Antes de viajar para a Argentina, cumprindo agenda de compromissos, Francisco Sérgio Turra, Presidente da ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal, fez questão de falar aos ouvintes da Rádio Vila Maria FM, sobre a qualidade da carne suína brasileira, a importância do seu consumo, entre outros assuntos importantes relacionados ao setor, especialmente nos dias que antecedem o 23º Encontro de Suinocultores, evento que será realizado no dia 16 de maio e, faz parte das comemorações do aniversário de 26 anos do município.
Uma das preocupações de Turra, está relacionada com o esclarecimento sobre o vírus, denominado diarréia suína epidêmica que está atingindo alguns países, como os EUA e o México – oportunidade para o Brasil expandir o seu mercado. Segundo ele, o Brasil como 4º exportador de carne suína no mundo, deve ficar atento para manter a sanidade e apliar o seu mercado diante da crise que afeta outros países.
Em comparação com outras carnes, a suína é um alimento rico em proteína. Devido ao teor excepcional de ácidos graxos mono e polinsaturados, a carne suína pode exercer um papel importante na prevenção de doenças cardiovasculares. Nos últimos 30 anos, os criadores investiram em intensos trabalhos de melhoria nas áreas de genética, nutrição animal, manejo e sanidade, resultando em ganhos de produtividade e em carne mais magra e saudável.
