Vila Maria FM

ECONOMIA: Governo registra déficit de R$ 43 bilhões em 2024

31/01/2025 Rádio Vila Maria FM Notícias

BALANÇO DAS CONTAS PÚBLICAS. O governo Lula registrou um déficit — prejuízo — de R$ 43 bilhões, equivalente a 0,36% do PIBsegundo o Tesouro Nacional.

O número representa uma queda de 81% em relação ao déficit de quase R$ 230 bilhões registrado em 2023, primeiro ano do Lula III.

Por outro lado, o resultado ainda é pior que o registrado em 2022, quando o governo Bolsonaro registrou superávit de R$ 54 bilhões.

Apesar do saldo negativo, ****o déficit primário ficou em R$ 11 bilhões (0,09% do PIB), deixando o governo dentro da meta fiscal, uma vez que o Tesouro desconsidera gastos extraordinários — como as enchentes no RS, por exemplo.

ABRE ASPAS

O presidente Lula afirmou que, caso Trump taxe os produtos brasileiros, o governo brasileiro vai responder com reciprocidade e taxar os produtos americanos.

Ele ainda disse que “Trump foi eleito para governar os EUA (…) ele tem que respeitar a soberania dos outros países”.

O Estados Unidos é o  maior destino das exportações brasileiras, ficando atrás só da China, e também é o  maior fornecedor de produtos estrangeiros ao nosso país.

 
 
FECHAMENTO DO MERCADO

???? DÓLAR: -0,26% | R$ 5,85

???? BITCOIN: +0,84% | US$ 105.240

???? EURO: -0,13% | R$ 6,10

???? IBOVESPA: +2,82% | 126.913 pts

????S&P 500: +0,53% | 6.071,18 pts

????NASDAQ: +0,25% | 19.681,75 pts

 

 
Variação diária | Dados de 18h00, 30/01

Cadastre o seu aniversário

Cadastre-se no formulário e comemore o seu aniversário com a gente!


Isso vai fechar em 0 segundos