Vila Maria FM

Vacinação contra a gripe influenza: mais de 550 pessoas já foram imunizadas em Vila Maria

13/04/2026 Rádio Vila Maria FM Notícias

A campanha de vacinação contra a gripe influenza começou em Vila Maria em 30 de março e já nos primeiros dias registrou grande procura principalmente por parte dos idosos. Depois de uns dias sem, na sexta-feira á tarde, a vacinação pode ser retomada com a chegada de mais 470 doses. Neste dia a Sala de Vacinas ficou aberta até ás 19h e foram aplicadas 178 doses.

O início da manhã desta segunda-feira, dia 13 de abril, foi marcada por formação de fila. Estão disponíveis ainda 260 doses. A campanha se estende até o final do mês de maio. Neste primeiro momento, a imunização está sendo destinada aos grupos de risco, que incluem:

✔️ Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

✔️ Gestantes e puérperas;

✔️ Idosos com 60 anos ou mais;

✔️ Povos indígenas;

✔️ Pessoas em situação de rua;

✔️ Trabalhadores da saúde e professores (ensino básico e superior);

✔️ Profissionais das forças de segurança, salvamento e forças armadas;

✔️ Pessoas com deficiência permanente;

✔️ Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo;

✔️ Trabalhadores dos Correios;

✔️ Pessoas com doenças crônicas;

A vacinação está sendo realizada na Sala de Vacinas localizada da Unidade Básica de Saúde Central, das 07h30 às 11h e das 13h às 16h30min.

É importante levar a carteirinha de vacinação, documento pessoal e cartão do SUS.

Até agora foram imunizadas mais de 550 pessoas dos grupos de risco.

Segundo levantamento do Instituto Todos pela Saúde, de janeiro ao meio de março de 2026, o país registrou 3.584 casos da doença, em comparação aos 1.838 casos registrados no ano passado. Por conta da situação, o governo federal antecipou a campanha de vacinação.

Nesse mesmo período, mais de 800 pessoas morreram em decorrência de vírus respiratórios no país, segundo dados do Ministério da Saúde. Ainda segundo a pasta, até meados de março, o Brasil registrou cerca de 14 mil casos de síndrome respiratória aguda grave.

“O que a gente tem observado é que a sazonalidade, ou seja, o período onde os vírus respiratórios costumavam mais estar presente, que era ali em torno do inverno, né, se modificou muito após a chegada da pandemia de Covid-19. O que acontece é que aquele isolamento que a gente fez durante a pandemia alterou o ciclo sazonal da maioria dos vírus”, explicou o virologista Anderson Brito.

Cadastre o seu aniversário

Cadastre-se no formulário e comemore o seu aniversário com a gente!


Isso vai fechar em 0 segundos