Agora é para valer. Na tarde de ontem, Moraes decidiu que Bolsonaro começará imediatamente a cumprir a pena de 27 anos e 3 meses, imposta pelo STF no caso da trama golpista.
A execução será feita em cela da Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde o ex-presidente já está preventivamente desde sábado. Curiosamente, Lula também ficou preso na PF, só que em Curitiba. Além de ficar atrás das “grades”, Bolsonaro está impedido de votar, ser votado e filiar-se a um partido.
A decisão veio após a defesa não apresentar novos embargos de declaração dentro do prazo. Por isso, Moraes deu o processo como trânsito em julgado — leia-se caso encerrado.
Como resposta, a defesa de Bolsonaro classificou a decisão como “erro grave” e afirmou que vai recorrer mesmo assim. Não ficou claro por que os advogados não apresentaram nada até a data final, na segunda-feira.
Para a imprensa, Carlos Bolsonaro disse que seu pai está debilitado e afirmou mais uma vez que ele é inocente: “(…) uma tentativa de golpe onde ele nem estava aqui (…)”.
Por que Jair não foi para a Papuda?
Embora houvesse expectativa que o ex-presidente fosse para o presídio conhecido por ter abrigado figuras famosas, que vão de José Dirceu a Marcola, o STF tomou outra escolha.
A avaliação é que uma ida imediata para a Papuda poderia gerar comoção política e pressão nas ruas. Segundo ministros, a orientação foi executar a pena de forma “discreta”, evitando tumultos semelhantes aos da prisão de Lula em 2018.
