O Ministério da Saúde apresentou essa semana a estratégia nacional de multivacinação 2025. A ação tem como objetivo principal atualizar as carteirinhas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11
meses e 29 dias). A campanha começará no dia 06 de outubro e seguirá até dia 31 de outubro em todo o Brasil. O dia “D” de vacinação será no sábado, 18 de outubro, quando os postos de saúde ficarão abertos o dia todo facilitando o
acesso da população.
TRÍPLICE VIRAL (sarampo, caxumba e rubéola)
A estratégia de multivacinação é uma oportunidade também para intensificar a cobertura vacinal contra o sarampo em âmbito nacional. Durante esse período recomenda-se que todas as pessoas de 12 meses a 59 anos tenham sua situação vacinal criteriosamente avaliada. Identificada qualquer pendência no esquema vacinal contra o sarampo, deve-se proceder a administração das doses necessárias.
– 12 meses a 29 anos: 2 doses (intervalo mínimo de 30 dias entre as doses);
– 30 a 59 anos: 1 dose;
– profissionais da área da saúde, independentemente da idade: 2 doses (intervalo mínimo de 30 dias entre as doses);
Diante do cenário de risco contínuo para a reintrodução do sarampo no Brasil têm sido desenvolvidas ações de intensificação vacinal em áreas estratégicas.
Concomitantemente segue o resgate dos adolescentes entre 15 e 19 anos que ainda não se vacinaram contra o HPV.
A Sala de Vacinas, localizada na Unidade Básica de Saúde Central funciona das 07h30min às 11h e das 13h às 16h30min. Importante sempre levar documento pessoal, cartão do SUS e carteirinha de vacinação.