Inicia no dia 12 e segue até 23 de maio, o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. O Ministério da Educação programou as provas deste ano, para os dias 08 e 09 de novembro. As inscrições devem ser feitas no site www.enem.inep.gov.br.
A previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. Em 2013, cerca de 5 milhões de estudantes fizeram o Enem. O valor da inscrição é R$ 35. Alunos de rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo são isentas. A taxa deve ser paga até o dia 28 de maio.
A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.
O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para a obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.
Redação do Enem mantém exigências do exame de 2013
Os mesmos critérios aplicados em 2013 serão usados, neste ano, para a avaliação da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o ministro da Educação, Henrique Paim, as redações passarão por, pelo menos, dois corretores. O ministro disse ainda que poderão ser feitas mudanças na correção, mas não adiantou quais. Segundo ele, serão mantidos os filtros anteriores de correção e podem ser acrescentados outros ainda em desenvolvimento.
Desde o ano passado, o Ministério da Educação (MEC) definiu que se o candidato inserir trechos indevidos na redação, assim como brincadeiras, ele será eliminado. Além disso, a redação será zerada por fuga total ao tema, em caso de uso de palavrões, xingamentos ou desenhos, além de conteúdo que desrespeite os direitos humanos.
