MUNDO: Entre armas e promessas, Trump e Zelensky buscam saída para o fim da guerra

Três dias depois de se encontrar com Putin no Alasca, Trump recebeu Zelensky e outros 7 líderes europeus na Casa Branca para discutir o futuro da guerra no leste europeu, que já dura mais de 3 anos e meio. Diferente da última visita, quando foi vestido com roupa militar, bateu boca com Trump e saiu hostilizado, Zelensky apareceu de terno escuro e foi recebido calorosamente pelo presidente americano. Como foi a reunião no Salão OvalEm clima mais amigável, Trump afirmou que os EUA estão dispostos a oferecer garantias concretas de segurança contra novas ofensivas russas, mas sem dar detalhes sobre o assunto. Em contrapartida, o líder ucraniano agradeceu o “esforço pessoal” de Trump e disse que poderá comprar US$ 100 bi em armas americanas para obter as tais garantias de segurança. A reunião ainda foi interrompida para uma ligação de Trump a Putin, na qual o chefe de Estado americano sugeriu a possibilidade de um encontro entre os dois presidentes e Zelensky, cujo local ainda será definido. Mas, para isso, um cessar-fogo precisa ser imposto pelos russos, pelo menos é o que almeja Zelensky e os líderes europeus, enquanto Trump parece estar mais preocupado em acabar com a guerra “de uma vez por todas”. E quanto à Rússia nessa história? Bom, o Kremlin rejeita a ideia de envio de forças da OTAN para servirem como forças de paz na Ucrânia, enquanto considera como apenas uma “ideia” a possibilidade do encontro entre Putin, Trump e Zelensky.
Serafina Corrêa: em rápida ação polícia prende autor de tentativa de homicídio

Na madrugada deste domingo (17/08), por volta das 00h50, a Brigada Militar de Serafina Corrêa foi acionada pelo Serviço Civil Auxiliar de Bombeiros (SCAB) para atender uma ocorrência de vítima ferida por disparos de arma de fogo, na Rua Marechal Deodoro, comunidade de Capela São Carlos, interior do município. No local, os policiais encontraram um homem de 45 anos com perfurações no tórax, provocadas por disparos de arma de fogo. Testemunhas informaram que o autor teria fugido em direção a uma área de mata. De imediato, as guarnições do 3º Esquadrão do 3º RPMon, dos Pelotões de Serafina Corrêa e Guaporé, além da ROCAM, iniciaram um cerco policial na região. Durante a operação, policiais militares de Guaporé abordaram um veículo de aplicativo na RS-129, KM 130, próximo ao Centro Comercial. No interior do carro estava um jovem de 18 anos, passageiro em atitude suspeita. Durante a revista, os policiais localizaram uma pistola Taurus calibre .380 com seis munições, mesma arma utilizada no atentado, escondida sob o banco do passageiro do veículo. Em maiores diligênciastambém foi localizado porções de cocaína e maconha, além de R$ 200,00 em espécie. O jovem correspondia às características repassadas pelas testemunhas e recebeu voz de prisão. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Marau, onde foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio. Em seguida, foi conduzido ao Presídio Estadual de Guaporé, onde permanece à disposição da Justiça. A vítima foi socorrida ao Hospital Nossa Senhora do Rosário, em Serafina Corrêa. Fonte: Comunicação Social do 3º RPMon
Alta nos casos de HIV e AIDS coloca Passo Fundo entre as 100 cidades com maior taxa de infecção do país

Na última década, Passo Fundo registrou um aumento de 18% no número de casos de Aids e HIV. Atualmente, são quase 1600 pessoas soropositivas, o que coloca o município entre os 100 com maior índice de infecção por HIV no país. A cidade, no entanto, não fica sozinha no ranking: o Rio Grande do Sul ocupa as quatro primeiras posições da lista, sendo que Porto Alegre é a primeira. Além da capital, o próprio estado é o que possui maior índice de infecção no Brasil. No caso de Passo Fundo, o perfil de quem tem recebido o diagnóstico é, principalmente, de pessoas com mais de 12 anos de escolaridade, ou seja, jovens adultos, entre os 20 e 34 anos, que estão cursando ou já cursaram o ensino superior. Os casos também são mais comuns entre os homens. Apesar do alto número de diagnósticos, um dado positivo é de que 85% dessas pessoas fazem tratamento regularmente, ou seja, não têm risco de transmitir a doença. No entanto, 12% dos pacientes estão com tratamento irregular e 3% não fazem tratamento algum. Apesar de não haver dados oficiais, o Serviço de Atendimento Especializado de Passo Fundo atribui o aumento à quantidade de parceiros diferentes, o uso irregular de preservativos e a desinformação sobre a prevenção. Fonte: Rádio UPF
MUNDO: Zelensky e líderes europeus se reúnem hoje com Trump, protestos em Israel e mais

Agora é a vez de Zelensky. Depois de Putin, líderes da França, Grã-Bretanha, Alemanha, Itália e da OTAN estarão ao lado de Zelensky no encontro do presidente ucraniano com Trump na tarde de hoje, na Casa Branca. O objetivo é firmar um acordo para o fim da guerra. Para isso, o presidente ucraniano já admite a possibilidade de negociar parte do território do país com a Rússia. Protestos tomam Israel. Mais de 300 mil pessoas foram às ruas em Tel Aviv e outras cidades do país nesse domingo. A mobilização, liderada por familiares de reféns, incluiu greve nacional, bloqueios e fechamento de empresas. Os manifestantes exigem a libertação de 50 reféns em Gaza, enquanto o governo prepara nova ofensiva militar na região. Fé entre jovens triplica em 4 anos. A crença em Deus voltou a crescer entre os jovens britânicos. Uma pesquisa mostra que 45% dos adultos de 18 a 24 anos dizem acreditar em Deus em 2025 — contra apenas 16% em 2021. O movimento também atinge faixas etárias mais velhas, enquanto a frequência a cultos mensais subiu 56% desde 2018. Protesto mantido. A greve dos mais de 10 mil comissários de bordo da Air Canada continua, apesar da ordem do Conselho de Relações Industriais do Canadá para o retorno imediato ao trabalho. O impasse forçou a companhia a adiar o reinício dos voos até hoje. O sindicato afirma que a ordem é inconstitucional e cobra negociação justa. Pela primeira vez em duas décadas. O partido de Evo Morales ficou de fora da disputa presidencial na Bolívia. No segundo turno, marcado para 19 de outubro, vão se enfrentar o ex-presidente Jorge “Tuto” Quiroga e o senador Rodrigo Paz Pereira. O pleito coloca fim a dominância da esquerda durante os últimos 20 anos no país.
Alerta de golpe: é falsa a mensagem com notificação extrajudicial sobre pendência financeira

É falsa a mensagem de cobrança enviada a candidatos e candidatas das Eleições 2024, no formato de “notificação extrajudicial”, contendo dados da campanha e uma suposta dívida no valor de R$ 198,95. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) esclarece que não gerencia e tampouco cobra qualquer taxa ou valor relacionado à chamada “contribuição confederativa assistencial”. Candidatos que eventualmente sejam condenados ao pagamento de multa ou à devolução de valores ao Tesouro Nacional, em razão de irregularidades nos gastos de campanha, são intimados conforme o processo de prestação de contas correspondente. O pagamento deve ser efetuado por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), emitida pelo próprio candidato, por meio do sistema disponibilizado pela Justiça Eleitoral. Os cartórios eleitorais, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não enviam GRUs ou boletos de cobrança aos candidatos. Em caso de dúvidas, entre em contato com o TRE-RS pelo telefone (51) 3294-8336 ou pelo e-mail coape@tre-rs.jus.br Fonte: TRE/RS
Emater/RS-Ascar destaca cenário e oportunidades para trigo e soja em eventos de pesquisa em Passo Fundo

O Fórum Nacional do Trigo e Soja 2025, a 17ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale e a 44ª Reunião de Pesquisa de Soja da Região Sul foram realizados, de terça a quinta-feira (12 a 14/08), na Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo. Promovidos pela Embrapa e pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), os eventos aprovaram 135 trabalhos científicos para apresentação, abordando novas cultivares, avanços tecnológicos no manejo, assim como tiveram espaço para avaliação das últimas safras e projeções para as próximas. A Emater/RS-Ascar participou das programações, contribuindo com análises sobre as cadeias produtivas e o cenário das culturas no Estado. Segundo o diretor técnico da Instituição, Claudinei Baldissera, o trigo ocupa hoje a maior área cultivada no inverno gaúcho, com cerca de 1,2 milhão de hectares nesta safra. Ele destacou que a Emater/RS-Ascar levou ao debate informações sobre crédito rural, custo de produção, tendências de mercado e potencial de crescimento dos cereais de inverno, especialmente o trigo. “Temos espaço para ampliar o cultivo, com oportunidades cada vez mais bem posicionadas, impulsionadas por avanços da pesquisa agropecuária e pelo desenvolvimento de variedades resistentes a pragas e doenças, alinhadas às exigências do mercado”, afirmou. Já o assistente técnico estadual na área de Culturas da Emater/RS-Ascar, Alencar Paulo Rugeri, apresentou um panorama da safra da soja nos últimos anos, incluindo aspectos de produção e preços. Ele reforçou a importância da gestão, do planejamento e do profissionalismo como pilares para a sustentabilidade da atividade. “Sem esse tripé, o produtor enfrenta mais dificuldades. E aqui, vemos que entidades e empresas compartilham essa mesma visão”, pontuou. Ainda na terça-feira (12/08), o engenheiro agrônomo, Ronaldo Carbonari, participou de uma mesa redonda com o tema “Do potencial à potência: como tornar o trigo um grande negócio de país, representando o presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz. Para o pesquisador da Embrapa Trigo Ricardo Lima de Castro, que avaliou a realização conjunta dos eventos, a integração entre trigo e soja é estratégica. “Tivemos nos últimos anos frustrações de safra no verão pela seca e, em alguns períodos, excesso de chuva afetando o trigo. A discussão conjunta ajuda a entender a complementaridade das culturas no sistema produtivo, contribuindo para rentabilidade, sustentabilidade e resiliência diante das mudanças climáticas”, afirmou. De acordo com os organizadores, os resultados das pesquisas apresentadas serão registrados nos anais dos eventos e na atualização das publicações com informações técnicas para o cultivo. Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Passo Fundo Jornalista Vanessa Almeida de Moraes Mateus de Oliveira
Mulher é presa vendendo terreno que não era seu

Na quinta-feira (14/08/2025), em ação da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), com o apoio de policiais da 1ª Delegacia de Polícia de Passo Fundo, coordenada pelo Delegado Daniel Borges dos Santos, resultou na prisão em flagrante de uma mulher de 41 anos. A prisão ocorreu no 1° Tabelionato de Notas de Passo Fundo pelos crimes de estelionato tentado e uso de documento falso. A ação foi desencadeada pela manhã, após os verdadeiros proprietários de um terreno denunciarem que seu imóvel estava sendo vendido pela suspeita. A mulher se passava pela proprietária e negociava o terreno por vinte e cinco mil reais, sendo que o valor de mercado do imóvel é de cento e vinte mil reais. Para concretizar o golpe, a autora apresentou um contrato de compra e venda com a assinatura falsificada da proprietária registral. Cientes da tentativa de venda, os policiais civis se dirigiram ao tabelionato junto com as vítimas, onde efetuaram a prisão da estelionatária. As investigações apontam que a presa atuou em coautoria com um homem de 39 anos, que possui extenso histórico criminal e cumpre prisão domiciliar. O coautor não foi localizado no tabelionato. Diante dos fatos, foi lavrado o auto de prisão em flagrante da mulher. A Autoridade Policial também representou pela prisão preventiva do coautor, pelos crimes de estelionato, falsidade documental e pelo descumprimento das condições de sua prisão domiciliar. Fonte: DPPA – 6ª DRP
Marau: 3º BABM realiza patrulhamento embarcado e apreende petrechos de pesca predatória na Barragem de Ernestina

Na quinta-feira (14/08), a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (3º BABM), realizou patrulhamento embarcado preventivo na Barragem de Ernestina, no município de Marau/RS, como parte das ações regulares de proteção aos recursos hídricos e à fauna aquática. Durante a ação, foram localizadas duas redes de pesca predatória, sendo uma do tipo “feiticeira”, com cerca de 50 metros, e outra com 30 metros de comprimento e malha 3, ambas consideradas ilegais. As redes foram recolhidas e, em seu interior, encontrados aproximadamente 20 peixes. Todos os animais foram imediatamente devolvidos ao ambiente natural. Ainda durante o patrulhamento, dois pescadores foram abordados nas proximidades e se encontravam em situação regular, utilizando apenas petrechos de pesca permitidos conforme a legislação ambiental vigente. Comando Ambiental: O Braço Verde da Brigada Militar
MUNDO: Sem Zelensky, Putin e Trump se encontram no Alasca para selar fim da guerra

O momento mais aguardado deste ano na diplomacia global está prestes a acontecer. Na tarde de hoje, Trump e Putin estarão frente a frente para discutir, oficialmente, o fim da guerra na Ucrânia. Mas, nos bastidores, a pauta vai muito além. A começar pelo local escolhido que, definitivamente, não foi à toa. O Alasca já pertenceu ao Império Russo, até ser vendido aos EUA em 1867 por US$ 7,2 milhões — o equivalente a US$ 156 milhões na cotação atual. Além da carga histórica, a proximidade geográfica com a Rússia — separada apenas pelo Estreito de Bering — garante segurança à comitiva de Putin e distancia a reunião das pressões diretas de Kiev e da União Europeia. Mas quais são as reais intenções de cada lado? Do lado russo, Putin chega buscando três pontos:1- Reconhecimento político: A simples realização da cúpula já sinaliza que o isolamento diplomático imposto pelo Ocidente não funcionou;2- Garantia territorial: Moscou quer manter o controle da Crimeia e das regiões parcialmente ocupadas de Donetsk;3- Alívio econômico: Com déficit crescente e queda na receita de petróleo e gás, o Kremlin vê na aproximação com os EUA a chance de reduzir sanções e ampliar cooperação comercial. Já para os americanos, um cessar-fogo seria de extrema importância para a figura de “negociador do mundo” e “pacificador” por parte de Donald Trump. Desde o início do seu mandato, o presidente americano prometeu acabar com o conflito — o que ele acredita que acontecerá nas próximas horas. Segundo Trump: “Acho que [Putin] quer fazer isso. Acho que, se não fosse eu, se fosse outra pessoa, ele não estaria falando com ninguém”. A confiança do americano é tanta que Trump afirmou que a possibilidade de sair do Alasca sem um acordo é de 25%. EUA e Rússia definem o futuro da guerra, enquanto Zelensky e a UE ficam de fora — sendo obrigados a aguardar o veredito.
Condições climáticas favorecem lavouras de trigo no Rio Grande do Sul

De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar na quinta-feira (14/08), as lavouras de trigo no Rio Grande do Sul iniciaram o período reprodutivo. Atualmente, 4% da área está em fase de florescimento e 96% em desenvolvimento vegetativo. Desde o segundo decêndio de julho, a regularidade das chuvas, intercaladas com períodos de elevada radiação solar e baixas temperaturas, tem favorecido um crescimento mais vigoroso das plantas. As lavouras apresentam coloração verde intensa e densidade populacional adequada, com estande próximo ao ideal por metro quadrado. O número de afilhos por planta é superior ao observado na safra de 2024, o que indica potencial produtivo maior, com incremento na capacidade de espigamento e na produtividade final. Os produtores estão finalizando a adubação nitrogenada em cobertura, etapa considerada crítica para suprir a demanda nutricional durante o alongamento do colmo e a preparação para o florescimento. Em áreas onde houve dificuldades no estabelecimento inicial, o desenvolvimento vegetativo apresenta recuperação, favorecido pela umidade do solo em níveis ideais para o perfilhamento. O estado fitossanitário das lavouras é considerado excelente, sem incidência significativa de pragas ou doenças, o que reduz a necessidade de intervenções corretivas. O manejo de plantas daninhas está sendo feito dentro do período técnico recomendado, evitando a competição por água e nutrientes. Além disso, as aplicações preventivas de fungicidas seguem o calendário fitossanitário, com foco no controle de doenças foliares e de giberela, especialmente nas áreas que já iniciaram a floração. A área cultivada no Estado está projetada pela Emater/RS-Ascar em 1.198.276 hectares, com estimativa de produtividade de 2.997 quilos por hectare. Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Mateus de Oliveira
Adultização Infantil: entenda riscos e como prevenir o problema, que ganhou destaque após vídeo viral do influenciador Felca

A discussão sobre adultização infantil voltou a ganhar espaço na mídia e nas redes sociais após a repercussão de um vídeo publicado pelo influenciador Felca, que rapidamente viralizou e já acumula mais de 32 milhões de visualizações no Youtube. Na publicação, o produtor de conteúdo alerta para os perigos da exploração de crianças e adolescentes em rotinas e atividades que não condizem com sua faixa etária, denunciando como adultos, canais e figuras públicas expõem menores para lucrar na web. O caso está criando debates sobre a exposição precoce e sem filtro de crianças, muitas delas sendo sexualizadas ou se tornando “gurus de investimento”, reproduzindo padrões e atitudes de adultos. O assunto chegou até o Congresso Nacional, com projetos de lei sendo apresentados para tratar do tema. De acordo com a educadora, psicóloga e gestora da Escola Internacional de Alphaville, de Barueri/SP, a adultização infantil é um fenômeno preocupante. “A infância é uma etapa única do desenvolvimento humano, marcada por descobertas e aprendizados que precisam respeitar o tempo e a maturidade de cada criança. Quando pulamos etapas, comprometemos aspectos emocionais, sociais e cognitivos que serão a base para a vida adulta”, afirma. A especialista lembra que casos de crianças e adolescentes expostas na mídia não são novidade. “Antigamente, havia a preocupação com o desenvolvimento e educação de crianças e adolescentes que trabalhavam como cantores ou atores. A diferença é que no passado havia menos plataformas para essa exposição, e hoje qualquer pessoa tem o mundo na palma das mãos com o celular. Além disso, os próprios pais e responsáveis contribuem para o problema, mesmo tendo boa intenção, ao expor a vida dos filhos nas redes sociais desde que eles nascem”, acrescenta a educadora. O que é a adultização infantil O termo refere-se ao processo pelo qual crianças são expostas precocemente a comportamentos, conteúdos, responsabilidades e padrões estéticos típicos da vida adulta. “Isso pode ocorrer, por exemplo, por meio do uso frequente de maquiagem, roupas inadequadas expondo o corpo de forma sexualizada, participação em conversas com conteúdo impróprio, consumo de redes sociais sem supervisão ou a cobrança de posturas e responsabilidades que não condizem com a idade, como ser responsabilizada pelo cuidado e segurança de outra criança”, explica Ana Cláudia. Quais os malefícios da adultização infantil? As consequências podem ser amplas e duradouras: insegurança, baixa autoestima, ansiedade, dificuldades de socialização e até prejuízos no desempenho escolar. Além disso, a exposição precoce a padrões e pressões sociais pode aumentar a vulnerabilidade a abusos dos mais diversos tipos. Segundo Ana Cláudia, as crianças precisam ser expostas aos estímulos adequados para as suas idades, e seu cérebro precisa dessa solidificação. “Janelas estão ficando abertas, pois estamos presenciando uma negligência, um pulo nas etapas do desenvolvimento infantil fundamentais para a formação de adultos confiantes e seguros em relação a si mesmos”. A especialista acrescenta que “quando a criança é estimulada a se comportar como um adulto, ela ainda não tem recursos emocionais para lidar com as demandas e pressões que vêm junto. Isso cria um descompasso entre a maturidade real e a expectativa social”. Como perceber que uma criança está passando pelo processo de adultização infantil? Segundo a gestora da Escola Internacional de Alphaville, alguns sinais podem indicar que a criança está sendo exposta precocemente ao mundo adulto: – Interesse excessivo por aparência física e padrões estéticos incompatíveis com a idade; vestimentas fora do padrão esperado a sua idade. Roupas vulgares, expondo o corpo de maneira desnecessária; – Insistência no uso de produtos de tratamento dermatológico para adultos, como cremes antirrugas e ácidos antienvelhecimento; – Preocupação desmedida com dinheiro e com o futuro; – Uso frequente de gírias e expressões adultas; – Comparação e disputa com colegas por notas escolares; – Reproduzir comportamentos sensuais e amorosos; – Perda do interesse por brincadeiras e jogos infantis; – Mudança abrupta no comportamento, como assumir responsabilidades além da capacidade; – Maior interesse por grupos de amigos muito mais velhos ou em grupos de adultos. O papel de pais e escolas Famílias e instituições de ensino têm papel central na prevenção, promovendo um ambiente em que a criança viva experiências compatíveis com sua fase de desenvolvimento, incentivando brincadeiras, interação social saudável e o respeito às etapas naturais do crescimento. “Pais e educadores devem ser guardiões da infância, filtrando conteúdos e experiências para que sejam apropriados à idade e estimulando a autonomia dentro de limites seguros”, destaca a especialista. Comportamentos que parecem inofensivos, mas que caracterizam adultização infantil Aparentemente inofensivos, alguns hábitos podem contribuir para a adultização precoce, como permitir o acesso irrestrito e sem supervisão a redes sociais, incentivar o consumo de produtos estéticos para adultos, usar a criança como “mini influencer” sem mediação adequada ou expô-la a piadas e conversas com conteúdo sexualizado. Comportamentos aceitáveis para cada faixa etária Segundo a especialista, cada fase da infância tem marcos de desenvolvimento que devem ser respeitados, para que a criança desenvolva habilidades motoras, cognitivas, emocionais e sociais de forma equilibrada. Até 3 anos: o foco está no desenvolvimento sensorial e motor. É a fase de explorar o mundo com todos os sentidos, aprender a andar, falar e interagir de forma simples. Atividades como jogos de encaixe, músicas, contato com diferentes texturas e brincadeiras livres são as mais indicadas. “Não é apropriado cobrar comportamentos de concentração prolongada ou esperar que a criança compreenda regras complexas”. De 4 a 6 anos: a imaginação e o faz de conta ganham destaque. O cérebro está pronto para começar a organizar informações, mas ainda depende muito do brincar para aprender. Histórias, desenhos, dramatizações e jogos simbólicos são ideais. “Embora já consigam participar de atividades com regras simples, não devem ser pressionadas por desempenho acadêmico rigoroso ou por responsabilidades de rotina típicas de adultos”. De 7 a 9 anos: é a fase em que habilidades cognitivas mais estruturadas começam a se consolidar, permitindo que a criança entenda regras e resolva problemas simples. Esportes coletivos, jogos de tabuleiro, projetos escolares e atividades artísticas mais elaboradas são bem-vindos. “No entanto, o amadurecimento emocional ainda não comporta pressões sociais
BRASIL: Governo lança socorro às empresas atingidas pelo tarifaço americano

Uma semana após o tarifaço imposto pelos EUA contra o Brasil entrar em vigor, o governo brasileiro anunciou medidas para proteger as empresas e empregos nacionais — sem impor retaliações aos americanos. Com 1/3 das exportações para os EUA sendo afetadas pelas tarifas de 50% impostas por Donald Trump, o governo federal lançou o programa “Brasil Soberano”. A principal medida do pacote é uma linha de crédito de R$ 30 bilhões, disponível apenas para empresas que mantenham os empregos. O pacote também inclui: *Prorrogação por um ano do drawback, mecanismo que suspende ou isenta tributos sobre insumos importados para produtos destinados à exportação;*Crédito tributário para desonerar vendas externas, com alíquota de até 3,1% para médias e grandes empresas e 6% para micro e pequenas — resultando em um impacto estimado em R$ 5 bilhões até 2026;*Mais acesso a seguros de exportação, especialmente para pequenas e médias empresas;*Compras públicas de União, estados e municípios para programas de alimentação, restritas a produtos atingidos pelas sobretaxas;*Diversificação de mercados para reduzir dependência dos EUA. Ainda na cerimônia, Lula defendeu que o país não adotará retaliações imediatas aos americanos.“Não vamos piorar nossa relação. Mas também não aceitamos ser taxados sem razão ou acusados de não respeitar direitos humanos”. O presidente afirmou que a crise deve ser encarada como oportunidade de “criar coisas novas” e reforçou que o Brasil buscará preservar empregos e competitividade, enquanto negocia para reverter a medida americana. A medida provisória, assinada por Lula, já está em vigor, mas precisa ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias para continuar valendo. Também está dando o que falarAinda falando sobre a relação diplomática entre Brasil e EUA, os americanos anunciaram mais uma sanção ao revogar os vistos do secretário do Ministério da Saúde e de ex-funcionários da OPAS, Organização Pan-Americana de Saúde, por ligação com o programa Mais Médicos. A decisão foi tomada pelo secretário de Estado, Marco Rubio, que classificou a iniciativa como “um golpe diplomático inconcebível” e acusou o Brasil de usar a OPAS para intermediar a contratação de médicos cubanos, driblando sanções a Cuba e repassando ao regime valores devidos aos profissionais. *No auge, em 2015, o programa contava com 18,2 mil médicos, sendo 11,4 mil cubanos. Em 2018, após críticas de Jair Bolsonaro, Cuba retirou seus profissionais do país. Quem comemorou a decisão foi Eduardo Bolsonaro, que postou afirmando que a medida é “um recado inequívoco” de que nem ministros nem burocratas “estão imunes”. A medida se soma a outras ações recentes do governo Trump contra o Brasil, como o tarifaço de 50% sobre exportações e sanções contra autoridades do STF.
JUSTIÇA: MPRS denuncia por feminicídio enteado que matou madrasta a facadas em Vila Maria

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) denunciou, no dia 5 de agosto, por feminicídio duplamente majorado, o enteado, de 20 anos, que matou a madrasta, de 45, em Vila Maria, no Norte do Estado. O crime ocorreu em 16 de julho, na casa da vítima. Conforme a denúncia ajuizada pelo promotor de Justiça Bruno Bonamente, de Marau, o crime foi praticado por razões da condição do sexo feminino, mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, uma vez que ela foi surpreendida e atacada pelas costas. E praticado por meio cruel, em razão dos golpes sequenciais que a vítima recebeu na região posterior do pescoço. Segundo a investigação, a motivação do crime foi uma desavença familiar. Segundo o promotor, “esse foi um crime que chocou muito a comunidade de Vila Maria, que é um pequeno município de 15 mil habitantes, e foi o primeiro feminicídio da história da cidade. A responsabilização penal é essencial não apenas para garantir justiça à vítima e seus familiares, mas também para reafirmar o compromisso institucional do Ministério Público com o enfrentamento à violência contra a mulher e com a proteção da vida.” Paralelamente à ação penal, foi instaurado, em 22 de julho, incidente de insanidade mental do acusado, diante da alegação de que ele possui doença mental. O procedimento irá avaliar sua imputabilidade penal, por meio de exames médicos. A tramitação da ação penal ficará suspensa até a conclusão dessa avaliação. O enteado foi preso em flagrante e está detido de forma preventiva.
BLOCKCHAIN E LGPD: A nova era da segurança de dados na contabilidade

No mundo atual, onde dados se tornaram um dos ativos mais valiosos, proteger informações pessoais não é mais uma opção, é uma obrigação. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) chegou para reforçar essa responsabilidade, impondo às empresas, incluindo escritórios de contabilidade, uma série de regras para garanti privacidade, segurança e transparência no tratamento de dados. Ao mesmo tempo, uma tecnologia que vem ganhando cada vez mais espaço pode ser uma grande aliada nesse cenário: a Blockchain. Conhecida por ser a base das criptomoedas, como o Bitcoin, a Blockchain vai muito além disso. Trata-se de um sistema capaz de registrar informações de forma descentralizada, segura e, principalmente, imutável. Ou seja, os dados não podem ser alterados sem consenso da rede. Mas o que isso tem a ver com a contabilidade? Tudo. Os escritórios e profissionais da área lidam diariamente com dados sensíveis, tanto de pessoas quanto de empresas. A Blockchain surge, então, como uma solução eficiente para garantir que esses dados sejam armazenados e tratados de maneira segura, reduzindo o risco de vazamentos e fraudes. A LGPD garante aos cidadãos uma série de direitos, como acesso às informações, possibilidade de correção, exclusão e até portabilidade dos dados. Já a Blockchain oferece exatamente aquilo que a legislação exige: rastreabilidade, transparência, segurança e controle total sobre as informações. Apesar de todos os benefícios, o desafio ainda está na falta de conhecimento e na adaptação dos negócios. Implementar uma tecnologia como essa exige investimento, treinamento e, sobretudo, uma mudança de cultura organizacional. Porém, os ganhos são claros: mais segurança jurídica, mais confiança dos clientes e uma gestão de dados muito mais eficiente. No fim das contas, a junção da LGPD com a Blockchain não é apenas uma tendência tecnológica. É um passo necessário rumo a um futuro onde privacidade, segurança e responsabilidade no uso dos dados serão diferenciais competitivos e, mais do que isso, dever de qualquer empresa, inclusive no setor contábil. Artigo: Joana Elisa Caglioni de Oliveira – acadêmica de Ciências Contábeis da Faculdade Cesurg Marau Leoni Menta Zamin – contadora, professora da Faculdade Cesurg Marau Cezar Volnei Mauss – contador, professor da FAT Faculdade e Escola, conselheiro integrante da comissão de estudos em contabilidade pública do CRCRS
POLÍTICA: Projeto contra adultização de menores nas redes sociais avança na Câmara

Depois de o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), dizer que a Casa vai pautar propostas contra a adultização de crianças e adolescentes, uma proposta em especial ganhou força para ir a votação em plenário. A proposição estabelece mecanismos para o combate de conteúdos de exploração sexual de crianças e adolescentes em ambiente digital também cria regulações para o uso de redes sociais e jogos online para crianças e adolescentes. Esse projeto é de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) e já foi aprovado no Senado em dezembro. A proposta é bem vista por organizações da sociedade civil, como o Instituto Alana. Tanto autor e relator da proposta, deputado Jadyel Alencar (Republicanos-PI), correm para assegurar que o projeto seja votado. Em suma, o projeto de lei estabelece uma espécie de dever de cuidado às plataformas para fornecer serviços digitais na internet. Jadyel trabalha ajustes no texto ainda na noite desta segunda-feira, 11, para poder apresentar o texto a Motta. Uma reunião de líderes nesta terça-feira, 12, deverá definir quais propostas entrarão ou não em pauta. A proposta tem grande possibilidade de encaminhamento em plenário. Em maio, a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ) apresentou requerimento de urgência (para acelerar a tramitação) do projeto que conta com a adesão de líderes do PSD, PDT, Republicanos, União, PSDB, PT, PV, PSOL e PSDB. Motta decidiu entrar na discussão após um vídeo do youtuber Felca alcançar 29 milhões de visualizações em poucos dias. Somente até o fim da noite desta segunda-feira, 13 projetos haviam sido procolocados na Câmara sobre adultização e penalização da pornografia, sob os números 3836, 3837, 3840, 3848, 3851, 3852, 3856, 3859, 3875, 3877, 3878, 3885, 3889. O de número 3852 sugere abertamente a criação de uma Lei Felca. Em 50 minutos, o youtuber fez um compilado de denúncias sobre influenciadores que abusam da imagem de crianças, mostrou como o algoritmo funciona para entregar esse tipo de conteúdo para pedófilos e entrevistou uma psicóloga especializada para falar sobre o perigo da exposição nas redes sociais para as crianças e adolescentes. “É um projeto que aumenta muito a segurança de crianças e adolescentes em ambiente digital, na medida em que exige uma atuação ativa das empresas e facilita o acompanhamento pelas famílias”, diz o senador Alessandro Vieira. O Instituto Alana é um dos apoiadores do projeto de lei. “A lógica de engajamento das redes sociais acelera a adultização da infância, incentivando crianças a trocarem estudos e brincadeiras por visibilidade online”, diz um texto do instituto em apoio à proposta. “O projeto de lei obriga plataformas a prevenir riscos, a dar transparência aos algoritmos que influenciam o que vemos online e a remover conteúdos nocivos, priorizando o melhor interesse de crianças e adolescentes.” Veja o que diz o texto:Principais diretrizes O texto que veio do Senado diz que fornecedores de produtores ou serviços de tecnologia da informação direcionados ou que sejam usados por crianças e adolescentes devem tomar medidas para conter o acesso e exposição de menores a exploração e abuso sexual, violência física, bullying virtual e assédio de crianças e adolescentes, promoção de jogos de azar e outros produtos para maiores de idade, publicidade predatória, entre outros. Controle parental obriga empresas a disponibilizar de forma acessível meios de tempo de uso, bloqueio de contas, limite de visualização de conteúdo Esses fornecedores deverão disponibilizar a pais ou responsáveis disponibilizar, de forma fácil, ferramentas e configurações que garantam o controle parental para bloquear contas e limitar visibilidade de determinados conteúdos e ferramentas de limitação de tempo de uso de produto ou serviço. O texto foca em outras medidas para garantir que os pais possam ter mais cuidado com acesso de filhos em redes sociais e para conter meios predatórios para viciar crianças e adolescentes Combate à sexualização de crianças e adolescentesSobre sexualização de crianças e adolescentes, o texto também diz que provedores de aplicações de internet que disponibilizem conteúdo pornográfico deverão impedir o acesso e a criação de contas por menores. Plataformas ou demais serviços online devem comunicar os conteúdos de exploração e abuso sexual infantil detectados em seus produtos ou serviços às autoridades nacionais e internacionais competentes e reter a informação do usuário responsável. Grandes empresas terão que fazer relatóriosCaso haja alguma denúncia feita por usuários sobre violações a direitos de crianças e adolescentes, a empresa deve oficiar autoridades competentes para instaurar investigação. Provedores de aplicações de internet com mais de um milhão de usuários menores de idade registrados precisam fazer relatórios semestrais disponibilizando os canais para recebimento de denúncias, a quantidade delas, a quantidade de moderação de conteúdo ou de contas e medidas adotadas para identificação de contas infantis. Pena para empresas que descumprirem regra podem chegar a dezena de milhões Os descumpridores de regras estão sujeitos a quatro possíveis penas. São estas: – Advertência para adoção de medidas corretivas em até 30 dias; – Multa de até 10% do faturamento do grupo econômico no Brasil. Caso não haja faturamento, a multa passa a ser de R$ 10 a até R$ 1 mil por usuário, podendo chegar a até R$ 50 milhões; – Suspensão temporária das atividades; – Proibição da atividade – Determinará o nível da pena, além dos princípios da proporcionalidade e razoabilidade, a gravidade da infração, reincidência, capacidade econômica do infrator e o impacto coletivo que tal provedor possui. Jogos online deverão proibir lootboxes, conhecidas como ‘jogo de azar online’, e regular sistema de interação entre usuários com menores de idade No caso de jogos online que possam ser utilizados por crianças e adolescentes, o projeto de lei exige a obrigatoriedade da possibilidade de desativar ferramentas de interação dos usuários. Os jogos deverão disponibilizar um sistema para recebimento e processamento de denúncias. As lootboxes, caixas de recompensa geralmente compradas por dinheiro físico que oferecem premiações de raridades diferentes de forma aleatória, são proibidas em jogos que podem ser usados por crianças e adolescentes. Essas caixas são conhecidas como uma espécie de “jogo de azar online” – há conquistas muito recompensadoras, mas com chances extremas de insucesso. Perfilamento de publicidade é proibido e menores em redes
BRASIL: O WhatsApp pode estar com os dias contados nos bastidores do governo

O Zuckerberg não vai gostar muito dessa história. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) começou a testar um aplicativo de mensagens próprio, voltado para comunicação interna da administração federal. A ideia não é nova. Durante o governo Bolsonaro, o app Athena chegou a ser usado, mas foi abandonado. O retorno do projeto ganhou força após o caso do 08/01, quando alertas sobre risco de ataques às sedes dos Três Poderes foram enviados pelo WhatsApp, levantando dúvidas sobre a segurança de dados sensíveis. Inicialmente, o novo app seria restrito ao Sistema Brasileiro de Inteligência, mas a intenção agora é liberá-lo para toda a máquina federal. O app promete as mesmas funções dos mensageiros populares, como chamadas de voz e vídeo, envio de arquivos e criação de grupos, mas com criptografia desenvolvida pela própria Abin e servidores hospedados no Brasil. A mudança é uma resposta a dois problemas: 1) o risco de vazamentos e 2) a dependência de tecnologias estrangeiras.Na prática, o objetivo é tirar as conversas estratégicas das mãos de empresas privadas e colocá-las sob o próprio guarda-chuva do governo.
MUNDO: A jogada de Trump que mira a China e atinge o Brasil

No mesmo dia em que anunciou a prorrogação por mais 90 dias da trégua tarifária com a China, Trump resolveu colocar uma nova carta na mesa de negociações comerciais. O presidente americano quer que Pequim quadriplique as importações de soja americana para reduzir o superávit chinês e agradar produtores rurais — base importante de seu eleitorado. Atualmente, cerca de 20% da soja consumida pelos chineses é importada dos EUA, o que representa metade do volume negociado entre os países em 2016, período que antecedeu o início da guerra comercial já no primeiro mandato de Trump. Para atingir a meta, Pequim precisaria deslocar fornecedores como o Brasil, que no ano passado vendeu 74,7 milhões de toneladas aos chineses, faturando US$ 36,5 bilhões. O cálculo é simples: Se a China comprar muito mais dos americanos, sobra menos espaço para a soja brasileira, cortando a participação do Brasil no maior mercado de soja do planeta — afetando o superávit comercial e a balança agrícola. Para igualar o volume do Brasil, os EUA precisariam vender quase quatro vezes mais do que em 2024, quando embarcaram 22,1 milhões de toneladas. Na prática, a ofensiva de Trump contra a China pode virar um “fogo cruzado” para o Brasil: perder espaço no maior comprador de soja do mundo e, ao mesmo tempo, enfrentar barreiras maiores para vender aos EUA. Falando em Brasil, EUA e China. Enquanto a relação EUA-Brasil parece se esfriar cada vez mais com o cancelamento da reunião virtual entre Haddad e secretário do Tesouro dos EUA — que havia sido confirmada 12 horas antes —, o Brasil segue tendo “portas abertas” com a China. Ontem à noite, Lula telefonou para Xi Jinping e conversou sobre acordos bilaterais e novos negócios (saiba mais).
MUNDO: O que está por trás do encontro mais esperado do ano

O ultimato de Trump a Vladimir Putin — “pare de lutar até 8 de agosto ou enfrente sanções severas” — terminou sem… nenhuma sanção. Em vez de impor punições à Rússia, a Casa Branca anunciou uma cúpula entre os dois líderes para esta sexta-feira, no Alasca, sem a presença de Zelensky — pelo menos por enquanto. Mas, afinal, o que está em jogo?Do lado russo, Putin chega à mesa com a proposta de anexar as regiões de Donbass e Crimeia, além de barrar a entrada da Ucrânia na Otan, afastando tropas ocidentais do país. Enquanto isso, os ucranianos, que até o momento estão “do lado de fora da festa”, já se pronunciaram afirmando que não vão ceder nenhum território. Nas palavras de Zelensky, a Ucrânia “não dará à Rússia nenhum prêmio pelo que fez”. Mas o cenário se mostra mais favorável a Putin. Os russos continuam avançando no leste e norte da Ucrânia, enquanto ataques de mísseis e drones atingem cidades ucranianas. Para JD Vance, vice-presidente americano, um eventual acordo dificilmente deixará Moscou ou Kiev satisfeitos. Enquanto Rússia e Ucrânia “defendem o seu”, Trump, que prometeu acabar com a guerra em 24 horas, tenta se posicionar como o “pacificador” da guerra mais sangrenta da Europa nas últimas décadas.
TSE divulga lista atualizada de aprovados para o Teste Público da Urna 2025

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou a lista atualizada de inscrições aprovadas para o Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025. Ao todo, o número de participantes aptos nesta nova relação é de 148 inscritos, incluindo os formatos individuais e em grupo. Seguindo o edital, a nova lista foi definida após a análise dos recursos apresentados por candidatas e candidatos que não haviam sido habilitados na primeira fase de seleção. A nova relação contempla os nomes das investigadoras e dos investigadores cujos recursos foram deferidos pelo TSE, garantindo a participação no evento, que será realizado de 1º a 5 de dezembro, em espaço preparado na sede do Tribunal, em Brasília. Além da divulgação da nova lista de aprovados, o calendário do Teste Público de Segurança da Urna 2025 prevê, de 12 a 15 de agosto, o período para manifestação de interesse em inspecionar os códigos-fonte. Já entre 25 e 29 de agosto, investigadoras e investigadores com inscrição aprovada e que manifestaram interesse em inspecionar os códigos-fonte poderão requerer passagens e diárias para participar da inspeção dos códigos-fonte, conforme estabelecido no edital. Colaboração para o aperfeiçoamento O Teste Público da Urna, que chega à 8ª edição, registrou neste ano um número recorde de interessados que enviaram pedidos de inscrição ao TSE: 151. Desse total, dois foram reprovados e um desistiu. Assim, agora, a lista atualizada de inscritos é de 148 pessoas, sendo 106 inscrições individuais e 16 de grupos (num total de 42 pessoas). Quatorze inscrições são de representantes institucionais, como universidades e partidos políticos. Ao todo, 40 mulheres – 35 inscritas individualmente e cinco integrantes de grupos – foram habilitadas. Realizado desde 2009, preferencialmente no segundo semestre de anos não eleitorais, o Teste Público da Urna reúne especialistas em Tecnologia da Informação para avaliar e propor melhorias nos sistemas de geração de mídias, captação e apuração de votos, transmissão e recebimento de arquivos, incluindo hardware e software da urna eletrônica. Entre os sistemas e componentes que serão objeto de análise, estão: Gedai-UE; Software Básico da Urna Eletrônica, SCUE, GAP, VOTA, RED e AS; Sistemas Transportador, RecArquivos e InfoArquivos; SIS e KitJE-Connect; Urnas Modelo UE2022, com respectivos firmwares e mídias; Módulos do Sistema de Apoio às Auditorias (SAVP – Sorteio e Votação); VPP e AVPART. Limite de participantes e sorteio A participação presencial será limitada a 45 investigadores simultaneamente, para garantir o bom andamento dos trabalhos. Segundo o edital, caso o número de inscrições selecionadas ultrapasse esse limite, será realizado sorteio público, em data e horário a serem divulgados no site oficial do Teste Público da Urna 2025, com transmissão ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube. Etapas finais Entre 6 e 24 de outubro, as investigadoras e os investigadores selecionados deverão enviar seus planos de teste e eventuais documentos complementares. O resultado dos recursos sobre os planos e a lista final de aprovados nessa fase serão publicados em 14 de novembro. O Teste Público da Urna reforça o compromisso da Justiça Eleitoral com a transparência e a participação social, permitindo que especialistas contribuam para o constante aprimoramento do processo eleitoral brasileiro. Fonte: TRE
Operação Statera: onze estelionatários são presos em onze dias

A Delegacia de Combate a Estelionatos de Joinville/SC (DCE/DIC), com apoio da 2ª Delegacia de Polícia e da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas de Passo Fundo/RS (Draco), deu cumprimento a doze ordens judiciais contra um grupo de pessoas da mesma família especialista na prática de golpes contra idosos. As diligências de busca e apreensão e prisão foram executadas em quatro endereços da região nobre de Balneário Camboriú/SC e em cinco no município de Passo Fundo/RS. Durante a operação três pessoas foram presas com mandados em aberto por estelionato e uma em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Contra os investigados também foi imposto o bloqueio de bens, veículos, contas bancárias e criptoativos. O resulta da operação soma-se aos oitos presos no final do mês passado e integrantes de associações criminosas voltadas para a prática de estelionatos na modalidade golpe do bilhete premiado no sul do país. A atuação conjunta e os esforços uníssonos das Polícias Civis de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, com o respaldo dos Poderes Judiciários e dos Ministérios Públicos, busca trazer Justiça às inúmeras vítimas deste tipo de fraude e desarticular o crime organizado com viés patrimonial. Fonte: DRACO
Frutícolas no RS no geral apresentam bom desenvolvimento

Morango e citros são algumas frutíferas em produção no Rio Grande do Sul. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar na quinta-feira (07/08), há culturas que seguem com a prática da poda, como pêssegos e videiras, outras estão em final de floração, como os citros e ameixa, e outras, em plena produção, como é o caso do morango, cuja maturação dos frutos foi favorecida na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul pelas temperaturas amenas e a boa radiação solar. Há incidência de oídio em muitas lavouras, causando perdas e exigindo dos produtores a intensificação de medidas de controle. Apesar da leve melhora na florada e no desenvolvimento dos frutos, observada no período anterior, a oferta de morango ainda é insuficiente para atender à demanda local. Assim, o mercado do morango continua em alta, e os preços recebidos pelos produtores na comercialização para Ceasas, intermediários e mercados ficaram entre R$ 30,00 e R$ 50,00/kg. Já na venda direta ao consumidor, entre R$ 40,00 e R$ 60,00/kg. Já na região de Soledade, a cultura do morango está em desenvolvimento de mudas e em produção. O clima do período, com a presença mais intensa de sol, favoreceu os cultivos, o que intensificou a formação e o amadurecimento de frutos, bem como o crescimento das plantas. As condições fitossanitárias estão adequadas e a oferta e a demanda, em equilíbrio. Na região de Lajeado, em Feliz, a produção de morango está iniciando. Nos cultivos em bancadas, há alguma produção, mas ainda bem baixa. Já nos cultivos direto no solo, os morangos já estão bem formados, e há intensa floração. Os dias ensolarados e a temperatura baixa favoreceram a produção. Os produtores estão comercializando o quilo do morango entre R$ 30,00 e R$ 40,00; e alguns entre R$ 50,00 e R$ 55,00/kg devido ao pico de vendas provocado pela tendência do “morango do amor”. As plantas de morango apresentam boa floração na região de Santa Rosa, porém a polinização está deficiente, e há muitos frutos deformados, forte presença de doenças, como flor-preta (antracnose). O preço de venda de frutos pequenos é de R$ 20,00/kg, e maiores e padronizados R$ 35,00/kg. A demanda na região também aumentou em razão da sensação do “morango do amor”. PÊSSEGO – A cultura de pêssego está em fase final de floração na região administrativa de Ijuí, com emissão de folhas e pegamento de frutos. Os produtores finalizam a poda com certo atraso, mantendo um número maior de ramos carregadores, em função do risco de ocorrência de geadas em agosto. Também efetuam a poda e tratamentos fitossanitários nas variedades precoces, que estão em início de floração na região da Serra gaúcha, visando ao controle preventivo de podridão-parda e crespeira-verdadeira. Apenas as variedades precoces começaram o florescimento, mas ainda não plenamente. Os consecutivos dias frios, associados às noites bastantes frias em junho e julho, mantiveram as gemas florais e as plantas por mais tempo em dormência. Na região de Pelotas, o aumento da floração de diversas cultivares fez com que os produtores acelerassem a finalização da poda e os tratamentos preventivos de inverno, que, neste momento, têm o objetivo de proteger a florada e diminuir a entrada das doenças, principalmente podridão-parda. O frio intenso durante este inverno favoreceu a brotação uniforme das variedades cultivadas, o que deverá se refletir em boa produtividade. UVA – A prática da poda seca de inverno e os tratamentos de controle de cochonilha-do-tronco nas videiras foram efetuados na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, onde os produtores continuam a adubação de inverno. Nas áreas com plantas de cobertura de solo, foi realizado o acamamento da cultura, após a aplicação da adubação. Já na região de Frederico Westphalen, iniciou a brotação das variedades de uva Vênus, Bordô, Niágara Rosada, Niágara Branca, Seyve Villard, Carmem, entre outras. Com isso, foi iniciada a poda e a aplicação de cianamida hidrogenada para a quebra da dormência, uma vez que a demanda mínima de horas de frio já foi atingida. Também estão sendo realizadas as aplicações de nitrogênio e fósforo para iniciar as brotações. Na região de Santa Maria, continuam, principalmente nas videiras, os tratamentos de inverno nas frutíferas por meio do uso de caldas bordalesa e sulfocálcica e das podas de inverno. CITROS – Sobre a cultura de citros, a mudança na decisão dos Estados Unidos sobre a taxação de produtos trouxe ânimo para a atividade na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Erechim, mas ainda não há preço de comercialização das frutas para os agricultores, principalmente de laranja Valência. Algumas variedades de frutas precoces por colher são Salustiana, Iapar e de umbigo, que estão sendo vendidas no comércio in natura a R$ 900,00/t. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, está iniciando a floração dos citros para a próxima safra, com excelente expectativa. Os produtores realizam tratamentos fitossanitários e adubações. Referente à Safra 2024/2025, está em início a colheita das variedades de ciclo médio e tardio. Na de Pelotas, continua a colheita de laranja, e iniciou a de bergamota da cultivar Montenegrina, que apresenta frutos de qualidade com boa valorização de preço, de R$ 1,50 a R$ 2,00/kg para o produtor, para ambas as culturas. Na região de Lajeado, as condições climáticas têm favorecido a colheita de citros e os tratamentos fitossanitários de inverno. Na maioria dos pomares onde são realizados tratamentos fitossanitários regulares, a incidência de doenças está muito baixa; já em pomares com manejo reduzido, percebe-se a ocorrência de doenças, principalmente pinta-preta. Em São José do Sul, a colheita da bergamota Montenegrina está em andamento, com grande produtividade na maioria dos pomares e com frutos de excelente qualidade. Não ocorreram perdas na produção, diferentemente dos últimos anos. O preço pago e o volume comercializado estão frustrando os citricultores, pois a comercialização está muito mais lenta se comparada com anos anteriores. No município, a caixa de bergamota de 25 quilos é comercializada a R$ 55,00, e a colheita chega a 50% dos 290 hectares implantados. Em Montenegro, onde se cultiva bergamota Montenegrina em 2.145 hectares,
BRASIL: Alcolumbre freia impeachment de Moraes, Faustão passa por transplantes e mais

Sem chance de impeachment. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, avisou líderes dos partidos que, mesmo com apoio unânime, não há chance dele pautar o impeachment de ministro do STF — jogando um balde de água fria na oposição, que diz ter 41 assinaturas pelo processo. Voltando a decolar para a gringa. O Aeroporto de Congonhas planeja retomar voos internacionais após mais de 40 anos. A primeira fase, com jatinhos executivos, começa em 2026. Já os voos comerciais regulares devem decolar em 2028, com foco na América do Sul. O plano integra uma reforma de R$ 2,4 bi para modernizar o terminal. Motta nega barganha e promete punições. O presidente da Câmara, Hugo Motta, negou ter feito acordos com a oposição para encerrar a ocupação do plenário. Ele disse que não trocou desocupação por votação de projetos e afirmou que tomará providências contra os parlamentares que impediram o funcionamento da Casa nos últimos dias. Faustão passa por dois transplantes em SP. Internado desde maio, o apresentador Fausto Silva realizou um transplante de fígado e um retransplante renal nos últimos dias, em São Paulo. Faustão vinha tratando uma infecção bacteriana aguda com sepse desde o fim de maio. Brasil e Índia unidos contra o tarifaço. Ontem, Lula ligou para o primeiro-ministro indiano para discutir os impactos das tarifas de Trump — que impôs 50% sobre produtos de ambos países. Os líderes defenderam mais integração e uma resposta conjunta do Brics. Lula ainda avisou que deve visitar a Índia no ano que vem.
MUNDO: O plano de Netanyahu para acabar com o Hamas

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que pretende ocupar toda a Faixa de Gaza em uma ofensiva final para eliminar o Hamas e encerrar a guerra de quase dois anos no território. O premiê disse que o objetivo seria “libertar a nós mesmos e ao povo de Gaza do terror do Hamas”, mas sem que os israelenses mantenham o controle permanente sobre a região. O objetivo da ação prevê:* O desarmamento total do Hamas;* O retorno de todos os reféns, vivos ou mortos;* A desmilitarização completa da Faixa de Gaza;* O controle da segurança sob responsabilidade de Israel;* A criação de uma administração civil que não envolva nem o Hamas nem a Autoridade Palestina. A proposta, no entanto, reacende o debate sobre os riscos de uma nova ocupação. Israel não mantém tropas no território há duas décadas, embora controle fronteiras, espaço aéreo e recursos essenciais. A possibilidade de reocupação é criticada pela oposição e por famílias de reféns israelenses, que temem que uma ofensiva ampla coloque vidas em risco. Ainda há 50 reféns mantidos em Gaza, sendo 20 deles vivos, segundo autoridades. De acordo com dados do Ministério da Saúde de Gaza — controlado pelo Hamas —, a ofensiva israelense na região já matou mais de 61 mil palestinos — enquanto a população local, de cerca de 2 milhões, vive sob ameaça constante de fome e deslocamento.
ECONOMIA: Trump dobra tarifa contra a Índia e acende alerta no Brasil

Nem deu tempo do aumento tarifário de 25% sobre produtos indianos entrar em vigor que Donald Trump anunciou uma nova rodada de sanções. Agora, os EUA dobraram a taxação sobre a Índia para 50% — uma punição direta pela importação de petróleo e gás russos. A medida passa a ser válida em até 21 dias e representa uma das tarifas mais altas aplicadas pelos EUA, se igualando somente ao do Brasil. Para os asiáticos, o impacto é significativo. Os EUA, que são o principal parceiro comercial do país, importaram US$ 87 bilhões em produtos indianos no último ano — principalmente farmacêuticos, eletrônicos e vestuário. O recado, porém, vai além da ÁsiaA Casa Branca já sinalizou que países que importam combustível russo — como o Brasil — podem ser os próximos alvos.Para se ter uma ideia, 70% do diesel importado pelo Brasil veio da Rússia em 2024. O país também depende de fertilizantes russos para sua produção agrícola. O movimento reacende as tensões com o bloco dos Brics, que incomoda Trump por sua aproximação com a Rússia e rivalidade econômica com o Ocidente. FECHAMENTO DO MERCADODÓLAR: -0,78% | R$ 5,43 BITCOIN: +1,04% | US$ 115.130 EURO: -0,07% | R$ 6,37 IBOVESPA: +1,04% | 134.538 pts
BRASIL: Prisão de Bolsonaro expõe racha no STF

A decisão de Alexandre de Moraes de decretar a prisão domiciliar de Bolsonaro gerou desconforto entre ministros do Supremo Tribunal Federal. Nos bastidores, a medida foi considerada precipitada por parte da Corte, Sem consultar os colegas, Moraes usou sua prerrogativa de relator para ordenar a prisão, após Bolsonaro descumprir medidas cautelares. Para alguns ministros, o ideal seria ignorar a provocação e aguardar o julgamento de setembro. A condução solitária, somada à sanção dos EUA com base na Lei Magnitsky, ampliou o isolamento do ministro. Na prática, o Supremo se dividiu. Após as medidas tomadas pelo governo americano contra Moraes, seis ministros se manifestaram a favor do colega, enquanto Kassio Nunes, André Mendonça, Fux e Toffoli preferiram o silêncio. Essa divisão ficou ainda mais visível no jantar oferecido por Lula na semana passada. Cinco dos 11 ministros do STF não compareceram, mesmo após o pedido de Moraes por uma manifestação conjunta contra as sanções da Lei Magnitsky. Fontes próximas ao Supremo indicam que o próprio presidente do STF, Roberto Barroso, tem expressado frustração com a tensão interna. Prestes a deixar o comando da Corte, ele poderia até antecipar sua saída definitiva. Enquanto isso, o caos no Congresso Nacional Depois de 30 horas de paralisação por um motim realizado por aliados de Bolsonaro, o presidente da Câmara, Hugo Motta, conseguiu voltar a sua cadeira e abrir sessão na noite de ontem. Ao longo do dia, Motta ameaçou suspender mandatos por até 6 meses e acionou a polícia legislativa. A retomada só ocorreu após negociação com a oposição, mediada por Arthur Lira. A ocupação teve de tudo: deputados com esparadrapo na boca, senadores acorrentados à mesa — veja aqui — e até uma deputada com bebê no colo sentada na cadeira da presidência.A exigência do grupo era forçar a pauta da anistia aos envolvidos no 08/01 e a votação sobre o fim do foro privilegiado. Segundo o líder do PL, esse acordo entre aliado de Bolsonaro e Centrão foram realizados. .
MÍDIA: Governo lança edital de R$ 98 milhões para fortalecer nome na internet

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou uma nova licitação no valor de R$ 98,3 milhões para contratação de três agências de comunicação digital. O objetivo é reforçar a presença do Palácio do Planalto nas redes sociais, com ações voltadas para planejamento, criação de conteúdo, gestão de comunidades, monitoramento e impulsionamento em plataformas como Instagram, TikTok, YouTube, Facebook, LinkedIn, Pinterest e Kwai. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e representa uma reformulação da estratégia digital do governo. Segundo o edital, as agências escolhidas deverão apresentar “narrativas envolventes, acessíveis e contínuas” para divulgar os programas e ações federais, com linguagem mais próxima da população. A comunicação também terá foco na defesa institucional e no combate à desinformação, especialmente em um contexto de forte presença da oposição nas redes sociais. Esse novo processo substitui uma licitação anterior, de R$ 197,7 milhões, suspensa pelo Tribunal de Contas da União em 2024 após suspeitas de vazamento de propostas. Em agosto do mesmo ano, o certame foi oficialmente revogado. Agora, com o valor quase 50% menor, o governo retoma o plano sob a liderança do secretário de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, um dos principais estrategistas do PT. Quais trabalhos as agências terão de fazer para a Secom? No edital, a Secom listou as atribuições necessárias para as futuras agências contratadas. Entre elas estão a criação de conteúdos adaptados às características e linguagens de cada plataforma digital; proposta de abordagens criativas que ampliem a adesão e o engajamento da população, além da divulgação dos programas do Governo Federal, como Minha Casa Minha Vida – Classe Média, Crédito do Trabalhador, Pé de Meia, Farmácia Popular, Luz do Povo, Bolsa Família, Prouni e FIES. A Secom ainda pede que o trabalho englobe a promoção do portal gov.br como um ecossistema único, que dialogue com a população. A entrega das propostas está prevista até 2 de setembro de 2025. Nos bastidores, a licitação é vista como parte da preparação do governo Lula para enfrentar o embate político nas redes sociais em ano pré-eleitoral, com a digitalização da comunicação se tornando uma das principais frentes de disputa narrativa.
Operação Suporte: organização criminosa dedicada aos crimes de estelionato e lavagem de dinheiro é desarticulada

Na manhã desta quarta-feira, dia 06 de agosto, a POLÍCIA CIVIL, por meio da DRACO PASSO FUNDO, coordenada pelo Delegado Venicios Demartini, deflagrou a OPERAÇÃO SUPORTE, visando combater organização criminosa dedicada aos crimes de estelionato e lavagem de dinheiro. A investigação policial iniciou quando uma cooperativa de crédito noticiou uma série de estelionatos contra suas agências. A partir dos registros de ocorrência e das diligências realizadas, apurou-se que um grupo organizado efetuou ataques reiterados contra instituições financeiras, utilizando-se de engenharia social e conhecimento técnico dos mecanismos das empresas, para obtenção de lucro indevido. Em todos os fatos investigados os criminosos usaram o mesmo modus operandi, o qual se iniciava com um contato telefônico em datas e horários de intenso fluxo das cooperativas/agências. Em seguida, os golpistas apresentavam-se como colaboradores da área do TI, utilizavam linguagem técnica e protocolos internos para solicitar depósitos em uma conta específica, justificando que se tratava apenas de um teste para atualização do software do sistema de segurança. Assim que os valores eram creditados rapidamente eram redistribuídos para diversas outras contas, dificultando o rastreamento dos recursos e evidenciando uma estrutura de lavagem de dinheiro plenamente operante, com a participação de ao menos 52 pessoas físicas e jurídicas. Apurou-se patrimônio movimentado em empresas fantasmas e contas que tinham como único objetivo transacionarem o capital obtido com os estelionatos e outros crimes. O prejuízo acumulado pelas cooperativas de créditos superou um milhão de reais. No curso da investigação, representou-se por mandados de busca e apreensão para investigados em 13 cidades, inclusive Passo Fundo, bem como apreensão de veículos, restrição de imóveis, bloqueios de valores em contas. Na manhã desta quarta-feira executaram-se as ordens judiciais no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, contando com a participação de mais de 100 policais civis e militares. Na cidade de Canoas um homem foi preso em flagrante pelo crime de posse de arma de fogo, eis que detinha em sua residência armas e munições de diferentes calibres sem documentação para tanto. As investigações seguem em sigilo até a conclusão do inquérito policial. O titular da DRACO, Delegado Venicios Demartini, deixa claro o empenho das delegacias especializadas em lavagem de dinheiro, especialmente a DRACO Passo Fundo, em reprimir o crime organizado com a descapitalização e enfraquecendo dessas estruturas criadas para o branqueamento de capitais. A operação policial contou com o apoio da 2ª DPRM Canoas, DERCAP, das delegacias das Regionais de Lajeado, Regional de Pelotas, Regional de Soledade, Delegacia de Estelionatos de Joinvile/SC, Brigada Militar. Fonte: DRACO
Justiça condena ex-dirigente do Inter a mais de 10 anos de reclusão

A Justiça condenou no domingo, 3 de agosto, o ex-vice-presidente de Patrimônio do Sport Club Internacional no biênio 2015/2016 a 10 anos e seis meses de reclusão, em regime inicial fechado, e multa, pelos delitos de estelionato (209 vezes) e organização criminosa. Esse foi mais um desdobramento da Operação Rebote, coordenada pelo promotor de Justiça Flávio Duarte, da Promotoria Especializada Criminal. O processo foi separado da ação penal original, em que foram condenados, em março de 2024, o ex-presidente, o ex-vice-presidente de Finanças e outros quatro denunciados pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) por terem desviado mais de R$ 13 milhões dos cofres colorados na década passada. Conforme a decisão judicial, o ex-vice de Patrimônio também terá de indenizar o clube gaúcho, assim como os demais. Conforme a denúncia, o delito de estelionato ocorreu por pagamentos, mediante apresentação de notas fiscais, por obras não realizadas nos locais de responsabilidade da Vice-Presidência de Patrimônio: Gestão Patrimonial, do Estádio, Gigantinho e Centro de Treinamento. Fonte: MPRS
Transformada, Expoagas 2025 vai movimentar R$ 768 milhões em negócios

Depois de mobilizar milhares de profissionais em um movimento que simbolizou a superação de empresas e pessoas em sua última edição, após as enchentes no ano passado, a Expoagas 2025 – 42ª Convenção Gaúcha de Supermercados reunirá mais de 65 mil lideranças, gestores e colaboradores dos segmentos do varejo, da indústria, do canal distribuidor, do setor primário e da imprensa, no Centro de Eventos Fiergs (Av. Assis Brasil, 8787), em Porto Alegre, entre os dias 19 e 21 de agosto, para uma programação que contemplará negócios, networking, aprendizado e integração entre os elos da cadeia. Promovida há mais de quatro décadas – e desde 2001 nos pavilhões da Fiergs –, a Expoagas 2025 será a maior já realizada pela Associação Gaúcha de Supermercados, com o advento de duas novas áreas de exposição, que possibilitarão a 76 pequenas e médias empresas, majoritariamente gaúchas, a exposição de produtos, equipamentos e serviços para os visitantes. A feira deverá movimentar R$ 768 milhões de negócios em seus três dias, e as inscrições já estão abertas no site da entidade (www.agas.com.br). Ao todo, com os novos espaços, 572 expositores estão confirmados. No ano passado, a AGAS formalizou pedido à Federação das Indústrias do RS para que os pavilhões fossem ampliados, aumentando a capacidade de exposição, mas as enchentes atrasaram a possibilidade dessa majoração da área de estandes. “Ainda confiamos que a Fiergs fará esta ampliação em breve, já que na prática serão mais indústrias gaúchas levando seus produtos a todo o Brasil em nossa feira. Neste ano, era imperioso que criássemos novas oportunidades, por isso montamos estandes anexos à secretaria do evento e no foyer do teatro”, explica o presidente da Associação, Antônio Cesa Longo. Com 30 estandes, a primeira área nova aproveitará uma estrutura de lona construída no estacionamento do Centro de Eventos, que será passagem obrigatória para acessar a feira a partir de um túnel construído com tecnologia led. O segundo espaço terá expositores de inovação e soluções disruptivas para supermercados, congregando startups e empresas de TI em uma seção batizada de “Espaço Summit”, com mais 40 expositores. Entre as empresas presentes com estandes na feira, a maioria – cerca de 76% – é novamente de gaúchas. Mais uma vez, além do pavilhão principal, a AGAS preparou estandes menores, de 4m² e 9m², com preços e condições de pagamento diferenciadas, para que pequenas e médias empresas participem como expositoras da Expoagas. Sorteios – Outras novidades de 2025 estão ligadas aos sorteios promovidos pela AGAS para alavancar negócios no evento. Neste ano, a cada R$ 1 mil em compras junto aos expositores, os visitantes ganharão um cupom para concorrer a seis notebooks e uma van Citroen Jumpy, que será sorteada ao final da mostra. A promoção, mais uma vez, tem a chancela e utilizará o sistema da Nota Fiscal Gaúcha. “Sempre fomos entusiastas deste projeto e acreditamos que o CPF na nota é garantidor da cidadania fiscal. Para nós, estes sorteios em parceria com a Secretaria Estadual da Fazenda têm uma simbologia muito importante”, observa Longo. Além disso, a entidade sorteará três celulares iPhone entre os varejistas que conhecerem o Espaço Summit, estimulando a visitação aos novos expositores. “A ideia é reafirmarmos a Expoagas como um evento essencialmente de negócios, possibilitando que pequenas, médias e grandes empresas disputem em condições de igualdade os clientes. Ao todo, mais de 800 novos produtos serão apresentados na feira”, destaca Longo. Jantar e homenagens – Reconhecido palco de reivindicações do setor, o jantar de abertura da Expoagas 2025 ocorrerá na noite de 18 de agosto, véspera do início da feira, na Casa NTX, na Capital. Entre as pautas mais latentes do setor, estão a possibilidade de comercialização de medicamentos isentos de prescrição médica em supermercados, a redução de impostos sobre itens de consumo básico das famílias gaúchas e a busca por melhores condições ante as operadoras de tíquete-alimentação. “Temos construído uma relação de diálogo com os governos, sobretudo no âmbito estadual. O Governo do Estado sabe que o setor de supermercados é um aliado na construção de soluções para toda a economia, e que pensamos acima de tudo no aumento do poder de compra para o consumidor final. Por isso, quando fazemos reivindicações, temos a convicção de que serão ponderadas”, afirma o dirigente da AGAS. Ainda no jantar de abertura, a Associação outorgará o prêmio Supermercadista Honorário, mais alta honraria concedida pela AGAS a personalidades que colaboram para o desenvolvimento do segmento varejista e da economia do RS, ao empresário e publisher porto-alegrense Nelson Pacheco Sirotsky, ex-presidente do Grupo RBS. “Trata-se de uma liderança inspiradora que tem uma relação próxima com o setor supermercadista, e que liderou esclarecimentos públicos importantes, através de seus veículos de comunicação, em períodos obscuros como o da superinflação. É um supermercadista honorário por sua capacidade de liderar, de trabalhar e de construir soluções para os problemas das comunidades em que atua”, elogia Longo. Também na noite de 18 de agosto, a AGAS promoverá a doação do saldo restante do projeto Ajuda Sul, criado pela entidade para colaborar na retomada do RS após as enchentes de 2024, ao Hospital Pronto Socorro de Porto Alegre. “Foram mais de R$ 2 milhões investidos na construção de casas, distribuição de vale-compras, aquisição de um drone de última geração para a polícia utilizar em resgates e distribuição de marmitas, cestas básicas e mantas. Agora, a AGAS doará o saldo restante deste projeto, que é da ordem de R$ 197 mil, ao hospital que mais salva vidas diariamente em nossa Capital”, explica Longo. Durante a Expoagas 2025, a AGAS prestará uma homenagem ainda a nove empresas expositoras que estiveram na feira em sua edição inaugural, em 1983, e continuam ativas. São elas Frigorífico Excelsior, Bettanin Industrial S.A., Souza Cruz, Conservas Ritter, Cooperativa Vinícola Aurora, Ernesto Neugebauer S.A., Isabela S.A, Melitta e Termolar. “Essas companhias simbolizam a superação que celebramos no ano passado, por sua trajetória vencedora e de apoio ao nosso evento”, justifica Longo. A homenagem será outorgada antes da primeira palestra da Expoagas 2025, na manhã do dia 19 de agosto. Palestras – Na 42ª Convenção Gaúcha de Supermercados,
BRASIL: Bolsonaro tem prisão domiciliar decretada por Moraes

No início da noite de ontem, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi colocado em prisão domiciliar por decisão do ministro Alexandre de Moraes. Segundo o decreto, Bolsonaro teria descumprido medidas cautelares ao usar as redes sociais de terceiros para se manifestar politicamente — incluindo a conta do senador Flávio Bolsonaro, seu filho. Em um vídeo postado nesse domingo — e apagado horas depois —, Flávio colocou o pai no viva-voz para cumprimentar manifestantes em Copacabana: “É pela nossa liberdade. Estamos juntos”, disse o ex-presidente. Para Moraes, a atitude representou uma tentativa deliberada de burlar a Justiça: “A Justiça é cega, mas não é tola”, escreveu o ministro, ao destacar que o ex-presidente reiterou condutas que buscam “coagir o Supremo” e “obstruir investigações”. Pela decisão, Bolsonaro agora:Não poderá sair de casa e deverá continuar usando a tornozeleira eletrônica;Está proibido de receber visitas — a não ser de familiares próximos e advogados previamente autorizados por Moraes;Está proibido de usar celular e redes sociais, seja diretamente ou por intermédio de terceiros; A reação da esquerda e da direita à medida Esquerda comemora prisãoIntegrantes da esquerda e aliados do governo aprovaram a sentença do ministro. O deputado federal Lindbergh Farias afirmou que a decisão foi proporcional e inevitável, diante da “repetida provocação” de Bolsonaro ao Supremo.Quem também se manifestou foi Guilherme Boulos, que ironizou o ex-presidente ao escrever “um tornozelo de cada vez em direção a Papuda” nesse post.Para aliados do governo e integrantes do STF, o ex-presidente estaria propositalmente “cavando” a própria prisão, na tentativa de alimentar o discurso de perseguição e mobilizar apoiadores. Direita condena Moraes Além de figuras como Tarcísio de Freitas e Eduardo Bolsonaro, o deputado Nikolas Ferreiras postou em suas redes sociais um vídeo criticando a decisão tomada por Alexandre de Moraes.“Prisão domiciliar decretada de Jair Bolsonaro por Moraes. Motivo: Corrupção? Rachadinha? Desvio de bilhões? Roubou o INSS? Não. Seus filhos postaram conteúdo dele nas redes sociais. Que várzea!”.Apoiadores do ex-presidente acusam Moraes de tentar silenciar Bolsonaro após as manifestações, e ainda questionam o timing da decisão — horas após a publicação de um dossiê por um jornalista americano com supostas provas de uma força-tarefa ilegal do STF para investigar bolsonaristas após os atos de 08/01 — entenda mais aqui. O tema foi capa dos principais portais do mundo A decisão também teve forte repercussão fora do Brasil. O Washington Post destacou que Bolsonaro é investigado por liderar uma conspiração para anular as eleições, enquanto o New York Times relacionou o episódio à tensão diplomática gerada pelas tarifas de Trump contra o Brasil. Já a BBC e a Al Jazeera pontuaram a coincidência entre a decisão e os protestos pró-Bolsonaro no fim de semana. No campo diplomático, o governo dos Estados Unidos condenou publicamente a ordem de prisão domiciliar e afirmou que responsabilizará “todos os que colaborarem com condutas sancionadas”. A prisão domiciliar do ex-presidente aprofunda a crise entre Poderes e consolida, ainda mais, a polarização política brasileira. Além disso, Bolsonaro se torna o 4° ex-chefe de Estado do país a ser preso desde a redemocratização.
