Cátia Férri esteve na Rádio Vila Maria FM, na manhã desta terça-feira, dia 13 de maio. Em Vila Maria, a campanha de vacinação contra a influenza (gripe comum) teria encerrado no dia 08 de maio. A partir da informação, que a maioria dos municípios do Brasil, não havia atingido a meta mínima de vacinação do público alvo, que era de 80%, o Ministério da Saúde, resolveu prorrogar o prazo até dia 23 de maio.
Com a decisão, as pessoas que fazem parte dos grupos de risco tem até o dia 23 de maio, para fazer a vacina de forma gratuita, na rede pública de saúde. Segundo dados repassados durante entrevista pela Secretária, em Vila Maria, até o momento, 1.203 pessoas já receberam a vacina. Isso representa 84,4% de imunizações do público desejado.
Cátia acredita que com a prorrogação da campanha, Vila Maria alcance até dia 23 de maio, uma média de vacinação de 90%. Ela colocou que um dos fatores que contribuiu para o sucesso da campanha no município é a questão da informatização do sistema público de saúde. Isso possibilitou que logo no início, Vila Maria tivesse um relatório das pessoas que não haviam sido vacinadas, qual grupo pertenciam e onde residiam. A partir daí, foi feito um trabalho de mobilização com os agentes comunitários de saúde, que passaram nas casas pedindo para que essas pessoas fossem fazer a vacina.
Para ela, algumas pessoas ainda tem resistência por acharem que ao fazer a vacina irão ficar gripadas. Tanto Cátia Férri, como a Doutora Sissiane Escobar de Souza, explicaram que algumas pessoas após a vacinação podem desencadear apenas um resfriado, que dura poucos dias, enquanto a imunização contra a gripe é algo prolongado, evitando doenças respiratórias mais graves.
A Secretária de Saúde comentou que foram solicitadas 2.000 doses para a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, de Passo Fundo. Estima-se que Vila Maria tenha em torno de 1.900 pessoas que fazem parte do grupo de risco. Dessas, nem todas tem interesse em fazer a vacina. Dessa forma, sobrando doses, ao final da campanha, novos grupos deverão ser chamados para receber a imunização de forma gratuita. A Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, deverá se reunir com o Conselho Municipal de Saúde, para definir qual a melhor forma de realizar o procedimento.
Dados de Vila Maria – número de pessoas vacinadas até o final da tarde de segunda-feira, dia 12 de maio:
134 crianças de seis meses a menores de cinco anos;
14 gestantes;
89 trabalhadores da área da saúde;
02 mulheres, 45 dias após o parto;
698 idosos com 60 anos e acima dessa idade;
266 pessoas com doenças crônicas;
ATENÇÃO PARA OS GRUPOS DE RISCO:
Gestantes;
Mulheres até 45 dias após o parto;
Pessoas com 60 anos e acima dessa idade;
Indígenas;
Trabalhadores da área da saúde;
Pessoas portadoras de doenças crônicas comprovadas a partir de atestado Médico;
População privada de liberdade (presos);
Crianças de seis meses a menores de cinco anos;
Vila Maria já realizou roteiro pelo interior, contemplando também os acamados das comunidades e da cidade.
