Vila Maria FM

ESPORTE: Comitê Olímpico bane atletas trans de jogos

27/03/2026 Rádio Vila Maria FM Notícias

O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou nesta quinta-feira (26/03/2026) uma mudança em seus critérios de elegibilidade. A partir dos Jogos de Los Angeles 2028, a categoria feminina será restrita exclusivamente a “mulheres biológicas”.

A decisão encerra o modelo anterior que permitia a participação de mulheres trans desde que realizassem a supressão de testosterona, adotando agora um banimento para atletas que passaram pela puberdade masculina.

O COI justificou a medida com base em um documento que indica vantagem física masculina nas modalidades olímpicas, podendo ultrapassar 100% em esportes como o boxe.

A nova diretriz introduz a triagem genética obrigatória. O Comitê afirmou que o teste será realizado apenas uma vez na carreira do atleta e que a regra não muda resultados passados. (Aprofunde)

Cadastre o seu aniversário

Cadastre-se no formulário e comemore o seu aniversário com a gente!


Isso vai fechar em 0 segundos