Vila Maria FM

MUNDO: As polêmicas da Copa já entraram em campo

Primeira polêmica à vista. A FIFA está com uma situação delicada nas mãos que envolve Egito, Irã, a cidade de Seattle, a comunidade LGBTQ+ e a Copa do Mundo 2026. O combo é peculiar, mas a gente te explica. Muito antes do sorteio dos grupos da Copa, Seattle definiu que uma das partidas realizadas na cidade seria a “Pride Match”, como forma de celebrar o orgulho LBGTQ+. O que a FIFA não esperava era que os dois países sorteados para essa partida seriam Egito e Irã. Justamente, dois países que condenam, por lei, a homossexualidade. A chance disso acontecer era de apenas 0,7%, ou 1 em 144. Não demorou muito para as respectivas federações nacionais se pronunciarem rejeitando completamente atos de orgulho LGBTQ+ na partida. Agora, basicamente, a FIFA precisa optar entre (i) dar um passo atrás e respeitar as leis e a vontade dos países ou (ii) fazer os países respeitarem a cultura e a decisão da cidade-sede. A opção iii seria refazer o sorteio — algo improvável, nunca antes feito na história. Não é mais só sobre futebol… A FIFA faturou US$ 7,5 bi só no último ciclo de Copa e tem um esporte com 4 bilhões de fãs sob suas mãos. No fim, isso dá a ela o poder de influenciar e fazer parte do xadrez geopolítico mundial. Banir a Rússia ou dar o “Prêmio da Paz” ao Trump são bons exemplos disso.

Médicos alertam para riscos de prescrição de testosterona para mulher

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) publicaram nota conjunta restringindo uso de testosterona em mulheres. Conforme as três entidades médicas, “a prescrição de testosterona deve restringir-se estritamente à única indicação formalmente reconhecida (Transtorno do Desejo Sexual Hipoativo -TDSH), após avaliação clínica adequada, sendo potencialmente danosa quando utilizada sem indicação, com base em dosagens isoladas ou com objetivos não terapêuticos.” O comunicado alerta efeitos colaterais alguns com gravidade. “O uso de testosterona fora da única indicação em mulheres aumenta o risco de eventos adversos, incluindo: efeitos virilizantes como acne, queda de cabelo, crescimento de pelos, aumento do clitóris e engrossamento irreversível da voz, toxicidade e tumores de fígado, alterações psicológicas e psiquiátricas, infertilidade e potenciais repercussões cardiovasculares como hipertensão arterial, arritmias, embolias, tromboses, infarto, AVC e aumento da mortalidade, além de alterações de outros exames laboratoriais, como os de colesterol e triglicerídeos.” A nota ainda ressalta que a Anvisa não aprovou nenhuma formulação de testosterona para uso em mulheres e que a agência reguladora também não reconhece “uso de testosterona para fins estéticos, de melhora de composição corporal, desempenho físico, disposição ou antienvelhecimento.” Fonte: Agência Brasil

BRASIL: A queda de braço entre Congresso e STF

Quem tem a caneta mais pesada? Brasília vive um embate que deixou de ser pontual para virar disputa de poder. De um lado, o STF. Do outro, o Congresso. O estopim desse conflito se deu após a liminar de Gilmar Mendes sobre impeachment dos ministros do Supremo, que limitaria os pedidos à PGR e aumentaria o apoio necessário no Senado de 1/2 para 2/3 do plenário. A decisão foi vista no Congresso como uma afronta ao Legislativo e uma manobra para se proteger de futuros pedidos, ainda mais com uma eleição batendo à porta em 2026. Mas a reação não demorou muito para vir…Nas últimas horas, o Congresso avançou em pautas que contrariam decisões anteriores do STF: Marco temporal das terras indígenas, aprovado mesmo após o Supremo derrubar a tese em 2023; PL da Dosimetria, que permite reduzir as penas de Bolsonaro e demais réus do 8/1, estabelecidas justamente pelo Supremo Se você está se perguntando… Na lógica dos Três Poderes, o Congresso cria ou altera as leis (Legislativo), enquanto o Supremo julga e interpreta casos reais com base nelas (Judiciário). É no meio-campo entre essas duas coisas que surgem as polêmicas sobre qual dos dois poderes deve prevalecer. Tanto que, ontem, por exemplo, o STF voltou a debater o próprio marco temporal, em julgamento que pode contrariar a decisão do Senado desta terça-feira. Enquanto isso, senadores discutem retaliações mais profundas: tempo de mandato para ministros, sabatina periódica, ampliação de 11 para 15 cadeiras no STF e uma nova lei do impeachment com prazos e critérios mais duros. Tentando evitar uma escalada dessa briga, Gilmar Mendes deve voltar atrás e suspender parte da própria decisão sobre blindar os ministros de impeachment, de olho em negociar uma versão alternativa. Ainda vai dar o que falar…

CNH do Brasil: Presidente Lula anuncia mudança histórica no processo de obtenção da habilitação

Na terça-feira (9) aconteceu o lançamento da CNH Brasil. Anunciada pelo presidente Lula e pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, a iniciativa marca uma mudança histórica no processo de habilitação, tornando-o menos burocrático e até 80% mais barato. Além da CNH do Brasil, o presidente Lula assinou a Medida Provisória do Bom Condutor. “Isso trará uma série de estímulos ao bom condutor no Brasil, como a redução de 40% no valor dos exames médico e psicológico. Além disso, se o motorista não cometer infração de trânsito, não vai precisar voltar ao Detran e pagar novas taxas para renovar a carteira, ela será renovada automaticamente”, detalhou Renan Filho. O Brasil tem hoje 20 milhões de pessoas dirigindo sem habilitação, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Em alguns estados, tirar a CNH custa quase R$5 mil. “Essa iniciativa vai melhorar a segurança do trânsito, porque vai formalizar. No Brasil, quando a gente checa um CPF de quem tem uma moto e depois olha se esse CPF tem CNH, 54% não tem. Isso demonstra que o modelo estava falido. As pessoas mais pobres não tinham mais condição de ter uma carteira nacional de habilitação”, disse o ministro dos Transportes. A CNH do Brasil prevê formação gratuita on-line, possibilidade de aulas práticas com instrutores autônomos ou nas autoescolas. Os exames – prático e teórico – seguem sendo obrigatórios, o que garante que as etapas de aprendizagem sejam cumpridas. O acesso à formação garante um trânsito mais seguro, com motoristas preparados circulando pelas ruas. O modelo aproxima o Brasil de práticas já adotadas em países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Argentina. Como vai funcionar a CNH do Brasil 1. Abertura do processoPelo site do Ministério dos Transportes, aplicativo CNH do Brasil (antigo app Carteira Digital de Trânsito) ou através dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). 2. Curso teórico gratuitoTodos os conteúdos serão oferecidos on-line, sem custo, com acessibilidade garantida (Libras, legendas e recursos visuais) no site do Ministério dos Transportes ou presencialmente, nas autoescolas. 3. Flexibilidade nas práticasApenas duas horas de aulas práticas obrigatórias. O candidato escolhe: autoescola ou instrutor autorizado. 4. Provas obrigatórias mantidasExames teóricos e práticos continuam sendo realizados nos Detrans. 5. Reteste gratuitoSe o candidato for reprovado na primeira prova, tem direito ao primeiro reteste sem custo adicional. Oportunidade de trabalho e segurança A modernização também alcança o mercado de formação de instrutores. Com a possibilidade de atuação de profissionais autônomos, somada à permanência das autoescolas, o novo modelo cria um ambiente de livre escolha, ampliando a concorrência e estimulando a oferta e qualidade dos serviços. Para esses profissionais, o curso de formação será oferecido gratuitamente pelo Ministério dos Transportes, e a autorização continuará sendo emitida pelos Detrans, garantindo controle e segurança. “As autoescolas vão continuar, mas o cidadão vai poder escolher entre uma autoescola e um instrutor autônomo para formá-lo na condução daquele veículo. Isso estimula a concorrência, que significa preço justo pelo serviço prestado e melhor qualidade para as pessoas”, explicou Renan Filho. O processo também ganha mais flexibilidade: o candidato poderá organizar sua formação de acordo com sua rotina, inclusive utilizando o próprio veículo nas aulas práticas, desde que acompanhado de um instrutor autorizado e que o veículo esteja em condições de segurança previstas no Código Brasileiro de Trânsito (CBT). Outra mudança importante é o fim da exigência de prazo para finalizar o processo. O candidato vai poder avançar no seu ritmo, evitando que o processo seja paralisado por falta de tempo ou de recursos. Um novo sistema ajustado à realidade brasileira Atualmente 51% das pessoas entre 18 a 24 anos não possuem CNH e, no Norte e Nordeste, o custo do processo pesa ainda mais no orçamento familiar. Em estados como Acre e Bahia, por exemplo, o valor do processo pode equivaler a até oito meses e meio de trabalho, considerando o comprometimento de 30% da renda mensal. No Maranhão e Amazonas, a dificuldade é semelhante. O QUE DIZ O DETRAN/RS O DetranRS informa que foi publicada no dia 09/12/2025, pelo Governo Federal, a Resolução Contran nº 1.020, que altera o processo de formação de condutores no Brasil. A Autarquia está analisando atentamente as mudanças oficiais estabelecidas pela nova normativa e iniciou imediatamente os estudos técnicos necessários para uma implementação operacional segura e ordenada em todo o Estado. Conforme disposto na resolução, não foi estabelecido pelo Governo Federal um período de transição formal entre o modelo atual e o novo. No entanto, todos os Detrans devem se apropriar do teor da normativa e proceder à sua implementação conforme as diretrizes nacionais. O DetranRS exalta o objetivo de democratização do acesso à primeira habilitação, princípio que fundamenta a nova resolução e representa um avanço na inclusão social. Contudo, reafirma que, para colocar em prática as novas medidas aprovadas, é necessário um tempo técnico de adaptação por parte de todos os agentes envolvidos no sistema – CFCs, instrutores, Órgãos de Trânsito, Sistema Informatizado e futuros condutores, o que não fora previsto na normativa publicada. Diante disso, trabalharemos de forma prioritária e coordenada para que a implementação ocorra no menor tempo possível e sem causar prejuízos ou transtornos aos cidadãos gaúchos, garantindo a manutenção da qualidade do processo de habilitação e, acima de tudo, a segurança no trânsito. Novos comunicados e orientações detalhadas serão emitidos tão logo concluída a análise técnica integral da resolução. As informações oficiais serão divulgadas exclusivamente pelos canais oficiais do DetranRS. Reiteramos nosso compromisso com os gaúchos, com a transparência e com um trânsito mais seguro e acessível a todos. Direção do DetranRS

Vacina contra a dengue do Butantan começa a ser aplicada em janeiro

O Ministério da Saúde anunciou essa semana as diretrizes para o uso da nova vacina contra a dengue, o primeiro imunizante de dose única produzido integralmente no Brasil pelo Instituto Butantan. As primeiras 1,3 milhão de doses já fabricadas serão destinadas aos profissionais da Atenção Primária, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em visitas domiciliares, seguindo a recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento de Imunização (CTAI). A previsão é de que o lote inicial esteja disponível até o fim de janeiro de 2026. Com a ampliação da capacidade produtiva, o ministério pretende estender a vacinação ao público geral. A campanha deverá começar pelos adultos de 59 anos e avançar gradualmente até atingir a faixa dos 15 anos. O aumento da oferta de doses será possível graças a uma parceria entre o Instituto Butantan e a empresa chinesa WuXi Vaccines, responsável pela produção em maior escala e pela transferência de tecnologia. A definição do público prioritário levou em conta critérios técnicos e o perfil epidemiológico do país, discutidos na reunião da CTAI realizada em 1º de dezembro. Impacto na população Parte das doses será destinada a uma estratégia específica em Botucatu (SP), que servirá como área de estudo para avaliar o impacto da vacinação em massa na dinâmica da doença. Diferentemente do restante do país, o município deverá iniciar mais rapidamente a vacinação de toda a população de 15 a 59 anos. A expectativa é que, com adesão entre 40% e 50% do público-alvo, já seja possível observar impacto significativo no controle da dengue. Durante a pandemia de covid-19, Botucatu também participou de uma iniciativa semelhante de vacinação em massa. Outros municípios com predominância do sorotipo DENV-3 — considerado determinante para o aumento de casos em 2024 — também estão sendo avaliados para integrar a estratégia. Eficácia  A vacina desenvolvida pelo Butantan demonstrou eficácia de 74,7% contra a dengue sintomática em pessoas de 12 a 59 anos e de 89% contra formas graves e com sinais de alarme, segundo estudos apresentados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que concedeu o registro ao imunizante na segunda-feira (8). O Sistema Único de Saúde (SUS) já oferece uma outra vacina contra a dengue, fabricada por um laboratório japonês e aplicada em duas doses, destinada a adolescentes de 10 a 14 anos. Desde 2024, quando o Brasil se tornou o primeiro país a incorporar o imunizante na rede pública, mais de 7,4 milhões de doses foram aplicadas. Para 2026, o Ministério da Saúde garantiu 9 milhões de doses desse imunizante, com previsão de mais 9 milhões para 2027. Fonte: Agência Brasil

ECONOMIA: Governo prepara novo imposto — mas agora na fronteira

O governo Lula estuda aumentar tarifas de importação para carros e aço em 2026.  O plano atende a dois objetivos que hoje caminham juntos: (i) proteger a indústria nacional da enxurrada de produtos importados, especialmente da China e (ii) levantar cerca de R$ 14 bilhões para fechar as contas do ano que vem. Por que isso importa: Se aprovada, a medida tende a aumentar o preço dos carros, assim como o de produtos que dependem do aço — como o setor de construção civil. O contextoDesde que Trump subiu tarifas contra a China, parte da produção chinesa migrou para outros mercados — incluindo o Brasil. Como resultado: Importações de aço devem crescer +30% em 2025, enquanto a produção local tem caído;62% dos carros importados no Brasil já são chineses. Montadoras pressionam o governo para recompor a tarifa a 35%, alegando concorrência desleal com carros asiáticos. No fim do dia, Lula percebeu a oportunidade de um combo: proteger empresas brasileiras dessa avalanche de produtos importados + resolver o fiscal, provavelmente a principal questão econômica do seu governo hoje. O pano de fundo Com o governo podendo fechar o ano com um déficit de R$ 70 bilhões, Lula tenta reverter o cenário para 2026. A meta é um superávit de 0,25% do PIB (R$ 34 bi), mas para isso o presidente vai precisar tirar dinheiro de algum lugar — e parece estar considerando aumentar imposto como solução.

BRASIL: O contrato nível Neymar de uma advogada

A Polícia Federal encontrou no celular de Daniel Vorcaro, dono do Master, um contrato do banco de R$ 3,6 milhões por mês para o escritório Barci de Moraes, da advogada Viviane Barci de Moraes — esposa do ministro do STF. Para efeitos de comparação, os salários de Neymar e Depay, os jogadores mais bem pagos do Brasil, giram em torno de R$ 3,5 e 4 milhões mensais. O acordo teria validade de 36 meses, totalizando R$ 129 milhões. Ele acabou não sendo realizado na totalidade, já que o banco entrou em liquidação no meio do caminho. Mensagens internas indicam que o pagamento ao escritório era tratado como prioridade absoluta, mesmo em meio ao colapso da instituição. Viviane atuava como uma espécie de “representação ampla” do Master onde fosse necessário. Mas… isso é irregular? Tecnicamente, não. Em 2023, o próprio STF decidiu que juízes podem atuar em processos mesmo quando uma das partes é representada por escritórios de parentes — desde que o ministro não seja diretamente envolvido no caso. O episódio vem à tona justo quando Fachin discute criar um código de conduta para ministros, após críticas por viagens, palestras pagas e relações com empresas investigadas. Curiosidade: Em setembro deste ano, a família Moraes adquiriu uma mansão de 725 m² no Lago Sul, um dos bairros mais valorizados de Brasília. O imóvel custou R$ 12 milhões e foi pago à vista.

Cirurgia para tratar doença rara e fatal é feita no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, pelo SUS

A combinação de duas modalidades de tratamento tem ajudado portadores de uma doença grave e subdiagnosticada a encontrarem a cura. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) é um dos três centros brasileiros, e o único no sul do país, a realizar a tromboendarterectomia pulmonar para tratar pacientes de hipertensão pulmonar tromboembólica crônica, que pode levar à morte se não for tratada a tempo. A hipertensão pulmonar tromboembólica crônica é caracterizada pela formação de coágulos rígidos que dificultam a passagem do sangue no pulmão, causando falta de ar, cansaço e dor no peito. Por outro lado, as artérias que não estão comprometidas acabam sobrecarregadas, porque recebem mais sangue. O tratamento com medicamentos ajuda a pressão nas artérias pulmonares. Mas as que estão entupidas só podem ser abertas mecanicamente, com a cirurgia. O procedimento começa nas artérias pulmonares maiores, cortando internamente a parede destes vasos sanguíneos para remover os coágulos. Nas artérias com calibre menor, são realizadas sessões de angioplastia pulmonar. “É como um tronco de árvore com vários galhos, uns mais grossos e outros mais fininhos. A cirurgia desobstrui os galhos maiores, ou melhor, as artérias maiores. E a angioplastia pulmonar, por cateterismo, abre os vasos menores”, compara o médico do Serviço de Cirurgia Torácica, William Lorenzi. A cirurgia para desobstruir as artérias pulmonares é um procedimento extremamente delicado, que só pode ser feito sem o sangue circulando no pulmão. Durante a maior parte da cirurgia, utiliza-se um equipamento de circulação extracorpórea (Ecmo). Mas no momento da retirada dos coágulos é necessário provocar uma parada circulatória, induzindo-se uma hipotermia profunda no paciente. Ele é então reaquecido e novamente resfriado, para que o outro pulmão seja tratado. Existe risco de sangramento e de inflamação do pulmão. Desde 2023 já foram realizados 32 procedimentos no HCPA, em pacientes de 23 a 74 anos. A implantação na rotina do hospital foi possível pela formação e treinamento de uma equipe multidisciplinar, que além das especialidades médicas (Pneumologia, Cirurgia Torácica, Cardiologia, Anestesiologia, Medicina Intensiva e Radiologia) envolve profissionais da Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição e Psicologia e um profissional perfusionista, que opera a circulação extracorpórea. O grupo vem trabalhando em conjunto e obtendo a expertise para lidar com os casos. O pneumologista Marcelo Gazzana, que lidera o ambulatório de hipertensão pulmonar do hospital, cita outros motivos para a incorporação da cirurgia no Clínicas: “o treinamento do corpo clínico no Hospital Marie Lannelongue, referência em tromboendarterectomia na França, permitiu oferecer esse procedimento para os usuários do Sistema Único de Saúde. Também já tínhamos a tradição de cuidar de pacientes com embolia pulmonar ”. Subdiagnóstico – além de rara, a hipertensão pulmonar tromboembólica crônica muitas vezes não é diagnosticada. Os sintomas acabam sendo atribuídos a doenças respiratórias e cardíacas mais comuns. Os pacientes que fizeram o tratamento no Clínicas levaram entre três e quatro anos para ter o diagnóstico correto. “É preciso avaliar a possibilidade de hipertensão pulmonar na ecocardiografia e se necessário, solicitar exames como cintilografia, tomografia e cateterismo cardíaco direito. Quanto mais cedo o diagnóstico, menor a chance de sequelas”, alerta Lorenzi. Já Gazzana tem notado um aumento de casos referenciados para tratamento no HCPA. “Nosso programa de residência médica em Pneumologia inclui a formação em hipertensão pulmonar. Isso faz com que os profissionais egressos daqui identifiquem mais rapidamente a doença”, aponta. Fonte: HCPA

Vila Maria: Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Obras e Viação seguem em turno único até 31 de março de 2026

Através do Decreto 2.561, de 27 de novembro de 2025, o Prefeito Municipal, Adroaldo Seben, institui turno único nas Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Obras e Viação de Vila Maria. Essa determinação já está em vigor desde o dia 1º de dezembro e segue até dia 31 de março de 2026. A decisão foi tomada visando a necessidade de contenção e redução de gastos com energia elétrica, combustíveis e manutenção de veículos, máquinas e equipamentos. Dessa forma, nesse período os serviços serão realizados de segunda sexta-feira, das 07h ás 13h. Ficam excluídos dessa condição os serviços administrativos dessas secretarias.

Como o cérebro se reconfigura quando vivemos o luto pela morte de alguém

Na música Muerte, uma das faixas do álbum De Todas Las Flores, de 2022, a cantora mexicana Natalia Lafourcade diz logo nas primeiras estrofes que “agradece a morte por ter ensinado a viver”. Embora a frase indique uma aparente contradição, ela resume de forma poética algo que acontece no nosso cérebro toda vez que perdemos alguém que amamos. Após uma série de processos difíceis e dolorosos, que se arrastam por meses ou até anos, a maioria de nós aprende a viver sem aquela pessoa por perto — ainda que às vezes memórias e saudades um tanto agridoces apareçam de forma repentina ou em datas específicas. Mas o que realmente acontece no cérebro quando nos deparamos com a morte de uma pessoa importante na nossa vida? Nas últimas décadas, o conhecimento sobre esse tema evoluiu bastante — e a BBC News Brasil conversou com alguns dos autores das pesquisas mais importantes nessa área para desvendar a neurociência do luto, como você confere a seguir. É impossível ser feliz sozinho Embora as investigações científicas sobre o luto tenham diferentes abordagens e pontos de partida, os especialistas ouvidos para essa reportagem foram unânimes em afirmar que, para entender o impacto da morte, é essencial conhecer os fundamentos do amor. “Quando falamos sobre a perda de alguém importante, precisamos antes compreender a fundo o que é o vínculo entre duas pessoas”, concorda a neurocientista Zoe Donaldson, professora da Universidade do Colorado em Boulder, nos EUA. Em uma série de entrevistas e palestras, a professora de Psicologia e Psiquiatria Mary-Frances O’Connor define o luto como “o preço que pagamos por amar alguém”. Após publicar diversos estudos sobre o tema na Universidade do Arizona, também nos EUA, a especialista chegou à conclusão de que o sentimento de “perder um pedaço” de nós mesmos diante da morte de um familiar ou um amigo querido é algo real, uma vez que esse vínculo afetivo está enraizado e codificado nos neurônios. O’Connor, uma das pioneiras no estudo do luto e autora do livro O Cérebro de Luto (Editora Principium), explica que, num momento tão difícil como este, o cérebro entra numa espécie de contradição. De um lado, a massa cinzenta registrou as memórias da morte e de todos os ritos associados a ela, como o funeral e o enterro. Ou seja: uma parte do sistema nervoso tem plena consciência do que aconteceu. De outro, no entanto, há um fluxo diferente de informações, interpretado pelo que a especialista americana descreve como a teoria ou a neurociência do apego — termo que vem do inglês attachment theory. Para O’Connor, quando criamos um vínculo especial com alguém, certas partes do cérebro (sobre as quais falaremos adiante) criam uma noção bem forte, que pode ser resumida na frase: “Eu sempre estarei aqui por você, e você sempre estará aqui por mim”. Ela avalia que esse sentimento está no âmago de todo relacionamento afetivo e funciona muito bem quando nos afastamos momentaneamente desses indivíduos (como durante uma viagem a trabalho, por exemplo). No fundo, sabemos que essa separação é limitada e logo estaremos juntos com aquela pessoa amada novamente. Mas daí vem a morte — e aqueles dois fluxos de informação (memórias x apego) entram literalmente em parafuso. Conscientemente, sabemos que aquela pessoa não está mais ali. Mas as estruturas neurais relacionadas ao apego sinalizam justamente o oposto. Após dias, semanas, meses, anos, décadas de convivência, essa parte do sistema nervoso cria uma noção de que o amigo/familiar/companheiro sempre estará ali conosco. E esse choque gera raiva, frustração, estresse e todo o fluxo de sentimentos que marcam o processo de luto. Em seu livro, O’Connor pontua que o vínculo afetivo está registrado no nosso cérebro, mais especificamente na conexão entre os neurônios. Segundo ela, quando criamos amor por alguém, há uma mudança física no contato entre essas células e até na forma como certas proteínas atuam no sistema nervoso. E, diante da perda de alguém tão importante, todo esse arcabouço neuronal precisa ser reorganizado, o que é custoso e demanda tempo e novas experiências de vida (como conhecer outras pessoas para criar conexões inéditas). O que roedores podem ensinar Mas quais são as áreas específicas do cérebro que estão relacionadas ao luto? Para encontrar respostas para essa pergunta, estudiosos de várias partes do mundo se voltaram a uma espécie animal de características únicas. Falamos aqui dos arganazes-do-campo (Microtus ochrogaster), roedores típicos da América do Norte que são absolutamente monogâmicos — na contramão de outros ratos e camundongos, que costumam adotar um comportamento classificado como “promíscuo” pelos cientistas. Quando um arganaz-do-campo escolhe um parceiro, esse vínculo dura pela vida toda — ou até que a morte os separe. Essa característica, um tanto incomum no reino animal — apenas 3 a 4% dos mamíferos do planeta são monogâmicos — tornaram esses roedores os modelos perfeitos para estudar o vínculo emocional e o que acontece quando um dos parceiros parte dessa para outra. “De uma perspectiva científica, os arganazes reúnem as características perfeitas para estudarmos o assunto. Eles têm esse comportamento carismático, parecido ao de humanos, e possuem um tamanho similar ao de outros roedores, o que permite o uso das técnicas avançadas de neurociência que temos à disposição”, conta Donaldson, que possui um laboratório dedicado a estudar esses animais. Entre as técnicas mencionadas pela cientista, há a possibilidade de realizar exames de imagem em tempo real do cérebro dos bichinhos, para ver como os neurônios se comportam diante de diversas situações — como quando eles são afastados do parceiro, por exemplo. “Basicamente, o que diferencia o luto de uma depressão é o anseio/saudade. No luto, há um forte desejo de reencontrar aquele indivíduo, mesmo que isso não seja mais possível”, raciocina a pesquisadora. “E por que há esse anseio? Porque estar reunido com aquele ser é algo recompensador.” Quando alguém tão querido morre, o cérebro continua a manifestar esse desejo de estar junto. Como isso não é mais possível, surgem os sentimentos típicos do luto, como a frustração, a tristeza, a perda do prazer, a raiva… Donaldson lembra que esses efeitos não se limitam à cabeça — não à toa, a morte de um

Turma 211 da EEVIMA realiza Projeto “A Origem dos Ritmos Afro-Brasileiros”

O professor Luiz Eduardo da Silva Souza, estudante de Música na Universidade de Passo Fundo e ex-aluno da EEVIMA, iniciou seu estágio com a turma 211 desenvolvendo um estudo sobre a origem dos ritmos afro-brasileiros, como o Ijexá, o Baião e o Samba Reggae. A conexão dos alunos com as aulas foi tão forte que o conteúdo se transformou em um projeto especial, apresentado no dia 28/11, no Auditório Municipal, com a turma 211 e a participação do estudante Bernardo Gollo que é da escola municipal Maria Busato e integrante do grupo de percussão da UPF. Durante a apresentação, além dos ritmos já estudados, os alunos conheceram também a origem do funk brasileiro, compreendendo sua formação a partir da junção do Congo de Ouro com o Maculelê. A turma 211 apresentou explicações sobre cada ritmo aprendido, demonstrando conhecimento, criatividade e respeito às matrizes culturais afro-brasileiras. Ao final, o professor Luiz presenteou a Escola EEVIMA com uma composição autoral, intitulada “Raízes”, criada especialmente para o projeto e dedicada à escola, à turma 211 e ao estudante Bernardo Gollo. Segundo ele, o nome da música simboliza as sementes plantadas em cada aula e as raízes que mantém com carinho na EEVIMA.

Alerta de tempestade para o Rio Grande do Sul

O INMET emitiu aviso meteorológico que indica alerta de tempestade, com nível de severidade: grande perigo, válido de segunda-feira, dia 08 de dezembro, ás 12h até a terça-feira, dia 09 de dezembro, ás 23h59min. Mais informações acesse: https://alertas2.inmet.gov.br/52496 O alerta indica para chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário. Estados atingidos: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná. Entre os municípios que constam na lista estão: Marau, Vila Maria, Passo Fundo, Gentil, Nicolau Vergueiro, Casca, Camargo e Nova Alvorada.

MUNDO: As principais notícias do início desta semana

Moscou agradece. O Kremlin comemorou a nova Estratégia de Segurança Nacional de Trump, que deixou de classificar a Rússia como ameaça e defende a retomada da Doutrina Monroe no Ocidente. O documento fala em “apagamento civilizacional” na Europa e prioriza negociar o fim da guerra na Ucrânia. Tensão aumentando no Pacífico. O Japão acusou a China de apontar o radar de tiro contra dois caças japoneses perto de Okinawa — gesto visto como uma ameaça direta. A China nega e diz que os japoneses apenas atrapalharam um treino militar. A tensão cresce em meio a discussão de interferência em Taiwan. Título inédito. A 3ª colocação no GP de Abu Dhabi foi o suficiente para garantir o título da temporada de 2025 da F1 a Lando Norris, interrompendo uma série 4 anos seguidos de título de Verstappen. Lando se tornou o primeiro campeão britânico desde Lewis Hamilton em 2020. Nada de Google. A Apple publicou um alerta orientando para que seus usuários evitem usar o Chrome e apps do Google no iPhone. Segundo a empresa, trocar de navegador pode reduz coleta de dados, impressão digital online e exposição a rastreadores. Depois do roubo em outubro… Um vazamento de água atingiu o departamento de antiguidades egípcias do Museu do Louvre, danificando cerca de 400 livros raros. O problema foi causado por tubulações antigas e expõe a deterioração da infraestrutura do museu. Avanço em Gaza. Netanyahu afirmou que Israel está “muito perto” de iniciar a nova fase do acordo de paz em Gaza, articulado pelo governo Trump. A etapa prevê desmilitarizar o Hamas. Protesto inusitado. Viajantes começaram a embarcar de pijama nos EUA em resposta ao pedido do secretário de Transportes do governo Trump, que afirmou que as pessoas deveriam usar “trajes respeitosos” ao defender a volta da “Era de Ouro” das viagens.

BRASIL: Senado aprova projeto que cria “OAB” da medicina

Uma mudança decisiva para a medicina brasileira. Na semana passada, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou, por 11 votos a 9, o projeto que institui o Profimed. Trata-se de um Exame Nacional de Proficiência em Medicina, que será requisito obrigatório para que recém-formados obtenham o registro profissional. Como vai funcionar? O teste será aplicado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e funcionará como uma espécie de “prova final”, avaliando se o recém-formado está preparado para atender pacientes. Durante o curso, os estudantes também farão uma prova no 4º ano, chamada Enamed, para acompanhar a qualidade da formação. Quem não passar no Profimed poderá realizar atividades científicas e estágios supervisionados, mas não poderá atuar sozinho como médico. O projeto também prevê a criação de mais vagas em residência médica, ampliando o acesso à especialização. A meta é garantir, até 2035, pelo menos 0,75 vaga de residência para cada médico formado. Além disso, o governo federal será o único responsável por autorizar e fiscalizar novos cursos de medicina, na tentativa de conter a abertura desenfreada de faculdades sem estrutura adequada.

Ovinos têm comercialização intensificada no RS

Aumenta a demanda de ovinos para abate para as festas de fim de ano, intensificando a comercialização de lã e de animais. No Rio Grande do Sul, os rebanhos ovinos apresentam escore corporal e estado sanitário adequados e a temporada de tosquia continua. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar na quinta-feira (04/12), em algumas regiões, a menor oferta elevou os preços praticados. Os produtores preparam lotes para participação nas feiras e exposições que ocorrem até o final da primavera. Os manejos prioritários no período incluíram o controle de verminoses e a tosquia dos animais adultos. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, em São Gabriel, os trabalhos de esquila se aproximam do encerramento, e seguem os relatos de facilidade na comercialização da lã. Na região de Passo Fundo, houve disponibilidade adequada de alimentos e temperaturas favoráveis para o bem-estar dos rebanhos. A lã bruta seguiu com baixa valorização, poucos compradores e preços em torno de R$ 2,00/kg, mas a demanda por carne aumentou. Na região de Soledade, o rebanho ovino está sendo manejado em campos nativos, que ainda apresentam boa oferta de volumoso. Prossegue a seleção de matrizes, com a incorporação de novas borregas e aquisição de carneiros, além da realização de desmames. Já na região de Pelotas, algumas propriedades realizaram o controle de piolhos logo após a esquila, e houve relatos de dificuldade na eliminação desse ectoparasita. PASTAGENS – Em boa parte do Rio Grande do Sul, o campo nativo encontra-se em fase de desenvolvimento vegetativo, com melhoria na oferta e na qualidade da forragem. As forrageiras perenes apresentam bom estabelecimento inicial, favorecidas pela luminosidade e temperaturas elevadas. Ainda assim, a limitação reduziu o vigor do rebrote e o avanço vegetativo em áreas mais secas. O manejo tem sido ajustado para evitar sobrepastejo enquanto não ocorrem precipitações mais consistentes. As pastagens anuais são as mais impactadas pela falta de umidade. Em diversas regiões, capim-sudão e milheto implantados em setembro não atingiram o desenvolvimento esperado e, em áreas recém-estabelecidas, há forte redução no crescimento da parte aérea. Mesmo as chuvas pontuais registradas não foram suficientes para normalizar o desempenho das forrageiras. Os produtores aguardam precipitações mais regulares para avançar na implantação de novas áreas e recompor a oferta de alimento ao rebanho. BOVINOCULTURA DE CORTE – O estado nutricional e o escore corporal dos animais está dentro do esperado para cada categoria, refletindo o bom manejo alimentar no período. A condição sanitária dos lotes é considerada adequada, e os produtores intensificam o monitoramento de ectoparasitas, como carrapatos, mosca-dos-chifres e bernes, e iniciam os protocolos de controle preventivo. No mercado, manteve-se o movimento de valorização típico da entressafra, período marcado pela transição entre o encerramento das pastagens de inverno e o início da oferta de animais terminados em campo nativo ou em pastagens de verão. O avanço do tempo seco tende a prolongar essa conjuntura, reduzindo a oferta de animais prontos e sustentando as elevações graduais de preços observadas nas últimas semanas no mercado regional. BOVINOCULTURA DE LEITE – De maneira geral, segue adequada a condição corporal e a sanidade dos rebanhos. O tempo mais seco do período favoreceu o controle de mastites e o manejo de ectoparasitas, apesar do aumento nos casos de infestação por moscas, especialmente mosca-dos-chifres, e de carrapatos em algumas propriedades. Devido à transição entre o final de ciclo das pastagens de inverno e o início da oferta das pastagens de verão, foi necessário reforçar a alimentação dos animais com concentrados energéticos e proteicos. APICULTURA – Está em andamento a colheita em diversas regiões, e a produtividade inicial, satisfatória. Os apicultores realizam as divisões de enxames e a suplementação alimentar das colmeias. O volume de enxames disponíveis tem proporcionado oportunidade estratégica para a expansão dos plantéis, permitindo aos produtores incrementar o número de colmeias de forma eficiente. CULTURAS DE INVERNO Trigo – A colheita está em finalização, alcançando 93% da área projetada. Restam lavouras localizadas em altitudes mais elevadas do Planalto Norte e na Serra do Sudeste. A ausência de precipitações significativas desde meados de novembro acelerou o processo de maturação e reduziu a umidade dos grãos, permitindo avanço operacional contínuo. A produtividade continua heterogênea, refletindo as diferenças de investimento e as condições microclimáticas. Nas áreas de maior altitude, nos Campos de Cima da Serra, restam por colher lavouras com potencial produtivo expressivo; as melhores devem alcançar 6.000 kg/ha, como resultado de manejo fitossanitário e nutricional adequados e maior regularidade hídrica durante o enchimento de grãos. Já nas lavouras no Sudeste, de menor aporte tecnológico ou submetidas à maior estresse hídrico, o potencial produtivo é muito inferior; em alguns casos, abaixo de 1.000 kg/ha. A Emater/RS-Ascar estima área cultivada de trigo no Estado em 1.141.224 hectares e produtividade média de 3.261 kg/ha. Aveia-branca – A colheita está praticamente concluída no Estado, favorecida pela predominância de tempo seco e de umidade atmosférica reduzida, que permitiu avanço célere e preservação da qualidade dos grãos. Nas regiões de maior representatividade, onde predominam cultivos com finalidade para grão e sementes, verificou-se desempenho semelhante às expectativas iniciais. Entretanto, ocorreram reduções pontuais em áreas afetadas por excesso de precipitação no período de implantação ou por geadas em estádios fenológicos sensíveis. Em termos gerais, a qualidade física dos grãos é considerada excelente; o PH está dentro dos parâmetros exigidos pela indústria e pelo mercado de sementes. Canola – A colheita da canola está concluída no Estado. A produtividade média sofreu leve redução devido a falhas de estande e à erosão, ocasionadas por eventos climáticos no estabelecimento das lavouras. Ainda assim, os rendimentos permanecem dentro do esperado para o nível tecnológico predominante. Houve variações regionais associadas ao ambiente e ao manejo. A cultura afirma-se como alternativa de rotação no inverno pela crescente aceitação entre os produtores face aos resultados econômicos obtidos. Cevada – A colheita da cevada está próxima da conclusão, favorecida por sequência de dias secos, temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar, as quais aceleraram a maturação e permitiram a retirada rápida e uniforme das lavouras.  A produtividade obtida

REGIÃO: Cantilena di Natale abre a programação do Natal de Casca nesta sexta-feira

A magia do Natal, a religiosidade, a cultura, a arte, a música e a renovação da esperança por meio da fé voltam a iluminar Casca neste fim de semana. A Cantilena di Natale retorna à programação natalina com dois dias de apresentações, em um novo formato e com ainda mais atrações. O evento acontece na sexta-feira, 05 de dezembro, e no sábado, 06 de dezembro, celebrando a tradição e convidando a comunidade a viver o espírito natalino em família. Criado em 2010, o evento marcou o município com um espetáculo que reúne música, dança, teatro, luzes e imagens alusivas ao Natal. Por indicação do Conselho Municipal de Cultura, a Cantilena di Natale foi reconhecida como patrimônio imaterial do município e hoje integra o Plano Municipal de Cultura como evento prioritário. Realizada em frente à Casa da Cultura, uma das construções históricas mais importantes de Casca, a Cantilena representa também a valorização do patrimônio e das tradições locais. A responsável pela organização, Aline Nizzola, destaca que esta edição chega renovada e mais abrangente. “A comunidade casquense pediu a retomada do evento e então construímos uma proposta para que a Cantilena pudesse ser ainda mais ampla, realizando-se em dois dias e trazendo ao palco talentos locais, regionais e nacionais. Conquistamos junto ao ProCultura a possibilidade de contar com recursos incentivados, o que permitiu realizar o evento. Além da Prefeitura Municipal de Casca, são patrocinadoras as empresas Moinho Casquense, Coasa, Belenzier Supermercado, Reggal, Perin Casa Concreto, Adytellecom, Oldoni e Sanconte. O financiamento é da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul e a produção é da Ruschel Studio.” O prefeito Jurandi Perin reforça que a retomada da Cantilena é um marco para Casca. “Este evento representa alegria e emoção para a população. Temos certeza de que esta edição encantará o público, celebrando a arte, a cultura e a fé que marcaram tantos natais casquenses. Nos dias 5 e 6 de dezembro, traga sua cadeira e venha conosco viver a magia do Natal em frente à Casa da Cultura.” Programação 5/12 – Sexta-feira • 16h – Abertura da Feira de Artesanato na Praça Independência• 19h – Tito e Ota• Orquestra de Sopros de Nova Prata• Abertura Oficial com autoridades• Candy Bellotto• Ballet de Casca• CTG Laço da Amizade• Deise e Zilico• Chegada do Papai Noel 6/12 – Sábado• 16h – Abertura da Feira de Artesanato na Praça Independência• 19h – Coral da Terceira Idade• Presépio Vivo da APAE• Coral Passionato• Di Cantera• Caravana da Ilusão• Douglas e Ricardo• Banda Balada (Show)• Papai Noel

Teste da Urna 2025: participação feminina mostra a diversidade na avaliação dos sistemas

Iniciada na segunda-feira (1º), a 8ª edição do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais, o Teste da Urna 2025, conta com três investigadoras entre 27 participantes. Ao contribuírem para a execução de planos de testes aprovados pela Comissão Reguladora, as participantes mostram que o interesse feminino em avaliar os sistemas eleitorais cresce a cada dia e de forma permanente. O Teste da Urna ocorre no edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e termina nesta sexta-feira (5).   Entre as investigadoras, está a professora e pesquisadora Rosângela Eusébio Marques, de 39 anos, formada em Direito e especialista em Direitos Humanos e Segurança Pública. Integrante da ONG Nossa Brasil, de Juiz de Fora (MG), ela atua no Teste da Urna acompanhada por três pesquisadores. Rosângela conta que decidiu se inscrever após compreender melhor o funcionamento do processo eleitoral.  “A gente participa da democracia na prática na hora do voto. O processo eleitoral é muito longo, e há várias outras etapas em que a gente nem faz ideia do que acontece. Existem todas essas equipes técnicas e comissões. É um mundo que eu não conhecia. Eu estou admirada mesmo com o sistema”, revela Rosângela.    Segundo a professora, as verificações que acontecem durante o Teste da Urna, como a do código-fonte, e a presença de muitos hackers tentando quebrar as barreiras de segurança reafirmam a confiabilidade do processo eleitoral. “Acredito que tudo o que a gente está fazendo é para melhorar. Se for encontrada alguma brecha, a gente vai resolver. É essa a ideia.”   A equipe de Rosângela teve quatro planos de teste aprovados pela Comissão Reguladora. Mesmo sem formação em Tecnologia da Informação, ela se dedicou a estudar o código-fonte e o funcionamento das urnas eletrônicas.   “Estamos tendo resultados positivos. No primeiro teste, a urna identificou um erro e barrou a execução. Agora buscamos outras formas de dar continuidade aos testes e comprovar a integridade do sistema. Queremos confirmar que o voto é secreto e que a segurança eleitoral é garantida”, explica.  Participação feminina e simbolismo  Outra investigadora é a advogada Eloísa Pétala Aparecida Valério, de 25 anos, especialista em Ciências Criminais e moradora de Curitiba (PR). Ela realizou três planos de teste, todos executados e rejeitados. Segundo Eloísa, esses insucessos demonstram a robustez dos sistemas eleitorais.   Quanto ao fato de o ambiente do Teste Público ainda ser majoritariamente masculino, ela não vê problema. “É importante que estejamos presentes, inclusive para atrair mais mulheres nas próximas edições”, afirma Eloísa, que participa, pela primeira vez, da etapa prática do evento. Em 2023, atuou apenas na fase de inspeção.   Para ela, manter o caráter público do Teste é fundamental. “Ainda existem questionamentos sobre a legitimidade da urna. O teste é aberto justamente para que qualquer pessoa da sociedade possa verificar como funciona e entender que está tudo correto”, diz.   As investigadoras destacam o impacto simbólico da presença feminina no Teste da Urna, que ajuda a ampliar a diversidade e pode motivar a participação de outras mulheres, tanto da área de tecnologia quanto de outros campos do conhecimento.   “Existe uma certa dificuldade para quem não é da área, mas o processo é aberto. Acho importante ter participação feminina. Fica meu incentivo para outras mulheres virem”, diz Eloísa.  O Teste da Urna  Realizado sempre no ano anterior às eleições, o Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais possibilita que investigadoras e investigadores (individualmente ou em grupos) examinem, na prática, os sistemas de votação e apuração a serem utilizados nas eleições. O objetivo é identificar eventuais fragilidades nos sistemas, propor melhorias e fortalecer a confiança no processo eleitoral.  Fonte: TSE

BRASIL: Joesley Batista está fazendo um “freelancer” de chanceler?

Dono da maior produtora de carne do mundo (JBS) e uma das figuras centrais do escândalo de corrupção investigadas pela Lava Jato, Joesley Batista agora voltou ao noticiário por um fato, no mínimo, curioso. Na última semana, ele embarcou para Caracas com um objetivo digno de filme: pedir pessoalmente a Nicolás Maduro que renuncie ao poder — poucos dias depois de Trump ameaçar uma ofensiva caso Maduro não saísse do país. Embora não tenha sido enviado oficialmente pelos EUA, agentes americanos sabiam da viagem — pelo menos é isso que afirma a Bloomberg. Mas por que Joesley? O empresário dono de um império de +50 marcas, +300 mil funcionários e operação em +20 países ocupa um raro espaço de boa interlocução com Caracas e Washington ao mesmo tempo. A JBS tem negócios na Venezuela desde 2015 — incluindo um acordo de US$ 2 bi para fornecimento de carne e frango ao país. Nos EUA, ela tem uma produtora de frango que doou US$ 5M para o comitê de Trump em 2024. Neste ano, Joesley se encontrou com o presidente americano para tratar de carne, comércio e mediar a aproximação com Lula. Nesse tabuleiro de alta tensão, o brasileiro tenta ser o fio que evita uma faísca maior. Não na política institucional, mas naquele espaço onde poucos transitam: o das articulações que não aparecem no Diário Oficial. Mas há algo que poucos se perguntaram… Por que um empresário brasileiro pegaria um avião até Caracas “de graça”? Qual seria o interesse por trás disso? Seja articulando com Washington ou Brasília, é difícil imaginar que Joesley agiu “por conta própria”. Resta saber a pedido de quem ele esteve por lá.

Ministério da Saúde reconhece estados e municípios que eliminaram a transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B

O Ministério da Saúde reconheceu, nesta quarta-feira (3), sete estados e 59 municípios que eliminaram a transmissão vertical de HIV, sífilis e/ou hepatite B, além de conceder selos de boas práticas. A cerimônia, realizada em Brasília, contou com a participação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil. Os estados contemplados foram Ceará, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul e Sergipe, que também receberam selos de boas práticas nas categorias ouro, prata e bronze, concedidos pelo Ministério da Saúde de acordo com os resultados alcançados. Durante a cerimônia, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou o papel decisivo de profissionais, gestores e organizações da sociedade civil que enfrentaram estigma, preconceito e limitações de acesso ao longo da trajetória da resposta ao HIV/AIDS no país. Também lembrou aqueles que perderam a vida por falta de assistência em momentos críticos da epidemia. O reconhecimento ocorre em um momento em que o Brasil registra o maior avanço da série histórica na redução da mortalidade por HIV/AIDS. Em 2024, houve queda de cerca de 13% nos óbitos em relação ao ano anterior, a maior redução das últimas três décadas. Cristian Morales destacou que a iniciativa de certificação subnacional do país está alinhada aos indicadores e modelos da OPAS e da OMS. “Hoje celebramos não apenas indicadores, celebramos vidas protegidas, sistemas fortalecidos e compromisso permanente do Brasil com uma agenda de equidade e de prevenção”, disse. O Brasil adotou essa estratégia em 2017 e definiu a aplicação em municípios com mais de 100 mil habitantes. Entre as próximas metas estão a eliminação da transmissão vertical da sífilis e da hepatite B, consideradas plenamente factíveis com as ações de diagnóstico e tratamento disponíveis no SUS. O ministério também está expandindo para todo o país a nova tecnologia de detecção do HPV voltada à prevenção do câncer de colo do útero, inspirada em experiências bem-sucedidas de municípios pernambucanos. Cenário nacional O Brasil registrou queda de 13% no número de óbitos por aids entre 2023 e 2024, o que representa mais de mil vidas salvas, segundo o novo boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (1/12). Os dados refletem os avanços em prevenção, diagnóstico e, principalmente, no acesso gratuito pelo SUS a terapias de ponta capazes de tornar o vírus indetectável e intransmissível. O número de mortes por aids no Brasil caiu de mais de 10 mil em 2023 para 9,1 mil em 2024. Pela primeira vez, o número de óbitos ficou abaixo de dez mil em três décadas. Os casos de aids também apresentaram redução no período, com queda de 1,5%, passando de 37,5 mil em 2023 para 36,9 mil no último ano. No componente materno-infantil, também segundo dados do Ministério da Saúde, o país registrou queda de 7,9% nos casos de gestantes com HIV (7,5 mil) e de 4,2% no número de crianças expostas ao vírus (6,8 mil). O início tardio da profilaxia neonatal caiu 54%, o que demonstra melhora significativa na atenção ofertada no pré-natal e nas maternidades. Além disso, o Brasil manteve a taxa de transmissão vertical abaixo de 2% e a incidência da infecção em crianças abaixo de 0,5 caso por mil nascidos vivos. O país também atingiu mais de 95% de cobertura em pré-natal, testagem para HIV e oferta de tratamento às gestantes que vivem com o vírus. Prevenção, diagnóstico e tratamento O Brasil adota a estratégia de prevenção combinada, que reúne diferentes métodos para reduzir o risco de infecção pelo HIV. Antes centrada principalmente na distribuição de preservativos, a política incorporou ferramentas como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que reduzem o risco de infecção antes e depois da exposição ao vírus. Para dialogar com o público jovem, que vem reduzindo o uso de preservativos, o Ministério da Saúde lançou camisinhas texturizadas e sensitivas, com a aquisição de 190 milhões de unidades de cada modelo. O país também ampliou o acesso à Profilaxia Pré-Exposição. Desde 2023, o número de usuários da PrEP cresceu mais de 150%, resultado que fortaleceu a testagem, aumentou a detecção de casos e contribuiu para a redução de novas infecções. Atualmente, 140 mil pessoas utilizam a PrEP diariamente. No diagnóstico, houve expansão na oferta de exames com a aquisição de 6,5 milhões de duo testes para HIV e sífilis, 65% a mais do que no ano anterior, além da distribuição de 780 mil autotestes, que facilitam a detecção precoce e o início oportuno do tratamento. O Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro mantém oferta gratuita de terapia antirretroviral e acompanhamento a todas as pessoas diagnosticadas com HIV. Mais de 225 mil utilizam o comprimido único de lamivudina mais dolutegravir – combinação de alta eficácia, melhor tolerabilidade e menor risco de efeitos adversos a longo prazo. Por concentrar o tratamento em uma única dose diária, o esquema favorece a adesão e melhora a qualidade de vida. Ministério da Saúde

Colégio Integrado CESURG realiza I Competição de Pontes de Espaguete

O Colégio Integrado CESURG realizou, na quarta-feira (03), a pesagem e avaliação final da I Competição de Pontes de Espaguete. O desafio propôs a construção de pontes utilizando apenas espaguete e cola quente, com peso máximo de 500 gramas, testando a criatividade, o planejamento estrutural e os conhecimentos de matemática e física dos estudantes. A atividade foi desenvolvida pela turma do 1º ano do Ensino Médio, sob orientação dos professores Victor Hugo Bonamigo e Wesley Chimento. Durante a pesagem, as estruturas foram submetidas a cargas progressivas até o ponto de ruptura. O grande destaque foi o grupo Faísca, que garantiu o 1º lugar ao suportar 49,7 kg. A equipe vencedora é formada pelos alunos Eloisa, Raquel, João Pedro e Olivia. O 2º lugar ficou com o grupo Capeleti,  que a ponte resistiu a 34,7 kg. A equipe é composta pelas alunas Valentina, Maisa, Kely e Maria. Em 3º lugar, o grupo Flod alcançou a marca de 24,7 kg, representado pelos alunos João Francisco, Guilherme, Bernardo e Pedro. A atividade teve como objetivo aplicar de forma prática conteúdos de matemática e física, estimulando o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e a resolução de problemas, reforçando a importância da aprendizagem ativa no desenvolvimento dos estudantes. Fonte: Alessandra FormaginiAssessoria de Imprensa Faculdade CESURG Marau

BRASIL: Michelle, o novo nome mais forte da família Bolsonaro?

Com Jair Bolsonaro preso, a direita brasileira tem sofrido com a ausência de uma liderança. Prova disso é a briga entre Michelle e os filhos de Jair, depois que ela criticou a articulação do PL para apoiar Ciro Gomes no Ceará. Para ela, Ciro é uma “raposa política” que sempre atacou a família — e fazer uma aliança com ele para vencer o PT seria “trocar Stalin por Lenin”. Flávio, Carlos e Eduardo não gostaram da postura da madrasta, e a acusaram de “atropelar” uma negociação que teria aval de Bolsonaro. O conflito expôs algo inédito: os filhos contra Michelle, em plena ausência do pai, preso na PF. Tiro no pé? Que nada… Pressionado pela repercussão, o PL suspendeu a aliança com Ciro, Flávio pediu desculpas publicamente e Bolsonaro disse ao filho que não aceitaria complô contra a esposa. Por que isso importa para 2026? Porque, com Bolsonaro preso e inelegível, o bolsonarismo precisa de um rosto. Com essa vitória — e com o PL voltando atrás por causa dela — Michelle testou algo que nunca havia sido testado antes: sua própria capacidade de liderança política. Embora a ex-primeira-dama seja benquista pela base, aparecendo próxima de Lula nas pesquisas, ela parece não ter muito o apoio do Centrão. O grupo que dita o ritmo de Brasília não gostou dela ter saído “vitoriosa” dessa queda de braço. Michelle venceu o partido e seus próprios enteados. Agora, resta saber se ela vai conseguir convencer os corredores do Congresso a apoiá-la para uma viagem rumo ao Planalto. Uma novela que está só começando…

Caminhoneiros iniciam greve geral. Paralisação articulada nas redes não alcançou consenso entre profissionais do setor

Começou nessa quinta-feira, dia 04 de dezembro, a greve geral dos caminhoneiros. A paralisação articulada nas redes não alcançou consenso entre profissionais do setor. Entre as principais reivindicações, surgem pedidos de mudanças no serviço público e no STF (Supremo Tribunal Federal). Com propostas distintas das levantadas em 2018, o movimento gerou preocupação entre algumas lideranças. Para o catarinense Luciano Régis, diversas bandeiras divulgadas neste ano pertencem ao campo político e não ao transporte rodoviário. “Eu não acho justo uma parcela da sociedade usar a categoria, os caminhoneiros, para resolver um problema que talvez seja de todos os brasileiros”, declarou. O documento amplamente disseminado nas redes reúne 18 demandas atribuídas aos trabalhadores e inclui temas de forte teor político, entre eles anistia total e irrestrita aos condenados pelos ataques do 8 de Janeiro. Falta de organização Outros itens tratam de questões específicas da atividade, como reestruturação do Marco Regulatório do Transporte de Cargas, manutenção do piso para 9 eixos e isenção de pesagem entre eixos. Mesmo assim, esses pontos não aparecem com destaque nas convocações virtuais. Com mobilização limitada, integrantes do setor afirmam que as discussões atuais esvaziam prioridades históricas dos caminhoneiros. Para Hemerson Galdim, presidente da Sindconpetro-PB e representante da Fenttrocar, a paralisação perdeu força antes mesmo de começar, sobretudo pela ausência de etapas essenciais ao processo decisório. “Para realizar uma greve, ela precisa passar por um ritual, uma assembleia para discutir quais as pautas de reivindicação, coisa que não aconteceu. E vimos que o que aconteceu foi tudo de repente, caracterizando questões políticas”, afirma o caminhoneiro. Posicionamento de entidades Chicão Caminhoneiro, representante da UBC (União Brasileira dos Caminhoneiros), divulgou vídeo ao lado do desembargador aposentado Sebastião Coelho, do TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios). A ação foi protocolada no Palácio do Planalto buscando sustentação jurídica. A gravação circulou entre políticos ligados à direita bolsonarista, como o senador Cleitinho Azevedo (PL-MG), mas não obteve adesão unânime dentro do próprio grupo. Em sentido oposto, o deputado Zé Trovão (PL-SC), representante da categoria na Câmara e participante das paralisações de 2021, publicou vídeo em que rejeita a proposta. “Se for em prol do presidente Bolsonaro, esse não é um desejo da própria família, porque isso pode agravar a situação dele”, comentou. Também figura central na mobilização de 2018, Wallace Landim, o “Chorão”, presidente da Abrava (Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores), manifestou oposição à convocação atual. Em pronunciamento, defendeu o direito de cada cidadão protestar, mas reforçou a necessidade de cautela devido à relevância do transporte rodoviário para o funcionamento de diversos setores do país. Fonte: R7

PC combate o maior esquema de comércio fraudulento de consórcios já identificado no Rio Grande do Sul

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de São Francisco de Assis/RS, pertencente à 21ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (21ª DPRI – Santiago), deflagra, na manhã desta quinta-feira, dia 04/12, a Operação Consortium II, nova etapa de uma investigação robusta que mira um esquema criminoso altamente estruturado, em atuação contínua há quase uma década. A fase operacional ocorre na cidade de Passo Fundo/RS, epicentro de diversas empresas vinculadas ao grupo investigado. O esquema, que se estende com ramificações pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Amazonas e Minas Gerais, é especializado em estelionatos mediante falsas cotas de consórcio contempladas e promessas de contemplação rápida. As vítimas incluem produtores rurais, empresários, autônomos e pessoas em situação de extremo sofrimento econômico, muitos deles atingidos por eventos climáticos recentes. Vítimas das enchentes que devastaram o RS em 2024 e produtores rurais gravemente atingidos pelas secas recorrentes no Estado também foram captados pelo grupo, que se aproveitava da fragilidade emocional e financeira dessas famílias. Dimensão dos Golpes e Prejuízos: De 2016 a 2025, foram identificadas: dezenas de ocorrências policiais em múltiplas cidades; centenas de ações cíveis com narrativas idênticas; prejuízo estimado que ultrapassa R$ 30 milhões. Ação Policial – Fase II A Operação Consortium II cumpre: 12 prisões preventivas; 4 prisões temporárias; 30 mandados de busca e apreensão em residências e empresas; Sequestro de 40 veículos; Sequestro de 3 bens imóveis; Bloqueio de mais de 40 contas bancárias, com cifras milionárias determinadas pela Justiça. A ação mobiliza cerca de 200 policiais civis, utilizando aproximadamente 50 viaturas, com apoio da 6ª Delegacia Regional e efetivos deslocados de diversas regiões do Estado para garantir o cumprimento simultâneo das ordens judiciais.

Jonas Casa Academia promove o piquenique da família

Neste sábado, dia 06 de dezembro, as Academias Jonas Casa de Vila Maria, promovem um evento diferenciado, para celebrar o final de ano e fortalecer nossos laços com a comunidade mariense: o Piquenique da Família. Tradicionalmente nos finais de ano, era promovida uma confraternização apenas com alunos da academia, mas, de acordo com Jonas Casa, a ideia deste ano é envolver toda comunidade. A partir das 14 horas, no Parque de Eventos, as famílias podem chegar, escolher o seu lugar preferido ao ar livre e passar bons momentos juntos. Para as crianças serão disponibilizados brinquedos infláveis, máquina de pipoca e algodão doce. Cada família pode levar sua própria comida e bebida, montando seu cantinho do jeito que preferir. Não há cobrança de ingresso, e todos estão convidados para este momento diferenciado. Importante também a utilização de protetor solar e repelente, já que o local é ao livre. Durante seu bate-papo na rádio Vila Maria FM, Jonas também agradeceu às empresas patrocinadoras do evento: Pizzaria Box 778, MPM Tratores, Reccrie, Ana terra Seguros, Jornal Fato Regional, Hoppe Centro de Eventos, Vila Real Supermercado e Rádio Vila Maria FM.

Contran aprova resolução que retira exigência de autoescola para CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta segunda-feira (1º), a resolução que muda o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A principal mudança é o fim da obrigatoriedade de frequentar aulas de autoescola na preparação para os exames teórico e prático dos departamentos de Trânsito (Detrans). Com isso, o custo para tirar o documento, que hoje chega a R$ 5 mil, poderá cair em 80%.  Após passar por consulta pública, o texto proposto pelo Ministério dos Transportes foi aprovado por unanimidade pelo Contran e entrará em vigor assim que for publicada no Diário Oficial da União. De acordo com a pasta, o objetivo das mudanças é modernizar o processo de obtenção da CNH e tornar o documento mais acessível e barato para a população, especialmente nas categorias A (motocicletas) e B (veículos de passeio). Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito, 20 milhões de brasileiros já dirigem sem habilitação e mais 30 milhões têm idade para ter a CNH mas não possuem o documento. >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp Além de tornar o trânsito mais seguro, o ministro dos Transportes, Renan Filho, argumenta que a proposta também busca promover a inclusão produtiva.  “O Brasil tem milhões de pessoas que querem dirigir, mas não conseguem pagar. Baratear e desburocratizar a obtenção da CNH é uma política pública de inclusão produtiva, porque habilitação significa trabalho, renda e autonomia. Estamos modernizando o sistema, ampliando o acesso e mantendo toda a segurança necessária”, afirmou, em comunicado. A resolução prevê que o candidato possa escolher diferentes formas de se preparar para os exames teórico e prático, que continuarão obrigatórios para a emissão da CNH. Ainda segundo Renan Filho, são esses exames que atestam se o condutor está devidamente capacitado para dirigir. “O novo modelo segue padrões internacionais adotados por países como Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, onde o foco é a avaliação, não a quantidade de aulas”, explicou. O que muda A abertura do processo para tirar a CNH poderá ser feita diretamente pelo site do Ministério dos Transportes ou por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT). O cidadão ainda precisará comparecer presencialmente a etapas como coleta biométrica e exame médico. A resolução prevê curso teórico gratuito e digital. O ministério disponibilizará o conteúdo online sem custos para o candidato mas, quem preferir, poderá estudar presencialmente em autoescolas ou instituições credenciadas. Também haverá flexibilização das aulas práticas e abertura para instrutores credenciados pelos Detrans, aumentando as opções para o cidadão. O novo modelo retira a exigência de 20 horas-aula práticas. Agora, a carga horária mínima será de duas horas. O candidato poderá escolher como fará sua preparação: contratando um centro de formação de condutores tradicional ou um instrutor autônomo. Nenhum profissional poderá atuar sem credenciamento oficial: todos passarão por fiscalização pelos órgãos estaduais, deverão cumprir requisitos padronizados nacionalmente e serão identificados digitalmente na CDT. O texto também prevê a facilitação dos processos de obtenção da CNH para as categorias C (veículos de carga, como caminhões), D (transporte de passageiros, como ônibus) e E (carretas e veículos articulados) permitindo mais opções de formação, com o objetivo de tornar o processo mais ágil e menos burocrático. Fonte: Agência Brasil

ECONOMIA: Brasil perde R$ 1 trilhão por ano com transições no trabalho

A economia brasileira deixa de ganhar R$ 1,08 trilhão por ano por conta de falhas no processo de aprendizado, baseado em três ciclos de transição no ciclo do trabalho, segundo pesquisa “Perdidos na Transição”, realizada pela Pearson, empresa multinacional de educação. O estudo analisou oito economias diferentes, incluindo seis países e os estados da Califórnia e Nova York, e aponta que as perdas anuais estimadas no Brasil representaram aproximadamente 9% do PIB (Produto Interno Bruto) anual em 2024, maior parcela entre as localidades analisadas. Os mercados que mais deixam de ganhar, por percentual do PIB, são: Brasil: 9,19% do PIB;Califórnia: 4,86% do PIB;Canadá: 4,76% do PIB;Estados Unidos: 4,04% do PIB;Nova York: 3,92% do PIB. Apesar da tendência global das perdas maiores aos mercados acontecerem através da disrupção causada pela automação, a economia brasileira expõe um problema particular: no país, deixa-se de ganhar mais nas transições de um emprego para outro, momento que gera baixas de R$ 701 bilhões anuais, 65% do prejuízo total. O dado, segundo a Pearson, reflete o desafio do mercado de trabalho brasileiro para recolocação de trabalhadores, que levam em média 42 semanas para encontrar um novo emprego após deixar um posto. O número é maior do que o visto no Canadá (18 semanas) e no Reino Unido (32 semanas), por exemplo. A estimativa é de que, se o país conseguisse diminuir este período em 20%, os ganhos chegariam a R$ 140 bilhões anuais. “Quando olhamos para o resultado, conseguimos ver que existe um descompasso entre o que a educação e os mercados entregam às empresas, versus aquilo que a economia demanda”, afirmou Cinthia Nespoli, CEO da Pearson no Brasil, em entrevista ao CNN Money. Ela também destaca que um quinto da população de 18 a 24 anos não trabalha, nem estuda. Os “nem-nem” impactam o mercado e a economia poderia ter avanços com investimentos em educação desta mão de obra jovem, segundo Nespoli. Outro momento de transição que merece atenção, segundo a pesquisa, é o da disrupção causada pela automação. A pesquisa aponta prejuízo de R$ 241 bilhões anuais no Brasil, representando 22% do total perdido por ano. Um fator agravante para a economia nacional, segundo a Pearson, é que cerca de 32% dos empregos no país estão sob alto risco de serem substituídos pela automatização, porcentagem acima de outros países analisados como Austrália (26%) e Estados Unidos (22%). Cinthia Nespoli ressalta que o mercado interno pode observar as experiências no exterior para se preparar. “A gente já sabe o que gerou perda maior em outras economias, estamos num momento de maturidade tecnológica que proporciona a oportunidade de se preparar melhor. O intuito é trazer para o Brasil mais investimento e interesse na parte de requalificação, para estar adiante, considerando que temos a vantagem de uma população mais jovem”, observa. Apesar de perdas menores, a transição da educação ao trabalho é destacada pela Pearson como “desafio significativo” para economias e pode afetar os rendimentos ao longo da vida dos indivíduos, segundo a pesquisa. O levantamento conclui apontando duas prioridades para os formuladores de políticas do país. O primeiro citado é enfrentar o desemprego estrutural. A pesquisa sugere a criação de programas de encaixe profissional, requalificação e reinserção mais rápida para combater os efeitos do cenário atual de mercado. Além deste, a Pearson recomenda a preparação para automação agora, ao invés de esperar que ela se torne a principal fonte de disrupção, tendência observada globalmente.  

Confiabilidade, transparência e segurança: Teste da Urna 2025 começa nesta segunda (1º)

Começa nesta segunda-feira (1º), a 8ª edição do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais, o Teste da Urna 2025. A abertura do evento ocorrerá às 13h. Até sexta-feira (5), investigadores vão executar os 38 planos de testes aprovados pela Comissão Reguladora. O objetivo é reforçar a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, além de contribuir para o contínuo aperfeiçoamento do processo eleitoral. A iniciativa integra o ciclo de desenvolvimento dos sistemas de votação, apuração, transmissão, recebimento de arquivos e apoio às auditorias da urna eletrônica, sendo uma das principais oportunidades de fiscalização do processo eleitoral.   O Teste da Urna de 2025 será realizado nos sistemas que a Justiça Eleitoral (JE) usará nas Eleições Gerais de 2026, entre eles o Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a Urna Eletrônica (Gedai-UE), Software de Carga, Software de Votação, Sistema de Apuração e Kit JE-Connect. O evento é uma demonstração do compromisso da JE com a integridade do processo eleitoral. O teste será acompanhado por observadores do meio acadêmico, pela imprensa, entre outros.   O primeiro dia do evento será realizado no período da tarde, das 13h às 18h. Nos demais dias, a programação ocorrerá das 9h às 18h. O encerramento está previsto para as 17h de sexta (5), no Auditório II do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), localizado no subsolo do edifício-sede.   Auditoria e fiscalização permanentes   O Teste é uma das etapas mais importantes de auditoria e fiscalização do processo eleitoral. Ao promover uma avaliação dos sistemas eleitorais aberta e participativa, o TSE busca garantir, de maneira permanente, que as eleições ocorram de forma segura, transparente e confiável, reafirmando a credibilidade do sistema eletrônico de votação e apuração perante a sociedade.     Os testes são realizados em ambiente reservado no 3º andar do edifício-sede do Tribunal, à disposição dos participantes, com ampla estrutura de apoio, como computadores, urnas, impressoras, ferramentas e insumos necessários, e com entrada controlada e monitorada por câmeras. O objetivo é fornecer todos os subsídios para ajudar os participantes no desenvolvimento dos planos traçados.   Edições do Teste  O primeiro Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais foi realizado em 2009. A partir de então, ocorreram outros seis testes: em 2012, 2016, 2017, 2019, 2021 e 2023. Ao todo, 157 investigadoras e investigadores já participaram dos testes e 112 planos foram executados em 247 horas.    Em 2016, o Teste da Urna passou a ser obrigatório e disciplinado pela Resolução TSE nº 23.444, de 30 de abril de 2015. A norma prevê que os testes sejam realizados, preferencialmente, no ano anterior à eleição.   O Teste Público da Urna 2025 teve recorde de inscrições. O TSE recebeu pedidos de 151 pessoas interessadas em participar do evento, sendo 38 planos de testes aprovados pela Comissão Reguladora para execução.    Sistemas à disposição dos investigadores   Conforme detalhado no edital, o Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025 tem como objetivo fortalecer a confiabilidade e a segurança dos sistemas de geração de mídias, captação de votos, apuração, transmissão e recebimento de arquivos, essenciais para as Eleições Gerais de 2026, incluindo-se o hardware da urna eletrônica, seus softwares embarcados e os sistemas de apoio aos processos de auditoria sobre software da urna.     Os sistemas eleitorais e os respectivos componentes de software e hardware, objetos do Teste, são:    Sistema Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a Urna Eletrônica (Gedai-UE);    Software Básico da Urna Eletrônica, Software de Carga (SCUE), Gerenciador de Aplicativos (GAP), Software de Votação (VOTA), Recuperador de Dados (RED) e Sistema de Apuração (SA);      Sistemas Transportador, RecArquivos e InfoArquivos;     Subsistema de Instalação e Segurança (SIS) e KitJE-Connect;     Urnas Modelo UE2022, com seus respectivos firmwares e mídias eletrônicas;     Sistema de Apoio às Auditorias de Autenticidade e Integridade – Módulo (SAVP – Sorteio) e Módulo Votação (SAVP – Votação);    Sistema Verificador Pré/Pós-Eleição (VPP); e   Sistema Verificador de Integridade e Autenticidade de Sistemas Eleitorais (AVPART).      Próximos passos    Na sexta-feira (5), durante o encerramento do evento, será feita a entrega dos certificados de participação e, em 18 de dezembro, o relatório parcial da Comissão Avaliadora será publicado.  Os investigadores e os grupos que identificarem possíveis pontos que possam resultar no aprimoramento dos sistemas eleitorais abrangidos no Teste Público serão convocados a comparecer novamente à sede do TSE para reproduzir, em versão ajustada do sistema eleitoral, os mesmos testes que levaram às conclusões apresentadas. Essa etapa é chamada Teste de Confirmação e será realizada em maio de 2026.   Em junho do ano que vem, serão publicados os relatórios finais da Comissão Avaliadora e da Comissão Reguladora, apontando os resultados da etapa de confirmação, com avanços na segurança do sistema eletrônico de votação.  Fonte: https://www.tse.jus.br/

Black Friday e o crescimento nas vendas reforça importância da compra consciente

A Black Friday consolidou-se como uma das maiores datas para o varejo. Dessa forma, é necessário o consumidor ficar atento aos descontos que nem sempre representam vantagens reais. A atenção é fundamental para evitar prejuízos e golpes, especialmente no ambiente digital. Segundo o coordenador do Balcão do Consumidor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Franco Scortegagna, a principal dica para quem vai comprar na Black Friday é fazer pesquisa de preço. “Se você compra no comércio da sua cidade, compare valores. Se for online, escolha sites confiáveis, com reputação e histórico de entregas”, afirma. Ele alerta também para os riscos de golpes. “Sites falsos podem se parecer com os originais e oferecer preços extremamente baixos. Muitas vezes, o pagamento via PIX é solicitado e o produto nunca chega”, destaca o coordenador.  Confira outras orientações essenciais: Prefira formas de pagamento seguras; desconfie de PIX para pessoa física sem CNPJ. Ao optar por parcelamento, verifique se há juros embutidos. Para compras fora da loja física (online, catálogos, telefone etc.), o consumidor tem o direito de arrependimento: pode cancelar a compra em até 7 dias a partir da assinatura ou recebimento do produto. Contate o Balcão Em tempos de promoções expressivas, o consumidor deve se informar e o Balcão do Consumidor UPF está à disposição para esclarecer dúvidas e orientar nas melhores práticas de compra. Quem precisar de ajuda, pode procurar o serviço gratuito em diferentes municípios.  Balcão do Consumidor – Passo FundoEndereço: BR 285 Km 292,7 – Campus I – São José – Passo Fundo/RS  Telefone: (54) 3316-8518 E-mail: consumidor@upf.br Balcão do Consumidor – CarazinhoEndereço: Rua Diamantino Tombini, 300 – Bairro Oriental – Carazinho/RSTelefone: (54) 3331-2029 / (54) 3329-6433E-mail: balcaocarazinho@upf.br | procon@carazinho.rs.gov.br Balcão do Consumidor – Lagoa Vermelha Endereço: Rua Protásio Alves, 50 – Alto Pedregal – Lagoa Vermelha/RSTelefone: (54) 3316-7072E-mail: balcaolagoavermelha@upf.br | balcaodoconsumidorlv@gmail.com Balcão do Consumidor – CascaEndereço: Av. XV de Novembro, 402 – Centro – Casca/RSTelefone: (54) 3316-7061E-mail: balcaocasca@upf.br Balcão do Consumidor – SoledadeEndereço: Av. Marechal Floriano Peixoto, 3033 – Soledade/RSTelefone: (54) 3316-7190E-mail: balcaosoledade@upf.br Balcão do Consumidor – SarandiEndereço: Av. Expedicionário, 64 A – Sarandi/RSTelefone: (54) 3361-2902E-mail: balcaosarandi@upf.br Foto: Divulgação Assessoria de ImprensaUniversidade de Passo Fundo

Semeadura da soja avança pelo RS

A semeadura da soja avançou de forma significativa no Rio Grande do Sul, favorecida por predomínio de tempo seco e pelas chuvas pontuais, que mantiveram os níveis de umidade do solo adequados na maior parte das áreas produtoras. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar na quinta-feira (27/11), a área semeada da soja alcançou 60% da projetada pela Emater/RS-Ascar, que indica o cultivo de 6.742.236 hectares com soja no RS nesta safra 2025/2026. As lavouras de soja estão na fase de germinação e desenvolvimento vegetativo. O estande inicial segue uniforme com boa emergência, resultado de condições de solo favoráveis e da realização de semeaduras dentro da janela preferencial da cultura, que apresenta quadro fitossanitário estável. Há baixa pressão de esporos de ferrugem e ausência de registros relevantes de pragas ou moléstias. A ocorrência de ventos fortes dificultou a realização de pulverizações e gerou deriva de herbicidas para lavouras sensíveis. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Erechim, cerca de 80% da área de soja está implantada e as áreas já estabelecidas apresentam bom desenvolvimento inicial. Há registro de perdas localizadas em lavouras nos estádios V2 a V4 atingidas por granizo. Na região de Ijuí, os trabalhos de implantação estão concluídos em pequenas propriedades, e as áreas médias e grandes seguem em finalização. O plantio tem sido escalonado de forma estratégica, se estendendo até o fim da janela de semeadura. Na região de Santa Rosa, há grande variação de estabelecimento entre lavouras recém-semeadas e áreas com plântulas em V2 a V5. Os trabalhos foram interrompidos devido à redução da umidade superficial e aos ventos moderados. Na de Soledade, a semeadura chega a 85%. O estabelecimento das lavouras está muito bom, com emergência uniforme e estande adequado. A cultura não foi afetada por condições climáticas nas últimas semanas. Milho – A semeadura alcança 85%. Desse total, 58% estão em desenvolvimento vegetativo, 29% em floração e 13% em enchimento de grãos. A cultura apresenta boas condições de desenvolvimento, e o potencial produtivo se mantém. Algumas áreas sofreram leve estresse hídrico. Em lavouras irrigadas, o desenvolvimento está excelente, mas há preocupação com o déficit hídrico em áreas de sequeiro, principalmente na Fronteira Oeste. Muitas lavouras apresentam expectativas de produtividade acima da inicial, de 6.000 a 10.000 kg/ha. A Emater/RS-Ascar estima e o cultivo de 785.030 hectares com milho nesta safra e produtividade média de 7.370 kg/ha. Milho silagem – A área semeada alcança 70% da projetada pela Emater/RS-Ascar, que é de 366.067 hectares. Predominam áreas em fases iniciais, sendo 60% em germinação e desenvolvimento vegetativo nos cultivos implantados em outubro e na última quinzena. A fase de floração abrange 29%; de enchimento de grãos 11%, com bom padrão fisiológico. A fase de maturação está incipiente, e não houve colheita no período. Arroz – A semeadura do arroz avançou e atinge aproximados 94% da área estimada pelo Instituto riograndense do Arroz (Irga), que é de 920.081 hectares. A operação foi favorecida pela sequência de dias de tempo firme, que permitiu a entrada de máquinas em áreas antes encharcadas e a regularização dos trabalhos de preparo e plantio. As lavouras estão nos estágios de germinação e desenvolvimento vegetativo. A continuidade da semeadura nas áreas remanescentes dependerá da manutenção do tempo firme e da viabilidade econômica individual dos produtores, uma vez que parte dos cultivos previstos pode ser revista devido ao cenário de custos e preços. Feijão 1ª safra – O plantio alcança cerca de 60% da expectativa inicial projetada pela Emater/RS-Ascar, que é de 26.096 hectares para esta safra. A área implantada será ampliada no começo de dezembro, quando tradicionalmente se realiza o plantio nos Campos de Cima da Serra. Estão em desenvolvimento vegetativo 62% dos cultivos; em floração, 16%; em enchimento de grãos, 17%; e maturação, 5%. A colheita é realizada em pequenas áreas de autoconsumo, sem relevância estatística. No geral, o aspecto fitossanitário está adequado. As pragas e doenças têm sido monitoradas sobretudo tripes e ácaros, que se favorecem do tempo seco. Olerícolas Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí, as olerícolas seguem com bom desenvolvimento, mas aumentou a necessidade de irrigação devido à alta demanda hídrica, causada pela redução das precipitações e pelas temperaturas mais elevadas. Na de Frederico Westphalen, a produção de pepino e tomate ainda está baixa. Há perspectiva positiva de produtividade de tomate cereja. Houve aumento no rendimento das folhosas, mas é necessário manejo de doenças e pragas. Segue a produção de feijão-de-vagem e de milho-verde. Na de Pelotas, no município sede, as chuvas em pequenos volumes favoreceram o desenvolvimento das mudas transplantadas, não sendo necessária a utilização de irrigação nessas áreas. As temperaturas mais elevadas durante o dia e amenas a noite e a adequada luminosidade (fotoperíodo) favoreceram o desenvolvimento vegetativo das culturas já implantadas. Para a grande parte das hortaliças, os valores de comercialização se mantiveram estáveis. Houve leve aumento de preços para alface e brócolis e diminuição para o repolho. PASTAGENS E CRIAÇÕES Os campos nativos estão em pleno desenvolvimento vegetativo, apresentando melhoria da qualidade bromatológica e da taxa de crescimento, o que tem garantido oferta de forragem de qualidade para os rebanhos. Os últimos lotes de bovinos que estavam em pastagens cultivadas de inverno já foram transferidos para essas áreas. Em algumas localidades, o tempo seco tem impedido o crescimento natural do campo. As pastagens perenes de verão apresentam desenvolvimento adequado para a oferta de forragem nas propriedades. As anuais de verão, que estão em fase de germinação, se desenvolvem bem. Em grande parte das áreas inicia o pastejo, apesar do atraso no desenvolvimento dessas espécies. Seguem as aplicações de nitrogênio ou de dejetos de suínos para acelerar o crescimento das pastagens. BOVINOCULTRA DE CORTE – O ganho de peso dos animais foi favorecido pelas condições de bem-estar e de conforto dos rebanhos. Nos sistemas de cria, segue a assistência aos partos, que já se aproximam do final. A maioria dos lotes está em campo nativo, e os manejos reprodutivos avançam com intensidade, especialmente nas propriedades que utilizam inseminação artificial em tempo fixo (IATF) seguida

POLÍTICA: Lula acena com redução da jornada de trabalho e isenção da PLR

O presidente Lula acenou com mudanças na jornada de trabalho e com a isenção total da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) em seu discurso no evento de sanção da reforma do Imposto de Renda, no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (26). A isenção do benefício pago a trabalhadores é uma demanda das centrais sindicais e foi citada antes da fala de Lula por Sérgio Nobre, presidente da Central Única dos Trabalhadores, e pelo deputado federal Arthur Lira (PP-AL), que relatou o projeto da isenção do IR na Câmara. Hoje a PLR tem cobrança do Imposto de Renda quando superior a R$ 8.214. “A gente não pode continuar com a mesma jornada de trabalho de 1943 [ano da criação da Consolidação das Leis do Trabalho]”, afirmou Lula durante o evento. “Os métodos são outros, a inteligência foi aprimorada, essa revolução digital mudou a lógica da produção”. A redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1 são duas das principais bandeiras da esquerda brasileira, recentemente encampadas pelo governo federal. O presidente já criticou o modelo e afirmou que é preciso aprofundar o debate sobre o tema. Durante o evento desta quarta, Lula ressaltou que a sanção da isenção do IR tem grande importância, mas disse que a mudança não vai “salvar a humanidade brasileira”. Ele afirmou que o governo quer elevar o Brasil a um patamar de desenvolvimento médio e reduzir a desigualdade. Promessa de campanha de Lula, a isenção do IR para quem ganha até R$ 5.000 é uma das principais apostas do petista para as eleições de 2026. Cálculos do Ministério da Fazenda são de que cerca de 15 milhões de brasileiros devem deixar de pagar imposto com a nova regra. Para compensar a isenção, haverá cobrança maior para os chamados super-ricos, grupo de 140 mil contribuintes com ganhos acima de R$ 600 mil por ano, o que dá R$ 50 mil por mês. A cerimônia desta quarta-feira não teve a presença dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), em mais um sinal do estremecimento da relação entre o governo e a cúpula do Legislativo.

Cadastre o seu aniversário

Cadastre-se no formulário e comemore o seu aniversário com a gente!


Isso vai fechar em 0 segundos