Vila Maria FM

MUNDO: A recessão na Argentina chegou ao fim

23/12/2024 Rádio Vila Maria FM Notícias

Boa notícia para os hermanos. Depois de quase um ano, a Argentina finalmente saiu da recessão, de acordo com os novos dados divulgados pelo país.

O PIB argentino aumentou 3,9% nesse trimestre, e pela primeira vez em 16 anos, o governo está ganhando mais do que gasta, o que mostra uma recuperação econômica.

Momento Aurélio: Todo país tem um ciclo econômico de 4 fases: expansão, quando seu PIB está crescendo; pico, com capacidade produtiva e emprego pleno; contração, quando a taxa de juros sobe; e recessão, quando há alta de desempregos e da inflação.

Quais são os motivos dessa mudança econômica da Argentina?

Com uma inflação de 211% ao ano, o país passava por uma forte recessão quando Milei assumiu o poder. De lá pra cá, o presidente tomou algumas medidas ousadas com a justificativa de controlar a economia. As principais foram:

  • Corte nos gastos públicos: Fechando órgãos que considerava “ineficientes” — incluindo 13 Ministérios —, e cortando super salários, ele reduziu os gastos do setor público em 35%;

  • Privatizações: Empresas estatais começaram a ser colocadas à venda para atrair investimentos e reduzir o déficit fiscal, puxadas pelo setor de transportes;

Apesar dessas medidas terem feito o PIB crescer, a taxa de pobreza também aumentou em 11 pontossubindo para 53%, devido aos cortes dos programas governamentais.

Looking forward: Mesmo com essa recuperação, a Argentina vai fechar o ano com uma contração anual de 3%, mas a projeção é que em 2025, a economia do país cresça 5,2%.

Cadastre o seu aniversário

Cadastre-se no formulário e comemore o seu aniversário com a gente!


Isso vai fechar em 0 segundos