Vila Maria FM

Outubro Rosa: diagnóstico precoce faz toda a diferença

14/10/2020 Rádio Vila Maria FM Notícias

A saúde da mulher é tema da campanha Outubro Rosa, que reforça a importância do diagnóstico precoce como elemento fundamental para que as etapas de tratamento oncológico, ocorram com sucesso e com menor necessidade de medicações ou procedimentos mais agressivos. A médica oncologista do Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo, Dra. Giovana Vacaro faz um alerta. “No Brasil, no ano de 2020, espera-se 66 mil casos novos de câncer de mama, onde a cada 100 mil mulheres, 45 terão este diagnóstico. Assim, relembramos durante o mês de outubro a importância de realizar os exames de prevenção ou ter um diagnóstico precoce, que aumentarão a chance de cura destas pacientes.

A atuação da equipe médica e multiprofissional em todas as etapas do tratamento do câncer de mama também é destacada pela especialista. “Existem duas especialidades médicas que atuam inicialmente no câncer de mama: o mastologista, que é o médico ginecologista, especialista em cirurgias da mama, e o médico oncologista, que é especialista no tratamento medicamentoso. Além da avaliação médica, é importante contar com uma equipe multidisciplinar, composta por nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais que auxiliarão no bom desenvolvimento do tratamento.” salienta a Dra. Giovana Vacaro.

O tratamento indicado varia de acordo com diversos fatores, conforme esclarece a oncologista. “Após avaliações que envolvem a discussão do caso e conforme características do paciente, características do tamanho do tumor, características celulares e da extensão da doença, o tratamento é definido, podendo ser iniciado com cirurgia, seguido do tratamento medicamentoso e eventualmente radioterapia e outras vezes iniciado pelo tratamento com quimioterapia.” explica Dra. Giovana.

Hábitos saudáveis durante o tratamento oncológico

“Além do tratamento medicamentoso ou cirúrgico, existem hábitos de mudanças de vida que são imprescindíveis para o bom desenvolvimento da terapia, como: ter um peso adequado, seguir fazendo atividades físicas, ter uma alimentação saudável, ingerindo menos carboidratos, menos açucares e mais farinhas integrais, ter um enfrentamento positivo da doença e a presença dos familiares apoiando e colaborando com as necessidades das pacientes auxiliam muito para que tenhamos sucesso no tratamento. Não ingerir bebidas alcoólicas e não fumar também fazem parte das orientações.” enfatiza a médica oncologista do Hospital de Clínicas, Dra. Giovana Vacaro.

A especialista reforça ainda o recado da campanha Outubro Rosa: “O câncer de mama é curável quando diagnosticado precocemente. Assim, fica o convite para que todas as mulheres realizem seus exames de rotina, e lembrem-se sempre: a mamografia é imprescindível.”

Fonte: Natieli Batistela – Jornalista Comunicação – Hospital de Clínicas de Passo Fundo

Cadastre o seu aniversário

Cadastre-se no formulário e comemore o seu aniversário com a gente!


Isso vai fechar em 0 segundos