A quinta-feira começou gelada em Vila Maria, com temperatura de -3 graus centígrados e com formação de geada, pintando de branco o amanhecer dos marienses. Essa é a primeira geada de uma sequência prevista para ocorrer até a próxima segunda-feira, dia 13 de junho. No registro fotográfico, Luis Otávio Rossi Rodrigues captou alguns lances deste amanhecer congelante.
A temperatura de 3 graus negativos foi registrada em praticamente todos os municipios ao entorno, como Gentil, Camargo, Nova Alvorada, Casca e Marau. Segundo a meteorologia, vamos ter a incidência de geada, pelo menos até a próxima segunda-feira, onde a máxima não deve superar os 12 graus centígrados, mas a sensação térmica deve fica em torno de 8 graus.
Tendência
Os próximos dias serão de frio ainda mais intenso no Estado por conta da chegada de uma massa de ar polar. A expectativa é de que temperaturas negativas sejam registradas em grande parte do território gaúcho nesta quinta e sexta-feira.
No final desta sexta-feira, o Rio Grande do Sul será atingido por um potente pulso de ar polar vindo da Antártida acompanhado de vento de intensidade moderada, o que poderá produzir em localidades de maior altitude geada negra, quando ocorre o congelamento da parte interna da planta.
Em razão disso, a sensação térmica ficará significativamente baixa com valores abaixo de zero. Nem o sol, presente durante praticamente toda a semana, irá amenizar o frio.
Fotos: Luis Otávio Rossi Rodrigues