O Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso) inicia a preparação para as próximas duas semanas com feriados prolongados: 14 de abril (Paixão de Cristo) e 21 de abril (Tiradentes). Em razão do aumento da demanda dos estoques em datas festivas, a instituição realiza coletas externas pela região e prepara dois dias de atendimentos em turno integral para não baixar os estoques.
No último sábado (1), o ônibus de coleta externa do Hemopasso esteve presente em Tapejara para recolher sangue de doadores. O próximo sábado (8) também estará reservado para coleta de sangue em Getúlio Vargas. Além disso, o Hemopasso prepara duas datas para o Dia D para doação de sangue e medula óssea. Com foco no feriado de Tiradentes e no Dia do Trabalhador, em 1º de maio, a instituição atenderá nos dias 19 e 26 de abril nos horários das 7h30min às 11h30min e das 13h30 às 17h.
Os atendimentos diários no Hemopasso estão na média de 30 a 40 pessoas. O índice é o suficiente para manter os estoques estabilizados, mesmo que o ideal fosse de 60 colaboradores. No entanto, na última semana houve uma queda de mais de 50% nos estoques do tipo sanguíneo universal O-. Ligamos o sinal de alerta nesse tipo de sangue. Os estoques estão normalizados, mas não podemos deixar cair. Essa queda nos surpreendeu, mas já estamos buscando recuperação, porque é o tipo sanguíneo utilizado em emergências, relata a coordenadora de Captação do Hemopasso, Alexandra Mazzoca.
Mais de R$ 140 mil investidos no Hemopasso
O Hemopasso recebeu o investimento de mais de R$ 141 mil nos últimos anos com recursos da Nota Fiscal Gaúcha (NFG). A contribuição proporcionou maior conforto ao doador de sangue com investimento em infraestrutura. Com o total arrecadado, foram adquiridos móveis novos para os setores, equipamentos, insumos laboratoriais e hospitalares, impressoras código de barras, relógio ponto digital, materiais administrativos, materiais construção para algumas melhorias pontuais. Foi possível reestruturar a unidade móvel de coleta com pneus novos, rede elétrica e hidráulica. Além disso, foram compradas novas cadeiras de coleta, ar condicionado, televisão, cadeiras de atendimento etc.
A diretora do Hemopasso, Claudete Doro, reitera que as melhorias servem como agradecimento a quem auxilia diariamente no serviço. Os recursos contribuíram para que nossos doadores sintam-se acolhidos. Acreditamos que proporcionar conforto aos nossos doadores é o mínimo que podemos fazer para agradecer pessoas tão especiais para o desenvolvimento do nosso trabalho, salienta.
Informação: Diário da Manhã
