpecentes, 06 autos de infração lavrados pelo Corpo de Bombeiros, além de 03 intimações emitidas pela Secretaria da Fazenda e 01 notificação de regularização emitida pela Prefeitura Municipal. Também foram apreendidos 10 equipamentos sonoros. Em Passo Fundo, a operação foi realizada pelo 3º BABM, 3º RPMon, 1º BRBM, 3º BPChq, Corpo de Bombeiros Militar (7º BBM), Guarda Municipal de Trânsito e Fiscais Urbanos, resultando na fiscalização de 03 estabelecimentos, sendo que em todos houve medições sonoras com constatação de contravenção penal, resultando na interdição de um local. Foram abordadas 51 pessoas, com público total estimado em 350 pessoas nos estabelecimentos fiscalizados. A ação resultou na apreensão de 03 equipamentos sonoros, na lavratura de 01 Boletim de Ocorrência por posse de entorpecentes, 03 autos de infração lavrados pelo Corpo de Bombeiros, além de 01 notificação de regularização emitida pela Prefeitura Municipal. Em Erechim, a operação contou com a participação do 3º BABM, 13º BPM, 1º BRBM, Corpo de Bombeiros Militar (7º BBM), Guarda Municipal de Trânsito e Fiscais da Secretaria da Fazenda (Divisão de Fiscalização de Alvarás), onde foram fiscalizados 08 estabelecimentos, com interdição de um local. Foram abordadas 270 pessoas, resultando em 03 Boletins de Ocorrência por posse de entorpecentes. Foram realizadas 02 medições sonoras, ambas dentro dos limites legais. Em Carazinho, a operação foi desenvolvida pelo 3º BABM, 38º BPM, Corpo de Bombeiros Militar (7º BBM), Guarda Municipal de Trânsito e Fiscal da Secretaria da Fazenda, onde foram fiscalizados 03 estabelecimentos. Foram abordadas 13 pessoas, sendo lavrados 03 autos de infração pelo Corpo de Bombeiros Militar e emitidas 03 intimações pela Secretaria da Fazenda. Em Frederico Westphalen, a ação foi desenvolvida pelo 3º BABM, 37º BPM, Corpo de Bombeiros Militar (7º BBM), e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA), onde foram fiscalizados 04 estabelecimentos, sendo um deles com medição sonora que resultou em constatação de contravenção penal. As equipes abordaram 04 pessoas e realizaram a apreensão de 07 equipamentos sonoros. Em Cruz Alta, participaram da operação o 3º BABM. Foram fiscalizados 02 estabelecimentos, posteriormente será efetuado cálculo logaritmo e confeccionado o relatório completo e encaminhados as autoridades interessadas. Poluição sonora é crime. Denuncie através do telefone (54) 3335-8350, (51) 98437-6920 ou pelo e-mail 3babm@bm.rs.gov.br Fonte: Comando Ambiental: “O Braço Verde da Brigada Militar” Comunicação Social – 3º BABM
Serafina Corrêa: homem é preso por violência doméstica e tentativa de homicídio

A Brigada Militar de Serafina Corrêa prendeu em flagrante na tarde do sábado, dia 21 de junho, um homem de 50 anos por tentativa de homicídio qualificado e violência doméstica. Ele é acusado de agredir sua companheira e ferir gravemente um enteado com um canivete, além de lesionar sua enteada. Segundo relatos das vítimas, o homem chegou em casa embriagado e alterado, exigindo que sua companheira o acompanhasse até o quarto. Diante da recusa, ele começou a agredi-la, causando-lhe lesões visíveis. Durante as agressões, os filhos da vítima, um homem de 20 anos e uma mulher de 22 anos, tentaram intervir para proteger a mãe. Nesse momento, o agressor sacou um canivete e atacou o enteado, que foi atingido no rosto e na região da axila. Já a enteada, ao tentar se desvencilhar do agressor que a segurava pelo braço, sofreu uma lesão. A mulher foi medicada, enquanto o homem foi encaminhado ao hospital em estado grave. Com as informações das vítimas, a guarnição iniciou as buscas e localizou o homem caminhando nas proximidades de uma empresa. Durante a abordagem, o canivete utilizado nas agressões foi encontrado no bolso do suspeito. O agressor foi preso em flagrante e, após os procedimentos na Delegacia de Polícia Civil de Marau, foi encaminhado ao Presídio Estadual de Guaporé. Fonte: Comunicação Social do 3° RPMon
POLÍCIA: Administração de Vila Maria emite nota sobre agressão à aluno em escola municipal

A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar denúncias de agressão de um professor contra alunos da rede municipal de Vila Maria. O caso foi registrado em boletins de ocorrência na última terça-feira, dia 17 de junho. Em um dos relatos, a família informou que o profissional teria dado um tapa em um estudante. Segundo a Polícia Civil, são investigados pelos menos três episódios que teriam ocorrido nos dias 4 e 12 de junho. As vítimas são crianças de 9 e 10 anos, todas alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Busato. Na tarde desta sexta-feira, dia 20 de junho, a Secretaria Municipal de Educação de Vila Maria emitiu Nota de Repúdio. Confira a íntegra: NOTA OFICIAL – PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA MARIA A Administração Municipal de Vila Maria, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem a público manifestar-se sobre o fato envolvendo um professor da rede municipal de ensino e um aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Busato, atualmente sob investigação por suspeita de agressão. Assim que a situação chegou ao conhecimento da equipe gestora da escola, foi realizado o registro formal em ata e imediatamente comunicada a Secretaria Municipal de Educação. Em cumprimento ao que determina a legislação vigente. O servidor envolvido foi afastado de suas funções de forma preventiva e não se encontra mais em atividade junto aos alunos. Na próxima semana, será formalizada a nomeação da comissão responsável pela condução do processo administrativo disciplinar para apuração e julgamento dos fatos, garantindo o direito à ampla defesa e ao contraditório, conforme prevê a legislação. A Administração Municipal de Vila Maria reafirma seu compromisso com a integridade física e emocional dos estudantes, bem como o seu total repúdio a qualquer forma de violência, maus-tratos ou conduta inadequada no ambiente escolar ou em qualquer outro espaço público sob responsabilidade do Município. Por fim, reforçamos que todas as providências legais e administrativas estão sendo tomadas, com a seriedade e a responsabilidade que o caso requer, visando sempre a proteção dos alunos e a preservação de um ambiente escolar seguro, ético e respeitoso. Prefeitura Municipal de Vila Maria Secretaria Municipal de Educação
Boletim com informações sobre os impactos da chuva no Estado – 20/6, 9h

Devido às fortes chuvas que causam estragos em diversas cidades do Rio Grande do Sul, o governo do Estado passou a divulgar boletins com informações para a população. Confira abaixo o relatório mais recente. O próximo boletim será divulgado às 18h desta sexta-feira (20/6). Municípios afetados: 98 Pessoas em abrigos: 2005 Pessoas desalojadas: 4011 Pessoas desaparecidas: 1 Óbitos confirmados: 3 Pessoas resgatadas*: 552 Animais resgatados*: 125 Município com decreto de estado de calamidade pública: 1 Jaguari Municípios com decreto de situação de emergência: 5 Dona FranciscaCerro BrancoAgudoNova PalmaCruzeiro do SulPassa SeteSão Sebastião do CaíCacequi Lista de municípios que reportaram danos ou intercorrências à Defesa Civil estadual *Apenas as pessoas e os animais resgatados pelas forças de segurança do Estado. Hospitais O Hospital Paraíso, no município de Paraíso do Sul, a energia elétrica e o abastecimento de água já foram restabelecidos. Localizado na Vila Paraíso, os moradores da cidade seguem sem acesso ao hospital. Em Rolante, por causa do risco de alagamento, 11 pacientes foram transferidos da Fundação Hospitalar e seguem internados no Hospital de Santo Antônio da Patrulha. Educação As escolas estaduais estão com feriado-ponte nesta quinta (19/6) e sexta-feira (20/6), situação já prevista no calendário escolar. Mais informações Informações sobre o nível de rios e lagos, os pontos com bloqueios parciais e totais nas estradas do RS, além dos avisos e alertas da Defesa Civil e imagens do radar meteorológico podem ser conferidas nos links abaixo. Nível de rios e lagos Situação das barragens Pontos de bloqueios parciais e totais nas rodovias Aviso e alertas da Defesa Civil estadual Imagens do radar meteorológico da Defesa Civil estadual Alertas Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas. Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual. Texto e edição: Secom
Cremers alerta sobre a prevalência do vício em apostas no país

O Brasil já é o terceiro país que mais aposta em bets esportivas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Inglaterra. Diante desse cenário, a Câmara Técnica de Psiquiatria do Cremers lançou o parecer consultivo: “O Impacto das Apostas Esportivas na Saúde: Um Problema Emergente entre Jovens e Adultos”, que reúne dados e reflexões sobre o tema. “A ideia do parecer surgiu devido ao crescente número de pacientes envolvidos com apostas, que os psiquiatras relatam atender”, explica a coordenadora da Câmara Técnica de Psiquiatria e conselheira do Cremers, Silzá Tramontina. “Os pacientes acabam perdendo muito dinheiro, pois desenvolvem uma dependência comportamental dos jogos, e enfrentam problemas com a família e o trabalho, com consequente depressão grave e risco de suicídio”, alerta Tramontina. As apostas estão associadas a eventos reais ou virtuais de diversas modalidades esportivas. Dados de artigo publicado na revista The Lancet Public Health indicam que, mundialmente, cerca de 6,9% da população adulta e 9,1% dos adolescentes realizem apostas esportivas. Entre as pessoas com dependência em apostas, os números são ainda mais alarmantes: 34,3% dos adultos e 65,1% dos adolescentes estão envolvidos com esse tipo de atividade. Diversos estudos indicam que o aumento da exposição às apostas esportivas tem gerado uma elevação do número de jogadores patológicos e uma maior demanda por tratamento em serviços especializados em adições comportamentais. Desde a legalização das apostas esportivas no Brasil, em 2018, houve um aumento expressivo na prática, o que preocupa o Cremers. O Conselho entende que faz parte de sua missão informar a população sobre os riscos, além de externar sua preocupação com os prejuízos mentais, financeiros e para a saúde pública decorrentes desses jogos. 🔗 Leia o parecer na íntegra aqui. As Câmaras Técnicas do Cremers são órgãos consultivos, cuja principal atribuição é avaliar e emitir pareceres no âmbito de suas respectivas especialidades, não interferindo no andamento de sindicâncias que envolvam profissionais ou temas das áreas relacionadas. Texto: Clarice PassosEdição: Sílvia Lago
Emergência Pediátrica do HSVP opera acima da capacidade

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) informa que sua Unidade de Emergência Pediátrica está operando com 160% da capacidade, registrando uma sobrecarga significativa no atendimento. A taxa de ocupação da UTI Pediátrica encontra-se em 100%, o que tem elevado a complexidade dos casos recebidos na emergência. Atualmente, cinco pacientes aguardam, na emergência pediátrica, a liberação de leitos na UTI, o que reforça o cenário de alta demanda e limita a capacidade de acolhimento de novos casos. Diante desse quadro crítico, o HSVP adotará, temporariamente, a medida de atender exclusivamente casos urgentes e com risco iminente de agravamento. A decisão visa priorizar o cuidado aos pacientes mais graves e garantir a segurança assistencial. Foto – Ana Paula Koenemann – Comunicação HSVP
MUNDO: Europa tenta frear escalada entre Israel e Irã

Em meio ao conflito entre Israel e Irã, a Europa e os Estados Unidos seguem caminhos diferentes — mas complementares — na tentativa de evitar uma escalada global. Líderes da Grã-Bretanha, França, Alemanha e União Europeia se reúnem hoje com o ministro das Relações Exteriores do Irã, em Genebra, na primeira conversa formal desde o início dos ataques israelenses às instalações nucleares iranianas. A missão europeia busca conter a escalada e negociar a reversão do programa nuclear do Irã, enquanto a troca de ataques chega ao oitavo dia. O movimento diplomático ocorre sob a pressão dos Estados Unidos. A Casa Branca confirmou que Trump dará mais duas semanas para a diplomacia, antes de decidir se lança ou não um ataque militar direto contra o Irã. Segundo comunicado lido pela porta-voz da Casa Branca, o presidente quer dar espaço para a diplomacia, mas mantém a exigência de que o Irã “renda-se incondicionalmente” e abandone o programa nuclear. Os EUA também aumentaram sua presença militar na região, com 2 grupos de porta-aviões e 3 destróieres no Mediterrâneo e no Mar Arábico. A estratégia americana indica uma predisposição para o acordo. Contudo, se ele não acontecer, Trump parece estar preparado para atacar o Irã. Na prática, os EUA estão dando as cartas — resta saber qual caminho o Irã vai escolher.
Plantio do trigo passa dos 37% da área prevista para o RS nesta safra

As condições climáticas na semana passada possibilitaram o avanço da semeadura do trigo na maioria das regiões produtoras, atingindo, para o Rio Grande do Sul, média superior a 37% da área prevista para esta safra, que, conforme estimativas iniciais divulgadas na segunda-feira (16/06) pela Emater/RS-Ascar, é de 1.198.276 hectares, o que representa uma área cerca de 10% menor que a passada. Ainda para o trigo, a estimativa inicial de produtividade é de 2.997 kg/ha, um aumento de 7,77% em relação ao período anterior. Com as chuvas intensas deste período, o plantio do trigo deve recuar, aguardando níveis de umidade no solo mais favoráveis. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar na quarta-feira (18/06), na região administrativa de Santa Rosa, a semeadura do trigo avançou para 52% da área estimada. Na de Pelotas, alcançou 55% dos 13.430 hectares estimados para esta safra, enquanto que na região de Santa Maria, os produtores aguardam melhores condições climáticas para realizara a semeadura na maioria dos municípios. Em Tupanciretã, município com maior área destinada à cultura do trigo, 30% das lavouras estão implantadas. Em Capão do Cipó, 50% dos 8.400 hectares estimados foram semeados, e em Santiago a área semeada atingiu 80% dos 6.000 hectares previstos. Canola – Destaque da Safra de Inverno 2025, a canola tem a semeadura bastante avançada, sendo que algumas lavouras já estão florescendo, como é o caso da região de Santa Rosa, com 18% da área semeada (97% da previsão inicial) em floração. A cultura tem sido uma alternativa importante para a safra de inverno no Rio Grande do Sul, e apresenta adequado desenvolvimento e problemas fitossanitários pontuais. Segundo a Emater/RS-Ascar, a estimativa inicial de área a ser cultivada no Estado é de 203.206 hectares, e a produtividade é de 1.737 kg/ha, representando aumento de 37,41% e 22,56%, respectivamente, em relação à safra passada. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Erechim, 100% da área prevista com a cultura da canola está semeada, sendo Erechim o município com maior área destinada ao cultivo, com 232 hectares. Na região de Passo Fundo, a área estimada para o cultivo aumentou para 6.000 mil hectares. Na de Soledade, 100% dos cerca de 3.000 hectares foram semeados. As lavouras estão bem estabelecidas e com adequado desenvolvimento inicial. Aveia branca – A semeadura avançou em algumas regiões e estagnou em outras, devido às condições de umidade do solo. Nas lavouras implantadas, os agricultores ainda estão efetuando a adubação nitrogenada de cobertura. De maneira geral, o estado fitossanitário das culturas é considerado adequado. De acordo com estimativas da Emater/RS-Ascar, a área ser cultivada com aveia-branca no Estado aumentou em 8,91% em relação à safra passada, devendo atingir 401.273 hectares. A estimativa de produtividade também deve se elevar, em 2,63%, chegando a 2.254 kg/ha. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí, maior produtora de aveia-branca do Estado, com 106.845 hectares a serem cultivados nesta safra, a semeadura foi finalizada. Nas lavouras em estádio de emborrachamento, os agricultores realizam a aplicação de fungicidas. Na de Santa Rosa, foi efetuada a adubação nitrogenada, e os agricultores aguardam condições climáticas mais favoráveis para realizar a aplicação de fungicidas. Devido à alta umidade do final do período, os produtores estão preocupados com a possibilidade de ocorrência de oídio e ferrugens. Cevada – Segundo informações da Emater/RS-Ascar, a área a ser cultivada com cevada no Estado deve ser de 27.337 hectares, 21,97% a menos do que na safra passada. No entanto, espera-se incremento de 2,65% na produtividade, chegando a 3.198 kg/ha. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Erechim, 40% da área prevista (7.630 hectares) foi semeada, e o preço da saca de 60 kg está em R$ 85,00. Na de Ijuí, as lavouras destinadas à indústria cervejeira estão em fase de semeadura e de emergência. Já as destinadas à alimentação animal, encontram-se em início do perfilhamento. Na de Soledade, a área semeada atingiu 100% do total estimado. CULTURAS DE VERÃO Soja – A colheita está tecnicamente encerrada em todas as regiões, restando algumas poucas lavouras a serem colhidas na região de Ijuí, nas quais a qualidade dos grãos já está decaindo. Nesse período de entressafra, as áreas estão sendo destinadas ao cultivo de forrageiras e de plantas de cobertura. Os agricultores estão planejando a próxima safra, realizando o beneficiamento e a classificação de sementes. Milho – A colheita está em fase final, com poucas áreas a serem colhidas em pequenas propriedades ou lavouras tardias. As baixas temperaturas do período desaceleraram o enchimento de grãos e a maturação, podendo atrasar a conclusão das operações. Arroz – A colheita foi encerrada em todo o Estado. Em algumas regiões, os manejos de entressafra e o preparo do solo foram prejudicados, principalmente, pela umidade elevada do solo. Feijão 2ª safra – Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, a colheita dos 5.927 hectares está concluída. Na de Ijuí, a colheita avançou pouco e chega a 55,50% da área cultivada, e os grãos apresentam umidade muito acima do ideal, o que acentua as perdas de qualidade. Na de Santa Maria e na de Soledade, a colheita passou dos 90%. A maior parte das áreas remanescentes já se encontra pronta para ser colhida. OUTRAS CULTURAS Noz-pecã – Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, em Cachoeira do Sul, maior produtor de nozes do Brasil, a colheita chegou a 90%, e os rendimentos médios em 1,25 t/ha. Pequenos produtores estão enfrentando dificuldades na limpeza das nozes por não possuírem equipamentos adequados, como máquinas de pré-limpeza. Na região de Soledade, a colheita da noz-pecã está finalizada. Relatos indicam perda de 40% em relação a uma colheita normal, resultado das adversidades climáticas de 2024. O rendimento e a qualidade variaram de acordo com o manejo e a disponibilidade hídrica na fase de enchimento das nozes (dezembro-março). No entanto, de modo geral, a qualidade é satisfatória. O preço pago ao produtor está em R$ 20,00/kg. Erva-mate – Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Erechim, a estimativa de produtividade atual é de 800 arrobas/ha, e o preço de R$ 18,00/arroba
BRASIL: Governo acelera emendas para aliviar tensão no Congresso

Mais de meio bilhão de reais. Esse foi o valor que o governo Lula liberou em emendas parlamentares desde o último sábado, logo após uma reunião com o presidente da Câmara, Hugo Motta, e aliados do Congresso. O que está acontecendo? A demora no pagamento das emendas vinha elevando a tensão entre Congresso e Planalto nas últimas semanas. Parlamentares pressionavam pela liberação dos recursos, travados desde o início do ano. O Planalto atribui a demora ao atraso na aprovação do Orçamento de 2025, que limitou os repasses até aqui. A conversa de sábado virou a chave. De lá para cá, o volume de emendas empenhadas subiu de R$ 151 milhões para R$ 667 milhões — um salto de R$ 516 milhões. Para quem não sabe, esses envios são repasses de emendas individuais, indicadas diretamente por deputados e senadores às suas bases eleitorais. Até o fim do mês, o valor deve chegar a R$ 2 bi. Despesas sobem mais do que a arrecadaçãoSe, de um lado, o governo tenta acalmar o Congresso, do outro lida com uma conta crescente.As despesas federais avançaram R$ 344 bilhões desde o início do mandato de Lula, ritmo quase 2x maior do que o crescimento da arrecadação (+R$ 191 bilhões). O desequilíbrio acende o alerta: o governo pode fechar 2025 com um déficit de 0,77% do PIB, o que pressiona a dívida pública — que deve crescer 12 pontos percentuais até 2027. Até por isso o Ministério da Fazenda propôs elevar o IOF, medida que sofre rejeição do Congresso e deve ser barrada pelos parlamentares. Ainda assim, Lula afirma que o governo “não pode ceder toda hora” e que a proposta “não é nada demais”.
POLÍTICA: Lula defende aumento do IOF como forma de financiar gastos públicos

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu, nesta quinta-feira, 19, a proposta do governo federal de promover mudanças nas regras do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), incluindo o aumento das alíquotas cobradas atualmente. “O IOF do Haddad [ministro da Fazenda], não tem nada demais”, disse Lula ao participar do podcast Mano a Mano, apresentado pelo músico e compositor Mano Brown e pela jornalista Semayat Oliveira, e disponibilizado nesta quinta-feira, 19. “O Haddad quer que as bets paguem [mais] imposto de renda; que as fintechs paguem; que os bancos paguem. Só um pouquinho, para a gente poder fazer a compensação, porque toda vez que a gente vai ultrapassar o arcabouço fiscal, temos que cortar no Orçamento”, acrescentou o presidente, admitindo que o aumento do IOF “é um pouco para fazer esta compensação” e evitar cortes orçamentários. As declarações do presidente ocorrem em meio à forte resistência do Congresso Nacional a alterações no IOF. Na última segunda-feira, 16, a Câmara dos Deputados aprovou, por 346 votos a 97, a urgência para a tramitação do projeto legislativo (PDL 314/25) que trata da possível suspensão dos efeitos do recente decreto do governo federal sobre mudanças nas regras do IOF. “A gente quer fazer justiça tributária. Queremos que as pessoas que ganham mais, paguem mais [impostos]. Que quem ganha menos, pague menos. E que as pessoas vulneráveis não paguem impostos”, declarou o presidente. A aprovação da urgência permite que o Plenário da Câmara dos Deputados vote o decreto do governo sem que este seja discutido nas comissões parlamentares. O decreto do governo foi apresentado no último dia 11, junto com uma Medida Provisória também relacionada ao IOF. Com uma proposta de corte de gastos, as duas recentes medidas foram anunciadas como uma forma do governo recalibrar proposta anterior, de 22 de maio – quando a equipe econômica anunciou o contingenciamento de R$ 31,3 bilhões do Orçamento Geral da União a fim de assegurar o cumprimento da meta fiscal estabelecida na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Na ocasião, o governo propôs elevar a alíquota de várias operações financeiras, incluindo o IOF, mas recuou no mesmo dia, diante das críticas de empresários e parlamentares, incluindo alguns da própria base governista.
ECONOMIA: “Super Quarta” eleva Selic para maior nível em quase 20 anos

Mistério resolvido. Depois de divergências no mercado sobre qual decisão o Copom tomaria em relação à taxa de juros, o Banco Central decidiu elevar a Selic de 14,75% para 15% ao ano, atingindo o maior patamar desde julho de 2006. A decisão foi unânime e marca a 7ª alta consecutiva desde setembro de 2024. Com o aumento, o Brasil passa a ter o 2° maior juro real do mundo. Para o comitê, prevaleceu a leitura de que, embora a inflação tenha desacelerado — o IPCA acumulado em 12 meses caiu para 5,25% —, ela ainda segue acima do teto da meta, que é de 4,5% para 2025. Outro fator que influenciou a decisão foi a proposta do governo de aumentar o IOF, que enfrentou forte resistência e deve ser barrada no Congresso. O BC sinalizou que deve pausar o ciclo de alta para avaliar os efeitos da política monetária, desde que o cenário de convergência da inflação à meta se mantenha. Nos EUA, a história é um pouco diferente…O Federal Reserve manteve os juros americanos na faixa de 4,25% a 4,50%. Essa já é a quarta vez seguida que o Banco Central dos EUA segura os juros. O comitê reconheceu que as incertezas sobre a economia ainda são altas, mas bem menores do que na última reunião. Mas a decisão não foi muito bem aceita por Trump. O presidente americano chamou Powell de estúpido e ainda disse que talvez ele mesmo devesse assumir o comando do Fed. GIRO DE NOTÍCIAS Situação preocupante. Chuvas no Rio Grande do Sul aumentam e deixam mais de 2,5 mil pessoas fora de casa Por descumprimento de medidas cautelares. Moraes manda prender ex-assessor de Bolsonaro Forte acusação. CEO da OpenAI afirma que a Meta tentou contratar seus funcionários oferecendo bônus de US$ 100 milhões Relevante para o comércio. Brasil se declara livre de gripe aviária Eleições 2026. Bolsonaro sinaliza apoio ao governador de São Paulo na disputa pela presidência F1. McDonald’s lança combo de filme que estreia nos próximos dias no Brasil
Famurs cria gabinete especial para auxiliar municípios afetados pelas fortes chuvas

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) criou um Gabinete Especial de Apoio aos municípios atingidos pelas fortes chuvas que assolam diversas regiões do estado. A iniciativa tem como objetivo centralizar ações, articular recursos financeiros e oferecer suporte técnico permanente às gestões municipais. Os prefeitos contarão com um formulário digital padronizado, que permitirá a atualização em tempo real das principais demandas locais. A comunicação ocorrerá por meio dos canais de e-mail e WhatsApp já utilizados pela Famurs na comunicação diária com os prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais. Outro eixo fundamental da iniciativa será o apoio técnico para captação de recursos junto aos governos estadual e federal. Para isso, a Famurs irá disponibilizar modelos de plano de trabalho e colocará à disposição dos gestores uma equipe técnica especializada para orientar na elaboração de projetos, preenchimento de sistemas e prestação de contas. “Além dos planos técnicos, vamos continuar sendo ponte entre os municípios e órgãos como o Governo do Estado, a União e os bancos públicos, não só para este auxílio mais imediato, como também na reconstrução de estradas, pontes e demais estruturas danificadas”, pontua a prefeita de Nonoai e presidente da Famurs, Adriane Perin de Oliveira. A escola da Famurs continuará à disposição das equipes das prefeituras, com capacitações rápidas e online. Os cursos abordarão temas como elaboração de planos de resposta e reconstrução de infraestrutura. Articulação políticaPara a presidente da Famurs, este episódio reforça a necessidade de aceleração nos planos estruturantes de resiliência climática nas regiões costumeiramente afetadas pelas cheias de rios.“Nosso papel neste momento é estar ao lado dos prefeitos. Mas o próximo passo, sem dúvida, será a discussão de formas para acelerarmos projetos e obras que tragam segurança para as comunidades daqui pra frente”, destaca a prefeita Adriane. Mais de 80 municípios afetados por intercorrênciasAté a manhã de quinta-feira (19), segundo atualizações da Defesa Civil, 86 municípios gaúchos registraram algum tipo de dano ou intercorrência em decorrência das chuvas. Foram confirmados dois óbitos, uma pessoa está desaparecida, cerca de dois mil moradores ficaram desalojados e mais de 900 precisaram ser encaminhados para abrigos. O grande volume de chuva deixou pontes submersas, provocou alagamentos em estradas, bloqueios e dificultou o acesso a diversos municípios.
AGRO: Banrisul anuncia suspensão da negativação de produtores rurais por 90 dias

Em reunião extraordinária de diretoria realizada nesta quinta-feira (19), o Banrisul decidiu suspender a negativação ou protesto de todos os produtores com crédito rural no banco. O prazo para essa interrupção é de 90 dias, válidos a partir da próxima terça-feira (24) em razão do tempo necessário para retirar os negativados dos registros de inadimplência. A informação foi confirmada pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. “Esperamos que, neste prazo, novas medidas sejam anunciadas pela União em favor dos produtores rurais gaúchos, que tiveram perdas recorrentes nas sucessivas estiagens e enchentes dos últimos anos”, afirmou o governador em rede social. “Nosso objetivo é auxiliar e preservar esse importante setor econômico do Rio Grande do Sul”, destaca o presidente do Banrisul, Fernando Lemos.
BRASIL: PF indicia Bolsonaro por espionagem

Inquérito concluído. A Polícia Federal finalizou a investigação sobre um esquema de espionagem ilegal dentro da Abin durante o governo Bolsonaro. O relatório final pediu o indiciamento de 35 pessoas, incluindo Jair Bolsonaro, Carlos Bolsonaro e o deputado federal Alexandre Ramagem. Segundo a PF, a Abin foi transformada em um braço clandestino do gabinete do ódio, usando um software para monitorar ministros do STF, jornalistas, políticos e autoridades. A investigação revelou que Bolsonaro sabia e se beneficiava do esquema, que também atuou para tentar blindar Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas. Falando nesse caso… Um áudio apreendido no computador de Ramagem mostra uma reunião no Palácio do Planalto, em 2020, na qual ele e Bolsonaro discutem como usar a Abin contra auditores da Receita Federal que investigavam Flávio. O relatório final da PF já está no STF, que deve encaminhá-lo à PGR para decidir se apresenta denúncia, se pede novas diligências ou se arquiva o caso. Ainda falando em Bolsonaro…Moraes negou o pedido da defesa do ex-presidente para anular a delação premiada de Mauro Cid. Os advogados de Bolsonaro fizeram o pedido com base em reportagens da revista Veja que afirmam que o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro usou perfis nas redes para vazar trechos das negociações da delação.
SAÚDE: SUS tem alta de atendimentos por vício em aposta

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), afirma que o vício em apostas é um problema grave e que os jogos devem receber regulamentação similar a do cigarro, com forte controle sobre propaganda e alertas dos riscos de dependência. Ele defende que as próprias plataformas de aposta notifiquem os jogadores sobre os riscos e façam contato com profissionais de saúde. “A gente pode dar um passo além do cigarro, que é na própria plataforma ter mecanismos de acolhimento, de atendimento com profissional, disparar isso [quando o apostador está há muito tempo na plataforma]”, disse o petista à Folha de S.Paulo. Dados do SUS (Sistema Único de Saúde) apontam para uma alta de atendimentos ambulatoriais relacionados a “transtorno do jogo” e “mania de jogos de aposta”. Em 2018, foram 111 casos registrados, o que subiu para 1.292 no ano passado. Na leitura de integrantes do governo, esse número ainda não reflete o cenário da dependência no país. Em relatório divulgado em maio, o TCU (Tribunal de Contas da União) disse que o “número de atendimentos” pode estar subestimado e “que as iniciativas de detecção precoce de casos de dependência são escassas”. Os sites de apostas online, que incluem as chamadas bets esportivas ou o famoso ‘jogo do tigrinho’, explodiram no Brasil nos últimos anos. As empresas do setor começaram a atuar no final do governo de Michel Temer (MDB), em 2018, e cresceram em uma zona cinzenta da legislação até o governo Lula (PT), que regulamentou o mercado. Como mostrou pesquisa do Datafolha, de 2023, 15% da população já afirmava praticar apostas, com público majoritariamente jovem, e inclusive de beneficiários do Bolsa Família. Padilha afirma que tem dialogado com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que comanda a pasta responsável pela regulamentação das apostas. Afirmou ainda que a Saúde vai ofertar cursos de formação a profissionais que acolhem apostadores, sem apontar uma data para concretizar as medidas. “Mas a própria plataforma tem que ser obrigada a oferecer alarmes, orientação para essas pessoas, atendimento a essas pessoas, formas de atendimento para sair desse vício”. Citado por Padilha, a controle sobre a comercialização do cigarro envolve a taxação dos produtos, proibição da propaganda, além da exigência de as embalagens mostrarem alertas sobre os riscos à saúde. O Brasil ainda proíbe a venda dos DEFs (Dispositivos Eletrônicos para Fumar), categoria que inclui cigarros eletrônicos e vapes. Em dezembro, o governo anunciou a criação de um “grupo de trabalho interministerial com foco na saúde mental e na prevenção e redução dos impactos dos jogos na população”, reunindo Saúde, Fazenda e Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência). O objetivo do grupo é lançar um plano de ação de saúde mental e “prevenção do jogo problemático”. Há pesquisadores sobre o jogo patológico que traçam a dependência em jogos online como uma epidemia no país. “É um tema grave e contemporâneo. Tenho conversado com psiquiatras que atendem esses casos, empresas que estão vivendo a situação dos seus trabalhadores nesse vício, nessa adição. Busquei entender as experiências internacionais na minha conversa, por exemplo, com o Ministério da Saúde do Reino Unido”, disse Padilha O TCU afirma, no relatório do fim de maio, que falta “articulação efetiva” entre os ministérios do governo Lula para a adoção de providências conjuntas sobre o “jogo responsável”. “Destacam-se, ainda, a ausência de indicadores claros sobre o número de pessoas atendidas no SUS e a carência de campanhas educativas e de mecanismos de bloqueio ou restrição ao público infantojuvenil; a massiva publicidade das apostas, aliada à falta de alertas proporcionais quanto aos riscos de dependência, contribui para que cresça o contingente de pessoas expostas ao jogo problemático”, diz ainda o TCU. Padilha reconhece que ainda não há dados precisos sobre o impacto, inclusive financeiro, das apostas no SUS.“Hoje não existe esse cálculo. Vai começar na medida em que a situação cresce. A gente vê isso a partir de algumas experiências internacionais”, disse o ministro. O projeto Saúde Pública tem apoio da Umane, associação civil que tem como objetivo auxiliar iniciativas voltadas à promoção da saúde.
Junho Vermelho: campanha de doação de sangue é voltada a pessoas que ainda não completaram 60 anos

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) lançou no sábado, 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, a campanha de 2025 do Serviço de Hemoterapia. Com o slogan “Doe + Vida, Doe Sangue no HSVP”, a iniciativa tem como foco pessoas com menos de 60 anos que ainda podem se tornar doadoras regulares. Pela legislação brasileira, é permitido doar sangue até os 69 anos, mas é necessário ter realizado a primeira doação antes dos 60. Isso significa que quem doa pela primeira vez aos 59 ainda pode salvar vidas por mais dez anos. Apesar disso, em 2024, apenas 528 pessoas dessa faixa etária se cadastraram como candidatas à doação no HSVP — número que representa apenas 0,2% do total de 10.668 doações registradas no período. A Dra. Cristiane Rodrigues de Araújo, responsável técnica pelo Serviço de Hemoterapia, destaca que a campanha é pioneira no Brasil ao direcionar seus esforços a um público com grande potencial para a doação. “Com o aumento da expectativa de vida e uma maior preocupação com a saúde, esse grupo passou a manter os exames em dia e adotar hábitos mais saudáveis. Por isso, é fundamental incentivá-los a se tornarem doadores regulares antes dos 60 anos, pois, no futuro, eles mesmos podem precisar de transfusões”, afirma. A doação de sangue é um gesto voluntário, de solidariedade e amor ao próximo. Os critérios para doar são os mesmos para todos: ter entre 16 (mediante autorização de um responsável) e 69 anos (com a primeira doação feita até os 60), pesar mais de 50 kg, estar saudável, ter dormido bem na noite anterior e não estar em jejum. Também é importante não ter ingerido bebidas alcoólicas ou alimentos gordurosos nas 12 horas anteriores. O uso de medicamentos não impede a doação, mas cada caso é avaliado individualmente para garantir a segurança de todos os envolvidos. O processo de doação é simples e leva cerca de 45 minutos a uma hora, incluindo recepção, triagem clínica, a coleta em si e um lanche ao final. “Com a campanha de 2025 queremos mostrar o quanto o público adulto e mais maduro é importante, pois os doadores fidelizados costumam nos ajudar até o prazo limite de 69 anos. Cada uma dessas pessoas é essencial para o funcionamento do hospital, mas ainda há muitas que poderiam se engajar. Atualmente, para atender à demanda, precisamos realizar entre 1.500 e 2.000 transfusões por mês”, explicou a Dra. Cristiane. Para aumentar o número de doadores, é essencial desfazer mitos que ainda cercam a doação de sangue. O procedimento não enfraquece o organismo nem altera a densidade do sangue — ele não fica “fino” nem “grosso”. Também é importante que o candidato saiba que, após certos procedimentos médicos ou odontológicos, a doação será temporariamente inviabilizada. A equipe de Hemoterapia reforça ainda que não realiza exames diagnósticos no momento da doação. Se houver suspeita de algum problema de saúde, a recomendação é procurar um médico, que poderá solicitar os exames adequados e avaliar os resultados com segurança. O Serviço de Hemoterapia é responsável por suprir as demandas do Hospital São Vicente de Paulo, que atualmente é referência em saúde para mais de 2 milhões de habitantes das regiões Norte e Missioneira. Quem quiser doar sangue pode procurar o serviço, localizado na Rua 15 de Novembro, nº 485, 5º andar, no prédio da Radioterapia. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, e aos sábados mediante agendamento de grupos. Mais informações pelo telefone (54) 3316-4087.
BRASIL: Saiba como votou cada deputado gaúcho na suspensão do aumento do IOF

Na noite de ontem, a Câmara dos Deputados mandou um claro recado ao Planalto ao aprovar — por 346×97 — um pedido de urgência para derrubar o aumento do IOF, decretado pelo governo. O vaivém no IOF já rendeu 3 decretos em menos de um mês, além de uma medida provisória que tenta compensar parte da arrecadação com aumento de impostos sobre bets e LCIs e LCAs — essas últimas antes isentas. O embate é, também, político. Deputados estão insatisfeitos com o ritmo de pagamento das emendas parlamentares e querem pressionar o Planalto. Mas, por enquanto, a definição sobre a queda ou não do decreto do IOF deve ficar para as próximas semanas, já que o Legislativo entrará em recesso informal na próxima semana pelas festas de São João. Mas a “dor de cabeça” de Lula ainda pode aumentarAlém da polêmica sobre novos impostos, o governo pode se deparar com uma notícia que deve movimentar o Legislativo. Uma sessão no Congresso, marcada para hoje, pode confirmar a abertura de uma CPMI, que deve ser conduzida pelo senador Omar Aziz, que foi ex-presidente da CPI da Pandemia. Como votou cada deputado gaúcho: SIM (23) Afonso Hamm (PP-RS) Afonso Motta (PDT-RS) Alceu Moreira (MDB-RS) Any Ortiz (Cidadania-RS) Bibo Nunes (PL-RS) Covatti Filho (PP-RS) Daniel Trzeciak (PSDB-RS) Danrlei (PSD-RS) Franciane Bayer (Republican-RS) Giovani Cherini (PL-RS) Heitor Schuch (PSB-RS) Lucas Redecker (PSDB-RS) Luiz Carlos Busato (União-RS) Marcel van Hattem (Novo-RS) Marcelo Moraes (PL-RS) Márcio Biolchi (MDB-RS) Mauricio Marcon (Podemos-RS) Osmar Terra (MDB-RS) Pedro Westphalen (PP-RS) Pompeo de Mattos (PDT-RS) Ronaldo Nogueira (Republican-RS) Sanderson (PL-RS) Zucco (PL-RS) NÃO (6) Denise Pessôa (PT-RS) Fernanda Melchionna (PSOL-RS) Lindenmeyer (PT-RS) Marcon (PT-RS) Maria do Rosário (PT-RS) Paulo Pimenta (PT-RS) NÃO VOTOU (2) Bohn Gass (PT-RS) Daiana Santos (PCdoB-RS)
Vila Maria: curso de boas práticas agrícolas para aplicação de herbicidas hormonais acontece em agosto

Nos dias 26 e 27 de agosto, será realizado em Vila Maria, o Curso de Capacitação em Boas Práticas Agrícolas para Aplicação de Herbicidas Hormonais, com certificação de 16 horas (2 dias de curso). Esta capacitação é uma realização da Emater, em parceria com a Prefeitura Municipal de Vila Maria com apoio do Comdevima – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com as empresas vendedoras de defensivos agrícolas da região. As inscrições já podem ser feitas diretamente no escritório da Emater de Vila Maria. O curso é fundamental para que os agricultores adquiram conhecimentos técnicos e práticos sobre o uso correto e seguro dos herbicidas hormonais, garantindo uma aplicação eficaz, reduzindo riscos ambientais e promovendo a segurança na produção agrícola. Além disso, a capacitação contribui para a preservação do meio ambiente e para a qualidade das lavouras, respeitando a legislação vigente.
