O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, na sexta-feira (14), o resultado final dos planos aprovados e a lista de inscrições selecionadas para participar do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025. Após a Comissão Reguladora analisar os recursos apresentados, o total de planos aprovados ou aprovados com ressalvas passou de 37 para 38. Ao todo, 109 planos haviam sido inscritos.
A oitava edição do evento será realizada de 1º a 5 de dezembro, na sede do TSE, em Brasília, e contemplará os sistemas de apuração e votação a serem utilizados nas Eleições Gerais de 2026. O Teste, previsto na Resolução TSE nº 23.444/2015, ocorre geralmente no ano anterior às eleições e permite que qualquer pessoa, individualmente ou em grupo, contribua para o aprimoramento dos sistemas eleitorais.
Participação
O edital previa até 15 inscrições, mas, de forma excepcional, foram selecionadas 17 inscrições consideradas aptas (nove individuais e oito em grupo), totalizando 31 pessoas participantes.
Sistemas que podem ser testados
Os sistemas eleitorais e respectivos componentes de software e hardware, objetos do Teste, são:
- Sistema Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a Urna Eletrônica (GEDAI-UE);
- Software Básico da Urna Eletrônica, Software de Carga (SCUE), Gerenciador de Aplicativos (GAP), Software de Votação (VOTA), Recuperador de Dados (RED) e Sistema de Apuração (SA);
- Sistemas Transportador, RecArquivos e InfoArquivos;
- Subsistema de Instalação e Segurança (SIS);
- KitJE-Connect;
- Urna modelo UE2022, com seus respectivos firmwares e mídias eletrônicas;
- Sistema de apoio às auditorias de autenticidade e integridade – Módulo (SAVP – Sorteio) e Modelo Votação (SAVP – Votação);
- Sistema Verificador Pré/Pós-Eleição (VPP); e
- Sistema Verificador de integridade e autenticidade de sistemas eleitorais (AVPART).
O evento
Durante o Teste Público da Urna, investigadores buscam identificar vulnerabilidades e propor melhorias relacionadas ao sigilo do voto, à integridade das informações e à confiabilidade dos resultados eleitorais. Esta é a edição com o maior número de inscrições desde a criação do evento, em 2009.
Fonte: TSE
