Nem deu tempo do aumento tarifário de 25% sobre produtos indianos entrar em vigor que Donald Trump anunciou uma nova rodada de sanções. Agora, os EUA dobraram a taxação sobre a Índia para 50% — uma punição direta pela importação de petróleo e gás russos.
A medida passa a ser válida em até 21 dias e representa uma das tarifas mais altas aplicadas pelos EUA, se igualando somente ao do Brasil.
Para os asiáticos, o impacto é significativo. Os EUA, que são o principal parceiro comercial do país, importaram US$ 87 bilhões em produtos indianos no último ano — principalmente farmacêuticos, eletrônicos e vestuário.
O recado, porém, vai além da Ásia
A Casa Branca já sinalizou que países que importam combustível russo — como o Brasil — podem ser os próximos alvos.
Para se ter uma ideia, 70% do diesel importado pelo Brasil veio da Rússia em 2024. O país também depende de fertilizantes russos para sua produção agrícola.
O movimento reacende as tensões com o bloco dos Brics, que incomoda Trump por sua aproximação com a Rússia e rivalidade econômica com o Ocidente.
FECHAMENTO DO MERCADO
DÓLAR: -0,78% | R$ 5,43
BITCOIN: +1,04% | US$ 115.130
EURO: -0,07% | R$ 6,37
IBOVESPA: +1,04% | 134.538 pts
