BRASIL: Moraes dá ultimato e ameaça prender Bolsonaro

Dia conturbado em Brasília (mais um). Depois da tornozeleira eletrônica, Alexandre de Moraes realizou um novo despacho ontem, detalhando as restrições a Jair Bolsonaro. Basicamente, o ministro proibiu o ex-presidente de utilizar meios de comunicação para se manifestar publicamente — desde redes sociais próprias ou de terceiros até entrevistas à imprensa. As medidas têm a ver com a investigação sobre uma relação de Jair e seu filho, Eduardo, em ações de ataque à soberania nacional — tarifas dos EUA ao Brasil. Moraes foi claro: Qualquer tentativa de “burlar a medida” resultaria na “imediata revogação e decretação da prisão” de Bolsonaro, gerando revolta entre aliados do ex-presidente no Congresso. Acontece que, poucas horas depois, Bolsonaro falou com a imprensa na saída da Câmara. Ele mostrou a tornozeleira e falou: “Não roubei cofres públicos, não matei ninguém, não trafiquei ninguém. Isso é o símbolo da máxima humilhação do nosso país.” Veja aqui. Agora, a situação parece mais perto do que nunca de uma determinação de prisão ao ex-presidente. Isso porque, ontem à noite, Moraes deu 24h para a defesa do Bolsonaro prestar esclarecimentos sobre o descumprimento das medidas cautelares. Caso a explicação não seja dada ou não seja satisfatória, Moraes poderá decretar sua prisão imediata. Bem provável que tenhamos mais um dia agitado na capital. Além de Jair, Eduardo Bolsonaro também foi alvo de Moraes nessa segunda-feira. O ministro do STF determinou o bloqueio de bens e contas do parlamentar.
REGIÃO: Mig-PLUS apresenta soluções inovadoras para a suinocultura no 49º Dia Estadual do Porco

A Mig-PLUS, referência nacional em nutrição animal, confirma presença no 49º Dia Estadual do Porco, evento tradicional promovido pela ACSURS (Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul), que acontece no dia 25 de julho, em Casca (RS). A realização da edição de 2025 na cidade-sede da empresa marca mais um importante capítulo na história da Mig-PLUS, que há mais de três décadas contribui para o desenvolvimento da suinocultura gaúcha com soluções de alto desempenho. Durante o evento, produtores, técnicos e parceiros poderão conhecer de perto o portfólio da empresa, que traz tecnologias voltadas para a saúde, o desempenho e a rentabilidade dos rebanhos suínos. Entre os destaques estão o Mig Sorb Plus S, adsorvente de quinta geração inédito no setor, que oferece proteção abrangente contra micotoxinas e fungos presentes nos grãos, e o Mig Sow, antioxidante natural para matrizes em lactação, que auxilia na redução do estresse térmico, melhora o consumo de ração e potencializa a produção de leite. Além de apresentar suas soluções, a Mig-PLUS contará com a presença de sua equipe técnica especializada, que estará à disposição dos visitantes para esclarecer dúvidas, compartilhar informações atualizadas sobre nutrição animal e auxiliar os produtores a implementarem as melhores estratégias para aumentar a produtividade e o bem-estar dos animais. Para Flauri Migliavacca, diretor técnico da Mig-PLUS, a participação no Dia Estadual do Porco reforça o compromisso da empresa com a inovação e com o fortalecimento da suinocultura no Rio Grande do Sul. “Estar presente em Casca, cidade onde a Mig-PLUS nasceu e cresceu, é motivo de orgulho para nós. Nosso objetivo é seguir entregando soluções eficazes para o dia a dia do produtor, contribuindo para uma atividade cada vez mais competitiva, sustentável e reconhecida em todo o país”, destaca. O 49º Dia Estadual do Porco deve reunir milhares de produtores, lideranças do setor e parceiros para uma programação que combina troca de conhecimento, novidades tecnológicas e fortalecimento das relações comerciais, consolidando a região como um polo estratégico da suinocultura gaúcha. Sobre a Mig-Plus – Fundada em 1991, a Mig-PLUS é uma empresa especializada em soluções para nutrição animal que, atualmente, emprega diretamente em torno de 400 colaboradores e conta com 230 profissionais técnicos/comerciais distribuídos em todo território nacional. Localizada em Casca (RS), é reconhecida pelo foco em inovação. Sua história foi embasada por produtos que no passado auxiliaram na redução da mortalidade de leitões desmamados, revolucionando o mercado brasileiro da época e que são utilizados até hoje.
MUNDO: Ataque em Gaza, hackers invadem agências americanas e mais

Tragédia em Gaza. Pelo menos 73 palestinos foram mortos por disparos israelenses enquanto aguardavam ajuda humanitária no norte de Gaza. O ataque, que também deixou dezenas de feridos, é mais um de uma série de incidentes fatais envolvendo civis em busca de suprimentos. Israel afirmou que suas tropas reagiram a uma “ameaça imediata”. EUA, Europa e China sob ataque. Hackers exploraram uma falha crítica em um software da Microsoft para lançar um ataque global contra órgãos públicos e empresas. Pelo menos duas agências federais dos EUA foram violadas. O ataque também afetou universidades, companhias de energia e uma telecomunicação da Ásia, e tinha como alvo servidores na China. Nova rodada. Zelenskyy propôs nova negociação de paz com a Rússia para a próxima semana e pediu pressa nos diálogos. No vídeo, o presidente também cobrou sanções mais duras da UE — que aprovou seu 18º pacote — e lembrou acordos com Trump, que ameaça punir Moscou se não houver avanço em 50 dias. Rejeição em alta. A aprovação de Trump caiu para 42% na nova pesquisa da CBS/YouGov, puxada pelo desgaste nas políticas de imigração. Só 44% aprovam as deportações em massa — 10 pontos a menos que em fevereiro. O uso de centros de detenção também perdeu apoio: 58% agora são contra. Eleições no Japão. A coalizão do premiê japonês Shigeru Ishiba perdeu a maioria na Câmara alta do país. Mesmo enfraquecido, Ishiba prometeu seguir no cargo — mas deve enfrentar pressão interna por renúncia ou novas alianças. Pressão tarifária. A UE se prepara para reagir a uma tarifa universal de Trump sobre produtos europeus, que pode passar de 10% já em 1º de agosto. O bloco busca isenções e ameaça retaliações — incluindo tarifas sobre bourbon, soja e Boeing. Baby Grok. Elon Musk anunciou que sua xAI vai lançar um app voltado para crianças, chamado Baby Grok. Ele não deu detalhes, mas o anúncio vem após polêmicas com o chatbot Grok 4 e críticas a comentários feitos pela IA no X.
LUTO: Preta Gil falece aos 50 anos

Na noite de ontem, uma triste notícia comoveu o país. A cantora Preta Gil morreu, aos 50 anos, de complicações causadas por um câncer no intestino. Filha de Gilberto Gil e uma das vozes mais marcantes da música pop brasileira nos anos 2000, Preta enfrentava a doença desde janeiro de 2023.Após passar por quimioterapia, radioterapia e uma cirurgia para retirada de tumores em 2024, o câncer retornou em outras regiões do corpo. Nos últimos meses, a artista esteve nos Estados Unidos, hospedada em Nova York. A carreira de Preta começou aos 29 anos, com o lançamento de “Prêt-à-Porter”. Ela Também foi idealizadora do “Bloco da Preta”, que levou mais de 500 mil foliões ao carnaval carioca de 2017. Em comunicado divulgado nas redes sociais, a família Gil afirmou que neste momento está cuidando dos procedimentos para repatriação do corpo de Preta ao Brasil. “Assim que possível divulgaremos informações sobre as despedidas”, diz a nota.
POLÍTICA: Alvo da PF, Bolsonaro usará tornozeleira eletrônica e não poderá acessar as redes sociais

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de mandados da Policia Federal (PF) na manhã desta sexta-feira, 18. Segundo apurou o Estadão, o ex-presidente também foi submetido a “medidas restritivas”, autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro fará uso de tornozeleira eletrônica, além de precisar se submeter a recolhimento domiciliar das 19h às 7h, em dias úteis, e durante todo o final de semana. O ex-presidente também foi proibido de acessar redes sociais e não poderá se comunicar com diplomatas ou embaixadores estrangeiros. A Polícia Federal cumpriu mandados na casa do ex-presidente e em endereços ligados ao Partido Liberal (PL), legenda de Bolsonaro. A PF apontou que Bolsonaro tem atuado para dificultar o julgamento da ação penal por tentativa de golpe, que tramita no STF sob a relatoria de Moraes. As medidas restritivas impostas a Jair Bolsonaro são: – uso de tornozeleira eletrônica; – recolhimento domiciliar entre 19h e 7h e finais de semana; – proibição de se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros; – proibição de se comunicar com outros réus e investigados; – proibição de acesso às redes sociais. Segundo a Polícia Federal, as ações de Bolsonaro podem caracterizar crimes de coação no curso do processo, obstrução de Justiça e ataque à soberania nacional. Além das novas medidas restritivas, Bolsonaro segue com o passaporte retido. Desde fevereiro de 2024, quando foi alvo da Operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal, Bolsonaro está sem o documento. O ex-presidente tentou recuperá-lo em quatro ocasiões, mas todos os pedidos formulados por sua defesa para a devolução do documento foram negados por Alexandre de Moraes.
ECONOMIA: Exportações brasileiras para a China têm maior queda em 10 anos

Enquanto os holofotes seguem voltados para o tarifaço de Trump, é a relação comercial com a China que vem chamando a atenção por aqui. As exportações brasileiras para o país asiático caíram 7,5% no 1º semestre, somando US$ 47,7 bilhões — o menor valor para o período desde 2014. O recuo foi puxado por dois fatores principais:1 -Queda no preço das commodities, como soja e petróleo;2 -Estratégia da China de diversificar parceiros comerciais, acelerada após a volta da guerra tarifária com Trump. Na contramão, as importações brasileiras da China dispararam 22%, impulsionadas por carros híbridos e aço, batendo recorde. Só os veículos híbridos somaram US$ 1,38 bilhão, enquanto as compras de laminados planos de aço cresceram 318%. O saldo comercial entre Brasil e China segue positivo, mas a balança está menos favorável. O cenário pode se agravar caso o cerco protecionista dos EUA influencie ainda mais a estratégia de Pequim. FECHAMENTO DO MERCADO DÓLAR: -0,26% | R$ 5,54 BITCOIN: +0,30% | US$ 119.664,5 EURO: -0,59% | R$ 6,43 IBOVESPA: +0,04% | 135.565 pts ️ S&P 500: +0,54% | 6.297,48 pts ️ NASDAQ: +0,74% | 20.884,27 pts
BRASIL: Congresso reage a Lula e STF com pacote ambiental e “bomba” fiscal

Horas depois de o presidente Lula vetar o aumento de deputados federais e do STF validar o aumento do IOF com efeito retroativo, o Congresso respondeu com força: A Casa aprovou dois projetos que desafiam o Planalto — e agradam ruralistas e a bancada ambientalista do “menos regulação”. O primeiro é um projeto que flexibiliza as regras do licenciamento ambiental. A proposta permite que empreendimentos considerados poluidores ou de risco iniciem atividades com uma autodeclaração, ou seja, sem a necessidade de estudos prévios nem aval de órgãos, como a Funai. O texto segue para sanção de Lula, que pode vetar trechos, mas corre risco de derrota na reanálise do Congresso. A votação, realizada na madrugada de quarta para quinta-feira e de forma remota, foi criticada por integrantes da base de Lula, incluindo Marina Silva, que viu na medida um “grave retrocesso” às vésperas da COP30. Do outro lado, ruralistas afirmam que a nova lei vai destravar investimentos e acelerar obras de infraestrutura paradas por exigências ambientais — que, segundo eles, travam o desenvolvimento. Mas a resposta não parou por aíA Câmara também aprovou, por 346 votos a 93, o uso de até R$ 30 bilhões do fundo social do pré-sal para abater dívidas rurais. A medida, patrocinada pelo presidente da Casa, Hugo Motta, foi chamada de “bomba fiscal” pelo líder do governo, e rompeu um acordo feito com a Casa Civil para adiar a votação. Em meio a um discurso de contenção de gastos, os Três Poderes entram em um embate que pode indicar o tom da relação no segundo semestre em Brasília.
BRASIL: A guerra comercial agora passa pela 25 de Março

O que começou como uma resposta à atuação do STF e defesa do ex-presidente Bolsonaro acabou virando uma ofensiva comercial de larga escala. Na mais nova investida, o governo dos EUA anunciou uma investigação contra o Brasil — e surpreendeu ao mirar em um alvo inusitado: a Rua 25 de Março, no centro de SP. Segundo o governo americano, o maior centro de comércio popular da América Latina seria “um dos maiores polos mundiais de falsificação e pirataria”, com décadas de atuação impune. A acusação aparece no relatório do Escritório do Representante de Comércio dos EUA, que também mira videogames destravados, eletrônicos falsos e até aparelhos de streamings piratas. O Planalto reagiu com ironia. “Não dá pra imaginar uma potência preocupada com a 25 de Março”, disse Rui Costa, ministro da Casa Civil. O documento também acusa o Brasil de prejudicar empresas americanas ao promover o Pix como sistema dominante de pagamentos — o que teria dificultado a entrada de rivais como WhatsApp Pay, suspenso pelo BC em 2020. As gigantes Visa, Mastercard e Meta seriam as mais afetadas. Mesmo sem citar diretamente o Pix, o relatório critica a preferência por soluções locais de pagamento digital e a falta de abertura a concorrentes estrangeiros. Além da 25 e do Pix, a investigação também questiona práticas brasileiras sobre proteção de dados, anticorrupção, tarifas e liberdade de expressão nas redes. Também está dando o que falar: Contrariando a ampla decisão do Congresso Federal, o ministro Alexandre de Moraes restabeleceu a maior parte do decreto do governo que aumenta o IOF. O único ponto suspenso por Moraes é a cobrança sobre o “risco sacado” — modalidade usada por pequenas empresas para antecipar pagamentos com intermediação de bancos. A retomada do decreto representa uma vitória do governo na tentativa de fechar o rombo fiscal. A estimativa de arrecadação com as novas regras agora passa a ser R$ 11,5 bi neste ano e pouco mais de R$ 27 bi para 2026. A medida tem efeito retroativo. Quem fez remessas ao exterior enquanto a regra estava suspensa terá que pagar a diferença. A nova alíquota dobra o imposto para empresas, atingindo especialmente MEIs e pequenos negócios — que agora enfrentam um custo maior para operar.
POLÍCIA: Brigada Militar prende suspeito de roubo a loja de celulares em Vila Maria

Na tarde desta quarta-feira (16/07), a Brigada Militar foi acionada via COPOM Marau para atender uma ocorrência de roubo a estabelecimento comercial no município de Vila Maria. A guarnição deslocou até a loja de celulares localizada na Avenida Farroupilha, onde os funcionários relataram que um indivíduo trajando casaco preto com capuz entrou no local portando uma faca, a qual foi usada para ameaçar os presentes ao ser batida sobre o balcão, exigindo a entrega de aparelhos celulares. O criminoso, de 21 anos, subtraiu três aparelhos novos da marca Xiaomi, sendo dois modelos Redmi 14C e um Redmi Note 13 Pro, avaliados em aproximadamente R$ 4.300,00. Com base nas imagens das câmeras de segurança e nas informações repassadas pelas vítimas, os policiais iniciaram as buscas e localizaram o casaco e a faca utilizados no crime nas proximidades da Antiga Cantina. O suspeito foi avistado posteriormente pelo proprietário da loja em uma área de mato próxima ao local do roubo. Após ser confrontado, o autor indicou onde havia escondido os celulares, que foram recuperados. A abordagem ao suspeito ocorreu na Rua Gabriel Taborin. Após os procedimentos de praxe, ele foi encaminhado ao Hospital Cristo Redentor para avaliação médica e, em seguida, conduzido à Delegacia de Polícia de Marau, onde foi lavrado o registro da ocorrência. A ação rápida da Brigada Militar resultou na prisão do indivíduo e na recuperação dos objetos subtraídos. Fonte e foto: Brigada Militar
Teste da Urna 2025: inscrições encerram nesta sexta-feira (18)

Pela 8ª vez, TSE e sociedade civil se unem em prol dos sistemas eleitorais. O prazo para inscrições encerra nesta sexta-feira, 18 de julho. Uma das etapas mais importantes de auditoria e fiscalização do processo eleitoral, o Teste ocorrerá em 2025, de 1º a 5 de dezembro, em espaço preparado e reservado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. A realização do Teste Público é uma demonstração clara do compromisso da Justiça Eleitoral (JE) com a integridade do processo eleitoral. Ao promover uma avaliação dos sistemas eleitorais aberta e participativa, o TSE busca garantir, de maneira permanente, que as eleições ocorram de forma segura, transparente e confiável, reafirmando a credibilidade do sistema eletrônico de votação e apuração perante a sociedade. O Teste da Urna será realizado no sistema eletrônico de votação e apuração que a Justiça Eleitoral usará nas Eleições Gerais de 2026. Segundo o edital de convocação do evento, as atividades envolvem várias etapas, desde a apresentação dos sistemas eleitorais aos participantes até o recebimento e a execução dos planos de teste. Inscrições Poderão participar do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025, na condição de investigadora ou investigador, cidadãs e cidadãos brasileiros maiores de 18 anos, individualmente ou em grupo, mediante apresentação de documentação comprobatória. Para realizar a inscrição é preciso encaminhar o formulário preenchido e os documentos comprobatórios exigidos no edital. As inscrições devem ser feitas por meio da página oficial do Teste Público da Urna 2025, na qual também serão publicadas todas as informações, o calendário, os prazos e os resultados do evento. A participação no Teste é limitada a até 15 inscrições, individuais ou em grupo, e os grupos poderão ter até três participantes cada – na edição anterior, um grupo podia ser composto de até cinco membros. Terá a inscrição selecionada a investigadora, o investigador ou o grupo que tiver pelo menos um plano de teste aprovado pela Comissão Reguladora. Sorteio público A participação presencial nas atividades do evento será limitada a 45 investigadores de forma simultânea, para garantir o bom andamento dos trabalhos. Se o número de inscrições selecionadas extrapolar o estabelecido, será realizado sorteio público, em data e horário a serem divulgados no site do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025. O sorteio será transmitido ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube. Datas As inscrições aprovadas serão publicadas no dia 29 de julho. No dia 30, será aberto o prazo para a apresentação de recursos referentes às inscrições não aprovadas, que terminará em 1º de agosto. Já no dia 8 de agosto, serão divulgados os resultados dos recursos e da lista atualizada das inscrições aprovadas. No período de 6 a 24 de outubro, as investigadoras e os investigadores aprovados deverão encaminhar os respectivos planos de teste e documentos complementares, se houver. No dia 14 de novembro, será publicado o resultado dos recursos sobre os planos de teste e da lista atualizada dos planos de testes aprovados. Software e hardware Conforme detalhado no edital, o Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025 tem como objetivo fortalecer a confiabilidade e a segurança dos sistemas de geração de mídias, captação de votos, apuração, transmissão e recebimento de arquivos, essenciais para as Eleições Gerais de 2026, incluindo-se o hardware da urna eletrônica, seus softwares embarcados e os sistemas de apoio aos processos de auditoria sobre software da urna. Os sistemas eleitorais e respectivos componentes de software e hardware, objetos do Teste, são: Sistema Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a Urna Eletrônica (Gedai-UE); Software Básico da Urna Eletrônica, Software de Carga (SCUE), Gerenciador de Aplicativos (GAP), Software de Votação (VOTA), Recuperador de Dados (RED) e Sistema de Apuração (SA); Sistemas Transportador, RecArquivos e InfoArquivos; Subsistema de Instalação e Segurança (SIS) e KitJE-Connect; Urnas modelo UE2022, com seus respectivos firmwares e mídias eletrônicas; Sistema de apoio às auditorias de autenticidade e integridade – Módulo (SAVP – Sorteio) e Módulo Votação (SAVP – Votação); Sistema Verificador Pré/Pós-Eleição (VPP); Sistema Verificador de Integridade e Autenticidade de Sistemas Eleitorais (AVPART). O edital especifica ainda que a assinatura digital e a lacração dos códigos-fonte dos sistemas submetidos ao Teste serão realizadas em cerimônia especial, com a participação de investigadores e componentes da Comissão Avaliadora, que poderão assinar os códigos, desde que estejam munidos de certificados digitais padrão ICP-Brasil. Essa medida reforça o compromisso com a transparência e a segurança do processo de avaliação. Termos O edital do Teste Público 2025 traz ainda os termos que serão frequentemente utilizados durante as atividades. Confira: Falha: evento em que se observa que um sistema violou sua especificação por ter entrado em estado inconsistente, ocasionado por um defeito em determinado software ou hardware, impedindo seu perfeito funcionamento, sem interferir na destinação ou no anonimato dos votos das eleitoras e dos eleitores. Vulnerabilidade explorada: identificação de alguma fragilidade que compromete uma barreira de segurança, mas que não é condição suficiente para violar a destinação ou o sigilo dos votos, ou, se vier a ocorrer, que deixe vestígios identificáveis. Fraude: ato intencional que tenha alterado informações ou causado danos ao processo eleitoral, interferindo na destinação ou no anonimato dos votos, e que tenha sido efetuado de modo a não restarem vestígios perceptíveis. Plano de teste: documento apresentado pelas investigadoras, pelos investigadores ou pelos grupos de participantes contendo a descrição das ações a serem desenvolvidas durante a realização do Teste. Ambiente de execução de plano de teste: ambiente com acesso controlado, monitorado por câmeras, onde serão dispostos microcomputadores e urnas eletrônicas para que os participantes possam preparar e realizar os testes. Ambiente de apresentação dos códigos-fonte: área interna ao ambiente de realização do Teste Público, com acesso restrito, preparada para que as investigadoras e os investigadores possam consultar os códigos-fonte dos sistemas no período de execução dos testes. Teste de Confirmação: reprodução dos testes executados durante o Teste Público de Segurança em nova versão dos sistemas eleitorais, com as devidas correções, pelas mesmas investigadoras, pelos mesmos investigadores ou pelos grupos de participantes que identificaram falhas, vulnerabilidades ou possibilidades de fraudes, com o intuito
BRASIL: Governo quer negociar com Trump – Janones ‘‘de gancho’’ e mais

Governo prioriza o diálogo. Durante reunião em Brasília, Alckmin anunciou que o governo pretende negociar com os EUA as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. A decisão ocorre em meio a um pedido de empresários, que solicitaram que o governo pressione Washington para o adiamento da aplicação das taxas. Enquanto isso, os EUA anunciaram que vão abrir uma investigação comercial contra o Brasil. Já a OTAN ameaçou taxar o Brasil em 100% por compra de petróleo russo. Janones suspenso. O Conselho de Ética da Câmara suspendeu o mandato do deputado André Janones por 90 dias após ofensas a Nikolas Ferreira. Janones alegou que ironizou o colega por falas transfóbicas em 2023, chamando-o de “Nikole” durante sessão no plenário na semana passada. Rombo de R$ 4,3 bi. Uma auditoria da CGU identificou erros de R$ 4,3 bilhões no Ministério da Educação em 2024. A CGU alertou para riscos no Fies, enquanto o MEC afirma ter feito correções e nega risco de suspensão dos contratos. Paes ironiza a BBC. O prefeito do RJ rebateu a BBC após reportagem apontar que o show de Lady Gaga em Copacabana reuniu “apenas” 660 mil pessoas, e não 2 milhões, como divulgado. Paes utilizou uma fórmula controversa para justificar os números. Segundo ele, “No mesmo espaço que cabem 660 mil britânicos, cabem 2,2 milhões de brasileiros animados!”. Condenações anuladas. O ministro do STF Dias Toffoli anulou todos os atos da Lava Jato contra Alberto Youssef, um dos primeiros presos da operação, em 2014. Para o ministro, o doleiro foi alvo de uma trama que comprometeu sua defesa. A decisão invalida as determinações de Moro.
MUNDO: ITÁLIA – o país que recebe imigrantes e exporta juventude

Seja muito bem-vindo à Itália — mas só se for para ficar. O país europeu vive um vaivém demográfico sem precedentes. Em 2023 e 2024, 760 mil estrangeiros se mudaram para lá, maior número desde 2014. Ao mesmo tempo, 270 mil italianos foram embora, no maior êxodo da década. Chegam trabalhadores de Bangladesh, Tunísia, Egito e Ucrânia para setores com falta de mão de obra — como agricultura, hotelaria, construção e serviços domésticos. Saem jovens com ensino superior rumo a países como Alemanha, Reino Unido e Suíça, onde os salários — ao contrário da Itália — não estagnaram desde 1990. Mas, afinal, o que está acontecendo?O governo Meloni tenta conter o impacto do envelhecimento populacional— 25% dos italianos têm mais de 65 anos — liberando quase 1 milhão de vistos de trabalho até 2028.Só que o “reforço” imigrante não compensa a perda dos formados. Só entre 2019 e 2023, 192 mil italianos de 25 a 34 anos foram embora, com retorno de apenas 73 mil. A Itália deve perder 5 milhões de pessoas em idade ativa até 2040. Enquanto isso, o país tenta usar a política migratória para adiar a conta — mesmo que ela já esteja chegando.
INSS: reembolso de desconto ilegal começa dia 24; saiba como aderir

Já começou o prazo para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vítimas dos descontos ilegais de mensalidades associativas aderirem ao acordo de ressarcimento proposto pelo governo federal. Homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o plano de restituição dos valores deduzidos sem a autorização dos segurados do INSS é fruto de um acordo entre o Ministério da Previdência Social, o INSS, a Advocacia-Geral da União (AGU), a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério Público Federal (MPF) e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Aderindo ao acordo, os segurados com direito à reparação financeira receberão em suas contas, em uma única parcela e sem precisar aguardar por uma decisão judicial, todo o valor descontado ilegalmente entre março de 2020 e março de 2025, corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, os primeiros pagamentos serão liberados no próximo dia 24. A partir daí, o cronograma de ressarcimento prevê pagamentos diários, em lotes de até 100 mil pessoas, até que todos os casos sejam concluídos. “A ideia é que, a partir de 24 de julho, comecemos a virar essa página. É quase como que pedir desculpas a nossos aposentados e pensionistas, que foram roubados, fraudados, e que são vítimas. E o INSS – com o apoio do Ministério da Previdência Social e a determinação do governo – está disposto a fazer o pagamento de maneira rápida e integral”, assegurou Waller. De acordo com o presidente do INSS, dos cerca de 9 milhões de beneficiários consultados, aproximadamente 3,8 milhões questionaram os descontos de mensalidades associativas em seus benefícios. Desses, pouco mais de 1,86 milhão de aposentados e pensionistas já estão aptos a aderir ao acordo. Adesão A adesão ao acordo é gratuita e exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios. No aplicativo, o interessado deve acessar a aba “Consultar Pedidos”, clicar no item “Cumprir Exigência”, assinalar a opção “Aceito Receber”, localizada no fim da página e, então, clicar em “Enviar”. Não é necessário enviar nenhum documento além dos já apresentados. “O INSS e o Ministério da Previdência não vão ligar, não vão mandar links, e-mails ou qualquer outra forma de comunicação além da que será feita pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente, em uma agência dos Correios”, alertou Waller, acrescentando que, em nenhuma hipótese, será cobrado algum valor do segurado, que receberá o valor devido automaticamente, na mesma conta bancária na qual recebe seu benefício previdenciário. Quem ainda não contestou eventuais descontos pode fazê-lo pelo aplicativo Meu INSS, ligando para a central telefônica 135 ou indo pessoalmente a uma agência dos Correios. Novas contestações serão aceitas pelo menos até 14 de novembro de 2025 – data que o governo federal ainda vai analisar se precisará ser prorrogada. A partir da data em que o beneficiário questionar as cobranças, as entidades têm até 15 dias para comprovar que o desconto foi feito legalmente. Quem já recorreu a Justiça, ingressando com ação judicial contra o INSS, também pode aderir ao acordo. Para isso, contudo, deverá desistir do processo, de forma a não ser duplamente beneficiado. Além das adesões espontâneas, o INSS vai fazer contestação automática para beneficiários em situação de vulnerabilidade: pessoas que tinham 80 anos de idade ou mais em março de 2024, indígenas e quilombolas. “Estamos preocupados com as pessoas mais sujeitas a fraudes. E vamos dar um tratamento diferenciado a essas três situações, de maior vulnerabilidade”, acrescentou Waller, destacando que o grupo dos idosos abarca cerca de 209 mil pessoas; os indígenas são cerca de 17,79 mil e os quilombolas, em torno de 38,56 mil segurados. Fonte: Agência Brasil
Frederico Westphalen: Justiça condena candidato a Prefeito, nas Eleições de 2024, por compra de votos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo. A Justiça Eleitoral, ao julgar ação de investigação judicial eleitoral ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral, condenou candidato ao cargo de prefeito nas eleições municipais de 2024, em Frederico Westphalen, por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio, na segunda-feira, 14 de julho. A investigação realizada pelo MP Eleitoral, com o apoio da Polícia Civil, demonstrou que o candidato, que era vice-prefeito municipal na época, realizou massiva distribuição de vales-combustível em troca de voto e apoio político a sua coligação. Conforme apurado, apenas no dia 5 de outubro de 2024, véspera das eleições municipais, teriam sido realizados pelo menos 78 abastecimentos em um posto de combustíveis de Frederico Westphalen ligado ao candidato, mediante a utilização de 201 vales-combustível, totalizando 1.407 litros de combustível distribuídos aos eleitores. Ainda que o candidato não tenha sido eleito no pleito de 2024, a sentença, ao reconhecer a prática dos atos ilícitos durante as eleições, aplicou a sanção de inelegibilidade ao réu, pelo prazo de oito anos, e multa no valor de R$ 20 mil. Segundo o promotor eleitoral Thiago Luís Reinert, responsável pela investigação, “trata-se de decisão paradigmática, que reconhece não apenas o trabalho realizado pelas instituições e órgãos que atuaram para garantir a lisura e a higidez do pleito eleitoral, mas também a necessidade de exemplar punição àqueles que atentam contra os princípios e valores democráticos”. Fonte: MPRS
Palestra gratuita em Vila Maria abordará economia e investimentos nesta segunda-feira (15)

A cidade de Vila Maria recebe, nesta segunda-feira, 15 de julho, uma palestra voltada a empresários, produtores rurais, investidores e comunidade em geral que desejam entender melhor o atual cenário econômico e identificar oportunidades de posicionamento estratégico. Com o tema “Economia e Investimentos: o que esperar e como se posicionar”, o evento será realizado às 19h no Auditório Municipal, Félix Rocco Christan, localizado na Rua General Flores da Cunha, 234, junto a Secretaria de Educação e tem entrada gratuita. Promovida em parceria entre a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Vila Maria (ACIVI) e a Faculdade CESURG Marau, a palestra reunirá dois nomes de destaque nas áreas de economia, investimentos e planejamento estratégico. O economista Tiago Dalla Corte será um dos palestrantes. Doutor e mestre em Economia, especialista em gestão de riscos e tomada de decisões, ele também possui MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio e atua como assessor de investimentos, com foco em renda variável e commodities. Também participa o especialista Cristiano Corato, contabilista com forte atuação na área de planejamento tributário, patrimonial, familiar e sucessório. Corato é diretor de Relacionamento e Inovação da Contasoft Contabilidade, integra o Conselho de Administração da Sicredi Aliança RS/SC/ES e o Conselho Fiscal da ACIM, de Marau. O evento é uma oportunidade para quem busca se preparar melhor para os movimentos da economia e entender como decisões bem fundamentadas podem trazer mais segurança financeira, seja no meio empresarial ou pessoal. A entrada é franca e a participação está aberta a todos os interessados. Fonte: Alessandra Formagini/Jornalista Cesurg Marau
BRASIL: PGR pede condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe

Minutos antes do limite do prazo — 23h59 de ontem —, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, entregou ao STF o seu pedido para que Jair Bolsonaro seja condenado por tentativa de golpe de Estado. No parecer final apresentado ao relator Alexandre de Moraes, Gonet aponta o ex-presidente como “líder” da organização criminosa e “principal articulador” da ruptura democrática. A acusação envolve 5 crimes:Tentativa de golpe de Estado;Abolição violenta do Estado Democrático de Direito;Organização criminosa armada;Dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União;Deterioração de patrimônio tombado. Se condenado com as penas máximas e agravantes, Bolsonaro pode pegar até 43 anos de prisão. Além do ex-presidente, nomes como Mauro Cid, Alexandre Ramagem, Anderson Torres, Augusto Heleno e Braga Netto também são réus. A PGR afirma que todos compõem o “núcleo crucial” da trama, articulada após a derrota eleitoral de 2022. Os próximos passosO pedido da PGR marca a última etapa antes do julgamento, previsto para começar no início de setembro. Agora, a defesa do tenente-coronel Mauro Cid, que firmou delação premiada, será a primeira a se manifestar — em até 15 dias. Depois, os demais réus terão o mesmo prazo. A Primeira Turma do STF, composta por 5 ministros, será responsável por julgar o caso. A análise será individual para cada um dos acusados.O caso é considerado um dos mais relevantes da história recente do STF — e pode selar o destino político de Bolsonaro, inelegível desde 2023 e agora sob risco de pena criminal. Horas antes da decisão de Gonet, o ex-presidente publicou uma mensagem no X dizendo que “o sistema” quer destruí-lo por completo, e alertou que, se hoje é com ele, “amanhã será com você”.
MUNDO: Trump anuncia novas tarifas para os principais parceiros dos EUA

Não são só os adversários ideológicos que sofrem com o tarifaço dos EUA. O presidente americano também impõe taxas seus principais aliados comerciais. Em cartas enviadas no fim de semana, Trump anunciou tarifas de 30% sobre produtos do México e da União Europeia, que movimentaram, respectivamente, US$ 840 bilhões e US$ 2 trilhões em comércio com os EUA em 2024. Na carta enviada à presidente do México, Trump culpou o país por “falhar em deter os cartéis”, dizendo que eles transformaram a América do Norte em “um playground do narcotráfico”; Já no recado à presidente da Comissão Europeia, o argumento foi o desequilíbrio comercial. Segundo Trump, a UE é responsável por um dos maiores déficits comerciais dos EUA, com superávit de US$ 56 bilhões em 2024. A medida faz parte de um pacote mais amplo. Na última semana, 23 países — incluindo Brasil, Japão e Canadá — receberam avisos de novas tarifas de 20% a 50% sobre bens específicos. Como resposta, a UE suspendeu tarifas retaliatórias que entrariam em vigor hoje, apostando em um acordo até o fim do mês. Nos bastidores, autoridades europeias avaliam o gesto como mais um movimento de barganha. Já o México, por meio da presidente Claudia Sheinbaum, prometeu manter negociações, mas avisou que sua soberania não está à venda — em um discurso parecido com o do presidente Lula. No final de abril, Trump prometeu fechar 200 acordos comerciais. Porém, apenas 3 foram assinados até o momento.
Brigada Militar flagra supressão de vegetação e queimada ilegal em Marau

No dia 11 de junho, a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), flagrou diversas intervenções ambientais irregulares, no interior do município de Marau/RS. Em atendimento a denúncia de queimada ilegal, os policiais ambientais constataram a abertura de um acesso com 33,6 metros de extensão mediante supressão de vegetação nativa em estágio médio de regeneração, pertencente à Floresta Ombrófila Mista, inserida no Bioma Mata Atlântica. Durante a fiscalização, também foi verificada a supressão de vegetação em Área de Preservação Permanente (APP), abrangendo aproximadamente 0,1 hectare, composta por vegetação em estágio médio e avançado de regeneração. Além disso, constatou-se o uso de fogo sem autorização ambiental, atingindo cerca de 1,6 hectare de vegetação rasteira e gramíneas nativas. O responsável pelas intervenções, não possuía qualquer licença ou autorização ambiental emitida por órgão competente para as atividades realizadas. Desta forma sendo lavrado o respectivo Boletim de Ocorrência Policial, conforme previsto na legislação ambiental vigente. Fonte: Comando Ambiental“O Braço Verde da Brigada Militar” Edição: Comunicação Social 3º BABM Imagens: 3º BABM | Passo Fundo
BRASIL: Meta de alfabetização infantil fica abaixo do previsto

Tropeçando nas primeiras letras. Em 2024, 59,2% das crianças da rede pública brasileira foram consideradas alfabetizadas ao final do 2° ano do fundamental. Uma criança é considerada alfabetizada se consegue ler pequenos textos, inferir ideias e escrever bilhetes simples — mesmo com erros ortográficos. O número representa um crescimento tímido em relação a 2023 (56%), mas abaixo do esperado — especialmente devido ao desempenho do Rio Grande do Sul, que caiu de 63,4% para 44,7% após as enchentes de maio. O impacto no estado impediu o país de atingir a projeção oficial de 60,2%, segundo o ministro Camilo Santana. Um país dividido na educação Ao todo, 11 estados cumpriram a meta de 60%. O destaque vai para o Ceará, que chegou a 85,3%, superando sozinho a meta nacional prevista para 2030. Outros bons resultados vieram de Goiás (72,7%), Minas Gerais (72,1%) e Espírito Santo (71,7%).Na outra ponta, o desempenho preocupa: Bahia (36%), Sergipe (38,4%) e Rio Grande do Norte (39,3%) estão entre os piores resultados. O Ministério da Educação agora mira a marca de 64% para 2025. A meta sobe ano a ano até atingir 80% em 2030 — com foco total nos chamados ”territórios prioritários”.
POLÍCIA: Duas mulheres são presas pelo crime de moeda falsa em Marau

Na tarde deste domingo (13/07), a guarnição da Brigada Militar foi despachada pelo COPOM para averiguar uma denúncia de que duas mulheres estavam passando notas falsas em estabelecimentos comerciais no parque de rodeios de Marau. Em contato com a proprietária de um mercado, a mesma informou que as suspeitas estiveram em seu estabelecimento para comprar refrigerantes e, no momento do pagamento, entregaram uma nota falsa de R$ 100,00. O local possui câmeras de monitoramento que capturaram a ação, e o vídeo foi enviado aos policiais. Enquanto a guarnição aguardava o envio das imagens, compareceram ao local mais 3 vítimas das mesmas mulheres. Com estas informações, iniciaram-se as buscas para localizar as suspeitas. No bairro Vila Verde, foi localizada uma delas, vestindo as mesmas roupas que usava no mercado, o que levou à sua prisão em flagrante. Quando questionada sobre a localização da outra mulher, identificou-a como residente na Rua João Cáceres, no bairro Ângela Borella. A guarnição, realizou diligências e localizou a outra suspeita e, com ela diversas notas falsas de R$ 100,00, além de uma porção de cocaína e outra de maconha. Em busca pessoal, realizada por uma policial feminina, foram encontradas mais duas porções de crack e uma de cocaína prontas para venda, além de várias notas falsas de R$ 100,00 e R$ 200,00, bem como notas verdadeiras de valores diversos. Ambas foram algemadas, para salvaguardar suas integridades físicas, conforme a Súmula Vinculante 11 do STF e conduzidas ao Hospital Cristo Redentor para exame de corpo de delito, sendo posteriormente levadas à Polícia Federal em Passo Fundo para registro da ocorrência. O total de vítimas identificadas foi de quatro, cada uma recebendo uma nota falsa de R$ 100,00. Também foram apreendidos os aparelhos celulares das suspeitas. PRESAS 21 anos 26 anos APREENSÃO 37 cédulas falsas R$ 200,00 38 cédulas falsas R$ 100,00 Totalizando R$ 11.200,00 em cédulas falsas R$ 430,00 em cédulas verdadeiras de diversos valores 2 porções de cocaína pesando 5 gramas 2 porções de crack pesando 15 gramas 1 porção de maconha pesando 5 gramas 2 aparelhos celulares Fonte e foto: BM 3° ESQUADRÃO MARAU
Bovinocultura de leite: produtividade e qualidade impulsionam agricultura familiar no Estado

O Rio Grande do Sul produz cerca de 4 bilhões de litros de leite ao ano, o que confere ao Estado a terceira posição no ranking de produtores no Brasil. Participa com cerca de 11,6 % da produção nacional, referentes aos estabelecimentos produtores que comercializam leite para indústrias, cooperativas ou queijarias e aos que processam a produção em agroindústria própria legalizada. Conforme o Relatório Socioeconômico da Cadeia Produtiva do Leite no RS, elaborado pela Emater/RS-Ascar, que representa um panorama da atividade leiteira gaúcha, o rebanho é composto por 944,2 mil de vacas, formado, predominantemente, pelas raças Holandesa e Jersey, raças europeias que representam 96,3% do material genético utilizado nas propriedades. A publicação de 2023 é a quinta edição de uma série iniciada há uma década e reeditada a cada dois anos, com o objetivo de disponibilizar informações organizadas e acessíveis para produtores de leite, indústrias de laticínios, entidades representativas do setor, instituições de ensino, pesquisa e assistência técnica, além dos poderes executivo e legislativo municipais e estaduais. O novo Relatório, a ser divulgado na Expointer, que ocorrerá de 30 de agosto a 7 de setembro de 2025, está em fase final e vai trazer o desempenho do setor nos últimos dois anos. ATIVIDADE LEITEIRA E A ECONOMIA GAÚCHA A bovinocultura de leite é uma atividade econômica importante para a agricultura familiar do Estado, estando presente em quase a sua totalidade – 453 municípios, com destaque para a Região Noroeste. Conforme o Relatório, estima-se que a produção de leite do Rio Grande do Sul equivale a aproximadamente R$ 11 bilhões por ano. A cada ano a atividade leiteira contribui com R$ 22 milhões por município onde há algum tipo de produção leiteira, o que equivale a R$ 1,84 milhões para cada um, a cada mês. Esse valor é relevante para a economia de uma parcela significativa dos municípios gaúchos. FOCO NO FORTALECIMENTO DA CADEIA PRODUTIVA A Emater/RS-Ascar, tem a bovinocultura de leite como um de seus focos estratégicos de atuação e desenvolve ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva leiteira devido à sua importância econômica e social para o Estado. A produção de leite gera renda e emprego no meio rural, além de ser um setor relevante na geração de Produto Interno Bruto (PIB) e na segurança alimentar. A Instituição atua junto aos produtores, promovendo o acesso a políticas públicas, capacitação, assistência técnica continuada e orientações a respeito do manejo do rebanho, além da importância do controle sanitário. Conforme os dados publicados no documento “Radiografia da Agropecuária Gaúcha”, elaborado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), a produção de leite continua revestida de enorme importância socioeconômica para o Estado – 8% do Valor Bruto da Produção – atrás da soja, arroz e frango. A renda do setor é responsável pela manutenção de mais de 30 mil famílias no campo, dinamizando a economia gaúcha. “Apesar de estudos da Emater apontarem uma redução de cerca de 60% no número de produtores de leite entre os anos de 2015 a 2023, observa-se um aumento nos seus investimentos, ampliando plantéis, qualificando sua estrutura de produção e investindo mais em tecnologias que possibilitam aumentos de produção e de produtividade”, destaca o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Jaime Ries. SAÚDE DO REBANHO E A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DA PASTAGEM O planejamento forrageiro dos pastos, como o cultivo antecipado de pastagens de inverno é um item fundamental para o bom desempenho da produção de leite gaúcha. Os rebanhos precisam estar bem alimentados para produzirem leite de boa qualidade e a suplementação alimentar é de grande importância, principalmente durante as estações com temperaturas mais frias, agregando energia e nutrientes necessários à saúde dos animais. Do contrário, pode ocorrer perda de peso, doenças e, consequentemente, a redução da produtividade do rebando. As principais espécies incluem aveia e azevém no inverno, e milheto ou capim sudão no verão. No Rio Grande do Sul, o sistema “a pasto com suplementação” (onde os animais permanecem livres com acesso à pastagem na maior parte do dia) é utilizado por 84% dos estabelecimentos produtores, principalmente em função da disponibilidade de pastagens anuais de inverno. CLIMA FAVORÁVEL, GENÉTICA DE QUALIDADE E GESTÃO FAMILIAR Além das condições climáticas favoráveis, a qualidade genética do rebanho, a possibilidade de cultivar forrageiras de inverno e verão de ótima qualidade e a mão de obra familiar, conferem grande potencial de desenvolvimento à bovinocultura de leite no Rio Grande do Sul. Para o extensionista da Emater/RS-Ascar, Leandro Ebert, o Rio Grande do Sul possui uma característica climática única, facilitando a produção de forragens para o gado o ano todo, inclusive uma terceira safra, resultado de um trabalho desenvolvido em parceria com a Embrapa Trigo, produzindo silagem outonal. “O assessoramento permanente, o acesso às políticas públicas, como por exemplo, o Programa Terra Forte, lançado recentemente pelo Governo do Estado, que vai beneficiar também produtores de municípios da Bacia Leiteira, entre outros, formam um conjunto de iniciativas que fomentam o interesse das famílias que hoje têm a atividade leiteira como carro-chefe, a buscarem, cada vez mais, qualificação e informação técnica, para aplicar em sua propriedade, resultando em mais produtividade e geração de renda, que circula e permanece no município, contribuindo para a manutenção das famílias no campo”, completa Ebert. Em Júlio de Castilhos, na Região Central, o produtor Gilson Mazzarro e sua família trabalham há mais de três décadas com bovinocultura de leite. Ele relata ser uma atividade que requer muita dedicação e cuidado no trato com os animais e com o pasto para assegurar a qualidade do rebando e do produto, que é comercializado junto à Cooperativa Agropecuária Júlio de Castilhos (Cotrijuc) e à Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL). “É uma atividade intensa, porém uma boa opção para as pequenas propriedades. A Emater sempre está presente trazendo orientações técnicas e conhecimento. Já implantamos rede de água e sala de ordenha, tudo com projetos da Emater, além do incentivo para o desenvolvimento de cultivares para silagem e pastagens, e maneiras de manejar os
Vila Maria: campanha de recolhimento de lixo eletrônico acontece nesta sexta (11)

Nesta sexta-feira, dia 11 de julho, está acontecendo mais uma edição da Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico, promovida pela Administração Municipal de Vila Maria através da Coordenadoria de Meio Ambiente. A ação acontece das 7h30min às 11h30min e das 13h às 15h, no container localizado junto a Prefeitura Municipal. O que pode ser descartado:TVs (tubo, LED, LCD),notebooks, monitores, mouses, teclados,impressoras, fax, estabilizadores, fontes, HDs, pendrivestelefones, carregadores, centrais telefônicas, roteadores, modens, aparelhos de som, DVD, videocassetes, receptores.Eletrodomésticos como: micro-ondas, geladeiras, freezers, fornos elétricos, cafeteiras, liquidificadores, batedeiras, secadores de roupa, lavadoras, centrífugas, ferro elétrico, torneiras elétricas, ar-condicionado, bebedouros, entre outros. Importante: todo lixo eletrônico precisa ser descartado corretamente para evitar a contaminação do solo e da água com substâncias tóxicas, como metais pesados. A Rádio Vila Maria FM abriu espaço essa semana para a Coordenadora de Meio Ambiente de Vila Maria, Rafaela Zanella.
Forrageiras de inverno garantem alimentação para rebanho gaúcho

O predomínio de dias ensolarados e tempo mais seco proporcionou a retomada do crescimento das forrageiras anuais de inverno e a realização das adubações nitrogenadas de cobertura, beneficiando a pecuária no Rio Grande do Sul. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar na quinta-feira (10/07), mesmo com o pastejo liberado em parte das áreas cultivadas, pois ainda há umidade remanescente do solo, foi necessária a suplementação alimentar dos rebanhos. Houve redução da produção e qualidade nos campos nativos, em quase todas as regiões do Estado. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, a qualidade das pastagens está satisfatória, mas o excesso de umidade e as geadas comprometeram o crescimento das forrageiras, especialmente de aveia e azevém. O campo nativo também foi afetado, e houve redução significativa na oferta e na qualidade do alimento disponível aos rebanhos. Na região de Erechim, as áreas com forragens nativas e de verão cultivadas que ainda permaneciam verdes foram afetadas pela chegada da massa de ar frio e pelas geadas, que reduziram a oferta de massa verde para pastoreios. Nos pastos sobressemeados, a condição de pastejo está adequada. Na região de Passo Fundo, em função da redução da umidade do solo, os pastoreios foram retomados nas áreas com maior oferta de forragem. As áreas de trigo de duplo propósito, cevada e triticale destinados à alimentação animal se encontram em fase de germinação e crescimento inicial. No campo nativo, a queda das temperaturas e as geadas comprometeram a qualidade e a oferta de forragem. Já na região de Santa Rosa, em razão do tempo mais seco, as pastagens se recuperaram e estão em condições de pastejo. Contudo, o atraso no plantio e na germinação em diversas localidades tem reduzido a disponibilidade de forragem. BOVINOCULTURA DE CORTE – Mesmo com o pastejo liberado, as forragens ainda não atingiram seu potencial produtivo, e a suplementação se manteve necessária para minimizar perdas de escore corporal. O tempo seco permitiu a realização de cuidados essenciais e ações sanitárias, como desvermifugação e vacinação contra clostridioses. As geadas contribuíram para a redução das populações de parasitas no campo. O mercado pecuário segue aquecido em determinadas regiões, e foram efetuados remates, feiras presenciais e exportações de terneiros. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, estão sendo realizados diagnósticos de gestação nos rebanhos, e desmame e comercialização de terneiros. Os animais tiveram menor ganho de peso em razão das fortes geadas, que prejudicaram o pastejo. Na região de Santa Rosa, os rebanhos estão em adequadas condições sanitárias e de escore corporal. A ampliação de oferta de forrageiras cultivadas contribuiu com o ganho de peso dos animais. Os produtores ainda enfrentam dificuldades de repor os lotes para terminação, devido ao elevado peso de terneiros e novilhos. Na de Soledade, o período de parição iniciou, e os terneiros apresentam ótima condição corporal. O rebanho ganhou peso nos últimos dias. BOVINOCULTURA DE LEITE – O clima mais seco favoreceu o conforto animal, o manejo nas áreas de alimentação e de ordenha e a melhoria das condições de piso em diversas regiões. No entanto, a escassez de forragem ainda compromete o desempenho dos rebanhos em sistemas mais extensivos. Em relação ao manejo sanitário, os produtores seguiram com a realização de vacinações contra clostridioses e brucelose, mas ainda foram registrados casos pontuais de mastite, favorecidos por umidade remanescente, barro e queda de imunidade. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Erechim, os rebanhos apresentam adequado estado nutricional. Continua sendo fornecida alimentação suplementar com concentrados. As precipitações do período dificultaram o manejo dos animais e favoreceram a ocorrência de mastites, mas sem impactar de forma severa a condição sanitária. Na região de Santa Maria, o frio rigoroso trouxe desafios para a manutenção do bem-estar dos animais. As temperaturas registradas ficaram abaixo da zona de conforto térmico dos bovinos taurinos (raças europeias), e o vento forte e gelado agravou, ainda mais, a situação. Os rebanhos zebuínos, embora pouco representativos nos rebanhos leiteiros da região, sofreram de forma mais intensa. A suplementação volumosa com silagem e feno tem sido essencial para manter a produção e a condição corporal das vacas. O solo permanece bastante encharcado em muitas propriedades, o que afeta o manejo e a manutenção da higiene das instalações, podendo comprometer a qualidade do leite. SAFRA DE GRÃOS Trigo – O predomínio de tempo seco e a melhoria das condições de solo possibilitaram grande avanço no plantio do trigo, que chegou a 82% da área prevista para esta safra. Dessa forma, foi possível recuperar de forma parcial o atraso no cronograma de implantação das lavouras, ocasionado pela recorrência e elevada precipitação pluviométrica registrada durante o mês de junho. As lavouras de trigo no RS estão em desenvolvimento vegetativo. As áreas afetadas por estresse hídrico, decorrente do excesso de umidade, apresentam sinais de recuperação. As temperaturas negativas e as geadas impactaram as lavouras localizadas em partes mais baixas do terreno, onde havia maior teor de umidade, mas de modo geral, no Estado, não deverão causar danos significativos. Em razão do tempo mais seco, há probabilidade de a finalização da semeadura ocorrer dentro do período estabelecido pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). A previsão de área cultivada no Estado, conforme a Emater/RS-Ascar, é de 1.198.276 hectares. A estimativa inicial de produtividade é de 2.997 kg/ha. Aveia-branca – A semeadura avançou após a sequência de dias ensolarados e a gradual redução do excesso de umidade no solo. Estima-se que 92% da área prevista tenha sido implantada. As lavouras encontram-se em fase vegetativa (88%), seguidas por floração (9%) e em enchimento de grãos (3%), estas últimas concentradas na Região Noroeste do Estado. As geadas intensas provocaram danos foliares pontuais, bem como lesões mais severas em estruturas reprodutivas, o que deve impactar de forma negativa o potencial produtivo das áreas mais adiantadas. Até o momento, o estado fitossanitário das lavouras de aveia branca é considerado satisfatório. A Emater/RS-Ascar projeta o plantio de 401.273 hectares. A estimativa de produtividade está em 2.254 kg/ha. Canola – Estima-se que 98% da área prevista para o
ONS diz que país precisa de hidrelétricas e cita volta do horário de verão

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) alertou para a necessidade de termelétricas para atender a demanda crescente de energia nos próximos cinco anos. Segundo informações do Plano da Operação Energética (PEN 2025), há estimativa de crescimento de 14,1% da carga de energia até 2029. Para atender à demanda crescente, especialmente nos horários de pico, o ONS recomenda maior flexibilidade de fontes convencionais, como investimentos em hidrelétricas, e cita até o horário de verão como possibilidade para atenuar a falta de oferta. A necessidade de preparar o sistema para “elevados montantes” de despacho termelétrico é observado a partir de outubro deste ano. Isso deve exigir disponibilidade plena da geração termelétrica, o que pode levar a um acionamento conjunto de redução da demanda. Neste caso, o horário de verão contribuiria para menor pressão no sistema de energia, mas o ONS diz que a possibilidade não foi levada em consideração nos cenários preditivos por não haver perspectiva de disponibilidade no momento. “Com o crescimento das fontes intermitentes, novos desafios também surgiram para a operação. Dessa forma, precisamos cada vez mais de flexibilidade no sistema, com fontes de energia controláveis, que nos atendam de forma rápida para termos o equilíbrio entre a oferta e a demanda de energia, especialmente nos horários em que temos as chamadas rampas de carga. Isso é fundamental para garantir a segurança e a estabilidade do sistema elétrico brasileiro”, afirmou Marcio Rea, diretor-geral do ONS. Uma das recomendações do Operador Nacional do Sistema Elétrico é a realização de leilões anuais para contratar recursos e, assim, aumentar a oferta de potência de energia. “Com relação ao atendimento de potência, os resultados deste relatório mostram um aprofundamento do déficit estrutural para atendimento ao requisito de potência”, disse Alexandre Zucarato, diretor de Planejamento do ONS, ao recomendar novos leilões de energia. Além disso, o órgão sugere o avanço em ferramentas computacionais para avaliação da capacidade do sistema de suportar esses requisitos. Para conseguir atender a demanda de curto prazo ainda no segundo semestre de 2025, o ONS destaca a importância da Usina Hidrelétrica de Tucuruí no atendimento de potência necessária. Fonte: CNN Brasil
POLÍTICA: Brasil prepara resposta ao tarifaço de Trump

Depois da carta publicada por Trump afirmando que vai taxar importações brasileiras em 50%, o governo se prepara uma resposta para os EUA. Mesmo sem comunicação oficial de Washington, o Planalto reuniu um grupo técnico para discutir contramedidas, com base na Lei da Reciprocidade Econômica, aprovada pelo Congresso há poucos meses. Entre as opções na mesa, ganha força a ideia de retaliar no campo da propriedade intelectual, atingindo patentes de medicamentos e direitos autorais de produtos culturais — uma estratégia já usada pelo Brasil em disputas com os EUA na OMC nos anos 2000. Lula se diz pronto para negociar com os EUA, mas cobra respeito dos americanos em um momento que o governo ressalta — por meio de campanhas como essa — a soberania nacional.Já na parte econômica, estimativas mostram que as novas tarifas podem reduzir as exportações brasileiras em US$ 7 bilhões em 2025 e US$ 13 bilhões em 2026. Em 2024, os EUA foram destino de 12% das exportações do Brasil, com destaque para petróleo, carne bovina, aço e café. Mas o valor parece não assustar o presidenteDe acordo com o chefe do Executivo, o comércio entre os dois países representa apenas 1,7% do PIB brasileiro, número usado como espécie de argumento para dizer que o Brasil consegue sobreviver sem os americanos. Em entrevista ao Jornal Nacional, Lula voltou a criticar a dominância do dólar nas relações comerciais internacionais. “Nós cansamos de ser subordinado ao norte {…} Nós estamos discutindo, inclusive, a possibilidade de ter uma moeda própria, ou quem sabe com as moedas de cada país a gente fazer comércio sem precisar usar o dólar.” Lula O presidente ainda responsabilizou Eduardo Bolsonaro por articular o tarifaço com Trump como retaliação às investigações contra seu pai. Já o ex-presidente Bolsonaro elogiou Trump, dizendo que a medida mostra “firmeza” e é fruto do afastamento do Brasil de “valores do mundo livre”. Outras notícias que foram destaques por aqui+0,24%. IPCA sobe em junho e ultrapassa meta de inflação do BCRelator do projeto na Câmara. Arthur Lira mantém alíquota para alta renda e amplia redução do IR para quem ganha até R$ 7.350Protesto em São Paulo. Manifestantes queimam boneco de Trump em ato contra tarifaço na Av. Paulista
MUNDO: Trump taxa Brasil em 50% e envia carta com críticas a Lula

Uma guerra comercial entre EUA e Brasil pode estar prestes a ser instaurada. Depois de afirmar que o Brasil não estava sendo muito bom para os EUA, Trump anunciou uma nova tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras — representando um salto em relação à tarifa de 10% imposta em abril. A tarifa, que é a maior entre todos os países taxados pelos americanos nesta semana, vai entrar em vigor em 1º de agosto e veio acompanhada de uma carta enviada ao presidente Lula. Na mensagem enviada a Lula, Trump justificou o tarifaço com dois argumentos:Motivos políticos, citando o tratamento dado a Bolsonaro e o que chamou de “censura” do STF às redes sociais;Motivos econômicos, alegando que a relação comercial com o Brasil é “injusta e desequilibrada”. A questão é que o argumento usado por Trump com relação à economia não procede. Desde 2009, o Brasil acumula déficits comerciais com os EUA. No total, os americanos já venderam US$ 90 bi a mais ao Brasil desde então. “O Brasil é um país soberano…”Como resposta, Lula reafirmou a soberania brasileira, além de dizer que responderá “à luz da Lei da Reciprocidade Econômica”, aprovada pelo Congresso. Caso isso venha a acontecer, os EUA já avisaram que vão adicionar o valor em questão em cima dos 50%.Parlamentares da base do governo atribuem a medida à influência da família Bolsonaro, especialmente Eduardo, que vive nos EUA e articula sanções contra o STF. O deputado cobrou o Congresso pela aprovação da pauta da anistia — e chegou a chamar a sobretaxação imposta pelos EUA de “tarifa-Moraes”. Já opositores atribuem o episódio à política externa “ideológica” de Lula. Bolsonaro chegou a publicar um versículo bíblico com indiretas ao presidente. Tarcísio de Freitas e Nikolas Ferreira também culparam o governo pelas taxas. Enquanto isso, quem deve “pagar a conta” é você… Com a medida afetando diretamente produtos como petróleo, carne bovina, aço e café, o agro e a indústria já alertam o consequente aumento de custo de insumos importados — e a possibilidade do aumento do desemprego.Já no mercado, os futuros do Ibovespa fecharam com queda de 2,44%, enquanto dólar disparou, fechando em R$ 5,61.
Brigada Militar reforça patrulhamento escolar em áreas rurais

Nesta semana a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (3º BABM), intensificou o patrulhamento nas escolas da zona rural, reforçando uma prática rotineira que visa aproximar ainda mais a instituição da comunidade escolar. As visitas fazem parte do cronograma permanente de ações preventivas desenvolvidas pelo Batalhão, com o objetivo de proporcionar um ambiente mais seguro e acolhedor para alunos, professores e pais. Além da presença ostensiva, os policiais militares mantêm diálogo com diretores, professores e funcionários, fortalecendo o trinômio: Família, Escola e Brigada Militar. As ações mais recentes ocorreram em escolas dos municípios de Coqueiros do Sul, Nonoai, Erechim, Frederico Westphalen, Marau, Passo Fundo, Santo Antônio do Planalto, Carazinho, Cruz Alta. A presença constante da Brigada Militar nas escolas rurais é fundamental para promover a cultura da paz, prevenir conflitos e fortalecer os laços entre a corporação e a sociedade. Comando AmbientalO Braço Verde da Brigada Militar Brigada Militar,A Força da Comunidade Comunicação Social – 3º BABM
HSVP realiza pioneiro procedimento de crioablação para tratar tumor desmoide

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo, voltou a utilizar o nitrogênio líquido em procedimentos inéditos para o congelamento de lesões cancerígenas. A técnica chamada crioablação é recomendada em casos em que a cirurgia convencional não é possível. Desta vez, a paciente atendida, de 46 anos, apresentava um tumor desmoide na região glútea esquerda. O médico Guilherme Gomes, especialista em radiologia intervencionista e responsável pelo procedimento, disse que esta é a primeira vez que a crioablação para o tratamento de um tumor desmoide é realizada no na Região Norte do Rio Grande do Sul. “A nossa paciente passou por um longo período de combate à doença, considerada rara, que envolveu sessões de quimioterapia e radioterapia. Ainda assim, a lesão voltou bem próxima ao nervo ciático, causando muitas dores. Com a crioablação, conseguimos remover o tumor de forma rápida e minimamente invasiva, proporcionando a ela esperança de cura e melhor qualidade de vida”. RETROSPECTIVA A radiologia intervencionista do HSVP é um dos centros com maior experiência e sucesso no tratamento de tumores por ablação no país. Desde 2014, a instituição vem oferecendo essa técnica inovadora, realizando procedimentos para o tratamento de metástases ósseas, tumor de tireóide reincidente e agora tumor desmoide. A crioablação, em particular, representa uma novidade no Brasil, pois não requer cortes e a recuperação do paciente é praticamente sem dor. Além de tratar tumores ósseos, a crioablação também é eficaz na cura de tumores no fígado, rim, mama e pulmão, sempre preservando a função do tecido saudável ao redor. De acordo com o radiologista intervencionista, esse procedimento é pouco invasivo e não possui contraindicações para pacientes idosos ou com outras condições de saúde. Um exemplo disso é o caso de da paciente com tumor desmoide, que realizou o procedimento pela manhã e recebeu alta em menos de 24 horas, sem precisar de cortes, sem dores e sem sinais visíveis do tumor. Fotos – Ana Paula Koenemann – Comunicação HSVP
Evento em Passo Fundo/RS Aborda LGPD e Segurança Digital para Condomínios

Em um cenário de crescente digitalização, a gestão de dados e a segurança cibernética tornam-se temas cruciais para condomínios. Pensando nisso, a Relevance organiza um evento gratuito no dia 09 de julho, das 13h30 às 17h30, no HUB Aliança, com o objetivo de oferecer informações e orientações sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e as práticas essenciais para a segurança digital em ambientes condominiais. O evento é destinado a síndicos, moradores, empreendedores da área imobiliária e profissionais de áreas relacionadas ao setor. A programação da tarde incluirá apresentações e debates com especialistas, abordando aspectos relevantes para a proteção de condomínios contra vulnerabilidades digitais e a adequação às normativas da LGPD. Confira os temas e palestrantes: Alencar Trindade (Proggetec) e Júlia Perez (Nova Era) discutirão “Controle de Acesso e Portaria Smart”, explorando soluções tecnológicas para a segurança e a gestão de acessos. Robson Petry (Petry Imóveis) abordará o “Fator Segurança na Revenda de Imóveis”, destacando a importância da segurança digital na valorização de propriedades. Marcelo Ebling (Advogado) apresentará a “LGPD na Prática para Condomínios”, oferecendo um panorama sobre as responsabilidades e os procedimentos necessários para a conformidade legal. Alexandre de Mattos (Especialista em Comunicação) falará sobre “Proteção Contra Invasores Digitais”, fornecendo orientações sobre como identificar e mitigar riscos cibernéticos. “A proteção dos dados e a segurança digital representam pilares fundamentais para a tranquilidade no ambiente condominial. Este evento busca fornecer o conhecimento necessário para que os participantes possam compreender a LGPD e implementar medidas de segurança eficazes, contribuindo para um ambiente mais seguro, eficiente e valorizado”, afirma Alexandre de Mattos. As vagas para o evento são limitadas. A participação é gratuita, e os interessados devem realizar a inscrição antecipadamente. Serviço: O quê: Evento sobre LGPD e Segurança Digital para Condomínios Quando: 09 de julho, das 13h30 às 17h30 Onde: HUB Aliança, Passo Fundo/RS Público-alvo: Síndicos, moradores, empreendedores da área imobiliária e profissionais de áreas relacionadas ao setor Empresa Organizadora: Relevance Garanta sua inscrição aqui
Young Farmers: do solo gaúcho ao conhecimento no Canadá

Sonhar. Planejar. Realizar. Esse é caminho traçado por jovens gaúchos que enxergam no meio rural não apenas uma possibilidade, mas um modo de vida que abre portas para realizar sonhos. E a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), é parceira na construção desses projetos, seja por meio da assistência técnica continuada junto às famílias, dos cursos de Empreendedorismo e Desenvolvimento para Juventude Rural, do Projeto Juventudes do Campo em Movimento, ou no apoio a projetos como o Young Farmers, que possibilita a jovens agricultores familiares a troca de conhecimentos com agricultores do Canadá e promove a formação e a qualificação em técnicas de cultivo sustentável, inovação e de produção de alimentos e, de maneira especial, a formação de lideranças. Em seu trabalho continuado de apoio às famílias e visando avaliar in loco o desenvolvimento do Young Farmers e ouvir aos jovens participantes após três meses do início do intercâmbio, uma comitiva formada pelo presidente e pelo diretor técnico da Emater/RS, Luciano Schwerz e Claudinei Baldissera, pelo chefe de gabinete da SDR, Norton Baum, e o idealizador do projeto e CEO da PH Advisory Group, Paulo Herrmann, estiveram na última semana (29/06 a 06/07) em agenda no Canadá. O presidente da Emater/RS ressalta que a visita nas propriedades rurais foi fundamental para melhor avaliar quais contribuições que, de fato, o intercâmbio pode trazer aos jovens participantes. “O Canadá é um país com muita tecnologia e informação. As propriedades participantes possuem uma diversidade produtiva muito grande, com ótima inserção dos jovens e todos bem adaptados, relatando que estão gostando muito, nos trazendo um sentimento de felicidade e carinho pelo o que estão desenvolvendo. O intercâmbio é importante para a formação de novas lideranças, pois eles irão retornar com a visão mais aberta, de uma sociedade que pensa no coletivo, uma sociedade cooperativa que tem como estratégia de gestão um olhar sobre a propriedade rural a partir de uma óptica que precisamos fomentar no Brasil”, avalia Schwerz. “Cada propriedade visitada nos mostra que a inovação, o protagonismo dos jovens e a gestão qualificada fazem toda a diferença para o futuro da agricultura. Voltamos ao Brasil ainda mais motivados a seguir investindo em políticas públicas e ações integradas que valorizem a juventude rural e fortaleçam o desenvolvimento sustentável”, conclui o presidente da Emater/RS. O Projeto Young Farmers incentiva a troca e a construção do conhecimento a partir da convivência social com outras culturas, além do aperfeiçoamento do inglês, e tem proporcionado aos jovens gaúchos uma oportunidade única de aprendizado prático e participação em sistemas agrícolas modernos e sustentáveis, fortalecendo ainda mais a formação desses futuros profissionais da agricultura. O diretor técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera, frisa que o Young Farmers integra uma estratégia prioritária de atuação de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) com Juventude Rural e Sucessão Familiar e compõe parte do Projeto Juventudes do Campo em Movimento, lançado pela Emater/RS-Ascar na Expodireto 2025, em que diversas ações e atividades são trabalhadas com mais de 27 mil jovens no Rio Grande do Sul. Dentre essas estratégias estão os Cursos de Empreendedorismo e Desenvolvimento para Juventude Rural, oferecidos em diversas regiões do Estado, e de onde inicia a seleção dos jovens para o projeto Young Farmers. “O Projeto proporciona a esses jovens o conhecimento em novas culturas sociais, para que possam se desenvolver na sua formação, atuando junto a propriedades agrícolas. Ele é uma etapa que faz parte de um grande projeto de atuação com juventude rural e sucessão familiar, para fazer o enfrentamento de algo que o IBGE apresentou no último Censo, de que a população rural do Rio Grande do Sul reduziu em quase 15% em relação ao Censo Demográfico de 2010. Então, a Emater acentua a sua atuação para forjar jovens que sejam empreendedores e permaneçam nas propriedades, fazendo o processo da sucessão familiar, desenvolvendo e fortalecendo a diversidade da agropecuária do Estado, de acordo com as peculiaridades de cada região”, frisa Baldissera. Além de visitar e conhecer as propriedades rurais onde os jovens rurais estão atuando, a agenda incluiu uma reunião com autoridades e lideranças locais, com a presença de representantes do Consulado do Brasil e dos gestores do Selc College, para avaliar os avanços da iniciativa e apresentar a estrutura e as competências da Emater/RS-Ascar, visando fortalecer os vínculos institucionais, prospectar a continuidade do programa e ampliar as áreas temáticas e de cooperação entre os países. O chefe de gabinete da SDR frisa que “o Programa Young Farmers é uma iniciativa extremamente valiosa. Por meio desse intercâmbio, jovens da agricultura familiar do Brasil têm a oportunidade de vivenciar a realidade do campo em um país como o Canadá, que é referência em tecnologia agrícola e inovação. Além do aprendizado técnico e do contato com novas culturas produtivas, os participantes também aperfeiçoam o inglês – uma ferramenta essencial no cenário global do agronegócio. É um programa transformador.”, afirma. Baum ressalta “que possamos seguir investindo em experiências como essa, que ampliam horizontes, fortalecem competências e trazem benefícios concretos para o desenvolvimento da nossa agricultura familiar”. Ao todo foram selecionados 18 jovens agricultores para esse intercâmbio no Canadá. O Young Farmers realiza ações com os jovens selecionados pelo período de oito meses, sendo quatro meses em uma imersão em propriedades rurais do Canadá. Após a preparação no Brasil, que incluiu aulas de inglês e de cultura canadense, os jovens gaúchos embarcaram no dia 27 de março e devem retornar ao Brasil no mês de setembro. Os jovens rurais irão receber certificado de conclusão e retornam com o compromisso de aplicar o aprendizado em suas comunidades e fortalecer a agricultura gaúcha. Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar Jornalista Carina Venzo Cavalheiro
