Vila Maria FM

EDUCAÇÃO: Vestibular de Inverno da UPF segue com inscrições abertas

A Universidade de Passo Fundo (UPF) segue com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2026. Mesmo após ter realizado a prova presencial, a Instituição disponibiliza outras duas formas de ingresso ao Ensino Superior, que são a utilização da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a prova de redação on-line. Interessados podem se inscrever no site upf.br/vestibular até 22 de julho. Na modalidade nota de redação do Enem, os candidatos devem aproveitar as notas do Exame a partir do ano de 2010. O inscrito deverá informar, no ato da inscrição, o ano de realização da prova correspondente à nota da redação que pretende utilizar no processo seletivo. A nota da prova de redação do Enem, correspondente ao ano indicado, será informada pelo vestibulando ao se inscrever e validada pela UPF no site oficial do Inep, a partir do CPF do candidato. Já a prova de redação on-line pode ser feita no site upf.br/vestibular.  A Universidade disponibiliza os laboratórios de informática da sua estrutura multicampi (Passo Fundo, Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade) aos candidatos que desejarem utilizá-los para a realização da prova, mediante agendamento, por meio do e-mail vestibular@upf.br ou do telefone (54) 3316-8220. Neste processo seletivo, a UPF oferece 12 cursos de graduação em diferentes áreas do conhecimento. Para os futuros acadêmicos, a Instituição oferta oportunidades de bolsa e financiamentos, como Prouni, Bolsa Filantropia, Desconto Diplomados e Família, convênios, além de Fies, Crédito Universitário Banrisul, Pravaler e CrediUPF. Outras informações estão disponíveis no site do Vestibular de Inverno.  

ECONOMIA: Vila Maria tem a 2ª cesta básica mais cara da região

A pesquisa da Cesta Básica 2026, realizada pelos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade CESURG, analisou os preços dos produtos de alimentação, higiene e limpeza em nove municípios da região: Arvorezinha, Camargo, Casca, David Canabarro, Marau, Nova Bassano, Paraí, Serafina Corrêa e Vila Maria. Em Vila Maria, o valor total da cesta básica foi de R$ 824,33, tornando-se a segunda cesta mais cara entre os municípios pesquisados, ficando atrás apenas de Casca onde o valor foi de R$ 832,97. O principal destaque foi a cesta de higiene e limpeza, que alcançou R$ 190,08, sendo a mais cara da região. Já a cesta de alimentação apresentou custo médio de R$ 634,25. Os resultados mostram que um trabalhador que recebe um salário mínimo de R$ 1.621,00 precisa comprometer 50,85% da sua renda mensal apenas para adquirir os produtos básicos de alimentação e higiene. Isso representa aproximadamente 112 horas de trabalho por mês destinadas exclusivamente a essas despesas essenciais. A pesquisa evidencia o impacto do custo de vida no orçamento das famílias e reforça a importância do acompanhamento dos preços dos produtos básicos para compreender o poder de compra da população. Pesquisa de Medicamentos em Vila Maria “Uma pesquisa realizada pelos acadêmicos da Faculdade CESURG analisou os preços de medicamentos em três farmácias da cidade de Vila Maria. O estudo comparou medicamentos éticos, que são os de referência, com seus equivalentes genéricos. Os resultados mostraram que o custo médio da cesta de medicamentos éticos foi de R$ 476,51, enquanto a cesta de medicamentos genéricos apresentou valor médio de R$ 185,01. Isso representa uma economia superior a 60% para os consumidores que optam pelos genéricos quando há possibilidade de substituição. Entre todas as cidades pesquisadas na região, Vila Maria se destacou por apresentar o menor valor médio da cesta de medicamentos éticos, demonstrando preços mais acessíveis para a população. A pesquisa também avaliou anticoncepcionais bastante utilizados. O preço médio encontrado foi de R$ 77,51 para o Iumi e R$ 37,75 para o Selene. O principal objetivo do estudo foi conscientizar a população sobre a importância da pesquisa de preços e mostrar que pequenas diferenças nos valores podem gerar uma economia significativa no orçamento das famílias, contribuindo para ampliar o acesso aos tratamentos de saúde.

BRASIL: Tour pelas principais manchetes desta quarta-feira

Caso master evangélico. Polícia Federal fez a Operação Miragem contra o banco Digimais, ligado ao grupo do bispo Edir Macedo, por suspeita de fraudes financeiras. A Justiça autorizou o bloqueio de até R$ 670 milhões em bens, após relatórios do Banco Central apontarem irregularidades na gestão da instituição e uma renda fictícia de R$ 199 milhões nos balanços. Cinco minutos em Washington. O senador Flávio Bolsonaro pediu para falar em uma audiência pública nos EUA sobre a proposta de tarifas de 25% sobre produtos brasileiros. Segundo documento enviado ao governo americano, ele pretende defender o fim das medidas e se posicionar contra qualquer ação que afete o Pix, propondo uma solução negociada entre os dois países. MEI em revisão. O governo deve enviar até quarta-feira uma proposta para aumentar o teto de faturamento do MEI, hoje em R$ 81 mil por ano. A ideia é elevar o limite para R$ 130 mil até 2028, em um projeto que deve ser votado pela Câmara na próxima semana e que busca equilibrar o impacto fiscal com as demandas dos microempreendedores. Inédito. A Anvisa acabou de aprovar um medicamento não hormonal contra sintomas da menopausa. O remédio oral, que será vendido no Brasil sob o nome Veoza, é indicado para tratar ondas de calor e suores noturnos. No Brasil, 36% das mulheres na menopausa (40-65 anos) sofrem com SVM moderados a intensos, uma taxa bem maior que a média de 15% global. Trump x Moraes continua… A Justiça da Flórida autorizou a entrada do governo brasileiro, por meio da AGU (Advogacia-Geral da União), no processo movido pela Trump Media e pela Rumble contra Alexandre de Moraes. A Corte negou o pedido para declarar o ministro à revelia e ainda vai decidir se as ordens do STF sobre bloqueios de contas podem ter efeito nos Estados Unidos. Vai, Brasa! A seleção volta a campo hoje pelo último jogo da fase de grupos, contra a Escócia, em Miami. Neymar deve ser relacionado pela primeira vez, depois de três dias treinando normalmente com o time. Nas 16 avos de final, tudo indica que a gente enfrente Holanda, Japão ou Suécia. 

MUNDO: A Europa está vivendo seus dias mais quentes

A vibe do eurosummer deste ano é… térmica. Reino Unido, Espanha, França, Itália e Alemanha emitiram alertas vermelhos devido a uma nova onda de calor extremo, com os termômetros ultrapassando os 40 °C. O que está acontecendo? O fenômeno atual é impulsionado pelo chamado “bloco ômega”. Esse é um padrão climático onde uma massa de ar quente fica presa entre sistemas mais frios, fazendo a temperatura subir dia após dia. Cientistas alertam que a Europa é o continente que mais rapidamente aquece no mundo, em um ritmo 2x superior à média global. No Reino Unido, é provável que o país quebre o recorde histórico de temperatura, assim como na Espanha, que tem previsões de até 45°C. Em Madri, foram abertos abrigos climáticos com ar-condicionado para populações vulneráveis. Mas na França a preocupação é ainda maior  O país registrou a tarde e a noite mais quentes desde 1947, com os termômetros batendo 42°C. A agência Meteo France colocou um número inédito de 54 regiões sob alerta vermelho. O impacto já é severo na saúde, na infraestrutura e na economia: Em uma tentativa desesperada de se refrescar em rios e canais, o país registrou 40 afogamentos em menos de uma semana, a maioria de jovens. Além disso, pelo menos 18 mortes diretas pelo calor foram confirmadas. Centenas de escolas foram fechadas e operadoras ferroviárias tiveram que cancelar trens intermunicipais pelo risco de dilatação de trilhos e danos à rede elétrica. Até a Torre Eiffel precisou fechar. Meteorologistas já comparam o episódio com a histórica onda de calor europeia de 2003, que causou cerca de 80 mil mortes adicionais no continente. Como o período de duração atual ainda é incerto, o governo francês já acionou gabinetes de crise para evitar o pior.

Cadastre o seu aniversário

Cadastre-se no formulário e comemore o seu aniversário com a gente!


Isso vai fechar em 0 segundos