Vila Maria FM

Junho Vermelho: campanha de doação de sangue é voltada a pessoas que ainda não completaram 60 anos

17/06/2025 Rádio Vila Maria FM Notícias

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) lançou no sábado, 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, a campanha de 2025 do Serviço de Hemoterapia. Com o slogan “Doe + Vida, Doe Sangue no HSVP”, a iniciativa tem como foco pessoas com menos de 60 anos que ainda podem se tornar doadoras regulares.

Pela legislação brasileira, é permitido doar sangue até os 69 anos, mas é necessário ter realizado a primeira doação antes dos 60. Isso significa que quem doa pela primeira vez aos 59 ainda pode salvar vidas por mais dez anos. Apesar disso, em 2024, apenas 528 pessoas dessa faixa etária se cadastraram como candidatas à doação no HSVP — número que representa apenas 0,2% do total de 10.668 doações registradas no período.

A Dra. Cristiane Rodrigues de Araújo, responsável técnica pelo Serviço de Hemoterapia, destaca que a campanha é pioneira no Brasil ao direcionar seus esforços a um público com grande potencial para a doação. “Com o aumento da expectativa de vida e uma maior preocupação com a saúde, esse grupo passou a manter os exames em dia e adotar hábitos mais saudáveis. Por isso, é fundamental incentivá-los a se tornarem doadores regulares antes dos 60 anos, pois, no futuro, eles mesmos podem precisar de transfusões”, afirma.

A doação de sangue é um gesto voluntário, de solidariedade e amor ao próximo. Os critérios para doar são os mesmos para todos: ter entre 16 (mediante autorização de um responsável) e 69 anos (com a primeira doação feita até os 60), pesar mais de 50 kg, estar saudável, ter dormido bem na noite anterior e não estar em jejum. Também é importante não ter ingerido bebidas alcoólicas ou alimentos gordurosos nas 12 horas anteriores. O uso de medicamentos não impede a doação, mas cada caso é avaliado individualmente para garantir a segurança de todos os envolvidos.

O processo de doação é simples e leva cerca de 45 minutos a uma hora, incluindo recepção, triagem clínica, a coleta em si e um lanche ao final. “Com a campanha de 2025 queremos mostrar o quanto o público adulto e mais maduro é importante, pois os doadores fidelizados costumam nos ajudar até o prazo limite de 69 anos. Cada uma dessas pessoas é essencial para o funcionamento do hospital, mas ainda há muitas que poderiam se engajar. Atualmente, para atender à demanda, precisamos realizar entre 1.500 e 2.000 transfusões por mês”, explicou a Dra. Cristiane. 

Para aumentar o número de doadores, é essencial desfazer mitos que ainda cercam a doação de sangue. O procedimento não enfraquece o organismo nem altera a densidade do sangue — ele não fica “fino” nem “grosso”. Também é importante que o candidato saiba que, após certos procedimentos médicos ou odontológicos, a doação será temporariamente inviabilizada. A equipe de Hemoterapia reforça ainda que não realiza exames diagnósticos no momento da doação. Se houver suspeita de algum problema de saúde, a recomendação é procurar um médico, que poderá solicitar os exames adequados e avaliar os resultados com segurança.

O Serviço de Hemoterapia é responsável por suprir as demandas do Hospital São Vicente de Paulo, que atualmente é referência em saúde para mais de 2 milhões de habitantes das regiões Norte e Missioneira. Quem quiser doar sangue pode procurar o serviço, localizado na Rua 15 de Novembro, nº 485, 5º andar, no prédio da Radioterapia. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, e aos sábados mediante agendamento de grupos.

Mais informações pelo telefone (54) 3316-4087.

Cadastre o seu aniversário

Cadastre-se no formulário e comemore o seu aniversário com a gente!


Isso vai fechar em 0 segundos