Vila Maria FM

BRASIL: Bolsa Família tem menor número de beneficiários desde 2022

23/07/2025 Rádio Vila Maria FM Notícias

(Imagem: Luiz Lima Jr. | Estadão)

Menos família, menos verba. Entre junho e julho deste ano, 855 mil famílias deixaram o Bolsa Família. O número total de beneficiários caiu para 19,6 milhões — o menor desde julho de 2022. Segundo o governo, a saída de tantas famílias foi causada principalmente por mudanças na renda declarada pelos próprios beneficiários.

Entre os desligados:
536 mil estavam na chamada Regra de Proteção e atingiram o limite de 24 meses no programa;
– Outros 385 mil passaram do teto de R$ 759 por pessoa e foram automaticamente excluídos.

Além disso, cruzamentos de dados facilitaram a detecção de famílias que já não se encaixam nos critérios. O programa costuma ter um fluxo constante de entradas e saídas, só que, desta vez, foi o maior corte mensal já registrado desde que o programa foi criado.

Outro ponto é o orçamento
Em 2025, o governo reservou R$ 158,6 bilhões para o programa — menos do que os R$ 168,2 bilhões de 2024. Com isso, o valor gasto mês a mês também caiu. Em junho do ano passado, o gasto mensal chegou a R$ 15 bi. Hoje, está abaixo de R$ 14 bi.

O governo afirma que a revisão vai continuar. Atualmente, 1,4 milhão de famílias estão sendo analisadas por possíveis irregularidades no cadastro — como domicílios com mais beneficiários do que moradores, ou omissão para se enquadrar nos critérios.

Cadastre o seu aniversário

Cadastre-se no formulário e comemore o seu aniversário com a gente!


Isso vai fechar em 0 segundos