Vila Maria FM

ASSISTÊNCIA MÉDICA: Planos de saúde acumulam R$ 4,5 bilhões em dívidas com fornecedores

02/05/2025 Rádio Vila Maria FM Notícias

???? A conta está ficando cara. O volume de pagamentos pendentes de planos de saúde a fornecedores ultrapassou R$ 4,5 bilhões em 2024.

Para efeito de comparação, o valor já é considerado o maior dos últimos 8 anos — a dívida das empresas já equivale a 36% do faturamento de todo o setor.

Desse total, cerca de R$ 2,2 bilhões referem-se a procedimentos autorizados, mas não realizados. Na prática, isso significa que, mesmo após o plano de saúde autorizar a realização do procedimento, não ocorreu o pagamento.

  • As inadimplências correspondem a R$ 2,069 bilhões. Essa é a situação em que o pagamento de um serviço já realizado e cobrado não é feito no prazo estipulado, gerando dívida pendente.

Por último, quase R$ 230 milhões são de glosas injustificadas. Ou seja, recusas de pagamento sem motivo técnico válido, usadas por operadoras para atrasar ou reduzir valores devidos a fornecedores de saúde.

Aumento nos lucros e retaliações

A Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde (Abraidi) também revelou que 40% das empresas sofreram retaliações por se recusarem a aceitar descontos forçados.

  • Em outras palavras, se o plano de saúde propõe um desconto no pagamento ao prestador de serviço, e o prestador de serviço nega o desconto… o plano exclui este de sua lista de fornecedores.

Além disso, a análise dos dados nos mostra algo curioso: Mesmo com o aumento das dívidas, o lucro das companhias cresceu significativamente no último ano.

Ainda assim, o relacionamento comercial com os fornecedores se deteriorou consideravelmente.

Segundo o presidente da Abraidi, Sérgio Rocha, a situação ameaça a sustentabilidade do sistema de saúde privado e conveniado ao SUS.

Cadastre o seu aniversário

Cadastre-se no formulário e comemore o seu aniversário com a gente!


Isso vai fechar em 0 segundos