Na manhã desta quinta-feira, dia 19 de fevereiro, a POLÍCIA CIVIL, por meio da DRACO PASSO FUNDO, coordenada pelo Delegado Venicios Demartini, deflagrou a operação CASTELO DE CARTAS, visando desarticular associação criminosa dedicada especialmente aos crimes de extorsão, comércio e posse ilegal de arma de fogo.
A operação policial contou com o apoio das delegacias da 6ª DPRI, Delegacia de Polícia de Torres, CRPO Planalto e sua Seção de Correição, Corregedoria Geral da Brigada Militar.
Na ação, cerca de 40 policiais civis e militares cumpriram 5 mandados de prisão, sendo dois em desfavor de policiais militares, e 13 mandados de busca e apreensão em Passo Fundo.
Em um dos endereços foi apreendida grande quantidade de anabolizantes, medicamentos e produtos estéticos de origem estrangeira, um revólver calibre 357, munição e mais de noventa mil reais em espécie. Um homem foi preso em flagrante.
Destaca-se que a investigação iniciou no mês de setembro de 2025, quando policiais da DRACO realizaram a prisão em flagrante de um indivíduo com diversas armas comercializadas ilegalmente. Durante as investigações, comprovou-se o envolvimento de policiais militares nos crimes apurados. Revelou-se também a existência de um grupo paralelo especializado em cobranças e extorsões.
As investigações seguem em sigilo até a conclusão e remessa do inquérito policial.
Resumo da Operação
6 presos, 5 preventivas e um flagrante;
1 bombeiro militar já afastado e que já havia sido preso em setembro pela DRACO, na epoca com a participação também da Corregedoria do CBM;
2 PMs da ativa, um já afastado e o outro na operação verão;
2 civis (não policiais), um também por preventiva e outro (irmão do bombeiro) em flagrante por posse arma restrita e crime contra a saúde (anabolizantes e medicamentos restritos);
1 civil (não policial);
1 PM da ativa mas já afastado, não foi localizado, segue sendo procurado;
