Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou o Reajuste Tarifário Anual da RGE. A alta média será de 16,06% para os consumidores. O reajuste aprovado entrou em vigor na última sexta-feira, dia 19 de junho.
Na divisão por grupos de consumidores, haverá aumento de 19,02% em média para os conectados em alta tensão, como indústrias e grandes empresas. Já para aqueles conectados em baixa tensão, como consumidores residenciais, rurais e pequenos comércios, haverá elevação de 14,94% em média.
O processo de atualização tarifária foi impactado neste ano devido à recuperação de um atraso no reajuste, que deveria ser sido dado em 2024. Esse atraso ocorreu em razão da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul. Na ocasião, alguns valores não foram repassados para não impactar ainda mais a população que passava por dificuldades.
A RGE Sul atende mais de 3 milhões de consumidores. Segundo a Aneel, o consumo de energia elétrica desta parcela de clientes representa um faturamento anual superior a R$ 11 bilhões.
